Estilo Japandi: o novo minimalismo

Se você faz parte do time de arquitetos e designers que amam a decoração escandinava, esse artigo é para você. E se você curte mais o estilo japonês e a cultura oriental...esse artigo também é para você!

Você já ouviu falar do estilo Japandi? Pois é sobre essa tendência que iremos falar ao longo deste texto. E se você ainda não conhece o termo, prepare-se, pois ainda irá ouvir falar muito dele em 2021.

“Recentemente, o Pinterest revelou as principais tendências em diversos segmentos para 2021 e, na decoração, o Japandi foi apontado como uma das febres para este ano.”

E para ficar por dentro de tudo, continue a leitura. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite!

O que é o estilo Japandi?

O Japandi é uma tendência que tem feito sucesso ao misturar dois estilos, dois universos que se complementam maravilhosamente: a elegância escandinava com o minimalismo japonês.

O termo é simplesmente a junção das palavras Japão e Escandinávia.

Também conhecido como “Japanordic” ou “Scandinesa”, é uma mistura inteligente entre a decoração escandinava e o espírito japonês. O termo combina elementos de ambas as estéticas para criar um estilo próprio. 

Mais do que uma fusão entre a cultura oriental e ocidental, ele representa um estilo de vida que preza pela diminuição do ritmo da vida das pessoas, a valorização das nossas raízes e a aceitação do passar do tempo.

“O estilo nórdico já conquistou os interiores e é famoso por seu lado funcional, acolhedor e aconchegante. Isso acontece porque os países nórdicos da região escandinava (Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia) são bastante frios e, assim, criou-se uma cultura de transformar o lar em um verdadeiro ninho, aconchegante e acolhedor para morar e receber visitas. Enquanto isso, o espírito japonês oferece uma estética minimalista e certamente zen.”

A conexão entre culturas 

Se você está se perguntando como os estilos japonês e escandinavo podem combinar sendo de universos tão diferentes, saiba que a conexão entre essas duas  culturas não é de hoje. Para falar a verdade, ela existe há mais de 150 anos, quando designers e arquitetos escandinavos iniciaram suas idas ao Japão em busca de novas inspirações. A harmonia natural presente no estilo Japandi deve muito aos antigos laços culturais estabelecidos entre os países.

“Muitos acreditam que os vestígios dessa influência japonesa inicial estão patentes hoje em dia na cerâmica, no mobiliário, na arquitetura de espaços abertos e no minimalismo dinamarqueses. E a admiração é mútua, já que o design dinamarquês é muito procurado no Japão há várias décadas.”

Em comum, ambas as culturas valorizam o trabalho artesanal e os materiais naturais, principalmente o uso da madeira. Além de prezarem pela simplicidade, que é um elemento central dos estilos japonês e escandinavo. 

O Japandi baseia-se na filosofia japonesa de “wabi-sabi”, traduzindo-se em encontrar beleza no imperfeito. Ele também leva aspectos do “hygge”, a tendência de estilo escandinavo que se concentra na criação de uma atmosfera de acolhimento e conforto.

Principais características da decoração Japandi

“O mundo está se adaptando ao novo normal, mas algumas tendências que já vinham ganhando força estão se concretizando por terem tudo a ver com o novo estilo de vida que está se formando.”

Por isso, o Japandi se encaixa tão bem nas buscas das pessoas por ambientes mais tranquilos e práticos sem abrir mão do aconchego e da beleza. E para alcançar tal resultado não é difícil. Basta incorporar algumas das principais características desse estilo:

Materiais naturais

A decoração Japandi prioriza o uso de matérias-primas naturais, como: madeira, vime, bambu ou rattan, além de terracota, cerâmica, metal, couro e até mesmo concreto.

A madeira é a protagonista, e está presente tanto em tons mais claros - fazendo referência ao estilo escandinavo - quanto em tons mais escuros como o carvalho ou a nogueira - referência da cultura japonesa.

cozinha estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Escuela Madrileña de Decoración
sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - George & Willy
quarto estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Interior Crisp

Paleta de cores

É aqui que o estilo Japandi se divide. A paleta sóbria se une aos tons claros. Assim, quem se identifica mais com o estilo escandinavo tende a uma paleta neutra, como por exemplo: branco, bege, rosa pálido e cinza claro. Já quem se apega mais ao japonês segue a linha oposta, com cores mais austeras como: preto, verde, azul e  tons terrosos.

sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - John Lewis & Partners
sala de estar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest
sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Style and Decor Magazine
sala de estar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Kraft & Carat

Minimalismo

Neste estilo, menos é mais! Para uma decoração Japandi, a palavra de ordem é: simplicidade. Por isso, invista em formas simples, linhas retas e descomplicadas. 

Elimine o supérfluo e opte por móveis com linhas limpas, funcionais e estéticas. A ideia é não acumular objetos decorativos, mas isso não significa que para o ambiente ser zen é preciso estar vazio. 

“O minimalismo deve estar nos espaços, na fluidez dos caminhos, na combinação orgânica de linhas curvas e retas, na discrição do design elegante e diferenciado na simplicidade- quanto mais simples, melhor.”
cozinha estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Archello
sala estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Hunting for George
sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Micasa Revista
quarto estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Style Lovely

Objetos artesanais

Como já dito neste artigo, o Japandi se inspira na filosofia Wabi-Sabi, que valoriza a beleza no que é incompleto e imperfeito. Por isso, o ideal é apostar em uma decoração mais autêntica, permitindo-se seduzir pelas irregularidades e imperfeições. 

Invista em objetos artesanais, móveis antigos e materiais duradouros. Peças com texturas, que imprimem aconchego, também são essenciais – pense em mantas acolhedoras e almofadas fofas.

cozinha estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - HaticeXInterior
cozinha estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Chloe Dominik
cozinha estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - LIV for Interiors
sala de jantar estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Finnish Design Shop

A natureza mais próxima

Esse estilo valoriza a vida em sua forma pura, por isso os ambientes devem ser pontuados pela natureza: paredes forradas com painéis de madeira, plantas diferentes em vasos de terracota, mesa com tampo de madeira de demolição. A natureza deve estar presente tanto na área externa quanto na interna.

sala estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Trendy Mood
sala estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - Habitat Presto
sala estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - HaticeXInterior
sala estilo japandi
Fonte: Divulgação/Pinterest - The Great Hack Shack

Moodboards Vobi‍

 

Gostou? Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nosso conteúdo semanal.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.business.pinterest.com/pt-br/content/pinterest-predicts/

www.wefashiontrends.com

www.westwing.com.br

www.somosconteudo.com.br

www.abcasa.org.br

www.villarattan.com.br

www.boconcept.com

Conteúdos VIP

Faça parte da lista de conteúdos VIP.

Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?