como liderar em momentos de caos e complexidade
Gestão
Apr 7, 2021

Como liderar em momentos de caos e complexidade

Em tempos de crise, as coisas podem passar de “negócios como de costume” para “negócios incomuns” em um piscar de olhos e, nestes cenários, os líderes são obrigados a operar em um estado constante de triagem para manter as coisas funcionando.

Além disso, precisam catalogar - em tempo quase real - as lições, processos e experiências que o ajudarão a lidar com a próxima crise quando ela surgir.

Ao passar por momentos de caos e complexidade, mantenha o foco no que é mais importante para você e seu escritório e encontre um equilíbrio entre liderança e aprendizado.

Caos e complexidade exigem diferentes estratégias de liderança. É útil conhecer a diferença e entender qual condição está em jogo conforme você gerencia durante uma crise.

Embora ambos sejam imprevisíveis, a complexidade é uma extensão do mundo em que já vivemos. Exorta você a planejar o que vem a seguir e a reagir com ponderação, agora e a longo prazo. O caos, por outro lado, exige uma ação rápida e decisiva para manter todos focados e na mesma página, enquanto tenta-se reduzir a ansiedade.

Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre os dois temas e lhe apresentaremos algumas dicas importantes para contornar estes momentos da melhor maneira possível. No decorrer dele você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

como liderar em momentos de caos e complexidade

Confrontando o caos

Caos, por definição, significa que as coisas são ambíguas, imprevisíveis e fora de nosso controle.

Sem respostas claras e resultados conhecidos, o caos exige que os líderes confiem em seus instintos,ajam de forma decisiva e sejam capazes de se adaptar conforme necessário.

Como colocou Bob Johansen, pesquisador do Institute for the Future (Instituto para o futuro), "o futuro recompensará a clareza e punirá a certeza". Isso significa que a clareza é fundamental durante os períodos de caos e complexidade.

Portanto, reajuste as expectativas e os objetivos de todos. Comunique claramente o que mais importa para sua você e sua equipe agora e pause os objetivos e ou outras iniciativas que podem esperar até mais tarde, principalmente durante este período.

Você e seu time podem estar estressados ao tentar atingir todos os seus objetivos regulares de desempenho enquanto abordam as novas coisas necessárias para manter as tarefas acontecendo. Portanto, é importante deixar claro que as prioridades mudaram e escrever novas instruções sobre onde manter o foco.

Dicas para ajudar a liderar sua organização através do caos:

  • Confie nos seus instintos. A velocidade é importante. Com pouco ou nenhum tempo para revisão, você precisará entrar e fazer a sua melhor ligação - provavelmente mais cedo do que se sentir confortável.
  • Sintonize e reconheça as emoções das pessoas. Todos costumam ter medo, ansiedade e inquietação. Comunicações claras e ações rápidas podem ajudar a aliviar essas emoções e permitir que você e sua equipe se concentrem nas ações necessárias.
  • Prepare-se e prepare sua equipe para se adaptarem quando novas informações surgirem e as circunstâncias evoluírem. Reconheça que esta é uma situação sem precedentes e que as coisas podem mudar e mudar novamente.
  • Enquanto você se prepara para a mudança, forneça o máximo de terreno possível para o que não vai mudar: sua visão e missão, seus valores e seu compromisso de trabalhar juntos durante a crise.
  • Esteja preparado para mudar de rumo, se necessário. Não existe uma maneira certa de fazer isso - apenas a melhor maneira certa no momento.

Navegando pela complexidade

Complexidade, como o caos, traz consigo uma falta de respostas claras e simples. Mas é um pouco menos assustador. A verdade é que nossas vidas e empresas se tornaram cada vez mais complexas nos últimos anos.

O lado positivo é que, liderar períodos de extrema complexidade nos ajuda a nos preparar para um futuro mais multidimensional, acelerado e automatizado.

Para navegar na complexidade, é necessário um roteiro mental que o ajude a ver o que está acontecendo agora, além de mapear as possíveis alterações que estão por vir. Comunicar claramente sua visão para sua equipe ajudará as pessoas a acompanhá-lo(a) nessa jornada e a seguir em frente com sua orientação. 

Dicas para ajudar a liderar sua organização através da complexidade

  • Forneça clareza e orientação para ajudar a aliviar a ansiedade enquanto as pessoas agem e se estabelecem no "novo normal" com base em sua liderança. Mas, assim como no caos, você precisa observar e se adaptar à medida que as coisas evoluem;
  • Observe, ouça e obtenha informações de várias e diversas perspectivas. Pergunte a si mesmo o que você pode estar perdendo fora do seu próprio quadro de referência. Que suposições você está fazendo e como elas podem estar erradas?
  • Concentre-se na aprendizagem, em vez de acertar tudo. Teste experimentos que ajudarão você a aprender. Por exemplo, tente duas ou mais abordagens para uma situação e adote a que está funcionando no momento;
  • Trabalhe em vários projetos pequenos com risco relativamente baixo para que, se eles falharem, você possa aprender rapidamente, mas com menos sofrimento, e seguir aplicando o que aprendeu;
  • Fique vigilante. Mesmo que as coisas pareçam estar no caminho certo, elas quase certamente evoluirão e mudarão; portanto, veja tudo o que você faz agora como um experimento;
  • Concentre-se no que realmente importa.

Por fim, pergunte-se: qual é o ponto forte do seu escritório? Como posso usar esse senso de propósito para liderar minha organização por períodos caóticos e complexos? E o que posso aprender com essa experiência ao guiar minha equipe para uma nova aparência de normal?

De tempos em tempos, você inevitavelmente experimentará o caos, exigindo que você adapte sua estratégia de liderança e responda à situação em questão. Mas pelo menos você estará melhor preparado para lidar com a interrupção e pronto para enfrentar o que vier a seguir.


Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?