Arquiteto em uma reunião de Briefing
Apr 7, 2021

Briefing de Arquitetura: Guia simples e completo para 2021

Todo Projeto de Arquitetura, independente do tamanho ou da categoria, deve começar com um bom Briefing. Fazer as perguntas certas nesta primeira etapa pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo(a) a expressar os sentimentos de seus clientes em um projeto adequado em todos os sentidos: financeiro, estético e funcional.

Além disso, ter um bom roteiro de Briefing, poderá te ajudar a otimizar seu tempo, pois, estando de acordo com as expectativas do cliente na hora da apresentação, você reduzirá o seu retrabalho e a quantidade de modificações solicitadas.

Neste artigo você irá encontrar, de forma simples e clara, as orientações para elaborar um Briefing de Arquitetura de alto desempenho. Veja:

Vamos começar?

O que é briefing?

O que é Briefing?

No cotidiano profissional dos arquitetos(as) e designers, chamamos de Briefing a reunião inicial que você faz com o cliente, onde ele irá expor suas necessidades, desejos e informações técnicas que precisa para dar início ao desenvolvimento do projeto.

O documento produzido nesta entrevista deverá fornecer a você e seu time todas as informações necessárias para orientar o desenvolvimento do projeto; desde a concepção até a conclusão.

Vantagens de um Briefing bem elaborado

1. Direcionamento: Qual revestimento escolher em meio a tantos disponíveis? Fazer uma cozinha com o conceito aberto ou tradicional? Projetar algo que o cliente não pediu é o maior erro que você pode cometer. Arquitetura é produção de sonhos, por isso é importante conhecer a história do seu cliente. Entender bem suas necessidades garantirá uma excelente relação profissional-cliente.

2. Otimização de tempo de elaboração de Projeto de Arquitetura: Sabendo quais as preferências do seu cliente, fica muito mais fácil de começar o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, as demais etapas fluem conforme o planejado, garantindo o cumprimento de prazos. Assim, você otimiza o seu tempo e consegue se dedicar a outras atividades.

3. Retrabalhos: Refazer um trabalho é um atraso na rotina de qualquer escritório de arquitetura. Entendemos bem que "tempo" é um fator escasso para todos. Aqui, o Briefing entra com a função de reduzir a margem de insatisfação pois com as informações corretas, menos erros acontecem;

4. Diga adeus “às duas versões”: “Você faz uma assim e outra assim para eu decidir?”. Se você montar o Briefing corretamente, isso não vai mais existir. Você estará apto a fazer uma versão assertiva do projeto, aumentando as chances de aprovação e evitando gerar mais dúvida na cabeça do cliente com 2 versões;

5. Organização e planejamento: O principal objetivo do Briefing é reunir as informações mais relevantes sobre as necessidades do cliente. Dessa forma, todas as informações necessárias para a elaboração do projeto estarão à mão.

O segredo para um Briefing de Arquitetura de alto desempenho

Para que possa surpreender seu cliente sempre de forma positiva, você precisa desenvolver o programa de necessidades em conjunto com ele, de maneira colaborativa, e fazer as perguntas certas, ficando atento(a) para “pescar” coisas que o cliente possa estar esquecendo, além de auxiliar no balanceamento de informações distorcidas ou possíveis exageros.

Apesar de ser algo subjetivo - cada arquiteto(a) acaba desenvolvendo sua própria maneira de conduzir - a estruturação de um bom briefing deve seguir um procedimento padrão bem estruturado que diminua as chances de que situações inconvenientes ocorram na hora de fazer o projeto, reduza seu tempo de modificação de plantas e aumente consideravelmente a aceitação das suas ideias já na primeira apresentação.

Afinal, menos alterações é igual a mais dinheiro no bolso e mais tempo para focar em outros projetos. Não é verdade?!

Talvez você tenha lido o parágrafo acima e tenha pensado: “Eu já sei disso, não preciso ler este artigo, vejo isso desde a faculdade”. Tudo bem, concordo. São itens óbvios e essenciais que todo bom(boa) arquiteto(a) sabe (ou pelo menos deveria saber).

Mas você já tirou um tempinho e colocou isso no papel para estruturar passo a passo a reunião com o cliente? Já parou para analisar se você sempre acaba tendo que ligar novamente para tirar alguma dúvida que deveria ter sido tirada na entrevista? Se a resposta foi não, então chegou a hora de fazê-lo. 

Briefing de Arquitetura
Briefing de Arquitetura

5 elementos de um bom Briefing

Na hora de realizar a entrevista inicial com seu cliente, diversos vão ser os fatores que direcionarão a conversa: Se a reforma será residencial ou comercial, se tem filhos ou não, se a pessoa irá morar no apartamento ou se irá alugar o imóvel, etc. Mas de maneira geral, existem 5 fatores que deverão se fazer presentes em qualquer uma das ocasiões.

1. Objetivos:

Na hora de buscar um arquiteto para realizar um projeto de arquitetura ou arquitetura de interiores, todo cliente tem um objetivo.

  • Ele pode estar se mudando para um apartamento maior porque o que mora hoje não atende à todas as suas necessidades;
  • Pode estar se mudando para um apartamento menor porque os filhos saíram de casa e estão com muito espaço obsoleto;
  • Quer reformar um apartamento antigo para vender;
  • Quer apenas fazer uma reforma simples para usar o aluguel do imóvel como investimento.
Depois de quebrar o gelo na sua reunião de Briefing, entender o objetivo do seu cliente em contratá-lo(a) pode ser o seu ponto de partida para balizar as demais perguntas a serem feitas durante o Briefing.

Se o seu cliente estiver, por exemplo, apenas reformando um apartamento para investimento, não faz sentido você perguntar a ele sobre sua rotina ou se pretende ter mais filhos, não é verdade?! Fazer esse tipo de pergunta para um cliente com perfil empresarial poderá ocasionar o efeito contrário ao desejado.

2. Estilo de vida:

Conhecer o seu cliente é um dos fatores mais importantes a serem levados em consideração. Nessa fase de levantamento de informações, cada detalhe é importante. É nesse elemento que estão escondidos itens que poderão ser decisivos na aprovação do seu projeto.

Algumas pessoas comparam a profissão do(a) arquiteto(a) à de psicólogo(a) e, se você parar para analisar, faz todo sentido!

Na hora do Briefing você precisa entender todas “as dores” do seu cliente, mas sem ser direto. Quanto mais você mostrar empatia, mais você conseguirá abertura e informações relevantes que não seriam extraídas em uma conversa rápida e direta. 

Lembre-se que o tempo que se “perde” em uma conversa agradável, te proporcionará muito mais tempo livre lá na frente.

Busque explorar questões subjetivas, como por exemplo:

  • O que traz boas memórias aos donos da casa? 
  • O que você poderia colocar no seu projeto que agradaria o seu cliente? 
  • O que tem que ter no seu projeto para transformar este apartamento no seu “lar”?
Na hora da apresentação, ver itens que lhe remetem a coisas afetivas, aumenta consideravelmente o índice de satisfação, pois ele sentirá que você realmente se importa.

Entenda a rotina da família:

  • Quantas pessoas moram na casa? 
  • O que gostam de fazer no tempo livre?
  • Quais são seus hobbies?
  • Tem pets?
  • Praticam esportes?

Parecem coisas simples, mas fazem toda diferença na hora de definir o layout e as divisões internas dos cômodos, definir a decoração, os materiais a serem utilizados e até mesmo na distribuição dos armários. 

Por exemplo, imagine que você está atendendo um casal de clientes que ama surfar e cabe a você pensar em uma solução para guardar as pranchas. Veja que um questionamento simples influenciará diretamente nas suas decisões de projeto: Colocar um armário específico na parede da área de serviço? Deixar um espaço em cima do guarda roupa do closet? Ou dar destaque e colocá-las na parede da sala? Para “bater o martelo”, você terá que ter entendido muito bem quais são as expectativas deles. Estas questões não teriam surgido se, no seu Briefing, você não tivesse conhecido os hobbies do casal.

3. Necessidades x Desejos

Compreender e estar bem alinhado com seu cliente sobre a diferença de suas necessidades e seus desejos é algo fundamental para que você tenha 100% de aprovação na entrega final do seu projeto e da sua obra. 

Entendemos por necessidades os pontos que são essenciais e que não podem ser deixados de lado na concepção do projeto, já os desejos, estão muito relacionados ao fator financeiro; são itens que seu cliente gostaria muito que você incluísse, mas que não são indispensáveis ao projeto.

Seu papel como Arquiteto(a) nesta caso, é avaliar se o que o cliente aponta como obrigatório é realmente algo indispensável e entregar para ele algo que atenda as suas reais necessidades.

Por exemplo, um cliente pode mencionar que precisa de duas cubas para lavar roupas, mas ele mora sozinho e lava a roupa em uma lavanderia do bairro. Ele pode ter visto uma referência em uma série de TV ou em uma revista e tomou essa informação como verdade absoluta. Cabe a você explicar que apenas uma cuba é suficiente para sua demanda e que, no lugar da cuba obsoleta, ele poderia colocar algo de maior utilidade, como um grill para receber os amigos.

Exemplos de perguntas de necessidades:

  • Você costuma cozinhar muito? Um fogão de 4 bocas, atenderá sua necessidade? (Com essa pergunta, por exemplo, você consegue prever o espaço que deverá destinar para o cooktop ou fogão);
  • Você trabalha em casa? (Aqui você conseguirá prever se precisa, ou não, de um espaço de home office, por exemplo).
  • Porque você considera este item indispensável?

Exemplo de perguntas de desejo:

  • Poderia me mostrar a foto de uma referência de uma cozinha ideal? O que te encanta nessa cozinha? (Aqui você consegue identificar um acabamento diferenciado, um revestimento, um puxador de armário… Itens que poderão ser incluídos no projeto se estiverem dentro do orçamento).
  • Você tem um estilo de arquitetura que gostaria de utilizar no seu projeto? 

4. Orçamento

Este é, com certeza, um dos elementos mais importantes a serem discutidos com seu cliente durante a realização do Briefing. É necessário que a conversa seja clara e transparente por ambas as partes, do contrário, a frustração será uma consequência esperada.

Quando você não consegue compreender qual o real orçamento disponível para o projeto e para a execução da reforma ou da construção, você pode acabar especificando itens e gerando o desejo de um revestimento, de um móvel ou de uma iluminação, por exemplo, que seu cliente não terá como custear. 

Por isso, se seu cliente estiver “fugindo” do assunto orçamento, explique para ele a importância de ser claro e tente fazer perguntas um pouco mais diretas, direcionando-o para respostas mais esclarecedoras.

  • Quanto você estaria disposto(a) a investir no seu projeto?
  • Quanto você gostaria de investir na obra?
  • Você já fez algum orçamento anteriormente?

5. Elementos técnicos

Nesta etapa do Briefing você aproveitará para solicitar as informações técnicas que irá precisar para desenvolver seu projeto de arquitetura.

Neste caso, nem sempre o seu cliente saberá responder a todas as perguntas, mas poderá orientá-lo sobre onde conseguir as informações.

Exemplo de perguntas técnicas:

  • Dados do terreno: localização, dimensões, relevo, vegetação, clima e entorno; 
  • Quantidade de cômodos e disposição de ambientes;
  • Solicitação de plantas técnicas;
  • Quando pretende se mudar? (esta pergunta é muito importante para que você possa alinhar a possibilidade, ou não, de entregar seu projeto ou a obra, dentro do prazo especificado).

Modelo de questionário de Briefing para Arquitetura

Seria errado afirmar que existe um modelo único de Briefing e que as perguntas que devem ser feitas para seus clientes devem sempre as mesmas. Até porque, cada cliente e cada projeto tem suas peculiaridades e vão demandar questionamentos específicos que te ofereçam as respostas que considera fundamentais para a elaboração de seu Projeto de Arquitetura.

Mas, para que você possa dar o primeiro passo, elencamos aqui algumas perguntas que poderão te ajudar a ter mais clareza na hora de elaborar seu roteiro de perguntas, diminuindo assim o seu retrabalho e otimizando seu tempo.

1. Dados de contato do seu cliente:

  • Nome completo?
  • Telefone?
  • E-mail?
  • Melhor horário e meio para entrar em contato?
  • Endereço?

2. Conhecendo o seu cliente:

  • Qual o seu objetivo com a reforma?
  • Quantas pessoas vão morar com você neste apartamento?
  • Você tem filhos ou pretende ter filhos?
  • Você tem animal de estimação? Cachorro ou gato? Quantos?
  • Como é a sua rotina?
  • Qual o ambiente que você mais gosta de passar o tempo na sua casa?
  • Qual elemento é indispensável no seu projeto?
  • Você tem referências de elementos que gostaria em seu projeto?

3. Entendendo os elementos limitadores:

  • Qual a previsão de início da sua obra?
  • Quando pretende se mudar?
  • Quanto gostaria de investir no seu Projeto?
  • Quanto gostaria de investir na sua obra?

4. Solicitando os dados técnicos:

  • Você tem as plantas do seu apartamento? Sabe como posso conseguir?
  • Sabe os horários que posso visitar o local?
  • Tem o telefone do síndico ou zelador?
  • Você sabe se o edifício permite as alterações que gostaria de saber?

E para facilitar ainda mais, na Vobi, oferecemos gratuitamente um Questionário de Briefing para arquitetura. Para adquirir basta CLICAR AQUI e preencher o formulário!

O Briefing de Arquitetura é uma etapa que demanda dedicação e paciência, mas que fará a diferença no desenvolvimento do seu Projeto. Se você está começando agora, não se assuste. Com o tempo, você irá desenvolver um roteiro que se adeque perfeitamente ao perfil do seu cliente ideal e este processo será natural.

Mas não importa o seu tempo de experiência ou quais perguntas serão feitas durante o seu Briefing; você sempre deverá tentar compreender e conhecer muito bem as necessidades do seu cliente. Só assim, colocando o seu cliente como prioridade, você estará no caminho certo para aumentar cada vez mais a assertividade de seus projetos e ter clientes realizados.

Até a próxima,
Equipe Vobi.

Referências:

https://www.firstinarchitecture.co.uk/

https://www.houseplanshelper.com/

https://blog.vejaobra.com.br/

https://arquitetoleandroamaral.com/

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