Arquitetura barroca
May 3, 2023

Arquitetura barroca: entenda o movimento arquitetônico das extravagâncias decorativas

Arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que faz parte do período barroco,- estilo artístico multidisciplinar surgido no século XVI- e que influenciou as formas de se produzir arquitetura, escultura, música, pintura e literatura. Para compreender um pouco mais a fundo o que é a arquitetura barroca, acompanhe a seguir a sua história, características e a contextualização da arquitetura barroca no Brasil a partir dos seguintes tópicos: 

Aproveite a leitura! 

O que é arquitetura barroca

É um estilo arquitetônico excêntrico fundamentado nos exageros decorativos e imponentes pautados sob os preceitos da arquitetura religiosa. A arquitetura barroca surgiu no contexto do período barroco, que antecede o período renascentista e estabelece um modelo de arquitetura extravagante e sumptuoso, contrário ao que preconiza o período precedente.

O estilo propõe uma junção de várias esferas artísticas e busca proporcionar uma experiência de conexão espiritual através da arquitetura, arte e escultura. Além de, através das suas construções imponentes, reafirmar o poder da igreja católica. 

A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas. 

As tipologias edilícias mais comuns da deste estilo foram as igrejas e os palácios, mas principalmente as igrejas, visto que a motivação do surgimento do movimento barroco estava diretamente conectada à religião. A arquitetura barroca aplica em suas construções a quebra da estaticidade e sugere uma espécie de “teatralidade” e dramaturgia no seu interior, através das esculturas e pinturas espalhadas pelos tetos, pilares, paredes e cúpulas. 

As fachadas desse tipo de edifício costumam ser convexas e côncavas, o que reafirma o movimento/ternura e não de rigidez ou austeridade nessas formas arquitetônicas. A linguagem decorativa é composta por “colunas torsas, helicoidais duplas ou triplas e frontões centrais” e sempre prezam pela verticalidade, geralmente com andares sobrepostos e apresentam formas curvilíneas. 

arquitetura barroca
Fonte: total construcao

Já as plantas das basílicas, são formadas por uma única nave, sendo retangulares ou elíptico-transversais e elíptico-longitudinais. A lógica de layout da arquitetura barroca proporciona efeitos ilusórios de decoração quando associada aos elementos construtivos, como por exemplo efeitos de perspectiva com a repetição de elementos, do jogo de volume nas formas arquitetônicas e da relação de luz e sombra. 

arquitetura barroca
Planta cruz grega de uma Igreja Barroca. Fonte: liderinteriores 

As coberturas são formadas por abóbadas, volutas e cúpulas, que são prolongadas pelas paredes, gerando uma percepção harmoniosa de continuidade entre os elementos.       

arquitetura barroca
Teto basílica de São Pedro. Fonte: Construindo Decor 

Na arquitetura de interiores das construções barrocas, é notável a riqueza decorativa. É comum a utilização de materiais como mármores policromados, telas pedra-sabão e madeira, materiais que eram talhados até adquirem a forma final desejada nas esculturas. Outrossim, era frequente a utilização de uma camada de ouro para cobrir alguns elementos decorativos, a fim de proporcionar uma sensação de riqueza celestial no interior dessas igrejas. 

arquitetura barroca
Fonte: Brasil Paralelo

Dos principais nomes da arquitetura barroca, destacam-se os arquitetos: Carlo Madero, italiano que foi um dos pioneiros do estilo barroco; Francesco Borromini, arquiteto italiano que representou “o ápice do barroco romano”; Gian Lorenzo Bernini, escultor, arquiteto, pintor e desenhista italiano, Carlo Fontana, arquiteto nascido em Tessino conhecido também por ser um dos pioneiros do barroco, havendo trabalhado com Bernini em alguns projetos e por fim, o arquiteto brasileiro Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho e principal representante do movimento barroco brasileiro, também considerado o artista brasileiro mais importante do Brasil colonial. 

A história da arquitetura barroca 

Historicamente, arquitetura barroca tem seu surgimento ligado a um contexto religioso e possui como principal meio de manifestação a arquitetura religiosa, mais especificamente da igreja católica. 

O movimento barroco nasceu na Itália em meados de 1600 e expandiu-se para os demais países da Europa e América Latina no fim do século XVI. Ele buscou contestar o Renascimento, que possuía características opostas ao movimento Barroco, como simetria e formas simplistas, além de, no campo ideológico, valorizar a figura humana sugerindo uma “mudança da posição do homem a ser ocupada no mundo”, contexto que escancarou um embate entre o teocentrismo e o antropocentrismo. 

O surgimento do Barroco se deu com o objetivo de conter a reforma protestante liderada por Martinho Lutero, movimento reformista do cristianismo conhecido como “Reforma Protestante”, em que os valores  e dogmas do catolicismo foram fortemente questionados, sob o argumento de abusos da igreja católica, como por exemplo as cobranças exorbitantes de impostos destinados à igreja e também a prática da venda de indulgências, na qual, mediante um pagamento aos religiosos era oferecida a remissão dos pecados do povo. 

Os ideais da Reforma Protestante se expandiram pelo continente europeu, resultando em cada vez mais adeptos do cristianismo idealizado por Lutero, assim, diante dos desdobramentos de uma ameaça ao poder da igreja católica, surge então o movimento de contrarreforma como instrumento de reação às ameaças ao império católico. A contrarreforma tinha como objetivo “disseminar a fé católica através da catequização”, a fim de dificultar ou mesmo impedir o surgimento e propagação de novas religiões, bem como a perda de fiéis da igreja católica para o protestantismo e afins.

O movimento foi marcado pelo Concílio de Trento, que defendeu uma estratégia de propaganda do catolicismo com o objetivo de consolidar e reafirmar a fé católica, consolidando durante esse período o movimento barroco através das manifestações artísticas, como arquitetura, arte, literatura e música, em que os produtos artísticos “fariam um apelo emocional e sensorial aos fiéis", que deveriam retratar simbologias bíblicas relacionadas ao catolicismo, com cenas realistas e de entendimento acessível.

A Arquitetura Barroca então espalha-se paulatinamente pela Europa entre os séculos XVII e XVIII e as igrejas foram suas principais representantes da época. Os edifícios eram caracterizados pelas formas complexas tanto nos elementos construtivos como em sua disposição espacial interna, além da grande quantidade de elementos decorativos e peças de ornamentação com um minucioso trabalho artesanal de escultura e pintura.  

arquitetura barroca
Coluna barroca. Fonte: Projetou

Vale acrescentar que não só apenas a arquitetura, mas também o urbanismo foi impactado pelo barroco. No período, foi promovida uma reforma urbanística em Roma, na qual a mentalidade de grandeza também deveria ser expandida para a cidade, aprimorando o espaço urbanístico já desenhado pelos renascentistas, “enriquecendo” o espaço urbano, com elementos construtivos espalhados pela cidade, como “obeliscos, chafarizes, estátuas, colunas e arcadas”, além de propor “traçados radiocêntricos e ajardinados. Portanto, ao verificar o caráter monumental proporcionado pelos edifícios, zoneamento e desenho urbano, aplicado ao traçado viário e até ao paisagismo, é evidente a amplitude das consequências do barroco na arquitetura e urbanismo

Características da arquitetura barroca

Dentre as principais características da arquitetura barroca apresentam-se: 

Extravagância e exageros 

Oposto a arquitetura modernista, uma das principais características da arquitetura barroca é a excentricidade e esbanjamento, exteriorizados por meio de formas complexas, da alta quantidade de elementos decorativos e do intenso uso de cores douradas - com objetivo de alusão à riqueza e à magnitude. 

Formas irregulares 

A própria palavra “barroco” significa, segundo o dicionário, “pérola de formato anômalo, caprichoso” e é exatamente isso que a arquitetura barroca retrata. Nega-se a simetria presente no estilo renascentista e no clássico e incorpora-se a assimetria através de elementos como espirais ou formas irregulares, implicando complexidade ao conjunto artístico e arquitetônico.  

Suntuosidade

As obras monumentais e as arquiteturas volumosas representam grandiosidade e imponência, a fim de causar um impacto simbólico da magnitude do catolicismo através desses grandes edifícios. 

Arquitetura sacra 

A arquitetura barroca é uma arquitetura tipicamente religiosa e, consequentemente, seus simbolismos estão diretamente ligados à religião, às figuras celestiais divinas e à experiência espiritual através da arquitetura. De forma que, as pinturas e esculturas observadas no interior das igrejas, são representadas por Deus, Cristo, anjos, santos da igreja católica e outros elementos sagrados. 

Realismo

Nas manifestações artísticas do movimento barroco, preza-se pela aproximação da figura humana nas representações com o intuito de transmitir uma mensagem de aproximação do divino com o ser humano. A representação realista presente nas esculturas e pinturas na arquitetura barroca também tinham como objetivo facilitar a linguagem, tornando-a acessível com objetivo de catequização.  

Utilização de formas de formas ovais, abóbodas e arcos

A utilização dessas formas arquitetônicas proporcionaram uma diversidade e pluralidade na composição da arquitetura barroca, além de que o uso combinado desses elementos garantiram o aspecto robusto e extravagante dessas construções. Também acrescenta-se o uso de formas curvas nos elementos construtivos em oposição ao movimento clássico, que utilizava preponderantemente formas retilíneas.  

Pintura e escultura

A multidisciplinaridade de formas de expressões artísticas esteve muito presente na arquitetura barroca, desse modo, constata-se o frequente uso da combinação de pintura e escultura no interior das edificações barrocas. Observa-se o frequente emprego de murais e pinturas nos tetos -, proporcionando uma sensação de conexão com o infinito celestial-, e esculturas em elementos decorativos e construtivos, como no acabamento de colunas, ou mesmo nas cúpulas e paredes. 

Planta em cruz grega

A nave principal - “parte longitudinal de uma igreja, compreendida entre a fachada principal e a capela-mor”- e o transepto,-nave transversal - têm proporções similares nas plantas das igrejas barrocas, formando uma cruz grega, um dos principais simbolismos do cristianismo. 

Efeitos de iluminação

Uso de luz zenital nas igrejas, principalmente nas cúpulas ovais, com o intuito de proporcionar uma sensação de iluminação celeste, criando um efeito de luz e sombras e dramaticidade na arquitetura interna desses espaços. 

Arquitetura barroca no Brasil 

A arquitetura barroca brasileira surge a partir do final do século XVIII e início do século XIX, considerada tardia em relação ao restante do mundo, principalmente dos países europeus. O estilo arquitetônico teve uma grande influência dos portugueses e foi utilizado pelos jesuítas para propagar a fé católica no Brasil. 

O início oficial da arquitetura barroca no país se deu com a chegada do arquiteto Francisco Dias, contratado com o intuito de realizar melhoramentos em igrejas já existentes no Brasil. A igreja de Santo Antônio, localizada em Cairu-Bahia, foi a primeira construção nacional barroca.  

arquitetura barroca
Igreja Santo Antônio- Cairu-Bahia. Fonte: Setur-BA

A partir do modelo europeu, esse estilo obteve algumas características específicas da arquitetura brasileira nas suas construções, porém sempre preservando as características essenciais do movimento arquitetônico barroco, visto que, a arquitetura barroca nacional foi inspirada na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha. O estilo barroco arquitetônico brasileiro possuía “traços mais simples”, apesar de manter o caráter monumental das edificações. 

arquitetura barroca
Igreja de São Francisco de Assis. Fonte: Rosino- Blogmackenzie

A arquitetura barroca mineira possui grande destaque no âmbito nacional e internacional e, assim como na Europa, este movimento influenciou a arquitetura e o urbanismo, visto que além da arquitetura, ele teve um impacto no desenvolvimento do planejamento urbano de algumas cidades mineiras que foram cenários da expansão do barroco no Brasil. 

No processo de expansão do barroco para Minas Gerais, foram aplicadas premissas da arquitetura vernacular na adaptação da arquitetura brasileira frente a arquitetura barroca europeia, materializando esse processo na adequação do emprego de materiais locais nos ornamentos - como por exemplo na substituição de mármore pela pedra sabão e madeira nas esculturas. Destaca-se que as cidades de Mariana e Ouro Preto são as que mais reúnem obras barrocas no estado de Minas Gerais. 

Exemplos de arquitetura barroca 

Basílica de São Pedro, Roma-Itália

É a maior igreja do mundo, considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das mais significantes obras arquitetônicas que representam a arquitetura barroca.

arquitetura barroca
Fonte: Entre Polos

Palácio de Versalhes, Paris- França

O palácio de Versalhes é um ponto turístico que atrai pessoas do mundo inteiro, possui uma arquitetura monumental e imponente, com pátios internos e externos e apesar de apresentar formas geométricas, possui diversas características barrocas, como a distorção de alguns elementos e o uso de elementos decorativos tanto na fachada quanto na arquitetura interna.  

arquitetura barroca
Fonte: Viagem de A a Z

Igreja de Nossa Senhora do Carmo- Ouro Preto- MG- Brasil 

Começou a ser construída no século XVIII, encomendada por um membro da irmandade, a igreja Nossa Senhora do Carmo possui em sua fachada uma pedra entalhada produzida por Aleijadinho. A fachada principal da igreja possui uma suave curvatura e duas torres sineiras laterais, o interior também apresenta características típicas da arquitetura barroca nas igrejas, como a nave única e a capela-mor. 

arquitetura barroca
Fonte: Dicas de nosso Brasil

Igreja São Francisco de Assis- Ouro Preto- MG- Brasil 

A construção da igreja São Francisco de Assis se deu no início do século XVIII e teve seu projeto assinado pelo arquiteto Antônio Francisco Lisboa. No seu interior, também possui participação do trabalho de artistas renomados, como Manuel da Costa Ataíde e esculturas em pedra-sabão produzidas por Aleijadinho. Essa edificação foi tombada nacionalmente no ano de 1938 e em 2009 foi eleita uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo.

arquitetura barroca
Fonte: Wikipedia  

Aplicação da arquitetura barroca na contemporaneidade 

Os estilos arquitetônicos construídos ao longo dos anos foram resultados de processos históricos e experiências sociais acumuladas, de forma que, os estilos surgiram como adaptações, melhoramentos ou até reações negativas de movimentos anteriores, à exemplo dos inúmeros “neo” movimentos que foram surgindo ao com o passar do tempo. 

Da mesma forma, atualmente ainda é possível identificar a aplicabilidade de estilos arquitetônicos como arquitetura gótica, do período medieval; arquitetura clássica, da antiguidade clássica e também da arquitetura barroca

A decoração barroca caracteriza-se por apresentar requinte, detalhes luxuosos e utilização de ornamentação, além de detalhes dourados, lustres com diversos elementos, obras de arte e uso de mobiliários de madeira talhada.

arquitetura barroca
Fonte: Westwing

Os móveis barrocos utilizados nos ambientes contemporâneos buscam propositalmente remontar uma espécie de cenário luxuoso, porém com menos intensidade no exagero decorativo dos séculos XVI ao XIX, pois apesar de inspiração do movimento, na arquitetura contemporânea também preza-se por uma arquitetura sustentável e praticidade, portanto, a dramaticidade e extravagância no ambiente, podem ser aplicadas através de elementos pontuais, como cores, acabamento de móveis, tecidos utilizados, entre outros. 

arquitetura barroca
Fonte: Westwing

Até a próxima, 

Equipe Vobi. 

Referências: 

www.patrimoniocultural.gov.pt

www.todamateria.com.br

www.projetou.com.br

www.historiadomundo.com.br

www.arteref.com

www.educamaisbrasil.com.br

www.blog.quintadellarte.com.br

www.professor.pucgoias.edu.br

www.casttini.com.br

www.estilosarquitetonicos.com.br

www.westwing.com.br

www.blog.mackenzie.br

www.istoecidade.weebly.com

www.totalconstrucao.com.br

www.archdaily.com.br

www.archtrends.com

www.decorfacil.com

www.ouropreto.com.br

www.historiadasartes.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?