6 fatores que impedem que o seu negócio cresça
Vendas
May 19, 2021

6 fatores que impedem que o seu negócio cresça: saiba o que fazer para contornar a situação e fortalecer o seu escritório

Ser dono do seu próprio escritório tem muitos benefícios: maior lucratividade, ser seu próprio chefe, fazer negociações com outras empresas…Entretanto, há muitos desafios a serem superados diariamente e, para isso, é necessário criatividade

Desde o início da criação de uma empresa é preciso definir as estratégias certas para que futuramente não haja dificuldades em escalonar o negócio. Pensando nisso, neste artigo, iremos destrinchar 6 principais pontos que podem estar impedindo o crescimento do seu negócio: 

Aproveite a leitura!

Não estar atualizado sobre o seu negócio

Sabemos o quanto é importante se manter atualizado sobre o mercado: é preciso acompanhar as tendências do momento e não permitir que seu serviço fique para trás. Ler bastante, trocar experiências, fazer cursos livres, especializações, visitar feiras e encontros da construção civil

Todavia, existe um ponto que é negligenciado por muitos arquitetos e designers: a atualização sobre o seu próprio negócio. Saber se os objetivos continuam os mesmos, o que demonstram os Indicadores - Chave de Desempenho (KPI - Key Success Indicator), entre outras análises.

6 fatores que impedem que o seu negócio cresça

É essencial que você reavalie o plano de negócios a cada semestre ou a cada ano e o plano estratégico com frequência.  É preciso entender se os seus objetivos estão perto de serem alcançados e quais serão os próximos passos da sua empresa. Fazer uma boa pesquisa pode impactar diretamente no retorno do seu investimento. Listamos abaixo algumas informações que você deve revisar:

1. Análise de mercado

A análise serve para você ter consciência de como está o mercado atualmente e como você pode se posicionar para solucionar as demandas. Leve em conta questões como as projeções de crescimento da construção civil, os subnichos e as formas de consumo do mercado.

2. Análise de concorrência 

Avalie as atividades da concorrência e entenda como eles entregam um projeto, quanto cobram, as forças e as fraquezas. Saber quanto a concorrência está cobrando não é para você igualar o seu preço, mas sim para entender o que o difere dos demais e assim, educar os seus clientes - mostrando o seu valor agregado

3. Segmentação de clientes 

Você sabe quem é o seu público-alvo? Detalhe bem a persona (idade, sexo, profissão, classe social, momento da vida) para conseguir desenvolver um marketing eficiente com estratégias adequadas para comunicação entre escritório e público, o que acarretará em maior credibilidade e relacionamento forte.

Quanto mais você souber sobre seus clientes, maior a chance de personalizar as soluções que você oferece para eles.

4. Plano Financeiro 

Adicione o que você investiu no seu empreendimento nos últimos tempos: equipamentos, ferramentas digitais, salários, etc. Pare para analisar seu fluxo de caixa e o capital de giro - responsável por pagar as despesas fixas, como internet, aluguel, luz, água, insumos, seu salário e de colaboradores.

Negligenciar as questões financeiras 

A revisão do controle financeiro merece um tópico à parte. Existem várias questões que podem estar impedindo que seu negócio cresça. Como anteriormente falamos o quanto é essencial saber quais são as despesas do seu escritório nos últimos meses, te pergunto: você sabe por que isso  é tão importante? 

Ela influencia a precificar o seu serviço. A média desses gastos é dividida pela média de horas de produção mensal.

A partir daí você deverá adicionar uma porcentagem a mais, afinal, você não deseja só quitar as contas, é preciso ter uma reserva para traçar estratégias para o crescimento do seu negócio ou reverter os eventos negativos. Esse novo valor significa o seu custo por hora trabalhada. 

Sabemos que precificar parece um bicho de sete cabeças para muita gente e gera insegurança entre os profissionais da área que temem perder oportunidades de projetos. Entretanto, você como profissional deve ser valorizado e seu negócio precisa ser rentável. 

Com o valor da sua hora fica muito mais fácil saber quanto um projeto realmente vale e posteriormente, fazer uma proposta comercial para o cliente. Talvez o que esteja impactando no crescimento do seu escritório seja estar mantendo os preços baixos e dando descontos que não fazem sentido. 

Se você optar por esse modelo de cobrança, sempre faça um relatório de despesas e lucros dos últimos 6 meses e reveja o preço da hora trabalhada sempre que puder. 

Para saber mais sobre outros modelos e como precificar os seus serviços, confira aqui o artigo.  

Avaliando com cautela a necessidade da sua empresa, você pode apostar também em buscar novos investimentos para melhorar a qualidade dos serviços. Conte com a ajuda de empréstimos que garantirão um investimento de crescimento do negócio. 

#Lembre-se: Nunca misture as contas pessoais e da sua empresa! Como citado antes, você deve definir um salário - e usar somente esse valor. A falta de uma gestão financeira eficiente é um dos principais motivos que causam consequências negativas para as empresas.

Não ter metas específicas e mensuráveis 

Os seus objetivos precisam ser específicos e ter um prazo claro a ser cumprido. Afinal, metas sem prazo não são metas e sim apenas um desejo. 

O sucesso de um escritório depende da definição de prazos certos. Não adianta definir prazos irreais achando que as coisas irão funcionar - prazos irreais mais atrapalham do que ajudam e podem estar sabotando o seu sucesso.  

6 fatores que impedem que o seu negócio cresça

Com um prazo definido, é hora de planejar as ações para alcançar o objetivo. O prazo determina a estratégia e o plano a ser cumprido. 

Digamos que você queira realizar 100 projetos para um Varejo, entretanto, você não define nenhum prazo para esse marco. O que provavelmente irá acontecer é que, com seu próprio tempo e anos de experiência no bolso, seu escritório estará apenas sobrevivendo e longe de alcançar essa meta. 

Mas se você definir que deseja que isso ocorra em 2 anos, o gerenciamento a cada ano será estratégico no aumento das vendas, das campanhas de marketing, entre outros fatores. 

Envolva a sua equipe nos objetivos para que todos acompanhem os progressos e incentivos. Os prazos ajudam a funcionar porque mantém você e o seu time responsável e focados no que realmente importa para sua empresa crescer. 

#Lembre-se: haverá metas que você não conseguirá alcançar em um determinado prazo. Entenda o que aconteceu e aprenda com o feedback. O importante é não desistir e refazer os planos. Seja resiliente!

Não delegar ou automatizar tarefas

Além das competências para o desenvolvimento de projeto e acompanhamento de obra, é preciso dar conta de inúmeras operações dentro de um escritório de arquitetura, como atendimento ao cliente, estratégias de marketing, questões administrativas e de contabilidade, etc.

De início pode até ser fácil, mas conforme projetos e diversas demandas irão surgindo, pode virar um problema gerenciar  a execução de tudo ao mesmo tempo. 

6 fatores que impedem que o seu negócio cresça

Delegar as tarefas para profissionais habilitados pode aliviar essas demandas. Freelancer em renderização de projetos, contadores, administradores, serviços que automatizam algumas atividades, como a Vobi por exemplo :)

É muito importante fazer uma boa gestão de tarefas e evitar gargalos no desenvolvimento das atividades e, consequentemente, impedir que ocorram atrasos para atingir as metas e objetivos. 

Se você, arquiteto ou designer, não conhece uma plataforma de gestão eficaz e que ajuda a economizar tempo com tarefas repetitivas, a Vobi conta com a ferramenta de Gestão de Tarefas para te ajudar a gerenciar e crescer o seu negócio.

Com essa funcionalidade, você tem controle das tarefas pendentes de cada projeto do seu escritório, e fica fácil localizar quem são os responsáveis, o nível de prioridade e a data de vencimento dessa atividade. 

É preciso ser assertivo na escolha da ferramenta que realmente irá ajudar o seu negócio a alavancar. Escolher uma plataforma que faça o máximo de gerenciamento é indispensável.

A Vobi conta com um ecossistema completo capaz de reunir todas as ferramentas que você precisa, em um só lugar: Gestão de projetos, Gestão de Orçamento; CRM de Vendas, Gestão de Documentos, Gestão de Pagamentos, Site para Arquitetos, Ferramenta de criação de Moodboard e muito mais!

Não focar no serviço ao cliente 

6 fatores que impedem que o seu negócio cresça

Sabemos que um bom atendimento é capaz de fidelizar o cliente e fazer com que ele indique-o para conhecidos. É por isso que a sua empresa deve focar em processos de atendimento e criação de canais que centralizem reclamações e sugestões, através de: e-mails, chats online, whatsapp, entre outros. 

Isso contribui para entender as problemáticas e transformar em melhorias para o seu serviço ou suporte. Você deve buscar resolver as questões de imediato e evitar que esses problemas voltem a acontecer. 

Conforme a empresa for crescendo, invista em tecnologias que humanizem os serviços e melhorem a satisfação e fidelização do seu público. Ofereça suporte no pós-venda - esclarecendo dúvidas sobre a finalização do projeto ou solucionando alguma eventualidade. 

Esse apoio durante o processo, evita problemas na finalização do projeto como a insatisfação do cliente e consequentemente, uma má avaliação do seu serviço. 

O ideal é antecipar o cenário e contornar possíveis dificuldades. Por exemplo, se você, ao acompanhar a obra de um cliente, identificar que alguns imprevistos irão acontecer nos próximos dias, entre em contato e informe o que está acontecendo. Instrua o que pode ser feito para solucionar a problemática. Isso pode ser adicionado em um diário de obra, o importante é manter o suporte e oferecer uma experiência positiva para o público. 

Ter medo de pedir avaliações para os clientes

Deixar o cliente à vontade para avaliar o seu serviço é confirmar que não terá avaliação nenhuma. Isso porque, por não terem sido lembradas, as pessoas não vêem necessidade de avaliarem. 

O ideal é deixar essa intenção clara desde os primeiros contatos com o cliente. Postergar essa conversa para o fim do projeto ou obra quase sempre não é um bom momento. Para as pessoas, será o momento de mudança para o imóvel e dificilmente ela priorizará essa questão.

Agora, se você pedir para ser avaliado desde do momento em que fechou a venda, há muito mais chances de ser levado como prioridade - já que o relacionamento foi construído também a partir disso. 

#Dica 1: Não se esqueça de planejar a tarefa de pedir a avaliação. Para executar essa atividade, aposte em gravar vídeos ou enviar áudios via WhatsApp. Você pode também adicionar um lembrete no checklist do cliente e, ainda, adicionar um texto guiando-o em como construir a avaliação: 

“As avaliações são muito importantes para nós do escritório. Temos muitos comentários relevantes que ajudam a nos manter motivados e nos guiar para sempre melhorar nossos serviços. Você decidiu me contratar vendo excelentes comentários de outros clientes. Deixe uma avaliação e ajude outras pessoas a conquistarem seus projetos.”

Você pode pedir para a avaliação ocorrer de forma online em suas redes sociais, como o Instagram, Google Meu Negócio, Facebook e/ou LinkedIn. 

#Dica 2: Ao terminar um projeto, faça fotos profissionais tanto para acrescentar no seu portfólio como também para enviar para o cliente-proprietário e incentivá-lo a fazer postagens do imóvel - assim haverá mais chances de outras pessoas passarem a acompanhar e conhecer seu trabalho. 

Não se esqueça de manter o contato regularmente com o seu cliente. Isso ajuda a torná-lo uma referência profissional - quando um amigo precisar de um arquiteto ou designer, certamente lembrará de você para indicar. 

Por último e não menos importante, não esqueça também de responder as avaliações - mesmo que elas não sejam como você esperava. A resposta é um agradecimento e reconhecimento da importância do seu cliente para a empresa. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.contabilizei.com.br

www.imobireport.com.br

www1.folha.uol.com.br

www.stunningmotivation.com

www.blog.meifacil.com

www.houzz.com

www.blog.octadesk.com

www.conteudo.movidesk.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?