O que os arquitetos gostariam de saber antes de começar o próprio negócio
Gestão
May 19, 2021

O que os arquitetos gostariam de saber antes de começar o próprio negócio

Quando você deseja ter o seu próprio escritório de arquitetura e/ou interiores, existem muitas coisas a serem pensadas e levadas em consideração. 

“No entanto, existem tantas coisas sobre empreender o seu próprio negócio que não são ensinadas na faculdade.” - Leia mais em: 4 dicas para ser um bom mentor.

Por isso, perguntamos aos profissionais da área, que já estão no mercado há algum tempo, o que eles gostariam de ter aprendido antes mesmo de começar o próprio negócio. Continue lendo este artigo para conferir as dicas:

1. Contrate um consultor financeiro

Se você deseja que seu negócio tenha sucesso financeiro, a designer Jena Bula recomenda que um profissional da área financeira seja contratado o quanto antes possível. Ainda que seja como consultor ou prestador de serviços ao invés de um funcionário de tempo integral.

“Seja um contador ou um escriturário, o fato é que ter um profissional acompanhando as finanças e resultados da sua empresa juntamente com você todo mês é muito valioso.”- ressalta Jena.

Quando Jena decidiu começar o próprio negócio, ela mesma acompanhava os gastos e renda da empresa e enviava para um contador uma vez ao ano para realizar o imposto de renda. No entanto, apesar de fazer o melhor que pôde, sentia que o cenário financeiro do escritório ainda não era tão claro quanto ela gostaria que fosse, sendo difícil para ela tomar decisões que tivessem impacto à longo prazo, como planejar um budget destinado à anúncios de marketing ou mesmo contratar um novo funcionário.

“Você tem que conhecer suas métricas”, ela acrescenta. “Atualmente eu monto estratégias com meu contador sobre quais projetos fazem sentido realizar no momento, quanto posso investir em divulgação e fotografia, por exemplo, e estabeleço diversas metas ao longo do ano.”

No entanto, nem tudo são flores. No início de carreira, muitos arquitetos e designers de interiores não têm a possibilidade de contratar um profissional da área financeira. Então a dica é: estude! 

É preciso entender que um escritório de arquitetura não vive apenas de projetos e obras. Trata-se de uma empresa que necessita lucrar para se manter no mercado. Por isso, se você não possui conhecimentos sobre gestão financeira e não tem condições de contratar um profissional da área para auxiliá-lo, invista em cursos, treinamentos e procure ler sobre o assunto.

O que os arquitetos gostariam de saber antes de começar o próprio negócio

2. Escolha o nome do seu escritório com sabedoria

Um dos passos mais importantes quando estamos começando a construir o próprio negócio é definir o nome da empresa. E essa etapa deve ser feita com cuidado.

“O nome da sua empresa é a primeira coisa que seu cliente em potencial irá ver. Por isso, é tão importante pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. É preciso considerar o que você deseja comunicar através do seu escritório. O nome sugere que tipo de projetos você pretende realizar? Ele irá atrair o perfil de clientes que você almeja?”

É claro que é possível alterar o nome, caso seja necessário no futuro. Porém, o processo é muito mais doloroso, ainda mais se você tiver construído uma audiência que provavelmente já associa a marca ao serviço.

É muito mais fácil dedicar um tempo no início para tomar uma decisão consciente e decisiva, assim a construção da sua identidade visual e do seu público terá mais chances de se consolidar.

3. Tenha sempre um plano detalhado de projeto

É tentador querer pular algumas etapas do processo, principalmente no início de carreira, quando muitos arquitetos e designers estão sedentos para mostrar serviço e resultados. Porém, executar uma obra, sem ter um plano detalhado de todo o projeto, como por exemplo, as especificações das cores que serão utilizadas em cada ambiente, só causará dores de cabeça e retrabalho ao longo do percurso. 

A etapa inicial é a chave para o sucesso de um projeto. 

“Um bom Briefing, poderá te ajudar a otimizar seu tempo, pois, estando de acordo com as expectativas do cliente na hora da apresentação, você reduzirá o seu retrabalho e a quantidade de modificações solicitadas.” Ler mais no artigo: Briefing de Arquitetura: Guia simples e completo para 2021.

Investir mais tempo em seu cliente durante o processo inicial de consultoria e definição de layout, a fim de deixar ponto por ponto bem definido e esclarecido para ambas as partes, pode parecer um atraso e não tão importante no momento, no entanto, optar pelo “atalho” acabará lhe custando caro.

“Tudo acabará levando mais tempo que o estimado se você tiver que parar para discutir cada pequena decisão no decorrer da obra.”

Por isso, dedique-se à elaboração de moodboards, fotos de referências, imagens em 3d, tudo que facilite a visualização do projeto de maneira clara. Mas, vale ressaltar que ter esse plano de projeto detalhado não significa que ajustes não terão que ser feitos, afinal toda obra enfrenta imprevistos.

Ao trabalhar com um novo projeto, a Vobi te auxilia na comunicação entre você e o cliente, para que todas as informações se concentrem em um único local, evitando perda de informações, desgastes desnecessários e longas ligações ou conversas no whatsapp. Na nossa plataforma é possível ter uma visão 360º de todos os seus projetos. Veja status, dados do cliente, orçamentos, anotações, arquivos, históricos e cronogramas de pagamentos, lista de compras e muito mais.

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4. Não aceite qualquer cliente

Pois é, no começo é natural querer aceitar todo e qualquer tipo de cliente que aparecer. Mas isso pode se tornar uma grande perda de tempo a longo prazo. É importante saber recusar clientes que não se encaixam no seu perfil de cliente ideal:

“Ninguém gosta de desqualificar um cliente, afinal, você sempre fica a sensação que não está o ajudando como deveria ou que está perdendo dinheiro. Mas pode ter certeza: isso além de te economizar dinheiro e tempo, deixará essas pessoas mais satisfeitas.” Ler mais em Qualificação de clientes: por que esta prática é tão importante?

Além do tempo, você também perderá oportunidades de fechar projetos melhores. 

 

Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.houzz.com

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