Escolhendo o tapete ideal: conheça as principais dicas

Os tapetes são peças fundamentais na hora de decorar um ambiente, podem ser utilizados para delimitar áreas em residências ou estabelecimentos comerciais. Esses itens, não possuem somente a função de dar personalidade ao espaço, mas também são capazes de promover sensações de conforto, unidade e aconchego. Para que isso ocorra, é necessário que seja feita a escolha certa de tamanho, cor, material e estampa do tapete. 

Você sabe escolher a melhor opção para o seu caso? Separamos dicas valiosas para que não haja dúvidas na hora das compras, acompanhe as sugestões de decoração.

Aproveite a leitura!

1. Escolhendo o ambiente 

Residencial 

O uso de tapetes em ambientes residenciais dão aquele toque final na decoração, seja nas salas de estar, TV, jantar ou nos quartos. Ter aquela sensação aconchegante de pisar e sentir o contato com o chão de forma macia é muito agradável. 

Investir nessas peças pode trazer, também, a sensação de que o ambiente é maior, ou causar o efeito contrário, de que o cômodo é menor. É nesse momento que você deve analisar o espaço e os móveis existentes, para fazer a composição de forma adequada. 

Desse modo, na sala de estar, por exemplo, onde se tem objetos como sofá e poltrona, a escolha de tapete grande que fique por baixo desses móveis, promove a sensação de amplitude do espaço. 

escolhendo o tapete ideal - sala de estar
Fonte: Pinterest

No geral, ao utilizar tapetes nos ambientes, é preciso levar em consideração alguns fatores. O primeiro é ter cuidado se o local possui muito fluxo de pessoas, já que no dia a dia, a depender do material escolhido, pode haver transtornos causados pela movimentação. Para esses ambientes onde alguém pode escorregar ou tropeçar, como cozinhas, escolha tapetes firmes no chão. 

escolhendo o tapete ideal - cozinha
Fonte: Pinterest

Outra questão importante é que esses itens acumulam muito pó e requerem uma manutenção constante. Alguns modelos sujam mais, outros menos. Também existem aqueles que são mais fáceis de limpar, e até lavar, opte por esses modelos em ambientes úmidos, como banheiros, onde necessitam de maiores cuidados de limpeza. Daremos mais dicas ao longo do texto, fique ligado!

Comercial

O uso de tapetes em lojas, também segue a lógica do uso residencial, tem grande importância para delimitar um espaço e causar a sensação de aconchego nos usuários. Com isso, escolher tapetes com dimensionamento incorreto pode interferir na experiência de compra do consumidor final. 

Tapetes pequenos demais podem deixá-los desconfortáveis na hora de escolher o produto, tendo o sentimento que o ambiente é enclausurado, por mais que na realidade o espaço tenha o tamanho adequado. Coloque tapetes de forma equilibrada, por exemplo, embaixo da mesa de atendimento ou em provadores de exposição de sapatos. 

escolhendo o tapete ideal - comercial
Fonte: Pinterest

Em locais de espera, que possuam sofás, cadeiras e/ou poltronas, use tapetes que integrem o espaço, ou seja, que tenham o tamanho suficiente para ficar embaixo desses objetos. Fique atento também, a espessura do tapete, dê preferência aos mais finos pois são mais firmes e não atrapalham o fluxo das pessoas no local. 

escolhendo o tapete ideal - comercial
Fonte: Pinterest

2. Tamanhos adequados 

Pequeno

Tapetes de tamanhos menores são utilizados em banheiros e lavabos, já que os ambientes também costumam ser pequenos. Quando colocados perto da bancada, eles servem para trazer conforto aos pés, além de decorarem o ambiente. Possuem o tamanho de 40cm x 60cm. 

escolhendo o tapete ideal - banheiro
Fonte: Leroy Merlin

Passadeira 

Os tapetes conhecidos como passadeiras são utilizados perto de bancadas de cozinha, de área de serviço e de banheiros, nos lados da cama em quartos, halls de entrada, próximos a aparadores em sala de jantar, como também, em corredores. Assim como o próprio nome sugere, em locais de passagem. 

Esses tapetes são mais largos em seu comprimento e estreito na largura, existem várias opções de tamanho, a escolha irá depender da sua necessidade. Entretanto, é comum achar em lojas, passadeiras de 160cm x 50cm. 

escolhendo o tapete ideal - quarto
Fonte: Pinterest

Redondo

Os tapetes redondos são muito utilizados em quartos infantis, sua forma acaba delimitando o espaço voltado a brincadeiras dos pequenos. 

escolhendo o tapete ideal - quarto
Fonte: Pinterest

A forma circular também faz toda diferença em salas de estar, onde o objetivo é centralizar os móveis do espaço. Como também, em salas de jantar que contêm mesas redondas, reforçando, assim, as linhas do mobiliário. 

Grande 

Os tapetes grandes são ideais para salas de estar, TV ou jantar. Podem ser encontrados em tamanhos padronizados ou feitos sob medida para necessidades específicas, nesse caso, o custo passa a elevar um pouquinho. 

Em quarto, pode ser usado inteiro debaixo da cama e mesa de cabeceira, estendendo-se a todos os lados, ao menos 50cm. Isso permite que ao acordar, as pessoas pisem com mais conforto no chão. 

escolhendo o tapete ideal - quarto
Fonte: Pinterest

Na sala de estar, certifique que o tapete esteja deixando o ambiente integrado, colocando-o abaixo dos móveis (sofá, rack de TV, mesa de centro). Ao menos a metade deles devem estar dentro da delimitação do tapete. 

Espessuras de tapete 

Os tapetes sem pelos e de pelos curtos são mais indicados para lugares que possuem maior fluxo de pessoas (sala de estar, cozinha, etc), por serem mais fáceis de limpar e serem mais estáveis.

Os tapetes mais fofinhos possuem maior conforto, entretanto, possuem limpeza mais difícil. É necessário, também, ficar atento para não gerar conflito com a abertura de portas. 

3. Materiais 

Como os tapetes acumulam muito pó, é preciso entender quais são os melhores materiais para cada caso. Alguns são mais frágeis e possuem maior dificuldade para limpar, enquanto outros são mais resistentes e rápidos de serem limpos no dia a dia. Acompanhe cada caso, a seguir:

Naturais  

Os tapetes de fibras naturais são feitos a partir de materiais como o algodão, bambu, sisal, seda, entre outros. Por conta disso, são mais delicados e tendem a desbotar ou manchar se entrarem em contato direto com sol e água. 

Os tapetes de algodão, por exemplo, são macios, possuem preço acessível e uma variedade de cores e estampas. Entretanto, possuem baixa durabilidade.  

Já os de fibra natural de lã e seda, são extremamente confortáveis, duráveis e possuem texturas agradáveis, com toque e brilho intenso. Em relação ao custo, essas opções de materiais possuem um preço mais alto. 

Os tapetes de sisal são resistentes mas não podem entrar em contato com líquidos pois podem manchar rapidamente, então esteja atento! 

escolhendo o tapete ideal - sala de estar
Fonte: Pinterest

Sintéticos

Os tapetes com materiais sintéticos são mais resistentes a sol e líquidos, inclusive, são os mais indicados para cozinhas e banheiros, por serem mais seguros para locais que tenham maior fluxo. Eles possuem maior variedade de cores e padrões, no entanto, aparentam ter aspecto mais artificial. A vantagem é que eles são super fáceis de limpar, podendo ser ideais para os locais que tenham pets. 


escolhendo o tapete ideal - sala de estar
Fonte: Westwing

4. Decidindo as cores e estampas 

Opte por tapetes com tons mais claros quando a decoração tiver elementos mais escuros. No caso reverso, se o ambiente for mais claro, o tapete pode ser usado como elemento de destaque - utilize cores mais escuras e estampas de forma geométricas. 

Existem muitos modelos no mercado que fogem do convencional, peças com design exclusivo que podem compor os espaços de forma única. O segredo para uma boa composição é sempre utilizar o equilíbrio. 

escolhendo o tapete ideal - sala de estar
Fonte: Archdaily | Fran Parente

É possível também, fazer a combinação de diferentes tapetes em um mesmo ambiente, sobrepondo-os, um mais estampado com outro mais liso. Para isso, lembre-se de prestar atenção em todo ambiente, suas cores e as texturas existentes. Foque na harmonia do todo. 

5. Cuidados a tomar

Limpe sempre 

Como citamos anteriormente, cada material tem sua característica e cuidados próprios. Os tapetes de fibras não devem ser esfregados pois podem acabar desfiando, retirando, assim, a beleza do objeto. Frequentemente deve ser feita a manutenção com um aspirador de pó, o ideal é fazer três vezes na semana, no sentido dos fios do tapete. Esses itens devem ser lavados a seco, ao menos uma vez por ano, para prevenir o acúmulo de ácaros e bactérias.  

Já para a manutenção dos sintéticos, a limpeza deve ser feita a partir das orientações dos fabricantes. No geral, o aspirador de pó e a lavagem anual também se aplicam a esses materiais. 

Se ambos os casos, acontecer de cair líquidos e comidas, faça a limpeza imediatamente para evitar que as manchas se tornem permanentes, utilize papel absorvente e pano umedecido com água morna e, posteriormente, deixe o tapete secar sozinho. Evite esfregar pois a mancha pode aumentar de tamanho. Caso nada disso funcione, existem empresas especializadas que retiram manchas com muita prudência.  

Pets

Se o local onde será inserido o tapete tiver animais de estimação, o ideal é que haja o treinamento para o bichinho se acostumar a não sujá-lo. A urina dos animais é ácida e certamente manchará o tapete. Já o fato dos pets perderem muito pelo no dia a dia, isso pode ser facilmente resolvido com o aspirador de pó. Não desista de escolher o tapete ideal por conta disso. 


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.blogdamrv.com.br

www.leroymerlin.com.br

www.minhacasaminhacara.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?