5 motivos para ter uma parede verde no seu projeto

Tem pouco espaço mas deseja dar um toque verde para o seu projeto? Neste artigo iremos compartilhar o por quê um jardim vertical pode ser a solução.

Uma parede verde, ou jardim vertical, exuberante, ocupa pouco espaço e confere ao ambiente um aspecto estético maravilhoso. Além disso, é uma ótima alternativa para quebrar a monotonia do cinza dos centros urbanos.

Mas, a aparência não é tudo que esse recurso tem a oferecer aos projetos de arquitetura e interiores. Atualmente, os arquitetos e designers têm aplicado cada vez mais essa solução em suas construções a fim de melhorar a saúde e bem-estar, principalmente nas grandes cidades, onde a conexão com a natureza se torna progressivamente mais distante.

Confira os 5 motivos que elegemos para te convencer a embarcar nessa super tendência:

Aproveite a leitura!

1. Conexão com a natureza

Biofilia é um termo de origem grega, onde bio significa vida e philia significa amor. Ela pode ser associada à arquitetura e design, principalmente no âmbito de interiores, criando um vínculo entre natureza e homem, mesmo que em ambientes urbanos. O design biofílico designa um sentimento ancestral de todo ser humano: o de se conectar com a natureza.

Para entender mais sobre Biofilia, leia nosso artigo completo sobre: Design Biofílico: como incorporar a natureza nos projetos de interiores.

Criar uma parede verde está totalmente relacionada ao design biofílico dentro de um espaço, pois integra elementos naturais, materiais e formas à arquitetura. Estudos mostram que, incluir uma variedade de espécies de plantas em um jardim vertical dentro de casa, pode exercer um grande impacto biofílico, causando benefícios físicos e fisiológicos mensuráveis às pessoas que usufruem do ambiente.

Dentro desses benefícios estão: diminuição dos níveis de estresse, aumento das funções cognitivas e criatividade, maior sensação de felicidade e bem-estar e até mesmo a habilidade de cura acelerada.

2. Qualidade do ar

Para aqueles que vivem em áreas urbanas, é muito fácil passar boa parte do seu tempo dentro de casa, ainda mais em períodos como esse, de isolamento social, onde passamos a trabalhar, relaxar e socializar, tudo em um mesmo ambiente.

“Plantas realizam fotossíntese diariamente e, por esse motivo natural delas, a qualidade do ar nos espaços em que são empregadas melhora consideravelmente. Em projetos internos, essa vantagem favorece muito a qualidade de vida de moradores e usuários dos ambientes.”

Além disso, o acréscimo dos níveis de oxigênio no espaço ajuda a manter a pessoa acordada e alerta, melhorando sua produtividade.

3. Conforto térmico

A ilha de calor é um fenômeno que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo.

Isso quer dizer que nas cidades, a temperatura é superior a de áreas rurais, podendo variar entre 4°C e 6°C; o que proporciona, além do desconforto, um significativo incremento no consumo de energia elétrica, usada para climatizar residências, escolas, universidades, comércios e indústrias.

Jardins verticais externos são capazes de atenuar esse efeito, transformando a cidade mais sustentável ao diminuir a absorção de energia térmica nas fachadas dos prédios, por exemplo. Assim sendo, menos calor é conduzido aos espaços interiores e, como resultado, a necessidade do uso de ar condicionado é reduzida.

As paredes verdes dentro de espaços internos também auxiliam no conforto térmico, pois além de ajudar a amenizar a temperatura do ambiente, também favorecem a umidade do ar.

“Esses seres fazem isso ao devolver ao ambiente boa parte da água que recebem das regas e das chuvas. Com isso, locais fechados ganham ainda mais frescor.”

4. Isolamento acústico

Superfícies lisas e duras, frequentemente encontradas em construções de prédios e residências, podem contribuir para uma maior reverberação de som. O que pode gerar um grande desconforto e distração para quem deseja se concentrar ou relaxar dentro do ambiente.

Se a poluição sonora é um problema na sua casa, uma parede verde pode te ajudar.

“Claro que o isolamento acústico proporcionado por um jardim vertical não se compara ao efeito de paredes revestidas com lãs de vidro, espumas ou placas acústicas. Contudo, as plantas minimizam consideravelmente a propagação de sons ao redor do espaço.”

As folhas das plantas absorvem parte das ondas sonoras, portanto, quanto mais plantas você tiver dentro e fora do ambiente, mais o som ficará abafado.

5. Eco-friendly

Pensar em alternativas sustentáveis ao desenvolver um projeto pode melhorar a “pegada de carbono” no mundo, ou seja, a quantidade de gás dióxido de carbono produzido. Um design verde, não só combate questões como a poluição do ar, como também melhora a saúde e bem-estar de quem o usufrui.

O maior objetivo, então, de uma casa eco-friendly é melhorar a qualidade do ar e reduzir os impactos gerados na natureza.

Ler mais em: Interiores Eco-friendly: o futuro do design sustentável

Essa é, definitivamente, a alternativa mais fácil de tornar sua casa mais ambientalmente  correta. As plantas ajudam a filtrar produtos químicos danosos no ar, conferem maior conforto térmico aos espaços, além de, é claro, serem uma decoração natural, simples e que traz vida à casa. 

Mesmo que você não seja muito habilidoso com as plantas, saiba que existem diversas espécies que se dão bem sem exigir muitos cuidados.

Confira no artigo “29 Plantas para se ter dentro de casa”.

Inspirações de projetos utilizando jardim vertical

Separamos aqui algumas inspirações de ambientes incríveis utilizando essa tendência: 

jardim vertical
Fonte: Divulgação - EcoAnouk
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Wattpad
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Home & Decor SG
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Viva Decora
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Grupo VG
jardim vertical
Fonte: Divulgação - LG Design Studio
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Plataforma A+D Arquitetura e Decoração
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Tiny Apartments
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Office Snapshots
jardim vertical
Fonte: Divulgação - Viva Decora

Agora é sua vez: Você já usou jardim vertical em algum projeto de arquitetura e interiores?

Moodboards Vobi‍

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.houzz.com

www.archtrends.com

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?