Móveis curvos e formas orgânicas são a aposta na decoração para 2021

Em 2021, as formas curvas e orgânicas pretendem desbancar as linhas retas que têm dominado o cenário da decoração e da arquitetura há alguns anos. De cadeiras circulares aos sofás curvilíneos, essa temporada será sobre incorporar um design com uma estética cada vez mais torneada ao mobiliário, aos acessórios e aos objetos decorativos. E a verdade é que, as formas orgânicas podem influenciar até o nosso bem-estar. Para descobrir como, continue lendo esse artigo:

Aproveite a leitura!

Os anos 1960 estão de volta!

Os anos 1960 estão de volta, e apesar de muitas características da decoração desse período serem “difíceis de engolir” hoje em dia, o mobiliário curvo está tendo o seu retorno e sendo recebido de braços abertos pelos designers de interiores e arquitetos. As formas mais suaves e arredondadas conferem aos ambientes mais conforto, elegância e até mesmo um toque de divertimento, se aplicadas com bom gosto.

Os móveis curvos foram muito populares entre as décadas de 1960 e 1970, e após um período de certa aversão, ressurgiram com tudo ano passado. Os formatos retilíneos prevaleceram por muitas décadas e acabaram se tornando mais previsíveis e comuns dentro do âmbito da decoração. Em contraponto a isso, os consumidores puderam ver o reaparecimento de sofás redondos e namoradeiras já em meados de 2020.

E não parou por aí. É possível notar um pontapé do que seria a volta do mobiliário com linhas fluidas e da organicidade na marcenaria e móveis soltos. Além disso, a disseminação das formas orgânicas têm sido percebidas em bancadas de cozinha, tapetes e marcenaria, se tornando uma das tendências de decoração e design para 2021. 

Existe também uma ligação, de longa data, entre formas curvas, orgânicas e o uso da biofilia com o intuito de conectar o ser humano com a natureza. Enquanto a biomimética encontra-se em ascensão, o interesse por sustentabilidade está em alta, somados a um ano de distanciamento social, as pessoas passaram a buscar diversas formas de se manterem mais próximas à natureza.

Benefícios das formas curvas na decoração

Como já mencionado anteriormente, móveis com linhas retas são bastante comuns e isso se dá muito pelo fato de se ter processos mais simples de fabricação e por serem mais fáceis de encaixá-los na decoração. Mas, apesar disso, existem benefícios ao se optar por formas mais arredondadas.

E um desses benefícios, é justamente a possibilidade de criar um corpo único, ou em outras palavras, peças inteiriças com pouco ou quase nenhum elemento de encaixe, suporte ou pés. Isso confere ao móvel um visual mais “limpo”, além de ser mais prático a montagem, limpeza e manutenção.

Justamente por possuírem bordas arredondadas, estes móveis acabam não apresentando muitos cantos, vértices ou arestas pontiagudas que podem ser perigosas, principalmente em ambientes com crianças e animais de estimação. As formas orgânicas também proporcionam ergonomia e conforto, já que se assemelham às formas naturais do corpo humano. Por isso, são ideais para poltronas, sofás, cadeiras e afins.

Por fim, o mobiliário curvo funciona bem como peça chave de um  cômodo, pois são capazes de se destacar no ambiente com seu design diferenciado, quebrando a monotonia.

Curva x Reta

Um estudo realizado por Sibel Dazkir e Marilyn Read, compara os efeitos causados pelo uso de mobiliário curvo versus reto nas emoções das pessoas. Foram consultados pouco mais de cem participantes que analisaram quatro imagens de ambientes em 3D numa enquete online, em que o objetivo era responder como cada ambiente os faziam se sentir.

Dois desses ambientes continham móveis curvos distribuídos de maneiras diferentes, enquanto os outros dois, possuíam móveis com linhas retas distribuídas da mesma forma. Notavelmente, os dois ambientes com mobiliário curvilíneo provocaram, significativamente, mais bem-estar aos participantes de acordo com os resultados.

No entanto, não é necessário fazer a escolha entre um ou outro. A combinação de ambas, pode acontecer na utilização elegante de linhas curvas nos interiores de casas misturado às linhas retas da arquitetura externa, por exemplo.

4 motivos para incluir móveis curvos em seu projeto

1. Trazem mais suavidade ao espaço

Contraste é a chave ao criar espaços harmoniosos e as linhas arredondadas suavizam qualquer decoração.

parede com moldura curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Arkpad
sofá curvo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Abril
sofá curvo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Amazon

2. São esculturas funcionais

Móveis com design em curvas elegantes são verdadeiras obras de arte em um ambiente, sem perder sua funcionalidade.

“O mobiliário curvo traz consigo uma elegância única, formas fluidas e orgânicas com um aspecto bastante natural. São verdadeiras esculturas que unem o belo ao funcional.” - Braspan
poltronas curvas
Fonte: Divulgação/Pinterest - Architectural Digest
poltronas curvas
Fonte: Divulgação/Pinterest - Malabar
cabeceira curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Hunker
sofá curvo
Fonte: Divulgação/Pinterest - AD Russia

3. Podem ser usados como peça principal

As peças arredondadas são capazes de serem destaque dentro de um cômodo, dando uma instantânea repaginada no espaço de uma só vez. Itens maiores, como um sofá curvo, requerem mais espaços dentro de um ambiente, os tornando ótimas opções de peças de destaque.

espelho curvo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Tua Casa
espelho curvo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa de Valentina
parede curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Estudio Carolina Nogueira
ilha curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Dezeen

4. Criam uma ótima circulação

Em cômodos pequenos e apertados, os móveis curvos ajudam no fluxo e circulação do espaço. As mesas redondas, por exemplo, são melhores nesses casos, pois não possuem cantos vivos - evitando possíveis acidentes - acomodam mais pessoas em uma menor área e criam um fluxo de circulação mais confortável.

parede curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Desire to inspire
ilha curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Carter Williamson Architects
marcenaria curva
Fonte: Divulgação/Pinterest - Doma arquitetura

Moodboards Vobi‍

 

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.archdaily.com.br

www.topview.com.br

www.homify.com.br

www.newdecortrends.com

www.forbes.com

www.architecturaldigest.com

www.trendesignbook.com

www.hommes.studio

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?