Eventos de Arquitetura e Design em 2022
Marketing
May 3, 2023

Calendário de eventos de Arquitetura e Design para 2022

Após um longo período de paralisação devido ao isolamento social causado pela pandemia, os setores de arquitetura, construção e design voltam a realizar as mostras, feiras e congressos, tão necessários para o setor. Os eventos têm como principais objetivos fomentar debates, apresentar inovações e tendências, gerar e fortalecer vínculos profissionais e negócios, movimentando o mercado.  

A presença nesses eventos é muito importante para os profissionais de arquitetura e design, pois além de ampliar o networking permite a interação direta com os materiais aplicados na prática profissional. Entender o funcionamento de componentes, sistemas, dimensões, cores, texturas, ambientações, dentre outros, são fundamentais para futuras especificações, portanto não deixe de marcar a sua presença nos eventos mais relevantes para o seu escritório. Confira a seguir os principais eventos com data confirmada para 2022!

Aproveite a leitura!

01. CASACOR

Casa cor 2022
(CASACOR SP 2021 - Ateliê Deca | Fonte: CASACOR)

A CASACOR é um dos principais eventos de arquitetura das américas, reunindo profissionais renomados de diversos locais para a execução da maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo. A maior parte das mostras são em território nacional, mas o evento também acontece em outras regiões como Bolívia, Equador, Peru e Miami. As datas dos eventos são diferentes para cada local, portanto é necessário ficar atento ao Site oficial da CASACOR, o qual divulga as datas e demais informações. Atualmente os locais e datas oficialmente confirmados são: 

  • Rio de Janeiro - 05 de abril a 29 de maio de 2022, no Casarão Brando Barbosa, o qual também foi sede da mostra no ano passado.
  • Florianópolis - 17 de setembro a 30 de outubro de 2022, na Escola Silveira de Souza.
  • Tocantins - 20 de maio a 03 de julho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento será no formato Janelas CASACOR, o qual utiliza containers para criar vitrines que são exibidas em praças. O formato janelas surgiu como uma resposta à crise sanitária da COVID-19, permitindo que a mostra ocorresse sem interação, já que os ambientes das vitrines só podem ser observados de fora, e não visitados como ocorre no formato tradicional. Essa configuração do evento é mais simples e permite a expansão de fronteiras, levando a mostra para mais regiões.   
Casa Cor 2022
(Janelas CASACOR Tocantins 2021 - Refúgio do Lago | Fonte: CASACOR)

02. Expo Revestir

Reconhecida como a maior feira de revestimento da América Latina, a Expo Revestir completa 20 anos na edição de 2022, trazendo inspirações e tendências em cerâmicas, rochas ornamentais, madeiras, laminados, mosaicos, cimentícios, vítreos, louças sanitárias e metais para cozinhas e banheiros. O evento terá formato híbrido, ou seja, presencial e online. 

A Expo Revestir online ocorrerá no Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), onde será possível acompanhar as novidades e tendências. O evento também conta com palestrantes nacionais e internacionais renomados, tendo como público-alvo profissionais da área, estudantes e revendedores. O evento presencial ocorre de 08 a 11 de março de 2022, das 10h às 19h, na Transamérica Expo Center, em São Paulo. 

Para participar do evento é necessário realizar o credenciamento antecipado, pois não haverá inscrições no local. O credenciamento teve início em 17 de janeiro e você pode se cadastrar online clicando aqui. Para acompanhar atualizações e demais informações acesse o Site Oficial da Expo Revestir.

Exporevestir 2022
(Fonte: Exporevestir)

03. ABCasa Fair

A ABCasa Fair é uma das maiores feiras de artigos de casa e decoração do mundo, apresentando as principais tendências em diversos setores, são eles: utilidades domésticas, decoração de ambientes, decoração de festas, plantas e flores, têxtil, presentes criativos e artigos de papelaria. O evento também conta com conteúdo qualificado, ministrado por palestrantes renomados, espaços temáticos e lounges. 

A feira é organizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) e tem como público alvo lojistas e profissionais representados pela associação. O evento é presencial e ocorrerá de 07 a 10 de fevereiro de 2022, das 10h às 20h, e 11 de fevereiro de 2022, das 10h às 17h, na Vila Guilherme - São Paulo.  

Devido ao decreto da prefeitura de São Paulo, será necessário apresentar comprovante de vacinação das duas doses contra a COVID-19. O uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento também são observados. Você pode realizar o seu credenciamento e conferir mais informações no Site Oficial da ABCasa Fair.

ABCasa Fair 2022
(Fonte: Promoview)

04. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é um evento organizado pelo Instituto de Arquitetos Brasileiros de SP (IABsp), o qual traz reflexões sobre as práticas e o exercício profissional, discutindo o projeto como instrumento de diálogo, defesa do direito à cidade e construção de espaços urbanos democráticos. 

A 13ª edição da Bienal ocorrerá de 21 de maio a 10 de julho de 2022 em diversos pontos da cidade. A proposta temática da Bienal é Travessias, onde entende-se que a pandemia da COVID-19 reforçou desigualdades socioespaciais, sublinhando estruturas marcadas pela fragmentação e descontinuidades físicas e simbólicas. A Bienal propõe a travessia desses fragmentos, norteada por cinco eixos: democracia, corpos, memória, informação e tecnologia. 

“Imagine uma Bienal de Arquitetura na qual você caminhe pela cidade, numa grande travessia, e dentro dessa travessia você visite narrativas que estão espalhadas por esse território. Essas narrativas, logicamente, pertencem a corpos, corpos diversos, e alguns sofrem pagamentos, são vulnerabilizados e marginalizados. Em 2022 nós queremos construir uma Bienal de Arquitetura um pouco diferente, a ideia é que você, visitando essa malha urbana, visite, por meio dessa travessia, essas narrativas. Nós iremos costurar essas tramas e enfim apresentar uma Bienal que possa conversar com o nosso passado, nosso presente e possibilidades para o nosso futuro.”

A Bienal deve priorizar equipamentos públicos e comunitários que possuem projetos integrados de transformação com as comunidades locais (Jardim Guarani, Jardim Pantanal, Parque  Pinheirinho D’Água, Jardim Lapenna e Parque Novo Mundo), conectando e se integrando a essas ações. Também deve abordar equipamentos culturais e espaços públicos no eixo da Avenida Paulista. Confira mais informações no Site Oficial da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 2022
(Fonte: bienal de arquitetura)

05. Expolux

O principal evento para empresas de iluminação da América Latina, a Expolux, terá sua 17ª edição nos dias 02 a 05 de agosto de 2022, das 10h às 20h, na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento contará com mais de 350 expositores, abordando inovações e tendências em diversos setores de iluminação, são eles: iluminações cênica, educacional, comercial, publicitária, industrial, de emergência, monumental, decorativa residencial e profissional, pública, subaquática e fontes luminosas. Também abrange componentes e matérias primas para iluminação, lâmpadas, leds e oleds, reatores, drivers e controladores.

A Expolux também conta com conteúdos especializados e possibilita a geração de negócios, atualização profissional e relacionamento com clientes e parceiros. O público alvo do evento são arquitetos, designers de interiores, lighting designers, engenheiros, técnicos, lojistas e varejistas. Para mais informações acesse o Site Oficial da Expolux

Expolux 2022
(Fonte: blog.expolux)

06. FEICON

A FEICON é um evento que integra os setores de arquitetura e construção, sendo o único da américa latina a abordar o panorama completo em um único lugar. O evento traz as principais inovações e tendências do mercado, conteúdos especializados e conexão do mercado através de negócios e relacionamento. A FEICON é organizada em quatro macrossetores que abrigam diversas áreas da construção e arquitetura, são eles:

  • Acabamentos: decoração, revestimentos, tintas, metais, louças e produtos para cozinhas e banheiros, fechaduras, ferragens e cadeados.
  • Estruturas: sistemas construtivos, ferramentas para construção, fundação e estrutura, máquinas e equipamentos para construção.
  • Instalações: aquecimento e refrigeração do ambiente, hidráulica, elétrica, iluminação, automação e segurança, serviços profissionais e TI, transporte e logística.
  • Externos: portas, janelas e acessórios, área externa e lazer, teto, cobertura e fachada.

O evento terá sua 26ª edição de 29 de março a 01 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo. O credenciamento já está aberto e pode ser realizado online clicando aqui. Devido ao decreto municipal, é necessário apresentar a carteira de vacinação. O acesso é gratuito para profissionais do setor que realizaram o credenciamento online, nos demais casos o credenciamento pode ser feito no balcão com taxa de R$55,00. Para mais informações, acesse o Site Oficial da FEICON.  

Feicon 2022
(Fonte: saopaulo.sp.gov.br)

07. ABRAFATI SHOW

A ABRAFATI SHOW reúne o Congresso Internacional de Tintas e a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, resultando em um evento completo que apresenta as inovações e tendências do setor, exigências sobre sustentabilidade e soluções, conteúdo especializado com profissionais nacionais e internacionais e conecta fornecedores e clientes, estimulando o networking da área. O evento com mais de 230 expositores ocorrerá do dia 21 a 23 de junho de 2022 na São Paulo Expo e obedece os protocolos de segurança do Hospital Albert Einstein. Para mais informações acesse o Site Oficial da ABRAFATI SHOW.

ABRAFATI SHOW 2022
(Fonte: abrafatishow.com.br)

08. FESQUA

A FESQUA é a feira internacional da indústria de esquadrias e é o pólo das principais novidades desse setor. O evento é o maior do setor na América Latina, representando uma grande oportunidade de negócios e networking, bem como conhecimento e atualização sobre as principais tendências em esquadrias e vidros, portas, janelas, forros, portões, grades, acessórios e componentes. A FESQUA vai acontecer do dia 14 a 17 de setembro de 2022 na São Paulo Expo e você pode realizar o seu pré-credenciamento clicando aqui. Para mais informações acesse o Site Oficial da FESQUA.

Fesqua
(Fonte: saintgermainvidros.com)

09. LARE

A Latin America Roofing Expo (LARE) é um evento que reúne as principais soluções, inovações e tendências em telhados, coberturas e impermeabilização, trazendo expositores, conteúdo especializado e oportunidades de networking, uma vez que reúne todo o segmento: desde fabricantes e fornecedores até prestadores de serviços e empresas. 

A LARE é gratuita para os profissionais do setor, sendo eles: construtoras, distribuidoras e varejistas de materiais de construção, síndicos, administradores de condomínios, arquitetos, engenheiros, dentre outros. O evento ocorrerá do dia 25 a 27 de outubro de 2022, das 14h às 20h, na Expo Center Norte em São Paulo. A LARE conta com o apoio de entidades como a ABNT e o CAU-SP. Para mais informações e atualizações acesse o Site Oficial da LARE.  

Lare 2022
(Fonte: lareexpo.com)

Esses são apenas alguns dos principais eventos de arquitetura e design com data confirmada em 2022, muitos outros ainda serão confirmados, portanto, fique atento as redes sociais da Vobi para se atualizar sobre novos eventos e suas programações. Acompanhe a gente e fique sempre por dentro de todos os principais encontros e mostras do setor!


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.casacor.abril.com.br

www.exporevestir.com.br

www.abcasa.org.br

www.abcasafair.com.br

www.bienaldearquitetura.org.br

www.iabsp.org.br

www.expolux.com.br

www.feicon.com.br

www.caubr.gov.br

www.abrafatishow.com.br

www.fesqua.com.br

www.lareexpo.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?