Hygge, o estilo escandinavo

Relaxar em um banho de banheira, ler um livro, tomar um chá contemplando o silêncio, preparar um jantar e reunir a família em torno da mesa. Tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar tem um nome ainda sem tradução para o português: hygge.

Descubra tudo sobre este estilo no decorrer deste artigo:

Aproveite a leitura!

A origem do Hygge

De origem norueguesa, a palavra surgiu pela primeira vez escrita em dinamarquês no século 19 e, desde então, está presente em toda a língua, evoluindo para um estilo de vida conhecido e vivido até os dias de hoje na Dinamarca. Mas o que exatamente é o hygge?

O que é?

A tradução literal para o português seria "acolhedor" ou "aconchego". Porém, para o povo nórdico, hygge (pronuncia-se "hu-ga") é muito mais do que isso: é uma atitude perante a vida, não há um único significado e fica difícil traduzir de fato. Esse conceito costuma estar associado aos sentidos, como o gosto de uma comida, um cheiro que remete à alguma lembrança. É entendido como tudo aquilo que pode trazer sensação de bem-estar, conforto e felicidade.

Em busca da felicidade

O dinamarquês detém o título de um dos povos mais felizes do mundo, estando sempre no topo do ranking das pesquisas feitas pela ONU. Mas, qual é o segredo para tamanha felicidade? Além da cordialidade e de políticas de bem-estar social empregadas nesse país, muita gente atribui o sucesso ao conceito hygge, praticado de maneira orgânica pelos povos nórdicos.

Esse estilo de vida escandinavo não é nenhuma novidade. No entanto, ele tem voltado à tona, principalmente pelo fato de estarmos vivendo em meio a um cenário de pandemia e isolamento social.

O resto do mundo parece estar se dando conta, gradualmente, de algo que os dinamarqueses sabem há gerações: passar um tempo curtindo o aconchego do seu lar, pode ser bom para a alma.

É como se os dinamarqueses se permitissem viver situações somente para sentir conscientemente uma sensação de conforto. Ou seja, é uma escolha pelo bem-estar. A ideia é relaxar e se sentir "em casa" tanto quanto for possível, esquecendo as preocupações da vida. 

Durante o inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia e as temperaturas médias giram em torno de 0º C, o que faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa. Apesar do Brasil ser um país tropical, a pandemia tem forçado as pessoas a ficarem em quarentena, fazendo com que busquem essa sensação bem estar em seus lares. E como a nossa casa deve refletir o nosso estilo de vida, o hygge foi introduzido na decoração para justamente adicionar essa identidade. Não é algo que se compra, e sim criado pelo morador da casa, que faz do ambiente um local muito mais particular e intimista.

Decoração hygge

Para incrementar o hygge decor na sua casa pense em conforto e bem-estar como palavras-chave. Leve em conta os pequenos detalhes do dia a dia: quanto mais pessoal for o espaço, melhor. Confira as principais características desse estilo na decoração, abaixo:

1. Valorize a iluminação

Com longos meses de inverno e poucas horas de luz solar nos países escandinavos, é preciso valorizar ao máximo a luz natural. Abuse das aberturas, ambientes com janelas amplas, cortinas fluidas e transparentes. Além disso, para uma iluminação confortável em horas de pouca intensidade de luz natural é interessante utilizar luminárias, pendentes e abajures. Velas também são excelentes recursos para adicionar uma iluminação mais aconchegante e a versão perfumada é um bônus para estimular os sentidos. 

cozinha minimalista janela ampla
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala de estar decoração plantas e velas
Fonte: Divulgação/Pinterest
banheiro banheira velas
Fonte: Divulgação/Pinterest - House Beautiful
sala de jantar ampla iluminada clara
sala de estar cores claras
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva decora

2. Invista em cores claras e neutras

Como dito acima, ambientes bem claros e iluminados são fundamentais para a decoração hygge. A paleta com cores claras ressalta a luminosidade do ambiente e ainda permite que ele fique visualmente mais amplo, além de criar um espaço bem confortável, por isso, o ideal são cores como branco, bege, cinza e tons pastéis.

quarto casal cinza minimalista
Fonte: Divulgação/Pinterest - Delikatissen
cozinha branca
Fonte: Divulgação/Pinterest
quarto casal tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - Almost makes perfect
lavanderia área de serviço cores claras
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala jantar ampla com cores claras
Fonte: Divulgação/Pinterest - Binti home

3. Utilize flores e plantas na decoração

Plantas e flores levam mais vida e cor para o ambiente, porém, é importante analisar bem o local onde ela será colocada, assim você consegue escolher a planta ideal para aquele tipo de espaço. Dê preferência para composições usando vasos e cachepôs pequenos e discretos.

sala de estar cores neutras sofá cinza
Fonte: Divulgação/Pinterest
cozinha sala integrada cores claras
Fonte: Divulgação/Pinterest
quarto casal aconchegante
Fonte: Divulgação/Pinterest - Bed Threads
sala de estar tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - Glitter guide
quarto de casal tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - Delikatissen

4. Use móveis e revestimentos de madeira

A madeira, assim como outros elementos da natureza, é responsável por “aquecer” o ambiente, por isso, procure usá-la em espaços estratégicos como um balcão, mesa ou mesmo como revestimento para piso e parede.

cozinha ampla e iluminada
Fonte: Divulgação/Pinterest
banheiro revestimento branco
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva decora
marcenaria planejada lavanderia
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Vogue
lavanderia área de serviço branca
Fonte: Divulgação/Pinterest
banheiro revestimento madeira
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva decora

5. Dê destaque à objetos de valor sentimental

A filosofia hygge valoriza ambientes que tragam a sensação de felicidade. E qual a melhor maneira senão a de expor fotos de viagens, recordações de família em porta-retratos pela parede, ou mesmo tomar um café usando a antiga louça dos avós? 

sala estar jantar tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala de estar cinza
Fonte: Divulgação/Pinterest - Nesting with Grace
banheiro amplo e iluminado
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala cozinha integrada branca
Fonte: Divulgação/Pinterest - 3 Elfenkinder
cozinha prateleira madeira
Fonte: Divulgação/Pinterest

6. Crie um ambiente aconchegante

Almofadas, mantas macias, gostosas ao toque, tapetes fofos, entre outros. Como na Dinamarca faz muito frio, tecidos pesados são muito utilizados para compor a decoração, principalmente com mantas jogadas na cama e sofá, além dos aconchegantes tapetes e capas para cadeiras e bancos.

sala estar revestimento madeira
Fonte: Divulgação/Pinterest - Glitter Guide
quarto casal aconchegante
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala de estar decoração estilo escandinavo
Fonte: Divulgação/Pinterest
quarto de casal decoração estilo escandinavo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Tulip & Sage
quarto casal aconchegante
Fonte: Divulgação/Pinterest - Glitter Guide

Moodboards Vobi

 

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.


Até a próxima,

Equipe Vobi 

Referências:

www.vivadecora.com.br

www.tuacasa.com.br

www.bbc.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?