execução de obras
Projetos e Obras
May 3, 2023

Execução de obras: importância, responsabilidades profissionais e tecnologia para um projeto de sucesso

A execução de obras é um processo complexo que envolve diversas etapas, desde o planejamento até a entrega final. Por isso, é importante contar com uma equipe técnica especializada, incluindo um gestor de obras que será responsável por coordenar todas as atividades.

Nesse contexto, o RRT de execução de obras é essencial para indicar ao profissional a responsabilidade legal sobre a execução do projeto, garantindo sua competência e comprometimento com as normas aplicáveis. 

É necessário que esse profissional saiba ter um controle de prazos e orçamentos, realizar monitoramento constante no progresso da obra e identificar de forma prévia os problemas para implementação rápida de ações corretivas. Isso ajuda a evitar atrasos e custos adicionais. 

Continue a leitura e saiba mais sobre uma execução de obras bem sucedida e como utilizar as tecnologias adequadas para garantir a qualidade, prazos e orçamentos previstos. Acompanhe os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

A importância da execução de obras para o sucesso do projeto de construção

A execução de obras é a etapa onde as ideias e planejamento do projeto se transformam em realidade, sendo importante que essa execução seja conforme o planejado, respeitando as especificidades estabelecidas. 

Ela também desempenha um papel fundamental no controle de prazos e custos do projeto. A soma do planejamento adequado, acompanhamento contínuo e reconhecimento precoce de problemas evitam atrasos e gastos desnecessários. 

A identificação e resolução de problemas é muito importante nesse processo. É comum que surjam desafios e imprevistos e uma gestão eficaz facilita a implementação de soluções rápidas e adequadas, minimizando os impactos negativos no projeto. 

Por fim, a execução de obras tem como objetivo um projeto final de qualidade e, consequentemente, a satisfação do seu cliente. A entrega da construção bem executada, dentro do prazo e do orçamento estabelecido, atende à expectativa e resulta em fortalecimento do relacionamento entre ambas as partes. 

Etapas fundamentais na execução de obras: do planejamento à entrega

As etapas na execução de obras variam conforme o escopo do projeto, acompanhe as principais etapas que comumente aparecem nos projetos:

Etapa 1: Preparação do canteiro de obras 

A fase anterior à execução de obras, que inclui o anteprojeto, projeto arquitetônico, projeto estrutural, registro de responsabilidade técnica (RRT) e anotação de responsabilidade técnica (ART), é crucial para firmar as bases e diretrizes para o início da construção.

A primeira etapa, então, consiste na organização e preparação das atividades relacionadas à realização do projeto. É necessário a limpeza do terreno, remoção de detritos e vegetação. Além disso, é importante a delimitação da área do canteiro de obras, pois garante a segurança dos trabalhadores e da população, evitando o acesso não autorizado e protegendo contra possíveis riscos. 

A partir daí, deve-se instalar espaços adequados para as atividades, como escritórios, sanitários, áreas de descanso, entre outras estruturas básicas que atendam a equipe de trabalho. Bem como, a destinação de um acesso adequado para chegada de materiais e saída de entulhos.  

A área reservada para o armazenamento dos materiais e equipamentos é de extrema importância, para não existirem perdas e danos nesses itens. Um canteiro de obras bem-planejado e executado garante a otimização de recursos, redução de riscos e oferece um ambiente seguro para o trabalho

Etapa 2: Fundações e estrutura da obra

Na segunda etapa, as fundações e estrutura são executadas conforme o estabelecido no projeto estrutural, garantindo que estejam de acordo com as normas de qualidade. 

Entre as atividades estão: escavação, concretagem, inserção de armaduras e instalação dos elementos estruturais. 

Durante essa etapa, deve-se realizar inspeções de verificação das armaduras, alinhamentos dos elementos e processo de cura do concreto. Além da realização de ensaios e testes quando for necessário. 

Essa etapa é fundamental para a vida útil de uma edificação, pois elas irão garantir a estabilidade, a segurança e a durabilidade. 

Etapa 3: Instalações hidráulicas e elétricas

As instalações hidráulicas e elétricas são fundamentais para execução de obras, pois asseguram o suprimento de água, o escoamento de resíduos e o fornecimento de energia elétrica.

Por isso, é importante a correta instalação desses sistemas, onde se garanta a segurança dos ocupantes, evitando riscos relacionados à má execução. É necessário seguir devidamente o projeto e o planejamento, considerando a definição dos pontos de água, esgoto, drenagem e energia elétrica. Bem como, o dimensionamento correto das tubulações, a distribuição dos pontos de luz e tomadas. 

Etapa 4: Alvenaria e acabamento

A construção de paredes e o acabamento estético dos cômodos é fundamental na execução de obras, deve-se priorizar a correta execução, o uso de materiais apropriados e aplicação dos acabamentos como exigem as normas técnicas. 

É nessa etapa onde deve-se prever um tempo significativo para sua execução, onde o planejamento deve ser feito e executado pensando na sequência das atividades e considerando o tempo de cura dos materiais. 

Outro ponto importante, é que essa fase deve ser prevista e coordenada com outras etapas, por exemplo, a fase das instalações elétricas e hidráulicas para garantir a integração dos sistemas construtivos. 

Garantindo a qualidade dos serviços através das inspeções, é possível construir edificações com estrutura sólida e esteticamente agradáveis. 

Etapa 5: Instalações complementares

As instalações complementares assim como as instalações técnicas mencionadas anteriormente trazem elementos que contribuem tanto para a estética e funcionalidade da edificação. 

As esquadrias, louças, metais e elementos do paisagismo são instalações inseridas após a construção do edifício e necessitam de uma seleção criteriosa dos materiais, coordenação entre os profissionais envolvidos e integração com as outras etapas. 

Etapa 6: Limpeza e entrega

A limpeza é a última etapa da execução de obras, onde é sinalizado o final do processo de construção e início da ocupação do espaço. Além da organização do espaço, essa fase é importante para verificar se todos os itens de acabamento estão segundo os padrões de qualidade estabelecidos inicialmente. 

São feitos, por exemplo, a remoção de entulhos, a limpeza de superfícies e a remoção de qualquer equipamento que possa ter sido deixado no canteiro de obras. 

A entrega do projeto ocorre posterior a finalização da limpeza, onde é realizado uma vistoria de conferência dos sistemas elétricos, hidráulicos e demais instalações que tenha sido feita. Assim como a avaliação das perfeitas condições de pinturas, revestimentos, pisos e outros detalhes. 

Já na entrega do espaço, é formalizado os documentos, como termo de entrega e recebimento, garantias e manuais de utilização. 

O papel dos profissionais envolvidos na execução de obras

Para que um projeto seja executado conforme o planejado e dentro do prazo estabelecido, é necessário um bom gerenciamento de obras por parte dos profissionais envolvidos. Isso trará muitos benefícios tanto para o contratante quanto para o contratado. 

É importante que esses profissionais tenham experiência, capacitação, organização e um amplo conhecimento, pois no dia a dia toda equipe irá precisar lidar com diferentes tipos de pessoas e desafios. 

O profissional que desempenhar a função de supervisão e coordenação da execução das atividades construtivas deve emitir um registro de responsabilidade técnica - RRT de execução de obras

Se você é um gestor de obras, por exemplo, além de lidar com o progresso da execução deve lidar com as decisões e negociações entre construtora, arquitetos/engenheiros, fornecedores e principalmente clientes. 

Além disso, contratar e treinar a equipe de trabalho, irá precaver que os profissionais tenham as habilidades necessárias para desempenhar as suas funções adequadamente. Como também, priorizar a segurança no local de trabalho, implementando ações de prevenção de acidentes e garantia do cumprimento das normas de segurança.

Deve-se também estar alinhado com o profissional responsável pelo projeto, pois o gestor deve monitorar a seleção, compra e o uso dos materiais e acabamentos, para não existirem desperdícios. Essas inspeções também contribuem para verificar a qualidade da execução, detectando possíveis falhas e já prevendo ações corretivas. 

O alinhamento com os outros profissionais também é essencial para o sucesso da execução de obras, por exemplo, os profissionais que estão dentro do canteiro de obras que vão definir o ritmo de obra, onde será dividido as responsabilidades das tarefas conforme as habilidades e competências. Por isso, é preciso um comprometimento mútuo, para que o cronograma seja realizado dentro do prazo estabelecido. 

Práticas de gestão eficiente na execução de obras: controle de prazos e orçamentos

Identificação prévia de problemas

A antecipação de problemas potenciais na execução de obras, permite minimizar impactos negativos. Quanto mais cedo os problemas forem reconhecidos, mais fácil será lidar com eles. 

Por isso, é importante a verificação da qualidade da mão de obra, se as especificações técnicas estão sendo seguidas, bem como a correta utilização de materiais e equipamentos. Inspeções como essas, ajudam a identificar problemas precocemente. 

Comunicação eficaz 

É fundamental uma comunicação transparente entre todos os setores envolvidos na execução do projeto, assim como em qualquer outra etapa do projeto.Instaurar processos que facilitem o fluxo de informações favorece o desenvolvimento do projeto. 

Muitas vezes a comunicação é o ponto fraco no processo de construção de uma edificação. Por isso, deve-se desenvolver estratégias que integrem as áreas envolvidas, centralizem as documentações e utilizem ferramentas de aprovação compartilhadas. 

Isso faz com que todas as decisões sejam fruto de um consenso compartilhado entre os responsáveis e promove uma comunicação eficaz, livre de conflitos e erros. 

A Vobi te ajuda a manter seus projetos e obras organizadas, seu negócio de sucesso e os clientes satisfeitos. 

Com a ferramenta Diário de Obra, é muito mais fácil registrar o progresso da obra por meio de fotos e relatórios e compartilhar em tempo real com seus clientes e/ou equipe. 

Lidar com imprevistos

Como citado anteriormente, a boa gestão vai ditar o desenvolvimento de soluções para lidar com imprevistos. Ter planos alternativos facilita a tomada de decisão perante obstáculos inesperados. 

As informações atualizadas também desempenham um papel fundamental para que se desdobrem ações assertivas e, assim, sua equipe está preparada para qualquer eventualidade que possa ocorrer durante a execução de obras

Essa gestão eficiente permite minimizar potenciais problemas, bem como atrasos e custos adicionais que impactem negativamente no projeto.

Garantindo a qualidade na execução de obras: controle e supervisão

Automação

A adoção da automação de processos na construção civil possibilita um controle mais efetivo e uma supervisão mais precisa da execução de obras, resultando em maior produtividade, redução de custos e melhor utilização de recursos. 

Se antes as tarefas eram repetitivas e manuais, hoje a automação não sobrecarrega mais a equipe. Com ela, é possível programar e agendar tarefas recorrentes de forma automatizada e garantir que toda equipe acesse as informações sem a necessidade de reuniões ou telefonemas desnecessários. 

A equipe passa a se dedicar nas atividades que possuem maior valor agregado e reduz as atividades relacionadas a administração e repetição de tarefas. 

Monitoramento 

O monitoramento é fundamental para execução de obras, pois proporciona o acompanhamento, controle e gerenciamento do progresso, da qualidade, dos prazos, dos custos e dos riscos. 

Tudo isso pode ser acompanhado diariamente por meio de relatórios de acompanhamento, onde é verificado o progresso das etapas em função do cronograma estabelecido. Por exemplo, é possível registrar a quantidade de horas trabalhadas, os materiais usados, os serviços executados, as ocorrências e os eventuais imprevistos. 

A partir disso, você como gestor pode comparar o número de horas trabalhadas com o que foi planejado, assim como identificar se houve atrasos ou adiantamentos. Pode-se avaliar também se a produtividade da equipe está de acordo com o esperado. 

Com a ferramenta de Gestão de horas da Vobi, você pode ter o controle das horas que você e cada colaborador gastam por tarefa para garantir uma precificação correta para os seus serviços e também para gerenciar a equipe da melhor forma. Com o recurso de de Gestão de horas, você poderá facilmente:

✅ Registrar em cada tarefa diferentes períodos trabalhados por cada colaborador e em diferentes dias, garantindo a precisão no cálculo das horas dedicadas em cada projeto .

✅ Comparar as horas trabalhadas com as estimadas em um projeto, obtendo insights valiosos sobre a eficiência do seu time e ajustando os recursos conforme necessário.

✅ Ter uma visão panorâmica das horas trabalhadas e estimadas em seu negócio como um todo, permitindo uma análise estratégica e embasada para a tomada de decisões. 

✅ Acompanhar as horas trabalhadas totais de cada membro do time, identificando o desempenho individual e incentivando a produtividade e o engajamento. 

Com a gestão de horas da Vobi, você terá o controle absoluto sobre o tempo investido em cada tarefa e projeto através da análise dos gráficos gerados, resultando em uma precificação correta, uma equipe mais produtiva e empreendimentos de sucesso!

Assista como:

Como lidar com imprevistos e desafios na execução de obras

A execução de obras precisa levar em conta variáveis externas, como pessoas, variações climáticas e disponibilidade de materiais. Por isso, é necessário um plano que considere um tempo livre para lidar com imprevistos, diminuindo o aumento de despesas e atrasos na entrega da obra. 

Você sabe se antecipar e reagir quando uma situação imprevisível acontece? Separamos alguns dos casos mais comuns e como lidar com cada um deles, acompanhe:

Materiais não disponíveis

Mesmo com todo o planejamento de cronograma de compras, pode haver atrasos relacionados à entrega dos materiais. É aí aonde voltamos aquela frase “o barato sai caro”, pois produtos pronta entrega geralmente possuem um valor mais elevado, mas evita com que a mão de obra fique parada e acarretando ainda mais custos. 

Por isso a importância de encontrar fornecedores que possuam um histórico de confiança no cumprimento de prazos e qualidade dos materiais. Além de ter um relacionamento dotado de uma comunicação transparente, que busque soluções para minimizar os impactos causados pelos atrasos. 

Contudo, se os materiais estiverem atrasados, é primordial manter a calma e procurar por soluções inteligentes para continuidade da obra sem grandes contratempos. 

Novos preços de materiais 

Muitos profissionais não utilizam uma abordagem proativa na gestão dos preços dos materiais, ou seja, não planejam os preços dos produtos considerando as oscilações do mercado e a inflação. Já que grande parte dos clientes fazem aquisição de seus materiais meses após a elaboração das planilhas orçamentárias. 

O ideal é que se tenha uma pesquisa de mercado regularmente, além de adicionar margens de segurança no orçamento e a utilização de ferramentas específicas para a gestão financeira da execução de obras

Por exemplo, com a ferramenta Orçamento por Composição Vobi é possível ganhar agilidade e padronização na hora de criar orçamentos por meio de composições personalizadas com custos de insumos e serviços.

Os principais benefícios de usar essa ferramenta, são:

✅ Agilidade nos cálculos;

✅ Auxílio no dimensionamento de equipes;

✅ Auxílio na estimativa de quantitativos de materiais e equipamentos;

✅ Estimativa de prazos de execução;

✅ Visão assertiva no valor final da obra.

Com esse tipo de orçamento, é possível ter uma visão completa de todos os custos que compõe essa documentação utilizando a técnica Composição de custos. Também conhecida como Composição de preço unitário, a ferramenta permite o cálculo de índices de consumo de material, equipamentos e produtividade da mão-de-obra. Bacana não é mesmo? Leia mais, clicando aqui

Assim, é possível ter uma clareza real dos custos do projeto e as decisões são mais embasadas para não haver estouros no orçamento, além de garantir o sucesso da obra dentro do prazo estabelecido inicialmente. 

Mudanças climáticas

Chuva e canteiro de obra definitivamente não combinam, mas existem ações de contingência para lidar com esses períodos. Faça um cronograma, proteja as áreas de trabalho e armazene os materiais de forma adequada. 

É importante monitorar a previsão do tempo pela manhã, a fim de se precaver durante o dia e conseguir alinhar com a equipe e fornecedores da obra sobre as mudanças no cronograma devidos a essas adversidades. A flexibilidade e o preparo para tomada de ação rápida é essencial para garantir o progresso eficiente e segura da execução de obras

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.maiscontroleerp.com.br

www.tecplaner.com.br

www.totvs.com/blog/

www.arquitetoleandroamaral.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?