Guias Especiais

Como fazer um Portfólio de Arquitetura online?

Por Equipe Vobi
Portfólio de Arquitetura online

Ter um portfólio de arquitetura online é essencial para trilhar tanto uma carreira profissional na empresa dos seus sonhos, quanto dedicando-se ao crescimento do seu próprio escritório. Quer esteja se candidatando a uma empresa ou trabalhando como arquiteto autônomo, você precisará de um portfólio de arquitetura sólido para provar o seu valor como profissional - e em meio a era tecnológica, torna-se imprescindível construí-lo digitalmente.

Embora ainda seja necessário reunir um portfólio impresso ou em PDF, incluir um site para arquitetos profissional ao seu arsenal torna mais fácil para empresas e clientes em potencial entrarem em contato com você e até mesmo compartilharem seu trabalho.

Por isso, reunimos neste artigo um guia com tudo o que você precisa saber para construir um portfólio de arquitetura online matador. Confira:

Aproveite a leitura!

Por que devo ter um portfólio de arquitetura online?

Uma parte do trabalho com arquitetura inclui ter que comercializar a si mesmo e suas habilidades. O networking, por exemplo, é uma habilidade que muitos arquitetos aprendem para ter sucesso no campo criativo. Todavia, ter o dom da palavra exige não apenas falar, mas também agir. 

Dispor de um portfólio de arquitetura online acessível apenas com uma conexão à internet e um dispositivo digital capaz de visualizá-lo, fará com que o seu trabalho esteja sempre convenientemente disponível em qualquer situação. Ele também se torna útil como meio de compartilhamento: enquanto um portfólio de arquitetura em PDF só pode ser enviado por e-mail, praticamente todos os aplicativos de mensagens permitirão o envio de um link, conferindo uma maior vantagem para o seu negócio perante a concorrência. Assim sendo, se feito da maneira correta, um site para arquitetos pode até mesmo fazer parte da publicidade e do networking da sua empresa.

O mais importante é lembrar que, assim como em um currículo, um portfólio de arquitetura online é uma ferramenta de auxílio a expansão de uma carreira, portanto, deve ser útil para atingir os objetivos profissionais de quem o utiliza. Por isso, em vez de se perguntar o porquê de tê-lo, comece a pensar quais são os seus objetivos e como um portfólio de arquitetura online pode ser otimizado para ajudá-lo a alcançá-los.

portfólio de arquitetura online

O que incluir em um portfólio de arquitetura online?

Uma das partes mais desafiadoras do processo de construção de um portfólio de arquitetura online é decidir o que exatamente incluir. Pensando nisso, elencamos as cinco coisas que você nunca deve deixar de fora:

1. O seu melhor trabalho

Nem é preciso dizer que um portfólio de arquitetura deve ser uma coleção dos seus melhores trabalhos. Revise-os e escolha entre oito a dez de seus projetos mais bem sucedidos. Esses trabalhos devem mostrar suas habilidades como arquiteto e sua capacidade de colaborar nos esforços da equipe, portanto, certifique-se de destacar também os projetos nos quais você fez contribuições significativas. Faça o possível para incluir trabalhos mais atuais - ou seja, qualquer coisa que tenha sido feita nos últimos cinco anos.

2. Personalidade

Ao contrário de um currículo em que você precisa manter o profissionalismo, em um portfólio de arquitetura online você tem um pouco mais de liberdade para mostrar sua personalidade. Adicione aspectos pessoais no design do seu site e em sua redação e não tenha medo de adicionar uma foto, mas certifique-se de que seja profissional.

3. Detalhamentos

Embora os clientes possam aceitar renderizações 3D, você terá melhores chances de conquistar outros escritórios de arquitetura adicionando fotos de detalhes de construção, esboços manuais e modelos, pois, muitos desejam encontrar alguém versátil e capaz de contribuir para um projeto de inúmeras maneiras, seja por meio da modelagem 3D ou da solução criativa de problemas.

Se você gosta de criar planos e modelos de projetos teóricos em seu tempo livre, não tenha medo de incluí-los entre seus outros trabalhos concluídos. Você pode usar projetos teóricos para mostrar às empresas e clientes a sua capacidade de criar quando não está vinculado a um briefing ou mesmo a um orçamento.

4. Histórico

Através de um portfólio de arquitetura online, é possível dedicar uma página inteira apenas às suas informações básicas. Use esta oportunidade para criar um artigo que aborde quem você é e do que você é capaz como arquiteto. Discuta sua formação educacional, sua experiência profissional e quaisquer interesses relevantes, mas certifique-se de fazê-lo de uma maneira amigável e coloquial. Não se esqueça de incluir prêmios e elogios, organizações das quais você faz parte e quaisquer outras atividades extracurriculares relacionadas ao trabalho.

5. Informações de contato

Seu site é o seu cartão de visita virtual, então, nunca se esqueça de incluir suas informações de contato, desde seu endereço de e-mail até suas contas profissionais de mídia social. Se você tem um blog ou uma página do YouTube onde carrega renderizações ou fala sobre insights relacionados à arquitetura, sinta-se à vontade para adicioná-los também.

portfólio de arquitetura online

Agora que você já sabe o que não pode faltar em um portfólio de arquitetura online, aqui estão as respostas para algumas perguntas que provavelmente você deve estar se questionando:

Como criar um portfólio de arquitetura online?

Se você insiste em ter mais controle sobre a apresentação de seu trabalho, esta pergunta é para você. No final das contas, existem inúmeras maneiras de criar um site para arquitetos, mas entre as mais populares, atualmente, encontram-se as seguintes plataformas:

Squarespace e Format

Ambos os sites são bastante semelhantes em termos de esquema de preços e a facilidade de uso da interface. Existem modelos fáceis de usar que fornecem um site de aparência sofisticada em poucos minutos. Quanto às comparações, a Squarespace direciona seu serviço para além dos portfólios, enquanto a Format se concentra exclusivamente nos portfólios. O Squarespace também tem um serviço simples de criação de logotipo que pode ser útil. A escolha realmente se resume a quais modelos você prefere, pois são exclusivos de cada site.

Wordpress 

É importante estar ciente da diferença entre wordpress.com e wordpress.org. O primeiro é um serviço de hospedagem que oferece opções de personalização limitadas, mas no lado positivo é gratuito e relativamente fácil de usar. Já o segundo é possivelmente o serviço de criação de sites mais confiável e prontamente disponível para o público; porém, exige que você hospede seu próprio site, com todo o conhecimento técnico necessário. 

De qualquer forma, o sistema é incrivelmente popular, mesmo com grandes empresas usando a plataforma, incluindo CNN e The New York Times. Em geral, como uma plataforma de código aberto, o Wordpress.org também oferece mais liberdade e controle do que o Squarespace e o Format, graças aos milhares de plug-ins gerados pelo usuário que você pode instalar.

Vobi

A Vobi possui, dentre as suas diversas funcionalidades, uma ferramenta voltada para criação de site para arquitetos chamada de ferramenta “Meu Site”. Trata-se de uma página que contém as informações do seu escritório, um pouco da sua história, seu portfólio, redes sociais e suas opções de contato.

portfólio de arquitetura online

Lembra-se do networking que falamos logo no início deste artigo? Criando o seu portfólio de arquitetura online na Vobi, todas as informações do seu negócio ficam centralizadas em apenas um local, sendo possível enviar o link para qualquer pessoa, inclusive colocar como link na bio do seu Instagram, divulgando, de forma atrativa, um pouco do seu trabalho.

Trata-se de uma ferramenta super rápida e descomplicada, que garante a criação de um site profissional em poucos passos, não sendo necessário ter conhecimentos de programação. 

Para ter acesso, basta ser um usuário da plataforma solicitando um convite aqui. Mas se você ficou curioso e deseja entender melhor, nós temos um artigo completo em que você pode encontrar mais detalhes sobre essa funcionalidade incrível 👉 Site para Arquitetos: Crie seu site e conecte-se com seus clientes.

Quantos projetos devo adicionar ao meu portfólio de arquitetura online?

A resposta a essa pergunta remete ao que você deseja alcançar com seu portfólio. Com portfólios impressos, eles sempre dizem que você deve apresentar apenas seus melhores trabalhos - isso não apenas demonstra habilidades críticas, mas também mantém a contagem de páginas em um número razoável. Para sites, é possível ter quantos dados quiser, portanto, isso depende exclusivamente do resultado desejado. 

Se você deseja ser conhecido por apenas uma inovação ou tipo de construção, ou deseja que as pessoas vejam apenas o que de melhor você tem a oferecer, basta fazer upload dos projetos correspondentes. 

O que é SEO e como isso vai me ajudar?

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, uma ferramenta de otimização de sites. Pode ser considerada complexa a princípio - afinal, toda uma indústria foi construída a partir dela - mas, em termos simples, ela se resume a uma boa mistura de links, conteúdo e palavras-chave disponíveis em sua página, aumentando a probabilidade de mecanismos de pesquisa orgânica, como Google, recomendarem o seu site. 

Há muitas maneiras de aumentar a classificação de SEO, mas talvez a mais importante a se lembrar é incluir o próprio nome, ou o nome da empresa que você usará, em lugares de destaque, como a url, os títulos e cabeçalhos da página. Isso pode parecer óbvio, mas na verdade é surpreendentemente fácil de esquecer.

Outro ponto importante é não criar gráficos baseados em imagens! A desvantagem dessa abordagem é que os mecanismos de pesquisa não podem processar dados baseados em imagens, o que significa que seu site não é tão amigável com SEO quanto você gostaria. Se você decidir ter um site bonito e personalizado, vale a pena se certificar de que seja feito corretamente, pois tentar "hackear" seu caminho para um site bonito geralmente causa mais danos do que benefícios.

#Dica: O site para arquitetos, criado em na plataforma Vobi, por exemplo, vem automaticamente com uma variedade de recursos poderosos que o ajuda a ser encontrado online por meio de pesquisa. Os modelos são otimizados para SEO e oferecem diversas opções personalizáveis, incluindo um mapa da empresa, botões de mídia social, formulário de contato e muito mais.

Gastar mais tempo formulando uma paleta de cores exclusiva e investir em uma fonte personalizada de bom gosto é uma maneira eficiente e econômica de se destacar da embalagem. Mas o mais importante a lembrar é que seu portfólio será comparado com muitos outros em um espaço online sobrecarregado, então você precisa usar sua criatividade para destacar seus melhores aspectos. 

Com que frequência devo manter o meu portfólio de arquitetura online atualizado?

Existem poucas coisas mais desagradáveis ​​para um contato em potencial do que um portfólio de arquitetura online que parece abandonado. A regra é que você provavelmente deva atualizá-lo pelo menos uma vez a cada 6 meses, desde que tenha um novo projeto para adicionar. 

Como alternativa, você pode optar por fazer atualizações regulares em uma base mensal ou semanal, criando artigos que sejam úteis para outros arquitetos ou designers. Essa é uma ótima maneira de divulgar a si mesmo além de mostrar que você é um pensador engajado, sem mencionar o fato de que artigos úteis com títulos relevantes são amigáveis ​​para SEO.

#Dica: Com a ferramenta “Meu Site” da Vobi você consegue vincular sua conta do Instagram à plataforma e, todas as vezes que fizer uma nova postagem, automaticamente seu site será atualizado. Assim, você sempre poderá ter novidades na sua página.

Gostou? Compartilhe!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?