As cores do ano 2021: fique por dentro das tendências das grandes marcas

Todo início de ano vem carregado de novas tendências e destaques em todos os segmentos. E no setor de arquitetura e design de interiores isso não é diferente.

2020 foi um ano repleto de mudanças, autoconhecimento, reconexão e transformações no modo de viver, onde passou-se a enxergar a casa como refúgio. E em meio a tantas incertezas e momentos difíceis, a busca por calma e serenidade se tornou cada vez maior.

Esses novos anseios nortearam os estudos e análises realizados pelas principais marcas do segmento de tintas e cores que, mesmo com a pandemia, já anunciaram as tendências de cores do ano 2021.

Assim sendo, os tons eleitos pelas marcas Pantone, Coral, Suvinil, Sherwin-Williams, Eucatex e Lukscolor seguem um conceito similar, baseado no encontro com a natureza e na tranquilidade dentro do lar.

Confira ao longo do artigo as principais apostas e seus significados:

Aproveite a leitura!

Cores Pantone 2021

O amarelo e o cinza já são bem conhecidos na decoração. E agora, mais do que nunca, é esperado que esses tons estejam bem presentes nos projetos de arquitetura e interiores neste ano. Isso, devido ao fato de que a Pantone, principal empresa de cores do mundo, anunciou duas cores do ano 2021: a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e a PANTONE 13-0647 Illuminating.

Essa é a segunda vez em que a Pantone elege não apenas uma, mas duas cores tendência para representar 2021. E, apesar de serem tons completamente distintos, quando combinados são capazes de se complementar.

Vale ressaltar que esta é a primeira vez que a empresa escolhe um tom de cinza como a cor do ano, e a segunda vez em que o amarelo conquista o posto. Nos últimos anos, a Pantone baseou suas escolhas para Cor do Ano em estudos que indicavam a presença da tecnologia e, ao mesmo tempo, que remetesse a uma busca por equilíbrio em uma vida moderna cada vez mais agitada. Para o ano de 2020, por exemplo, o tom eleito foi o azul Classic Blue

O significado das cores

A dupla de cores tem um significado na decoração: une a estabilidade do cinza à alegria do amarelo. De acordo com a empresa, quando juntas, estas cores representam uma espécie de "luz no fim do túnel", ou seja, a força e energia necessárias para encarar os desafios deste ano que se inicia,  após a pandemia do novo coronavírus que marcou o ano de 2020.

Nas palavras de Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute:

“A união resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é a união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano.”

Como utilizar na decoração

Na decoração, a combinação de cinza e amarelo é clássica e versátil e tem sido utilizada em uma enorme variedade de espaços. Uma dica é usar o cinza como base enquanto o amarelo em pontos de destaque. 

Confira abaixo algumas ideias de combinação: 

cozinha industrial cinza e amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Arquitetura & Construção
sala de estar decoração cinza e amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Ideal Home
quarto estilo industrial decoração cinza e amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva Decora
sala de estar decoração cinza e amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva Decora
cozinha cinza e amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - ArchDaily

Cor do ano 2021 Coral

cor 2021 coral Pedra esculpida
Fonte: Divulgação/Pinterest - Coral

Para a marca Coral, o processo de se definir as cores do ano 2021 exigiu um estudo internacional, que investigou muitos comportamentos, realizado pela ColourFutures, que mapeia as principais tendências globais e as transforma em paletas de cores de tintas inspiradoras.

Após um ano caótico e atípico, percebeu-se que a casa tornou-se um porto seguro e, portanto, a escolha da cor “Pedra Esculpida” teve tudo a ver com esse sentimento.

O significado das cores

A “Pedra Esculpida” é um tom terroso, estimulante e, ao mesmo tempo, equilibrado. Quente, neutra e natural, dá sensação de equilíbrio a qualquer ambiente.

“Os tons naturais funcionam facilmente em uma casa ao criar uma tela calorosa e neutra que permite que outras cores ganhem evidência. Alicerce vigoroso de qualquer ambiente, ao atuarem tão bem juntas, as tonalidades selecionadas dão a possibilidade de sermos criativos com cores e também formas geométricas complementares”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de Comunicação e Colour Design de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Como utilizar na decoração

Por se tratar de um tom versátil, a cor “Pedra Esculpida” permite que outras cores brilhem dentro de um ambiente, conferindo possibilidades infinitas.

Veja alguns exemplos dessa cor do momento aplicada aos interiores dos espaços:

sala de jantar em tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - DezignArk
sala de estar em tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - DeFrenteParaOMar.com
quarto de casal em tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - Amazon
sala de estar em tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - Editions de l'Arkhan
sala de estar em tons neutros
Fonte: Divulgação/Pinterest - DezignArk

Cor do ano 2021 Suvinil

Já a Suvinil, apostou em um tom de rosa avioletado como uma de suas cores do ano 2021, após um intenso estudo de tendências que levou em consideração diversas mudanças ocorridas em 2020.

Denominada “Meia-Luz”, a cor propõe um momento de reconexão, mantendo a mesma linha de proposta do verde azulado "Mantra", escolhido no ano passado.

O significado das cores

Segundo a marca:

“Meia-luz é um elo entre sonhos e realidade. O último rosa da paleta dos rosas, antes de passarmos aos lilases, ele carrega em si a vibração de ambas. Com o passar do dia, o sol o torna mais quente e mais frio, ora mais rosa, ora mais roxo. Com caráter mutável, ele fala sobre nós: não somos apenas uma coisa, não sabemos para onde vamos, mas sabemos que queremos ser felizes.
Em qualquer cômodo da casa, a nossa cor de 2021 nos lembra que podemos carregar nossos sonhos para onde quer que andemos. Mesmo que, por hora, nossas andanças ainda sejam dentro de nossas casas, muito em breve, elas nos levarão a lugares mais lindos do que ousamos sonhar.”

Como utilizar na decoração

Trata-se de uma cor, de fato feminina, mas que mesmo assim permite composições para todos os tipos de cômodos.

Confira inspirações de ambientes usando a cor do ano 2021 Suvinil:

porta colorida rosa
Fonte: Divulgação/Pinterest - Suvinil
sala de estar tons de rosa
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Vogue
parede colorida rosa queimado
Fonte: Divulgação/Pinterest - Elle Decor
sala de jantar tons de rosa
Fonte: Divulgação/Pinterest - Furniture And Choice
sala de jantar tons de rosa
Fonte: Divulgação/Pinterest

Cor tendência 2021 Sherwin-Williams

Assim como a Coral, seguindo uma linha neutra, a Sherwin-Williams apostou na cor “Bronze Conectado SW 7048”. Esse tom faz parte da paleta de cores do ano 2021: Santuário, o qual prevê uma necessidade de equilíbrio no design para este ano.

“A casa se tornou o refúgio definitivo do mundo, e a cor é uma maneira descomplicada e eficaz de criar um paraíso pessoal”, disse Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams. 

O significado das cores

A nova década marcou o início de um retorno às cores ricas e ousadas. Trata-se de um tom sofisticado e aconchegante, uma cor reconfortante, vinda da natureza para trazer uma sensação de relaxamento e serenidade.

Como utilizar na decoração

O Bronze Conectado é o novo neutro que pode ser usado em qualquer lugar da casa, ambiente interno ou externo. Quer seja usado como cor geral ou de destaque.

Fecci ainda sugere:

“Complemente a simplicidade do Bronze Conectado com materiais naturais como acabamentos em madeira, detalhes em pedra orgânica ou tecidos naturais e uma variedade de metais mistos para criar um espaço sereno inspirado na natureza.”

Veja 5 ideias de como utilizar essa cor na decoração:

sala de estar em tons sóbrios
Fonte: Divulgação/Pinterest - Casa Vogue
quarto de casal em tons sóbrios
Fonte: Divulgação/Pinterest - Sherwin-Williams
sala de jantar em tons sóbrios
Fonte: Divulgação/Pinterest - Room & Board
banheiro em tons sóbrios
Fonte: Divulgação/Pinterest - Etsy
fachada em tons sóbrios
Fonte: Divulgação/Pinterest - Hunker

Cor tendência 2021 Eucatex

A Eucatex também elegeu um tom de amarelo como uma das cores do ano 2021: o “Manteiga de Cacau 2696E”. Porém, diferentemente da Pantone, sua tonalidade é bem mais suave.

O tom foi eleito após um estudo realizado pela consultoria de tendências Tendere, que aponta uma maior procura por parte dos consumidores por tons amanteigados, que remetem às experiências agradáveis e têm aspecto calmante em meio ao contexto de incertezas enfrentado pela população como um todo em 2020.

O significado das cores

Patricia Sant’Anna, CVO e diretora de pesquisa da Tendere explica:

“Trata-se de um amarelo suave, que nos fala sobre experiências de deleite e prazer. Uma cor simples e versátil, que consegue se adequar a composições populares e sofisticadas, pois simboliza a vida, a alimentação, proteção, traz a sensação de um leve romantismo e harmonia.”

Além disso, de acordo com a psicologia das cores, o amarelo é uma cor que remete a alegria, felicidade e inteligência.

Como utilizar na decoração

Tons amanteigados como o “Manteiga de Cacau 2696E” têm sido mais buscados justamente por sua versatilidade em se encaixarem em diversos tipos de ambientes. Por isso, é muito indicada para a área social do lar e espaços de convívio.

Confira como combinar essa cor:

parede colorida amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - PALIQU
sala de jantar amarelo pastel
Fonte: Divulgação/Pinterest - One Kings Lane
sala de estar parede amarela
Fonte: Divulgação/Pinterest - Binti Home
sala de jantar em tons de amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Benjamin Moore
quarto de casal em tons de amarelo
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva Decora

Cor tendência 2021 Lukscolor

A Lukscolor também quis seguir a tendência dos neutros e apresenta o tom “LKS 2032 Secret” eleito como a cor do ano 2021. Assim, como resultado de pesquisas de outras marcas, a empresa chegou a essa conclusão devido a análise do ano de 2020, alinhada com a influência dos últimos acontecimentos, incluindo a pandemia, nos mais variados setores, incluindo o design de interiores.

O significado das cores

"Trata-se de um tom que caminha entre a superfície, às profundezas e as transparências, representando a união, a afinidade e a solução dos problemas que estamos enfrentando neste período, que se tornou uma influência mundial em muitos segmentos, inclusive no design.", afirma a designer de cores da Lukscolor, Deise Melo.

Como utilizar na decoração

A LKS 2032 Secret, um bege terroso e iluminado, transita com facilidade entre outras famílias de cores, dos tons claros aos mais profundos. Além de compor uma base versátil para uma série de composições, incluindo a mistura de texturas e materiais, como as fibras naturais, madeiras e outros elementos. 

Veja ideias de combinação:

banheiro em tons de bege
Fonte: Divulgação/Pinterest - Viva Decora
quarto de casal em tons de bege
Fonte: Divulgação/Pinterest - Decor Salteado
sala de jantar em tons de bege
Fonte: Divulgação/Pinterest - Tua Casa
sala de estar em tons de bege
Fonte: Divulgação/Pinterest - Tua Casa
área externa em tons de bege
Fonte: Divulgação/Pinterest - Tua Casa

Moodboards Vobi

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.archdaily.com.br

www.casavogue.globo.com

www.coral.com.br

www.claudia.abril.com.br

www.folhavitoria.com.br

www.casa.abril.com.br

www.suvinil.com.br

www.apartamento203.com.br

www.revistacasaejardim.globo.com

www.sherwin-williams.com.br

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?