decoração rústica
May 3, 2023

Decoração Rústica: aprenda o que é e suas principais características

A decoração rústica tem ganhado mais adeptos nos últimos anos. Muito pelo fato de talvez ser a dona do estilo mais aconchegante e acolhedor de todos. Através dela é possível conferir aos ambientes uma sensação de conforto somada ao afeto e nostalgia.

A fim de conhecer seus principais elementos, suas funções e um pouco da sua história, elaboramos este artigo, onde você irá encontrar:

Aproveite a leitura!

Decoração rústica: o que é?

Antes mesmo de nos aprofundarmos neste estilo, é importante entender, verdadeiramente, o significado da palavra “rústico”.

No dicionário, a palavra “rústico” está relacionada ao campo, à zona rural, àquilo que aparenta simplicidade, rude e sem acabamento.

decoração rústica - significado

Dentro do âmbito da arquitetura e interiores, esse conceito vai um pouco além. O estilo rústico é cômodo, casual e resgata o contato com a natureza em uma maneira de viver mais simples, leve e descomplicada. Possui um aspecto antigo, campestre, onde o passado é evidenciado e as imperfeições são vistas como belas, pois contam uma história.

É muito comum logo vir à mente uma casa nas montanhas ou mesmo uma fazenda quando pensamos em decoração rústica. Porém, foi-se o tempo em que uma residência com estilo rústico era exclusividade das casas de campo. As residências urbanas tem se apropriado cada dia mais desse conceito.

“Não é preciso estar no campo para poder adicionar um toque rústico ao décor. A decoração contemporânea entende que esse movimento traz um charme único, que além de confortável e atual, remete a elementos da natureza na escolha que pode conviver muito bem tanto em ambientes de campo, como em ambientes urbanos.”

Quando bem dosados, os elementos como madeira, pedras e plantas são capazes de trazer aconchego a qualquer espaço e em qualquer tipo de habitação. 

Principais características do estilo rústico

Com tantas referências que podem ser encontradas e relacionadas à decoração rústica, é fácil ficar perdido sobre qual caminho seguir. Cheia de possibilidades estéticas, como conseguir aplicá-las aos projetos? 

Para auxiliar a tornar esse processo mais esclarecedor, separamos as principais características encontradas neste estilo:

1. Tons terrosos e neutros

Quanto o assunto é decoração rústica, as cores terrosas e neutras são as protagonistas. Dê preferência aos alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados. Essas cores aquecem e trazem aconchego ao ambiente.

Esse conceito também abrange os tons da decoração minimalista como o branco, off-white, bege, cinza e até o preto, que compõem muito bem com a madeira e os outros materiais naturais e são opções que podem ser utilizadas como base dentro da paleta de cores.

decoração rústica

2. Madeira

De todos os materiais, a madeira é com certeza a grande estrela da decor rústica. Ela nos conecta diretamente com a natureza e é um material que aguça vários sentidos: agradável à vista, tem o toque quente e macio. Por isso, ela é tão valiosa na decoração de uma casa, principalmente no estilo rústico.

Aproveite sua beleza natural, deixando a madeira aparecer como ela é. Trata-se de um material versátil, que pode ser usado em diferentes propostas - até mesmo em uma decoração clássica -, por isso, as suas possibilidades são infinitas. Ela pode estar no piso, no revestimento de parede, nos móveis e peças de decoração. Além de decorar, ela traz calor e vida para o ambiente.

Se a intenção é um ambiente rústico e despretensioso, por exemplo, uma boa pedida é escolher móveis que usem a madeira o mais natural possível: crua, sem acabamentos, como a madeira de demolição. Porém, é preciso atenção nesse quesito. Os revestimentos em madeira natural se desvalorizam com o passar do tempo. A madeira requer cuidados, pois tende a sofrer com intempéries. 

Mas, se mesmo assim você faz questão da estética mais natural, porém deseja maior praticidade, temos uma ótima notícia: existe solução para o seu problema. Hoje em dia, há diversos revestimentos cimentícios e vinílicos no mercado que reproduzem fielmente este nobre material. A busca pela praticidade fez com que muitas marcas de revestimentos desenvolvessem produtos similares aos naturais, já prevendo suas limitações.

A grande vantagem dos cimentícios ou porcelanatos é justamente pelo fato de serem mais resistentes à água, riscos e desgastes, além de possibilitarem a instalação com as juntas secas, facilitando sua limpeza. Os pisos vinílicos, também apresentam ótima resistência à água, riscos e são anti-ruídos, deixando o ambiente mais silencioso. 

Já para quem prefere dar um toque sofisticado, aposte em madeiras com melhor acabamento e decore com objetos em metal ou em vidro. Essa mistura elegante é tendência já há algum tempo e faz todo sentido para o ambiente urbano. Enfim, muitos materiais combinam com a madeira se a intenção for criar um ambiente rústico com toques modernos.

decoração rústica

3. Metais

E por falar em metais...O cobre é o queridinho na decor rústica. Seguindo uma linha mais retrô e vintage, o cobre remete aos antigos tachos de fazer doce das fazendas e aos alambiques de cachaça, facilmente encontrados nas casas dos avós ou bisavós. 

“A rusticidade está exatamente em ter objetos que remetem a um uso de longa duração, que independem da moda, que sejam resistentes, que se adaptem aos diversos ambientes e ao tempo. Por isso, o cobre traz essa memória e essa sensação de rusticidade.”

Além dele, outra opção é o ferro. Panelas, móveis e objetos decorativos feitos em ferro fazem parte deste estilo, principalmente quando aplicados em uma cozinha rústica, por exemplo.

decoração rústica

4. Revestimentos naturais

Nem só de madeira vive a decor rústica. Outros materiais podem representar a força do tempo e da natureza, como por exemplo, pedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan. Ao utilizar materiais com características mais rudimentares, dois conceitos são fundamentais e devem ser levados em conta: os conceitos de contrastes e harmonia.

E aqui vai mais uma dica: primeiramente tenha em vista o ambiente que pretende receber o revestimento e sempre preze pela sua funcionalidade. No caso de um banheiro rústico, o ideal é usar materiais resistentes à umidade, por se tratar de uma área molhada. E como dito anteriormente, por sorte, existem diversas opções de revestimentos sintéticos que imitam com perfeição os naturais.

A decoração rústica simples é incrivelmente sensorial e por este motivo é comum tender à escolha por tecidos agradáveis ao toque e ao olhar. Neste caso, as fibras naturais e o couro são muito bem-vindos, e podem estar nos tapetes, cortinas, almofadas ou estofados.

Aproveite para combinar mais de um material, e utilize as fibras naturais como o vime, rattan e a palha em móveis e objetos de decoração.

“A preferência por utensílios de origem vegetal, renováveis e com fabricação artesanal também é um ponto forte do estilo rústico — quanto menos ele agredir o meio ambiente, maior pode ser a sensação de bem-estar.”
decoração rústica

E se você é do time que aprecia projetos que priorizem elementos naturais, não deixe de ler o nosso artigo sobre decoração boho.

5. Iluminação acolhedora e intimista

O estilo rústico é um estilo quente. Por isso, um bom projeto de iluminação requer uma luz suave, indireta e aconchegante. Use luminárias de piso, abajures e pendentes para criar uma meia-luz. Escolha lâmpadas amarelas e com potência mais fraca, que vão ajudar a criar um clima intimista e acolhedor para encerrar o dia com a sensação de se estar em uma casa de fazenda.

decoração rústica

6. Natureza na decoração

Como dito logo no início deste artigo: o significado da palavra “rústico” é relativo ao campo, à zona rural. Por isso, quando a ideia for criar um ambiente seguindo esses preceitos, o uso de plantas não pode faltar.

A vegetação traz mais vida aos espaços e é ela que confere uma experiência mais próxima da natureza. Misturar flores e folhas é uma ótima alternativa. E já que a ideia do estilo rústico é ser natural, que tal escolher espécies nativas da flora brasileira?

decoração rústica

7. Artesanato

Toda decoração também conta com objetos e peças capazes de trazer personalidade e agregar ainda mais valor estético ao ambiente. Assim sendo, uma ótima maneira de complementar a decoração rústica é com artesanatos. Desde um tapete de crochê, uma manta de fuxico ou uma escultura de barro, o Brasil é rico em trabalhos manuais que valorizam a nossa cultura. 

“O artesanato, nos dias de hoje, tende a ser visto como aquele artefato realizado manualmente com objetivo mais comercial que artístico. Por isso, é mais acessível que a peça de arte, ainda assim, ele traz uma rusticidade característica. É uma modelagem comprada em uma cidade histórica, ou um objeto carinhosamente feito e oferecido por alguém. Esses elementos, combinados a uma decoração cuidadosa, auxiliam na criação do conforto do ambiente.”

8. Imperfeição

No estilo rústico a imperfeição é vista como algo belo. Os móveis e peças de decoração podem ser pintados ou deixados em seu estado original. As paredes podem revelar seu aspecto natural, quer seja pedra ou tijolo. Portanto não se preocupe muito com acabamentos.

Os móveis antigos e rurais trazem marcas do passado. Invista em peças antigas, com personalidade e histórias. Quanto mais velhas forem as peças, melhor. Abuse da informalidade e não fique preocupado em manter tudo guardado e “escondido”. As jarras de vidro, louças antigas, colheres de pau, latas, cestos de palha e peças artesanais ficam muito bem expostas em uma cozinha rústica, por exemplo.

decoração rústica

Decoração rústica e outros estilos

Os tempos modernos ampliaram as formas de se aplicar a decoração rústica, ao invés de eliminar suas alternativas. Em apenas uma visita ao Pinterest, pode-se perceber as infinitas possibilidades deste estilo capaz de fazer os olhos de qualquer arquiteto e cliente brilharem diante de tantas opções. Por isso, o principal conselho com relação ao tema ainda é buscar entender o que se procura e conhecer o que se tem à disposição.

A decoração rústica combina e dialoga com diversos outros estilos. Dona de um conforto único, ela é um conceito estético atemporal que circula livremente entre propostas de decoração do passado, além de ganhar versões modernas com a popularização do estilo industrial, escandinavo e pelo conceito hygge.

Na decoração industrial também é valorizado o uso de objetos rústicos com acabamento imperfeito.

A decoração escandinava é rústica por excelência, mas traz um diferencial marcante: o uso do branco e da madeira clara, característicos do ambiente nórdico.

O wabi-sabi também é uma variante do estilo rústico. De inspiração japonesa, ele destaca a beleza imperfeita e marcada pela passagem dos anos.

decoração rústica

Agora se a sua praia é o estilo vintage, a decoração rústica é uma grande aliada desse conceito estético. Móveis garimpados e objetos antigos ressignificados são a melhor opção.

decoração rústica

Quer mais uma opção de uso da decoração rústica? Experimente então conciliá-la com a decoração provençal. Aliás, a estética provençal também é rústica por origem. O diferencial dela em comparação às outras propostas é o tom romântico e delicado das peças e da mobília, com destaque para o uso das cores claras e pastéis e estampas florais.

Por fim, concluímos que a decoração rústica apresenta tantas possibilidades que é impossível esgotar o tema. Trata-se de um clássico que nunca sairá de moda e que expressa literalmente o termo de “refúgio natural e intocável”. Tudo o que buscamos para compensar nossos ritmos intensos de trabalho, do cotidiano corrido e estressante. Todavia, o arquiteto e o cliente devem considerar a funcionalidade de cada ambiente para que a beleza e o conforto que ele oferece sejam também úteis e convidativos.

Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.ceramicaburguina.com.br

www.vivadecora.com.br

www.casavogue.globo.com

www.ideiasdecor.com

www.archtrends.com/blog

www.entendaantes.com.br

www.blog.easydeco.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?