O fim do escritório de arquitetura e design como conhecemos
Gestão
Apr 7, 2021

O fim do escritório de arquitetura e design como conhecemos

Neste artigo você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

O fim do escritório de arquitetura e design como conhecemos: por que o tradicional não funciona mais e como você pode se salvar

“Às vezes, a vida vai te acertar um tijolo na cabeça. Não perca a fé.”, frase dita por Steve Jobs, fundador da Apple. 

Isso é como muitas empresas estarão se sentindo quando, eventualmente, conseguirem sair do outro lado da pandemia - e a salvação poderá vir em forma de digitalização.

Empresas que já tinham investido em transformação digital, tiveram mais facilidade em se adaptar aos lockdowns globais que forçaram todos a trabalharem de forma remota. Isso as ajudou a se manterem rápidas nas mudanças e suprirem as novas necessidades dos consumidores que surgiram junto à quarentena.

Segundo um estudo recente, realizado pela Deloitte Access Economics, pequenos negócios, com altos índices de engajamento digital, possuem 50% mais chances de aumentar sua receita e 8 vezes mais probabilidade de gerar novos empregos. Adotar novas ferramentas tecnológicas auxilia na economia de tempo, aumenta a aquisição de clientes, tornando seu negócio mais eficiente e, por consequência, colocando-o à frente dos seus concorrentes.

 

benefícios do escritório de arquitetura digital

 

Vivemos em um mundo onde é possível conectar sua cafeteira à internet e fazer seu café via Bluetooth. Se até sua cafeteira já se tornou digital e seu escritório ainda não, o que isso diz sobre você?

Tome a Kodak, como exemplo. Uma empresa que desperdiçou todas as oportunidades digitais que teve - e foram muitas. Foi um engenheiro da Kodak que inventou a câmera digital em 1975. Na época, o feedback foi que isso poderia se tornar uma ameaça ao principal produto da empresa: o filme fotográfico. Ao invés de enxergar o grande potencial futuro dessa criação, de acordo com o livro “O Tear da Decisão: Uma proposta para a tomada interativa de decisões em organizações”, a empresa acreditou que a tecnologia digital demoraria para sobressair a grande invenção da Kodak e que teria cerca de 10 anos para se adaptarem.

E mesmo acreditando que teriam tanto tempo, não fizeram por onde se adaptar de maneira correta. Levando a empresa à falência dentro do próprio segmento que criou.

Pode parecer que o seu negócio vai muito bem permanecendo offline hoje. Mas, e amanhã? Em um mundo onde tudo pode mudar em tão pouco tempo,- como no cenário em que vivemos atualmente, devido ao COVID-19- o que você está fazendo hoje é suficiente?Já dizia Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. É mais importante se antecipar às necessidades dos seus clientes do que se adaptar. O que funcionou ontem pode não funcionar hoje ou pode simplesmente não ser o desejo do cliente.

No Brasil, a construção civil ainda é o setor que mais cresce. Isso quer dizer que é uma área extremamente rentável. A falta de cultura tecnológica organizacional é um círculo vicioso que estagna a expansão de um país. Sendo o setor de construção, um dos mais importantes campos econômicos no Brasil, é muito perigoso as empresas não se reinventarem hoje.  

A Autodesk lançou, em junho deste ano, um estudo global “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, da consultoria IDC. De acordo com a pesquisa, que ouviu 835 profissionais de grandes construtoras em 12 países da Europa, Américas e Ásia, incluindo o Brasil, 72% das companhias acreditam que a transformação digital é uma prioridade.

De qual lado você está?

escritório de arquitetura do passado versus futuro

Escritório tradicional

X Se organiza no papel e caneta (às vezes no excel), esquece de informações importantes nas reuniões e não tem processos de vendas, marketing e muito menos de operações e finanças. Portanto, “nunca tem tempo”.

X  Não sabe o seu faturamento dos últimos 2 meses e muito menos a lucratividade por projeto. 

X  Está sempre enviando propostas, fecha poucas e não tem ideia da sua taxa de conversão (“taxa de que?”). Inclusive, acha que “marketing” é a solução para tudo.

X  Para ele, um projeto deve ser personalizado, mas na venda, sempre utiliza o mesmo discurso e vende a mesma solução para todos os clientes.

X  Dilema diário: Pagar as despesas do próximo mês.

Escritório do futuro

É moderno e organizado, por isso tem mais tempo para focar nos clientes e projetos mais importantes.

Não perde tempo criando orçamento em excel, salvando propostas e orçamentos em pastas do google drive ou procurando comprovantes de pagamentos e notas fiscais. Utiliza uma ferramenta de gestão e por isso, possui tudo online.

Dá visibilidade e transparência para os seus clientes, que acompanham tudo online, sem ficar solicitando informações toda hora no whatsapp.

✓  Acompanha seus números diariamente, conhece de perto o seu faturamento, lucro por projeto e tem muito claro as suas metas.

✓  Enxerga o escritório como uma empresa e seus processos (que são digitais) estão todos em dia.

✓  É rigoroso ao fazer uma proposta para um cliente, segue a risca o seu processo de qualificação e investe tempo apenas em clientes potenciais. Oferece soluções personalizadas e portanto, possui uma conversão acima da média.

Dilema diário: Como conseguir atender ainda mais clientes com o mesmo nível de qualidade.

Como tornar meu escritório de arquitetura e interiores digital?

Automatizando os processos de trabalho da sua empresa, aumentando sua produtividade e organização.

Use seu tempo para crescer o seu negócio e não em tarefas repetitivas.

Com a nossa plataforma (Vobi) de gestão, o seu escritório se torna digital e você tem mais tempo para fazer o que mais gosta: criar e se relacionar com seus clientes. Nela você têm acesso à:

  • Gestão de clientes;
  • Criação e gestão de orçamentos;
  • Gestão de compras e pagamentos;
  • Gestão de projetos;
  • Recebimento de pagamentos e muito mais!


plataforma Vobi

Concentre todas as informações do projeto em um único local e acesse de qualquer lugar. Isso evita perda de informações e desgastes desnecessários tanto para você quanto para seu cliente, criando uma experiência muito mais tranquila e confiável.

Com a ferramenta de gestão de clientes você controla e gerencia todas as suas oportunidades de projetos em uma única tela, envia propostas personalizadas em minutos, visualiza históricos, detalhes e status de cada oportunidade.

Em gestão de projetos o seu cliente tem acesso a todas informações do projeto como referências, plantas e documentos, e toda a comunicação é feita online. Feedbacks, solicitações de revisão, anotações, escopo e contratos ficam registrados para futuras consultas.

Em gestão de orçamentos você consegue enviar solicitações de cotação para diversos fornecedores ao mesmo tempo, montar o orçamento da obra, comparar preços, editar e compartilhar diretamente com seu cliente. Isso significa mais confiança, mais transparência e visibilidade.

A partir de hoje, só depende de você para se tornar o escritório do futuro. Vamos juntos!

Ficou interessado? Para fazer parte da nossa plataforma clique aqui e solicite um convite. 

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.insidesmallbusiness.com.au

www.perfectial.com/blog/

www.orange-business.com/en

www.ideiademarketing.com.br

www.onsmart.com.br/blog/

www.blogs.autodesk.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?