O perfil dos arquitetos brasileiros
May 3, 2023

O perfil dos arquitetos brasileiros: uma análise sobre as principais características desses profissionais no país

Mapear o perfil socioeconômico, cultural e profissional já vem sendo uma meta para  o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) há alguns anos. O CAU divulga anualmente um relatório com mapas e dados sobre o exercício profissional no país.

Para ficar por dentro dos principais resultados continue lendo este artigo:

Aproveite a leitura!

O mercado

De acordo com o conselho, o Brasil possui hoje 202.000 arquitetos e urbanistas em atuação, número que quase dobrou desde 2012 com uma taxa média anual de crescimento de 8%. Sendo São Paulo o estado com maior quantidade de profissionais, seguido por  Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

arquitetos e urbanistas atios no Brasil 2020
Fonte: CAU-BR

Já as empresas do setor, que atualmente somam 26.157 em todo o país, têm se multiplicado em uma velocidade ainda maior que a de profissionais. Crescendo quase 10% em  2019.

De acordo com os dados do CAU:

“Mais da metade (57%) das empresas de Arquitetura e Urbanismo do país estão concentradas em apenas quatro estados: São Paulo (27%), Rio de Janeiro (10%), Rio Grande do Sul (10%) e Paraná (10%).”

Cenário pós pandemia

“Desde 2016, quando a crise econômica causou uma retração na demanda pelos serviços de arquitetos e urbanistas, o mercado vem respondendo com um crescimento constante. Foram três anos seguidos de expansão, com um crescimento de 2,5% em 2017, 5,4% em 2018 e 8,2% em 2019.”

Devido ao surgimento da pandemia da covid-19 em conjunto com as medidas de distanciamento social, essa performance acabou sendo interrompida. Acarretando em uma queda drástica da demanda por projetos e obras entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020.

serviços de arquitetura e urbanismo 2020
Fonte: CAU - BR

Mesmo depois desse choque inicial no mercado de arquitetura, o setor conseguiu reagir nos últimos três meses do ano, tendo um crescimento de 12% se comparado ao mesmo período em 2019. No entanto, não foi possível se recuperar totalmente e alcançar o patamar do ano anterior, computando, de uma forma geral, 6,3% de queda.

mercado de arquitetura e urbanismo
Fonte: CAU-BR

Contudo, uma boa notícia: nove estados registraram crescimento em 2020 mesmo em meio a pandemia, foram eles: Acre (+18%), Amazonas (+18%), Roraima (13%), Amapá (+6%), Distrito Federal (+6%), Mato Grosso (+13%) e Goiás (+3%), Ceará (+6%), Sergipe (+4%) e Paraná (+1%).

Ler também o artigo “O mercado da arquitetura pós-isolamento”

Perfil dos arquitetos e urbanistas

Conforme a pesquisa do CAU/BR realizada em parceria com o Instituto Datafolha em 2019, a Arquitetura e Urbanismo é, atualmente, uma profissão dominada por mulheres jovens, com menos de 40 anos.

arquitetos e urbanistas ativos no Brasil
Fonte: CAU-BR

No gráfico acima é possível observar que as mulheres dominam 64% do mercado de arquitetura e que arquitetos e urbanistas brasileiros são na sua maioria jovens, com 38 anos em média.

Analisando apenas os profissionais mais jovens, na faixa etária de até 30 anos, a proporção chega a 75% de mulheres, contra apenas 25% homens. Além disso, existem mais profissionais dentro dessa faixa etária do que com mais de 50 anos e vale ressaltar que mais de 13.000 arquitetos e urbanistas entraram no mercado de trabalho brasileiro em 2020. Um número que vem aumentando e mudando cada vez mais o perfil da profissão.

Outros dados importantes são que, no setor de arquitetura, a maioria dos profissionais são liberais ou autônomos, representando 55%. Atuam principalmente nas capitais e regiões metropolitanas (66%) e uma parcela significativa (24%) atuam em outras áreas além de Arquitetura e Urbanismo.

Principais atividades

Projetos Arquitetônicos, Arquitetura de Interiores e Execução de Obras continuam sendo as principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas em todo o Brasil. O serviço que sofreu menos impacto com a pandemia em 2020 foi o de projeto arquitetônico, tendo apenas 3,7% de queda. Já outros serviços como de gestão e execução de obras tiveram queda de 11% e 10% respectivamente.

atuação profissional de arquitetos e urbanistas
Fonte: CAU-BR

Os recursos mais usados pelos profissionais da área para captação de clientes são: 

1. Redes Sociais (45%)

a. 74% usam Instagram

b. 50% o Facebook e o Pinterest

c. 28% o Linkedin

2. Indicações de clientes (44%) 

3. Site pessoal com portfólio (11%) Clique aqui.>

E a internet é o meio mais utilizado para se informar sobre as novidades do setor, abrangendo 95% dos profissionais. Vobi Design e fique por dentro do que há de mais novo da arquitetura e design em um só lugar.>


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.caubr.gov.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?