Conheça todas as tendências 2022 para arquitetura

As tendências 2022 estão alinhadas com o contexto pandêmico, onde a arquitetura repensa os espaços residenciais que, devido ao isolamento, tiveram seu uso prolongado e ininterrupto. Além disso, também considera o contexto pós pandêmico, onde existe o desejo de restabelecer conexões entre pessoas e com a natureza. A arquitetura nesse momento deve inspirar calma e serenidade, em resposta aos tempos tão incertos e problemáticos.

A arquitetura de 2022 também promove um ambiente de esperança e recomeço, criando uma atmosfera de cura e bem estar, onde a saúde física e mental dos usuários são colocadas como prioridade. Confira o panorama de todas as tendências 2022 e fique por dentro das novidades para aplicar em seus projetos através dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Cores

Cor do ano 2022

As cores estão diretamente ligadas à percepção do ambiente pelo usuário. Elas são capazes de influenciar humores, ações, comportamentos e reações fisiológicas, sendo, portanto, uma chave importante na projetação de espaços que inspiram o bem estar e a tranquilidade. Pensando nessa atmosfera de calma e conexão, as marcas Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Pantone definiram sua cor do ano 2022, confira os detalhes dessas tendências! 

Suvinil

A cor do ano 2022 da Suvinil é o Verde Eclipse. Ela é vibrante e ao mesmo tempo aconchegante, trazendo euforia e tranquilidade. Essas sensações, bem como o próprio conceito da tonalidade, se referem a uma atmosfera de recomeço pós pandemia. Uma retomada de energias com a saúde física e mental do indivíduo em foco. A cor do ano Suvinil também remete a natureza, concebendo atmosferas naturais, conceito que também está em alta. 

tendências 2022
Fonte: Divulgação Suvinil
tendências 2022
Loft do Colecionador - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa Duratex - Ney Lima e Walléria Teixeira | Fonte: Casa Cor Brasília

Coral

A cor do ano 2022 da Coral é o Azul Melodia Suave. Ela é leve e otimista, trazendo a atmosfera de tranquilidade tão desejada nesse momento. A tonalidade também faz referência ao céu e ao desejo pela vida ao ar livre, traduzindo os anseios de conexão com a natureza de 2022. 

tendências 2022
Fonte: Divulgação Coral
tendências 2022
Estar Quies Coral - Dubeux Vasconcelos Arquitetura | Fonte: Casa Cor Pernambuco

Sherwin-Williams

A cor do ano 2022 da Sherwin-Williams é o Verde Neblina Perene. Ela transmite a mensagem de recomeço e inserção de atmosferas externas devido ao verde, porém de forma muito sutil e sofisticada devido ao fundo cinza dessa tonalidade. 

tendências 2022
Fonte: Divulgação Sherwin-Williams
tendências 2022
Home Office - Felipe Félix | Fonte: Casa Cor Goiás
tendências 2022
Hall Abluo - Kika Tiengo | Fonte: Casa Cor São Paulo

Pantone

A cor do ano 2022  escolhida pela Pantone é o Violeta Very Peri. Essa cor ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências das cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.

tendências 2022
Fonte: Casa Vogue
tendências 2022
Fonte: EBB & FLOW

Cores neutras

Em conjunto com as cores do ano, as tendências de 2022 trazem cores neutras. Existem várias formas de combinar tons neutros em ambientes, causando diferentes sensações. Confira as principais paletas de cores e quais sentimentos elas inspiram nos usuários.

Tons neutros quentes

Essa paleta utiliza as cores branco, bege e tons terrosos claros. Os revestimentos e mobiliários formam uma composição em tons de madeira, sendo a madeira clara predominante. Essa ambientação geralmente é utilizada com iluminação quente e traz a sensação de conforto, acolhimento e descanso físico.

tendências 2022
Veredas Autoria Design - Natália Xavier | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
tendências 2022
Loft Fit - Miguel Gustavo | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Loft Greda - Studio Costa + Azevedo | Fonte: Casa Cor Pernambuco

Tons neutros terrosos

Essa paleta é muito semelhante a anterior, também trazendo as cores branco e bege, porém os tons terrosos são mais expressivos, e cores como o laranja e a terracota ganham mais destaque. A composição de madeiras é mais destacada que a anterior, aparecendo nos revestimentos, mobiliários e inclusive no teto com tons mais fortes. Observa-se o uso de materiais que seguem essa paleta, como a cerâmica e o couro. Essa ambientação traz a sensação de aconchego e intimidade.

tendências 2022
Cuisine Berbere - Rafael Granero e Ana Lívia Mafra | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto
tendências 2022
Altos da Serra - Mowa Arquitectura | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Sul
tendências 2022
Suíte Master “Os brutos também amam” - Maraú Design | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Tons neutros branco

Essa paleta traz a cor branca como protagonista, combinando também preto, tons de cinza claro e madeira clara. A ambientação utiliza iluminação branca e iluminação natural. Sua composição traz a sensação de paz, tranquilidade e descanso mental. Quando combinada à vegetação, evoca a sensação de frescor e renovação de energias.

tendências 2022
Cosmopolitan Loft - Mariana Pesca Arquitetura | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
tendências 2022
Refúgio Ori - Traama Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Casa Tua - Luiza Nogueira Arquitetura | Fonte: Casa Cor Pernambuco

Distribuição dos ambientes internos

A pandemia alterou significativamente a forma como pensamos e utilizamos os ambientes internos e externos de nossas casas. Houve uma mudança de necessidades e prioridades dos espaços que se reflete na arquitetura. A demanda por novas funções trouxe novos espaços e as novas prioridades influenciaram na valorização de certos ambientes. Confira as principais tendências 2022 para a composição de residências!

Novas necessidades e novos espaços

Devido ao isolamento social, o espaço que recebe maior destaque nas tendências 2022 é o Home Office. Mais de 15 espaços da Casa Cor de todo o Brasil contaram com o novo ambiente. Segundo o Pinterest predicts, os espaços para emoção também são uma forte tendência para 2022. Dentre as principais pesquisas estão: quarto da massagem, quarto da raiva e quartinho biblioteca. Confira os principais espaços que estão chegando para ficar nas residências!

Home office

Os ambientes de Home office geralmente aparecem inseridos em outros espaços, como quartos e salas, pois foi necessário adaptar os locais existentes para essa nova função. A integração desses ambientes pode ser desejável, como é o caso de mães e pais que precisam assistir aos filhos, que também estão em casa devido ao isolamento, enquanto trabalham. 

O Quarto Be Blue (terceiro exemplo) mostra uma evolução desse conceito, onde o Home office foi concebido em um ambiente específico e integrado à uma área infantil. 

tendências 2022
Minha Casa - Larissa Dias Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Studio Raiz - Andrezza Alencar | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Quarto Be Blue - Fernanda Gemus | Fonte: Casa Cor Goiás

Porém, os espaços de Home office têm ganhado relevância e esses ambientes passaram a apresentar maior individualidade. Ainda assim se observa a integração, seja por elementos arquitetônicos mais simples, como cortinas e painéis, ou estruturas mais completas. Essa separação também pode se dar na própria disposição da planta, que separa os ambientes sem quebrar a sua conexão. 

Confira os exemplos desses três casos, respectivamente. O quarto exemplo segue a lógica da separação em planta, com destaque para o espaço pet ao lado do Home office!

tendências 2022
Casa Alma Duratex - Melina Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Living de receber - Marina Donato | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto
tendências 2022
Casa Ninho - SP Estudio | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
ATragetóriah! - Vanessa Buonomo e Gabriela Bosco Dutra | Fonte: Casa Cor Santa Catarina

Cantinho do Relaxamento

Com a saúde mental do indivíduo em pauta, ambientes para relaxamento se destacam entre as tendências 2022 para residências. Esses cantinhos podem ser desde “mini ambientes” com mobiliário confortável e atmosfera de tranquilidade, inseridos no espaço principal. 

O primeiro exemplo traz uma divisória em madeira, demarcando melhor o espaço. Já o segundo possui maior integração com a área principal, onde o “mini ambiente” é demarcado pelo jardim vertical que combina com as almofadas verdes.

tendências 2022
Ninho - Studio Tivi | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Casa Ipê - Gilson Freire e Mariana Jardim | Fonte: Casa Cor Brasília

Assim como o Home office, o cantinho do relaxamento ganhou muita relevância nesse contexto e suas áreas passam a apresentar maior individualidade. É o caso do espaço para relaxamento adjacente à sala de estar e a sala de massagem dos exemplos abaixo, respectivamente.  

tendências 2022
Estar - Lugar de Reencontro - Christiane Boris | Fonte: Casa Cor Ceará
tendências 2022
Espaço DECA - Deborah Pinheiro Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília

Outros espaços

Além dos Home offices e espaços de relaxamento, muitos outros ambientes personalizados e cantinhos temáticos tendem a aparecer nas residências. Para citar alguns, separamos os espaços biblioteca, academias residenciais e espaços de brincar em casa para crianças, mostrados em sequência nos exemplos abaixo. 

Esse último é especialmente interessante, pois adaptou uma área reduzida através da divisão do pé direito em dois andares, o que não compromete a funcionalidade visto que o usuário, no caso uma criança, não precisa do pé direito completo. 

tendências 2022
Casa Cosmopolita - Guel Arquitetos | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Loft Fit - Miguel Gustavo | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Suíte da Filha - Bia Margon | Fonte: Casa Cor Espírito Santo

Novas prioridades e valorização de espaços

Além da concepção de novos ambientes, o isolamento também promoveu a reflexão sobre o uso dos ambientes tradicionais. As áreas de convivência ganham importância e seu espaço é consideravelmente ampliado. Outras áreas da casa passam a ser mais frequentadas e a arquitetura começa a se preocupar também com esses ambientes. O Pinterest Predicts mostra uma crescente pesquisa para áreas de serviço, garagens e closets de luxo. 

Os lavabos recebem uma proposta sensorial e os banheiros são os ambientes que foram mais valorizados, transformando-se em verdadeiros SPAs e, por isso, vão receber um tópico separado dedicado somente a essa tendência. Confira as tendências 2022 para ambientes tradicionais residenciais e suas novas abordagens!

Convivência

A necessidade de conexão após o isolamento indica uma forte valorização dos espaços de encontro. Nas residências, isso se traduz em cozinhas discretas e bancadas reduzidas, abrindo espaço para as amplas áreas de convivência integradas. 

Essa integração ocorre diretamente com a sala de estar quando viável ao programa de necessidades (exemplos 1 e 2), através de uma espaço para comer reduzido (exemplos 3 e 4) ou tradicionalmente para a sala de jantar e depois estar, quando o ambiente oferece espaço suficiente (exemplos 5 e 6). 

tendências 2022
Studio Fiat - Studio Ark | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
O Ateliê - Diogo Viana e DV arquitetos | Fonte: Casa Cor Pernambuco
tendências 2022
Casa Wabi Sabi - Daniel Wilges | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Sul
tendências 2022
Loft do Colecionador - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Living Kit House - Studio Gontijo | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Foto Izabella Gomes 6- Casa dos Pássaros - Tufi Mousse | Fonte: Casa Cor Santa Catarina

Closets 

Para citar um dos ambientes indicados pelo Pinterest Predicts como crescentes nas tendências 2022, trouxemos os Closets, que recebem desde propostas mais confortáveis e acolhedoras até ambientações de luxo, mostradas respectivamente nos exemplos abaixo.

tendências 2022
Sala de Vestir - Fátima Ribeiro | Fonte: Casa Cor Mato Grosso do Sul
tendências 2022
Boudoir da Mulher - Juliana Gabardo e Sheila Cunha de Jesus | Fonte: Casa Cor Paraná

Lavabos sensoriais

Os lavabos são locais de curta permanência e passam a ser mais explorados, principalmente o lado sensorial, relembrando ou criando novas emoções nos usuários. Apesar de cada ambiente apresentar distintas propostas de experiência, no geral as composições trabalham cores, texturas, aromas e formas para evocar sentimentos. 

tendências 2022
Lavabo sensações - Matheus Alves | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Lavabo sensorial - Mario Cioneck II | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto
tendências 2022
Banheiros do Palácio - Filipe Geraldes, Fernanda Guerra, Gabriela de Oliveira e Henrique Rangel | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Banheiros SPA

De todos os ambientes que foram valorizados devido a permanência prolongada nas residências, o banheiro certamente é o grande destaque. A experiência do banho assume um caráter terapêutico, onde as pessoas utilizam esse momento para relaxamento e cura. Inspirado nos rituais de banho orientais, esse ambiente se transformou em um verdadeiro SPA, transmitindo bem estar físico e mental. Essas sensações são traduzidas para arquitetura por meio de texturas naturais, cores claras e integração com a natureza. Uma boa estratégia é separar a banheira do chuveiro e trazer aromas e sons tranquilizantes para a ambientação.

tendências 2022
Casa Cosmopolita - Guel Arquitetos | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Banheiro do Casal - Natália Medeiros | Fonte: Casa Cor Ceará
tendências 2022
Bangalô Bateia Osmar Puperi - Evandro Melato e Pabrício Amaral | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Sopro orgânico - Caio Bandeira e Tiago Martins | Fonte: Casa Cor São Paulo

Decoração Comfy

Apesar da arquitetura sempre ter se preocupado com o conforto, o isolamento levou à permanência prolongada das residências, resultando no uso de um mesmo espaço por muito mais tempo. Isso exigiu que esses ambientes fossem mais confortáveis do que o usual. E não apenas isso, como os ambientes são capazes de influenciar nas emoções das pessoas, projetar espaços que inspiram a tranquilidade e leveza em tempos complicados e incertos é essencial. 

Nesse contexto, a decoração comfy ganhou espaço, criando uma atmosfera de repouso e acolhimento. A estética, além de trazer a paleta de cores neutras, se encaixa muito bem com as outras tendências 2022 que abordaremos nos tópicos seguintes, como formas orgânicas, uso de materiais naturais e design biofílico. Confira os principais aspectos desse estilo de decoração! 

Influência nórdica

A arquitetura de interiores nórdica - sendo a mais popular a decoração escandinava - é bastante popular no Brasil. O material de destaque é a madeira clara, presente nos revestimentos e mobiliários, principalmente nos perfis cônicos ou curvilíneos de mesas e cadeiras. A paleta de cor é composta por tons neutros claros, como branco, cinza, preto, bege ou marrom da madeira e verde da vegetação.

tendências 2022
Casa Alva - BC Arquitetos | Fonte: Casa Cor São Paulo

O principal conceito nórdico adotado pela decoração comfy é a sensação de acolhimento através da maciez dos elementos. Os ambientes são compostos de texturas agradáveis ao toque, e os principais elementos são almofadas, cobertores e mantas, geralmente em tecido felpudo ou tricô. A estética traz as mantas esticadas nos mobiliários ou um pouco “bagunçadas”, convidando ao uso.

tendências 2022
Ninho - Studio Tivi | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Suíte Lite - Igor Zanon | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Cestos no chão para guardar essas mantas enroladas e próximas ao mobiliário para facilitar o uso também fazem parte dessa decoração. 

tendências 2022
Lounge Brasal - Liê Arquitetas | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Estar Íntimo Duratex - Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul | Fonte: Casa Cor Paraná

Mobiliário comfy

Sofás

Os sofás curvos combinam perfeitamente com a sensação de maciez e conforto da estética comfy. Segundo o Pinterest Predicts esse tipo de mobiliário foi três vezes mais procurado, se tornando uma das mais importantes tendências 2022. 

tendências 2022
Loft Home Luxo - Giselle Carvalho | Fonte: Casa Cor Goiás
tendências 2022
Café Petra - Weiss Arquitetura | Fonte: Casa Cor São Paulo

Alguns modelos interpretam o sofá como um único bloco macio e homogêneo que convida ao uso e ao descanso.

tendências 2022
Home Office Essenziale - Valentina Craboledda | Fonte: Casa Cor Goiás
tendências 2022
Estúdio Terra - Beatriz Quinelato | Fonte: Casa Cor São Paulo

Também se destacam os sofás modulares com encostos soltos. Apesar de apresentarem certa geometria, as arestas arredondadas dão o toque comfy. 

Esses sofás podem estar diretamente no chão (exemplos 1 e 2) ou sobre estrutura geralmente de madeira (exemplos 3 e 4). 

tendências 2022
Rottas Prime Lounge - Nicolle Nogueira e Katherine Heim Weber | Fonte: Casa Cor Paraná
tendências 2022
Casa Duratex - Ney Lima e Walléria Teixeira | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Living Oásis - Bárbara Barbi | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Convívio - Lucas Machado | Fonte: Casa Cor Goiás

Poltronas e cadeiras

Assim como os sofás, esse mobiliário inspira conforto e convida o uso. Os diversos modelos trazem essas sensações através de formas curvas, arestas arredondadas, estofamentos generosos e almofadas

tendências 2022
Ninho - Studio Tivi | Fonte: Casa Cor Brasília - Foto Kamila Reis
tendências 2022
Lounge Brasal - Liê Arquitetas | Fonte: Casa Cor Brasília

Camas

As camas também recebem o toque comfy, tendo as arestas arredondadas e cabeceiras curvilíneas. As cabeceiras e bordas (quando existentes) são revestidas em tecidos e por vezes estofadas, transmitindo a sensação que toda cama é um grande bloco macio. Nesse estilo o colchão é o protagonista.

tendências 2022
Casa Olaria NJ + - Nildo José | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa Alva - BC Arquitetos | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Refúgio Ori - Traama Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília

Formas Orgânicas

Conversando com a estética sinuosa da decoração comfy, as formas orgânicas também são destaque nas tendências 2022. Segundo o Pinterest Predicts, as pesquisas para decoração de paredes curvas aumentaram em 4x e para design de bar curvo em 140x.

Além das formas orgânicas, também se observa uma crescente em móveis curvos, tags como “mesa de centro redonda em madeira” e “estante de parede redonda” ganharam relevância e indicam o futuro da ambientação. Confira as principais aplicações de formas orgânicas para o próximo ano!

Paredes e divisórias

tendências 2022
Espaço Gourmet - Maria Araújo | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Escritório da Diretora Criativa - Luoda Arquitetura | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Casa Alma Duratex - Melina Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa Alma Duratex - Melina Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo

Bancadas

tendências 2022
Cozinha de Ficar - Adriana Fontana | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto
tendências 2022
Cozinha Funcional - Ivia Maia e Mirlene Sales | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Mobiliário

Orgânico

tendências 2022
Casa Olaria NJ + - Nildo José | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa de Praia - Lucas Cunha e Natalia Vale | Fonte: Casa Cor Ceará

Redondo

tendências 2022
Sala Íntima da Arquiteta - Anna Maya | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
tendências 2022
Casa da Serra - Júnior Piacesi | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Espelhos

Orgânico

tendências 2022
Espaço Tempo - Studio 2 | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Home Spa - Carol Daros | Fonte: Casa Cor Espírito Santo

Redondo

tendências 2022
Pausa Sala de Banho - Elisa Veloso e Lissa Azevedo | Fonte: Casa Cor Goiás
tendências 2022
Espaço Kairós - Érica Salguero | Fonte: Casa Cor São Paulo

Design Biofílico

As tendências 2022 inspiram calma, cura e bem estar físico e mental de seus usuários e, para isso, a presença da natureza é essencial. O termo biofilia remete ao amor (philia) pela vida (bio), onde os ambientes promovem a conexão dos seres humanos com a natureza. O Pinterest Predicts mostrou um aumento das pesquisas de arquitetura biofílica em 150x e quarto biofílico em 100x, mostrando a força dessa tendência. 

Segundo Stephen R. Kellert, professor de ecologia da Universidade de Yale, o design biofílico pode ser categorizado em três experiências: a experiência direta, onde o usuário tem contato real com a vegetação; a experiência indireta, onde o usuário tem contato com texturas naturais e imagens que lembram a natureza; e a experiência simbólica, onde o contato se dá através de elemento que remetem ao natural.

As tendências 2022 abordam as três vertentes do design biofílico. Neste tópico, vamos abordar a experiência direta, a qual pode ocorrer de duas formas.

A primeira é quando a vegetação é inserida em ambientes internos e a segunda é quando os ambientes internos se integram aos externos. Confira os exemplos!

Vegetação inserida em ambientes internos

Essa técnica é a mais utilizada, pois é a maneira mais prática de inserir a natureza em ambientes já construídos. Os vasos de planta aumentaram, abrigando plantas de portes maiores e com mais expressividade. 

tendências 2022
Casa Ninho - SP Estudio | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa dos Pássaros - Tufi Mousse | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
tendências 2022
Gourmeteria Raízes EVVIVA - Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro | Fonte: Casa Cor Paraná

Paredes verdes também se destacam, inclusive “parede vertical com plantas” é um dos termos destacados pelo Pinterest Predicts

tendências 2022
Minha Casa no Céu - Dall'Agnol R. Júnior | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Sul
tendências 2022
Sushi Bar Jun Sakamoto - Marco Leal | Fonte: Casa Cor Goiás
tendências 2022
Garagem Pub - Janaína Araújo | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Com essa tendência ganhando relevância, a inserção de vegetação nos ambientes passa a ser mais elaborada, através de jardins e canteiros internos. 

tendências 2022
Casa de Aromas - Entrequadra | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Casa Alva - BC Arquitetos | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Meu verde particular - KalilFerre Paisagismo | Fonte: Casa Cor São Paulo

Integração de ambientes internos e externos

A integração de ambientes pode se dar de duas formas. A primeira e mais tradicional é a integração visual, através de superfícies transparentes ou esquadrias.

 

tendências 2022
Casa Voktum - Barbara Nobre | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Jardim Secreto - Diego Raposo e Manu Simas | Fonte: Casa Cor Rio de Janeiro

A segunda forma de integração é a concepção de espaços que se comunicam diretamente, geralmente através de um elemento que promove a transição com harmonia. No primeiro exemplo esse elemento é a piscina, já no segundo exemplo o elemento de transição é o pergolado

tendências 2022
Espaço DECA - Deborah Pinheiro Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Sorveteria - Anna Helisa Porto, Diego Mendonça e Isabella Gondim | Fonte: Casa Cor Goiás

Materiais Naturais

Ainda dentro do design biofílico, temos a experiência indireta, por meio de texturas e materiais naturais na composição de ambientes. Para as tendências 2022, destacam-se os materiais crus, sem polimento. A ideia é trazer essa gama de sensações ao toque, estimulando sensações e emoções e conectando os usuários aos elementos naturais. O próprio visual dos materiais naturais também é benéfico, transmitindo a sensação de acolhimento. Confira a seguir as principais aplicações dessa tendência!

Acabamentos

Pedra em paredes

tendências 2022
Espaço Com Vivência - Cybele Barbosa | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Espaço Tempo - Studio 2 | Fonte: Casa Cor Brasília

Pedra em pisos

tendências 2022
Cosmopolitan Loft - Mariana Pesca Arquitetura | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
tendências 2022
Café Sunset - Cris Capanema e Matheus Vilela | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto

Madeira

tendências 2022
Hall e Lavabos Funcionais - Marina Brochieri | Fonte: Casa Cor Espírito Santo
tendências 2022
Loft Naturalle - Michael Zanghelini | Fonte: Casa Cor Santa Catarina

Terra

tendências 2022
Casa Ninho - SP Estudio | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Espaço (COM)VIVER - Studio Arquitetônico | Fonte: Casa Cor Minas Gerais

Mobiliário

Bancadas

tendências 2022
Gourmet + Por Só Reparos - Alf Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Espaço Viver Bem Perplan - Roberta Alonso e Mariana Oliveira | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto

Mesas

tendências 2022
Living Kit House - Studio Gontijo | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
Casa da Mata - Fabíola Naoum e Wilker Godoi | Fonte: Casa Cor Goiás

Cadeiras e bancos

tendências 2022
Terraço Refúgio - Aline Picetti | Fonte: Casa Cor Mato Grosso do Sul
tendências 2022
Casa Duratex - Ney Lima e Walléria Teixeira | Fonte: Casa Cor Brasília

Iluminação Zenital

Assim como o contato com a natureza, a luz natural é essencial para a saúde física e mental do ser humano e, por isso, ela está em evidência nas tendências 2022. Existem várias maneiras de explorar a luz natural no ambiente, porém a iluminação zenital é o grande destaque de 2022. Ela pode ser inserida nos ambientes através de tetos de vidro, os quais permitem ampla visão do céu e penetração de luz, clarabóias, que consistem em recortes no teto, geralmente posicionadas estrategicamente em ambientes ou sobre elementos, e pergolados, que desenham a luz nos interiores, criando efeitos distintos de acordo com posição solar. Confira os exemplos!

Tetos de vidro

tendências 2022
Casa Voktum - Barbara Nobre | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Casa Tempo - Ticiane Lima | Fonte: Casa Cor São Paulo

Clarabóias

tendências 2022
Casa Tempo - Ticiane Lima | Fonte: Casa Cor São Paulo
tendências 2022
Casa Alma Duratex - Melina Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo

Pergolados

tendências 2022
Casa da Serra - Júnior Piacesi | Fonte: Casa Cor Minas Gerais
tendências 2022
Casa Olaria NJ + - Nildo José | Fonte: Casa Cor São Paulo

Consumo Consciente

Essa tendência busca trazer elementos antigos para os ambientes contemporâneos, compondo uma decoração vintage. O consumo consciente pensa na reutilização de móveis e peças, evitando o desperdício e a exploração de novos recursos naturais. Logo, essa linha de pensamento está associada à arquitetura sustentável,  conceito que é intrínseco à arquitetura contemporânea. Confira a seguir alguns exemplos de móveis e elementos reutilizados com muito estilo!

tendências 2022
Canto do Tempo e Alento - CasaCam Arquitetura | Fonte: Casa Cor Brasília
tendências 2022
A Loja da Casa - Karol Venturini | Fonte: Casa Cor Paraná
tendências 2022
Refúgio da Serra - Cypriana Pinheiro e Anchella Lopes | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Norte
tendências 2022
Livraria - Luciana Paraiso Arquitetura | Fonte: Casa Cor São Paulo

As tendências 2022 para arquitetura são uma resposta ao momento atual de cura, recomeço, cuidado físico e mental, reencontro e sustentabilidade. Os ambientes são aconchegantes e inspiram calma e serenidade através de cores, texturas, conexão com o natural e sinuosidade. A atmosfera é intimista, convidativa, onde os ambientes são projetados para serem utilizados por muito tempo e com muito conforto. Agora que você já está por dentro de todas as tendências 2022, vamos projetar!


Até a próxima, 

Equipe Vobi.


Referências:

www.business.pinterest.com

www.spotcasa.com.br

www.blog.conectareforma.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?