Decoração Comfy: 06 passos para ambientar com esse estilo

A palavra comfy vem do inglês "comfortable" que significa "conforto'', termo que representa perfeitamente este estilo. Através de cores suaves e texturas macias, a decoração comfy proporciona locais de relaxamento e pausa. Inspirada no estilo nórdico, ela traz elementos como mantas, almofadas, e materiais naturais. 

Esse estilo ganhou relevância no contexto da pandemia, onde as pessoas passaram a utilizar o mesmo espaço por muito mais tempo e os ambientes precisavam ser ainda mais confortáveis, além de inspirarem calma, favorecendo o repouso e renovação física e mental em tempos tão complicados. 

Confira 06 passos para ambientar com a decoração comfy!

Aproveite a leitura!

01. Cores e Texturas

A paleta de cor é composta por tons neutros claros, inspirando equilíbrio e tranquilidade.  As principais cores são o branco - geralmente utilizando como base nas paredes, trazendo maior leveza ao ambiente - tons de cinza, preto, tons de bege - que remetem aos elementos naturais como a madeira e fibras - e o verde da vegetação

Apesar da paleta minimalista, a sofisticação dessa estética aparece nas estampas e texturas.  As estampas geralmente aparecem em padrões geométricos nas almofadas, tapetes, cobertores e quadros.

“Quando se trata de estilo instantâneo, os padrões são uma ótima maneira de adicionar interesse visual e um toque pessoal a qualquer espaço da casa. Também proporciona uma forte sensação de conforto.”

As texturas são ótimas para estimular o contato e criar conexões entre os usuários e os espaços. Elas aparecem principalmente no mobiliário, através de tecidos macios e relevos que convidam ao toque. 

Os materiais naturais,  como madeira, bambu e fibras, estão presentes em mobiliários e acabamentos, trazendo estímulos táteis diversos e auxiliando na concepção da atmosfera relaxante da decoração comfy

“Travesseiros de pelúcia e tapeçaria macia. Cestos e fibras naturais. Couro liso e madeiras naturais rústicas. Uma combinação de texturas é um elemento chave para qualquer design de casa confortável.”
decoração comfy
Fonte: idoitmyself.be
decoração comfy
Fonte: etsy.com
decoração comfy
Fonte: Pinterest Amazing Style
decoração comfy
Fonte: Modrykonik.sk

02. Elementos Comfy

Dentre as texturas utilizadas na composição da decoração comfy, a maciez é definitivamente a protagonista. A boa notícia é que trabalhar com essa textura é mais simples do que você imagina! Com o uso correto de elementos chave é possível criar uma atmosfera comfy em qualquer ambiente. Aposte no uso de mantas, cobertores, almofadas e tapetes que possuem texturas agradáveis ao toque, como tecidos felpudos e tricô

Além de confortáveis ao tato, as texturas devem ser visualmente "macias". A ideia é criar um ambiente que convida e induz as pessoas a utilizarem o espaço para relaxar. Para isso a estética comfy traz como estratégia a disposição de cobertores e mantas no mobiliário, esticadas ou com aspecto "bagunçado", criando uma atmosfera informal que aproxima o usuário do ambiente, incitando o uso. 

decoração comfy
Fonte: biologement.fr
decoração comfy
Fonte: couchstyle.de
decoração comfy
Fonte: depot.online.de
decoração comfy
Fonte: westwingnow.it/

A composição estética também conta com cestos de fibras naturais próximos ao mobiliário para guardar as mantas e almofadas, facilitando o acesso desses elementos. Os cestos também podem trazer outros objetos pessoais que sejam desejáveis para o momento de relaxamento, como livros, tapetes de yoga, material de croche, ou até para abrigar vasos de plantas.

decoração comfy
Lounge Brasal - Liê Arquitetas | Fonte: Casa Cor Brasília
decoração comfy
Fonte: zdesignathome.com
decoração comfy
Fonte: Pinterest Science Martha
decoração comfy
Fonte: aliceandlois.com

03. Mobiliário Comfy

Assim como os elementos, o mobiliário comfy deve convidar o uso. Suas texturas devem ser agradáveis ao toque e eles devem parecer “macios” visualmente. Mas não se preocupe, criar esse aspecto de “maciez” é uma tarefa simples, basta entender quais são as características que tornam um mobiliário esteticamente e funcionalmente confortável e então combiná-lo com os elementos já citados, ou seja, as mantas, tapetes e almofadas. Confira a seguir as características dos principais mobiliários comfy

Camas

As camas são o principal local para repouso e, por isso, recebem atenção especial da decoração comfy. Nesse estilo, o colchão é o protagonista, as bordas e cabeceiras (quando existentes) são revestidas em tecidos e por vezes estofadas, criando a sensação de que a estrutura é uma extensão do colchão e toda a cama é interpretada como um grande bloco macio. A estética utiliza arestas arredondadas nas bordas, cabeceiras e colchões para aumentar a sensação visual de maciez

decoração comfy
Quarto Suna Reveev - Osvaldo Segundo Arquitetos Associados | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
decoração comfy
Fonte: archiproducts.com
decoração comfy
Casa Alva - BC Arquitetos | Fonte: Casa Cor São Paulo

Algumas ambientações trazem modelos de camas mais tradicionais. Nesse caso, a estratégia para dar o toque comfy é a utilização de camadas de cobertores com texturas diferentes. Cobertores com enchimento são bons aliados para criar a sensação de maciez, devido às superfícies côncavas, eles podem cobrir as bordas da cama e, por vezes, tocar o chão, criando novamente a sensação que a cama é um bloco homogêneo e macio

decoração comfy
Fonte: simplehomesimplelife.com
decoração comfy
Fonte: mainlybedding.com
decoração comfy
Fonte: artikel.rumah123.com

Sofás

Os sofás comfy possuem assentos maiores e estofamentos generosos. O seu uso não se limita ao ato de sentar, ele deve proporcionar o relaxamento e, para isso, sua configuração deve permitir posturas mais informais e também horizontais

Assim sendo, os sofás com chaise, ou seja, com uma parte alongada, são característicos desse estilo. No Brasil os sofás modulares estão em alta, alguns modelos permitem o rearranjo de encostos e módulos, possibilitando diversas combinações para o uso, além disso as bordas arredondadas e ausência dos braços trazem o aspecto de homogeneidade e  maciez visual e convidam ao uso.

decoração comfy
Rottas Prime Lounge - Nicolle Nogueira e Katherine Heim Weber | Fonte: Casa Cor Paraná
decoração comfy
Casa Duratex - Ney Lima e Walléria Teixeira | Fonte: Casa Cor Brasília
decoração comfy
Casa Pedra - Priscilla Mendes e Nathália Torquato | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Norte

Alguns modelos interpretam o sofá como um único bloco macio e homogêneo, assim como as camas do estilo comfy. Nessa abordagem, os sofás são mais curvilíneos e as arestas são bastante arredondadas. Essa estética é muito atraente visualmente, porque os sofás possuem uma aparência literalmente “fofinha”, induzindo o toque e o uso.

decoração comfy
Home Office Essenziale - Valentina Craboledda | Fonte: Casa Cor Goiás
decoração comfy
Cosmopolitan Loft - Mariana Pesca Arquitetura | Fonte: Casa Cor Santa Catarina
decoração comfy
Casa do Colecionador de Momentos - Quintino Facci Arquitetos | Fonte: Casa Cor Ribeirão Preto

Puffs

Na decoração comfy os principais modelos de puff são em tricô, couro e fibras naturais, pois auxiliam na composição de texturas do ambiente. Os puffs geralmente são redondos e não possuem pezinhos, novamente criando a sensação de um bloco único e macio. Mesmo quando quadrados, os pufes aparecem com estofamento mais generoso para manter a estética da maciez

“Essas peças versáteis atemporais são essenciais em qualquer casa. Os puffs não só oferecem confortáveis assentos extras, apoios para os pés e até mesinhas laterais improvisadas que podem ser usados ​​em qualquer cômodo da casa, como também são infinitamente chiques e duráveis.”
decoração comfy
Fonte: stylebyemilyhenderson.com
decoração comfy
Fonte: overstock.com
decoração comfy
Fonte: Pinterest Djehr
decoração comfy
Fonte: sika-design.com

Poltronas

As poltronas da decoração comfy são muito importantes porque são as responsáveis por criar “cantinhos de relaxamento” dentro dos ambientes. Elas seguem a mesma lógica dos sofás, ou seja, não são apenas um mobiliário para sentar e sim para relaxar. Aposte em poltronas grandes com estofamentos generosos. Os demais elementos comfy, como almofadas, mantas e cestos próximos à poltrona, também podem ser utilizados, criando uma atmosfera de pausa física e mental. 

“Encontre espaço para uma poltrona extra grande que oferece um local aconchegante para ler um livro ou relaxar com uma xícara de café.”
decoração comfy
Fonte: Carvalho Leite Studio
decoração comfy
Fonte: vivadecora.com
decoração comfy
Ninho - Studio Tivi | Fonte: Casa Cor Brasília

Balanço

Os balanços têm função semelhante a das poltronas, ou seja, eles são os responsáveis por criar espaços de pausa dentro de um ambiente. Porém, os balanços possuem um papel ainda mais especial. Isso porque, assim como as crianças, os adultos também relaxam e dormem melhor quando são balançados, é o que comprova as pesquisas suíças publicadas na revista Current Biology

O neurocientista Bayer afirma que os estudos podem ser comparados a percepção intuitiva que balançar em uma rede proporciona relaxamento e melhora o humor

“As pesquisas descobriram que um suave movimento de balanço antes e durante o período que você está dormindo resulta em um sono mais profundo, o balanço aparentemente melhorou até as habilidades de memória.”
decoração comfy
Fonte: meubeltrack.nl
decoração comfy
Fonte: apartmenttherapy.com
decoração comfy
Fonte: blog.scoutandnimble.com
decoração comfy
Fonte: lady-stil.de

04. Iluminação 

Os elementos e mobiliários comfy certamente cumprem seu papel na composição da estética comfy, induzindo os usuários a utilizarem o espaço para relaxar. Texturas macias e adequadas são essenciais para que a ideia de conforto não seja apenas visual, de forma que o toque seja agradável como o esperado. Porém, o grande segredo da decoração comfy não está nesses elementos. 

Na verdade, ele está em um fator que os arquitetos e designers já conhecem há muito tempo e trabalham com seu potencial: a luz. As fotos podem trazer uma ideia, mas é somente estando dentro de um espaço com ambientação lumínica que somos capazes de perceber o quão poderosa é essa ferramenta na hora de criar atmosferas. 

Luz natural (dia) x Luz natural (entardecer) + ambientação

decoração comfy
Ateliê Deca - Leo Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo
decoração comfy
Ateliê Deca - Leo Romano | Fonte: Casa Cor São Paulo

No caso da decoração comfy, a atmosfera desejada é geralmente de aconchego e privacidade, o que requer o uso de lâmpadas quentes. Mas não ache que colocar uma luz amarela vai fazer todo o serviço. Aqui vão algumas dicas para projetar a ambientação lumínica de espaços. 

O primeiro passo é evitar a iluminação única superior. Para criar ambientes agradáveis, procure iluminar tarefas específicas e pontos focais, compondo as luminárias em alturas e temperaturas distintas. 

Como a maior parte dos ambientes comfy são áreas de relaxamento, o mais comum será o uso de abajur, arandelas e velas, a iluminação pode ser difusa ou focal, em objetos ou pontos de conversação, por exemplo. Escrivaninhas exigem luz fria e mais direta, cantinhos de leitura também podem adotar essa iluminação dependendo do usuário. É comum o uso de pendentes e luminárias de chão

“Uma maneira de trabalhar com iluminação é colocá-la em camadas em diferentes alturas - velas para o ambiente, pingentes e luminárias de chão para tarefas como leitura, arandelas para um brilho elegante e evocativo. Não importa o seu espaço, tente ter pelo menos duas fontes de luz para uma distribuição uniforme.”
decoração comfy
Fonte: bunnings.com.au
decoração comfy
Fonte: stm-licht.de
decoração comfy
Ninho - Studio Tivi | Fonte: Casa Cor Brasília
decoração comfy
Casa Cosmopolita - Guel Arquitetos | Fonte: Casa Cor Brasília

05. Vegetação

O contato com a natureza é essencial para a saúde e bem estar e, por isso, a vegetação não pode ficar de fora da decoração comfy. Um estudo publicado na Sustainable Earth mostra que o contato com a natureza reduz os níveis de estresse e ansiedade

Por esse motivo, o Design Biofílico tem ganhado relevância no contexto contemporâneo, onde a saúde mental está em pauta. A tendência é que os ambientes internos sejam cada vez mais integrados ao externos, mas não subestime as plantinhas internas, até mesmo plantas de mesa já trazem muitos benefícios. 

Devido a sua crescente importância, as plantas internas têm ganhado cada vez mais espaço, através de canteiros, jardins verticais e vasos que permitem o uso de portes maiores. 

decoração comfy
Fonte: houseandhome.com
decoração comfy
Casa Ninho - SP Estudio | Fonte: Casa Cor São Paulo
decoração comfy
Varanda - Renato Teles | Fonte: Casa Cor Rio Grande do Norte
decoração comfy
Fonte: iamandco.com

06. Aromas e sons

Assim como a ambientação lumínica, os aromas e sons são componentes que só se consegue entender completamente presenciando espaços que estimulam o olfato e a audição para induzir o relaxamento. 

Os aromas e sons relaxantes são bastante pessoais e, para acertar nesse aspecto da ambientação comfy, é preciso conhecer bem o usuário. Algumas pessoas vão preferir difusores de aromas, outras elementos naturais como flores e canelas. Uma tendência para perfumar casas e ainda compor a ambientação é o uso de velas aromáticas

“Se preferir optar por velas aromáticas, pesquise bem qual cheiro induz ao quê. Por exemplo, o capim limão é excelente para combater a insônia; enquanto a baunilha conforta e acalma, um aroma ótimo para deixar a casa mais confortável.”
decoração comfy
Fonte: drlavatudo.com

O tipo e volume dos sons para relaxamento também podem divergir muito de acordo com o usuário. Para as pessoas que gostam de sons naturais, é possível ambientar os espaços com fontes de água, por exemplo. É interessante colocar caixas de sons em locais estratégicos para que o usuário escolha a sua ambientação, que pode ser desde música até playlists que imitam sons naturais como chuva e canto de pássaros. 

A decoração comfy é acolhedora, seu objetivo é convidar o usuário a ter um momento de pausa e tranquilidade, favorecendo sua saúde física e mental. Os elementos e mobiliários comfy seguem algumas regras para compor os estímulos visuais e táteis que induzam o uso e inspirem conforto. Porém, essa decoração é bastante intimista e a personalidade do usuário deve ser levada em conta. Tanto aromas e sons são por conta do gosto pessoal, assim como eventuais cores e elementos.

“As coisas pelas quais estamos cercados, sejam estímulos visuais ou táteis, vão ativar nossa memória e sistemas de recompensa, então recebemos uma boa inundação de dopamina todas as vezes. Portanto há uma recompensa biológica contínua que você obtém quando se coloca em primeiro lugar.”

Lembre-se que a principal premissa da decoração comfy é fazer o usuário se sentir confortável, e nada melhor do que ter suas coisas preferidas em casa para trazer a sensação de segurança e atmosfera de lar!


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências

www.spotcasa.com.br

www.stealthelook.com.br

www.blog.modsy.com

www.poshpennies.com

www.apartmenttherapy.com

www.gizmodo.uol.com.br

www.sciam.com.br

www.bbc.com

www.medley.com.br

www.meulugar.quintoandar.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?