Banheiro SPA: saiba tudo sobre a tendência 2022

As últimas edições da CASACOR apresentaram tendências de decoração de banheiros com ar zen e aspecto harmonizado, espaços esses que conquistaram o público pela aparência clean, uso de tons terrosos e conexão com o verde. 

Na última mostra de arquitetura, design e paisagismo, realizada em São Paulo, após um vasto período de distanciamento social, dentre os 56 ambientes que tiveram como preceitos o retorno às origens do lar, a simplicidade e a evidenciação do que realmente importa, os banheiros apresentaram formas orgânicasintegração com a natureza e foram além de suas funcionalidades, convertendo-se em verdadeiros spas - capazes de oferecer sensações terapêuticas para o usuário. 

Com a pandemia, as pessoas refletiram mais sobre a necessidade de fazer pausas da vida apressada, responsável por ocasionar o distanciamento de si próprio pelo excesso de informações e acúmulos de compromissos. Ficar em casa possibilitou mudanças internas que refletiram em transformações externas. As pessoas aprenderam a cuidar melhor de si e do ambiente em que elas vivem.

O autocuidado ganhou um sentido maior desde então, e espaços destinados a esse hábito tão importante se tornaram cada vez mais necessários, sendo uma aposta de tendência para o ano de 2022

Pensando nisso, preparamos este artigo com as tendências mais utilizadas que irão te inspirar na hora de desenvolver projetos de banheiros residenciais, trazendo as informações sobre o melhor tipo de banheira, vegetação, iluminação, revestimento e decorações, além de dicas sobre elementos terapêuticos. Acompanhe os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Banheiras e ofurôs 

Quando se pensa em espaço para relaxamento automaticamente vem na mente as tão sonhadas banheiras. Elas possuem vários modelos de diversos tamanhos. Podem ser instaladas em ambientes pequenos, como em apartamentos ou pequenas casas, e continuar tendo um espaço confortável. 

Nos ambientes grandes, além da função de relaxar, as banheiras podem ser usadas, em banheiros integrados ao quarto, como elemento de destaque, por exemplo, transformando-os em um spa privativo. Aliás, a integração de dois ambientes em um só ganhou força na atualidade, além de marcar presença na mostra CasaCor 2021

Voltando a falar sobre as banheiras ideais, você sabe quais são os modelos para conseguir realizar o sonho dos seus clientes, em cada tipo de residência? É preciso estar atento a alguns detalhes importantes, como dimensões e estrutura do banheiro.

Banheira Freestanding 

Indicadas para banheiros pequenos, as banheiras conhecidas como “Freestandings” ou “soltas” são aquelas em resina que possuem apoio, e não são fixadas no chão. Elas possuem uma variedade de modelos, por isso, é mais fácil achar uma que se adeque a espaços pequenos

Uma vantagem desse modelo é que não é preciso mão de obra para acabamentos e instalações específicas, não sendo necessário ligar a válvula de escoamento da banheira com a saída de esgoto, por exemplo. Ambos podem estar desconectados, contanto que estejam próximos no local delimitado para o box, e caso haja algum vazamento, o problema pode ser resolvido com facilidade, pois fica visível abaixo da banheira, diferentemente das banheiras de embutir, onde é mais difícil de localizar o problema para repará-lo - explicaremos sobre esse outro modelo mais à frente. 

Banheiro SPA
Espaço Kairós, por Érica Salguero | CASACOR 2021

As banheiras soltas podem ser transportadas facilmente, o que torna um fator positivo na hora de investir nesse elemento indispensável para banhos relaxantes. Elas também possuem design mais escultural. Marcadas por linhas curvas que colaboram para uma maior sensação de conforto e elegância. 

Banheira de embutir 

Esse tipo de banheira deve ser introduzida em algum tipo de estrutura (alvenaria ou madeira) e instalada por profissionais de elétrica, hidráulica e trabalhos em alvenaria - onde deve ser feita a impermeabilização adequada com o propósito de não ter nenhum dano, por exemplo, rachaduras e vazamentos. 

Em bases de alvenaria, se deve fazer o assentamento em argamassa, a mureta e bem como, aplicação de revestimento. Para o aquecimento da banheira, é necessário prever um espaço para o motor embaixo do modelo escolhido que deve ser previsto na estrutura.

Banheiro SPA
Fonte: Celite 

Para as banheiras de hidromassagem, aquelas que são o sonho de qualquer pessoa, é necessário prever um espaço para o motor-bomba - responsável pelo bombardeio dos jatos de água, bem como um ponto de energia para ligá-lo. Esses aparelhos precisam de manutenções vez ou outra e, para isso, é aconselhável prever um local de fácil acesso, contanto que crianças e animais não tenham acesso a esse local dotado de energia elétrica (utilize portinhas com travas). 

Com isso, os modelos de hidromassagem requerem, no geral, espaços maiores para a instalação desses equipamentos. 

Em relação aos aspectos hidráulicos, o ideal é prever um ponto de entrada de água, além do chuveiro e o ponto de saída de água conectado, diretamente, com a saída de esgoto. 

Banheira de alvenaria 

As banheiras de alvenaria são feitas de tijolos e argamassa. Podem ser revestidas por vários tipos de materiais, como granito, porcelanato, azulejo, mármore, pastilhas e cimento queimado. O preço final dependerá da escolha desse acabamento, do seu formato e do tamanho.

Como elas são feitas sob medida, podem ser uma ótima opção para clientes que possuem pouco espaço e desejam um local digno de spa. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Nesse caso, é preciso prever o decaimento do piso, como também a válvula que controla a passagem de água precisa estar ligada com a saída de esgoto. 

O ponto de entrada de água pode ser único do chuveiro, já que, em muitos casos desses modelos, a instalação desse tipo de banheira fica localizada na área delimitada para banho. Hora o usuário pode utilizar em pé, sendo esse o uso mais comum no dia a dia, hora pode se aconchegar na banheira e desfrutar de um banho mais relaxante. 

Há outros casos onde a banheira precisa de um outro ponto de entrada de água por sua localização não ser prevista na mesma área do box. As banheiras de alvenaria de canto são uma ótima escolha para isso. 

Ofurôs 

Os ofurôs são banheiras mais profundas, muito utilizados na cultura japonesa, que permitem ao usuário ficar sentado e coberto pela água até, aproximadamente, a altura do ombro. 

Mais conhecidos por serem “grandes baldes” redondos de madeira, esses modelos apresentam, hoje, novas configurações: são ovais, retangulares e instalados em ambientes internos - antes, normalmente, eram usados em áreas externas.

Para sua instalação hidráulica, são necessários dois pontos de água (fria e quente) com monocomando. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

É preciso estar atento às dimensões. Antes de comprar, verifique se a estrutura passará por vãos de portas e pense em demais soluções, como a passagem por vãos de janelas. Além disso, antes de prever um ofurô, saliente-se a carga que será colocada sob a laje - garanta que o peso seja sustentável. 

Junto a esse modelo, costuma-se utilizar decks ou detalhamento em madeira, para remeter sua origem e dar um ar rústico ao ambiente. 

Hidromassagem vertical 

A hidromassagem vertical é ideal para espaços que não comportam uma banheira ou que o usuário precise de mais praticidade para o dia a dia. A ducha vertical com um design elegante - opção que substitui o chuveiro convencional - conta com várias saídas de água em toda estrutura, fazendo os efeitos da hidromassagem. 

O custo desse item é bem inferior ao de uma banheira convencional, sendo uma vantagem adquiri-lo. Além do mais, possui fácil instalação. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

#Dica: Em todos os modelos de banheiras, é ideal colocar alças de apoio antes de sua instalação, esses objetos facilitarão a entrada do usuário com mais conforto e segurança. Existem uma variedade de modelos em aço inox ou em materiais cromados. 

Elementos terapêuticos 

A procura por produtos cosméticos de relaxamento e aromas vêm tendo altas demandas nos últimos tempos. A prática da aromaterapia é uma aliada para controlar a ansiedade e o estresse causados pela rotina caótica do cotidiano. 

“O olfato é capaz de buscar na memória e trazer à tona momentos importantes das nossas vidas e despertar emoções diversas. Por isso, a aromaterapia para casa tem sido cada vez mais utilizada na rotina das pessoas.”

Usar óleos essenciais nos banhos, em inalação, massagens, escalda-pés, em roupas de cama e vaporização ganhou força como prática. Utilizado em várias culturas e há milhares de anos para auxiliar em tratamentos homeopáticos, hoje, os banheiros demandam, ainda mais, locais reservados para esses hábitos de terapia holística. 

Banheiro SPA
Fonte: Casa Vogue 

Espaços no banheiro reservados para aromaterapia são essenciais para manter o ambiente harmonizado e umidificado, como também, para tratar as particularidades dos usuários. Os difusores em spray e em varetas também contribuem para a assepsia do espaço, mantendo-o higienizado e desinfetado, já que os produtos contam com ações anti bactericidas, antivirais  e fungicidas. 

Aparadores podem auxiliar a guardar sais de banhos, incensos, óleos e velas aromatizadas em cestas, caixas, bandejas, entre outros. Muitos são os itens de organização dos produtos comumente utilizados no preparo de momentos relaxantes. Por isso, é necessário ter móveis que mantenham um banheiro funcional, relaxante e belo.

Por fim, adicionar, também, vasos de plantas traz o verde para a composição e a sensação de que o usuário realmente está em um spa - nesses lugares sempre há muita vegetação. A inserção da natureza é elemento chave. 

Plantas 

Vasos de plantas podem ser inseridos em aparadores, estantes, prateleiras e nas bancadas. Espécies como samambaias e jiboias possuem o crescimento com efeito pendente, além de ter fácil manutenção. O caimento dos galhos dá um toque especial na decoração. 

A tendência é utilizar-se de hangers - suportes suspensos por cordas - para trazer o verde para dentro do ambiente sem ocupar espaço. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

O jardim vertical também é uma opção interessante na hora de especificar o paisagismo do ambiente, assim como nos vasos, auxiliam a purificar o banheiro trazendo bastante frescor. Os cuidados são praticamente os mesmos: sendo necessário plantas que se adaptem a umidade, que não necessitem de muita ventilação e iluminação. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Os painéis com musgo são ótimos para banheiros. Esses tipos de plantas quase não possuem manutenção e se alimentam da umidade do ambiente. O mais legal de utilizar os musgos é que eles sempre encontram-se verdinhos e possuem ótimo desempenho acústico.

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Outros vasos de plantas podem ser inseridos sob os pisos dos banheiros, com demais espécies de meia sombra que se adaptem bem à umidade. Acompanhe as dicas específicas para cada tipo de planta:

Espada de São Jorge (Dracaena Trifasciata)

Essa espécie se adapta bem a ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade. Ideais para ficar no cantinho de banheiros, elas crescem verticalmente e não tomam muito espaço nem atrapalham a circulação. 

Conhecida por afastar as energias negativas, aumentar o ânimo e dar forças para enfrentar problemas, só é necessário regá-la uma vez por semana. A imagem a seguir representa o quanto ela fica bonita no ambiente, não é mesmo? 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia Seguine)

Os vasos com plantas comigo-ninguém-pode requerem maiores cuidados por serem tóxicas. Elas possuem substâncias venenosas e não devem ter contato com pele, boca e trato digestivo, por provocarem alergias graves e dores e, por isso, não podem ficar acessíveis a crianças e animais. 

A espécie com suas bonitas folhas não reage bem com luz direta. Possuem pouca manutenção: podem ser regadas até duas vezes na semana.   Aposte em suspender esse tipo de planta e oriente os usuários a utilizar luvas para fazer as manutenções, além de realizarem bem a higienização das mãos ao tocá-las. 

A comigo-ninguém-pode é comumente utilizada para afastar a inveja e o mau-olhado, bem como,  em rituais para atrair sucesso. 

Banheiro SPA
Fonte: Instagram Floricultura Lotus

Orquídeas (Orchidaceae)

As orquídeas são plantas muito utilizadas para compor a decoração de ambientes, brancas ou rosas, podem ser ótimas como elementos de contraste e requinte em banheiros com tons mais claros. Essa espécie necessita de uma maior incidência de luz natural, mas sem luz direta, o qual pode prejudicar as folhas, deixando-as com aspecto feio. 

Acredita-se que essas plantas tendem a energizar o ambiente, facilitando o diálogo entre os moradores do lar. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Babosa (Aloe Vera)

A Aloe Vera também não necessita de cuidados especiais, ela é bastante resistente e não precisa de muitas regas, nem tanta iluminação - a luz que entra pela janela é suficiente. 

Como a babosa pode ser utilizada em diversos rituais de cuidados com o corpo, pode ser uma planta ideal para banheiros spa. 

“As folhas alongadas, carnudas e espinhentas da babosa trazem para o ambiente aquele toque verde cheio de rusticidade.”
Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

É possível unir, então, a função terapêutica à estética. Inserindo vasos com essas plantas em banheiros, os usuários terão rapidamente em mãos, folhas de Aloe Vera para utilizar em seus tratamentos. 

Violeta (Saintpaulia ionantha)

As violetas, assim como a babosa, necessitam de poucas regas, mas precisam estar em ambientes iluminados. Caso opte por especificá-las, é indicado deixá-las muito próximas de janelas.

Muito utilizada em decorações residenciais, essa planta exala um cheiro agradável e possui lindas folhagens pequenas e coloridas capazes de embelezar o ambiente. Além de serem bem acessíveis: são baratas e fáceis de serem encontradas. 

Acredita-se que a infusão da planta diminui sintomas de insônia e tristeza, além de ser cultivada por transmitir delicadeza e simplicidade. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Bromélias (Bromeliaceae)

As bromélias são bastante especificadas em jardins, mas também podem ser utilizadas em ambientes internos. Em banheiros, a bela floração colorida pode encantar os usuários. Não necessitam de muitos cuidados.

Crê-se que o cultivo de bromélias melhora a criatividade, a intuição e a percepção.  

Banheiro SPA
Fonte: Instagram Iara Kilaris

#Dica: Opte por inserir plantas já crescidas, independente da espécie, pois as recém-plantadas podem ter dificuldade para desenvolver-se nesses ambientes. 

Iluminação de SPA 

Agora que já sabemos que para transformar banheiros em espaços relaxantes, como um spa, é necessário trazer a natureza para dentro do ambiente. Vamos entender como um outro elemento natural é imprescindível - a iluminação natural.

A luz natural é benéfica para as plantas, traz leveza a ambientação, diminui a possibilidade de criar mofo e aumenta a percepção de bem-estar. 

Para isso, invista em grandes vãos de janelas e jardins de inverno. As pessoas costumam querer ter vistas para o exterior na hora dos momentos relaxantes, então, posicione banheiras e chuveiros próximos dessa paisagem.

Essas esquadrias avantajadas podem ter persianas e cortinas para controlar a incidência de luz como o usuário quiser. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Cuidados com a iluminação artificial também é fundamental, ela influencia diretamente no conforto físico e psicológico dos usuários.  

Além da utilização de iluminação geral, com luz mais fria, para garantir visibilidade nas tarefas do dia a dia, opte por mesclá-la com iluminação difusa e indireta. Elas irão iluminar o ambiente suavemente, sem gerar contrastes e sombras. Utilize-as com luminárias que possuam acrílicos leitosos ou através da inserção de fitas de led em forros de gesso e sancas. 

Use luzes quentes (3000 K - 2700 K) para passar a sensação de aconchego. Na hora de um banho relaxante será ideal para resultar em um efeito “luz de velas”. 

A iluminação no espelho e na bancada deve ser específica, os cuidados com a pele do rosto requerem um ambiente bem claro e nítido. Aqui, o ideal é especificar uma cor fria e que chegue ao usuário de forma direta, por exemplo, utilizar pontos de luz distribuídos no espelho. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

A técnica terapêutica, ligada à luz, que é aplicada em spas no mundo todo, chama-se cromoterapia e pode também ser levada facilmente às residências. 

Os tons auxiliam a equilibrar as vibrações do corpo e os profissionais da área afirmam que há muitos benefícios no tratamento de enxaqueca, insônia, estresse, além de aumentar a sensação de bem estar, disposição física e estimular a circulação sanguínea e o Sistema Nervoso Central.  

Agora, você deve estar se perguntando: como aplicar isso nos projetos? 

É bem fácil introduzir esse conceito nas suas decisões. Existem no mercado vários modelos de banheiras de hidromassagem com iluminação colorida e luminárias led com diversos tons - que podem ser utilizadas no espaço reservado para o banho. Conheça os benefícios de cada tonalidade: 

  • Azul: renova as emoções e possui ação analgésica, contribuindo para melhora de sintomas de dores de garganta e febres. 
  • Amarelo: oferece leveza, otimismo e contribui para melhorias no sistema nervoso e na comunicação.
  • Verde: relacionada a aspectos financeiro e de vitalidade, a cor tem efeito calmante e de aumento da sensação de segurança. 
  • Vermelho: aumenta a energia e é revitalizante, o vermelho contribui para aumentar a circulação do sangue e melhorar a autoestima. 
  • Laranja: melhora a sensação de bem-estar, humor e recuperação de fraturas e problemas respiratórios. 
  • Rosa: cor que remete delicadeza e ao amor, também remete ao desapego e tem efeitos diuréticos, melhorando problemáticas dos rins. 
Banheiro SPA
Fonte: Beliani

Saber um pouco sobre os efeitos das cores sob o corpo, garante que você especifique soluções que atendam às necessidades do cliente. 

Revestimentos  

Acabamentos com tons amadeirados no banheiro dão ao ambiente um ar de spa, trazendo elegância e toque de estilo escandinavo. Você pode usar porcelanatos com efeitos de madeira ou utilizar uma textura similar na parede. Essas soluções podem dar um contraste interessante no ambiente, já que, na maioria das vezes, esses espaços tendem a causar impressão de frieza, por terem equipamentos e cores em tons claros. 

Revestimentos 3D também podem trazer mais personalidade. A escolha dos modelos geométricos depende do tamanho do banheiro. Se tiverem dimensões pequenas, escolha por formatos geométricos com design menor. Preze pela simplicidade e evite o excesso de informações. Afinal, queremos um ambiente relaxante e não o contrário, não é mesmo? 

#Dica: Já falamos sobre essa tendência, que virou a febre do momento e é cada vez mais utilizada em ambientes residenciais e comerciais, confira clicando aqui.  

Banheiro SPA

Pedras naturais também criam um ambiente aconchegante. Utilizar nas paredes de áreas para banhos ou nos caminhos ao lado das banheiras são opções elegantes que mantêm o clima de spa.

Seixos

Os seixos podem ser aplicados para dar um toque rústico. Possuem uma variedade de cores, entre elas, estão: o branco, o bege, o verde, e o preto. Podem ser encontrados no mercado de duas formas. 

Os seixos soltos geralmente são utilizados para criar caminhos, e os seixos telados são vendidos por placas, que facilitam a aplicação e o assentamento em paredes e pisos. Recomenda-se utilizar como elemento diferencial em pequenos trechos de pisos, pois os seixos são pedras escorregadias.

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Pedra Miracema

A pedra Miracema pode atribuir muita personalidade ao ambiente, além de sua funcionalidade antiderrapante e dotada de muita resistência. Ela é encontrada em tons de cinza, branca, rosa e amarela. 

 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Decoração de SPA 

Na hora do momento relax, uma decoração com inspiração do oriente valoriza o conceito da proposta. 

Vasos e adornos

Os vasos decorativos de barro e cerâmica podem ser inseridos em espaços pouco explorados, como em cantos de bancadas, prateleiras, estantes, aparadores, etc. Podem ser mais simples ou com mais ornamentos, a escolha vai depender da análise do espaço para poder identificar qual tamanho, cor e formato ideal necessário. 

É possível prever, também, um espaço na própria parede do banheiro para acomodá-los. Os nichos são ideais para colocar adornos que representam culturas e crenças. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Bandejas 

As bandejas são peças para manter o ambiente organizado e funcional. Podem organizar itens de higiene pessoal, incensos, jóias, velas, toalhas, vasos de plantas, e objetos decorativos. São feitas de madeira, fibra natural, porcelana, inox, plástico ou metal, que harmonizam bem com o ambiente. 

Banheiro SPA
Fonte: Pinterest

Que tal colocar em prática todas essas dicas e transformar o banheiro da sua casa em um ambiente relaxante, digno de qualquer SPA?!

Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.celite.com.br

www.banheirasdoka.com.br

www.vivadecora.com.br

www.mmartan.com.br

www.casavogue.globo.com

www.casa.abril.com.br

www.dicasdearquitetura.com.br

www.tuacasa.com.br

www.vittaespa.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?