Diário de Obra
Projetos e Obras
May 3, 2023

Diário de obra: garantia de qualidade e eficiência

Os escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as construtoras, que desejam executar projetos de forma eficaz devem utilizar a ferramenta de diário de obra. Esse recurso não é uma tarefa difícil, no entanto, é um processo que requer disciplina e organização por parte dos colaboradores responsáveis. 

O profissional encarregado pela execução deve preencher o relatório diário de obras, também conhecido como RDO. Esse documento visa conter todas as informações importantes sobre o andamento da obra, desde as atividades do dia a dia até as medidas tomadas pelos profissionais. 

Com isso, toda equipe pode ter uma visão clara do que está acontecendo e fica certificado a qualidade e eficiência na execução da obra. Por isso, o preenchimento do diário de obra, através de frequência adequada, é uma peça fundamental para que você mantenha a gestão de projetos e obras. 

Neste artigo, apresentamos as vantagens de implementar a gestão e diário de obra no seu negócio. Além do mais, aproveitamos para apresentar uma ferramenta que pode simplificar esse processo. Confira abaixo: 

Aproveite a leitura!

O que deve conter em um diário de obra?

Primeiramente, é importante citar que o diário de obra é uma obrigatoriedade advinda pela legislação do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). A resolução N° 1089, de março de 2017, determinou o relatório como uma garantia da efetiva participação do técnico responsável pela execução da obra. 

Dessa forma, o diário é essencial para comprovar que o profissional se comprometeu com o acompanhamento da obra em questão. O documento, passa a ser então, um instrumento utilizado pelos agentes fiscalizadores para a verificação da conformidade do desempenho profissional. 

Para um preenchimento preciso do diário de obra, é preciso adicionar as seguintes informações e elementos visuais:

  • Contexto da obra relativo aquele dia de atividade;
  • Identificação de empresas prestadoras de serviços;
  • Identificação de funcionários de sua equipe e das terceirizadas, bem como assinaturas por ambos os lados para comprovar a ciência dos fatos (contratante x contratada); 
  • Descrição dos materiais e ferramentas empregadas;
  • Registros fotográficos que indicam a observação registrada (por exemplo, imperfeições);
  • Plantas de situação e/ou croquis que informem o local do ponto apresentado (um local que necessita de providências, por exemplo);
  • Relato das condições meteorológicas (que influenciam o andamento da obra), adicionando gráficos das variáveis climáticas.  

Entenda melhor cada tópico lendo o artigo completo que preparamos sobre essa temática, clicando aqui. 

Os benefícios de ter um diário de obra online

Diário de Obra
“A importância do diário de obra não está no documento em si, mas sim em sua aplicação. Se fazendo o uso do diário de obras de forma correta, as empresas podem obter dados importantes, que podem auxiliar em decisões gerenciais e ser usadas em caso de disputa contratual. O documento pode indiciar quais interferências impediram determinado serviço. Ao adotar esse modelo documental, o engenheiro ou técnico responsável pelos serviços, fica resguardado de futuras situações, que poderão ser prejudiciais ao exercício profissional.” - Fonte: Orçafascio | Papo de Engenheiro

Organização e controle das atividades 

Já pensou no cenário em que, por algum motivo, a obra fica parada e os materiais são desperdiçados e, consequentemente, o dinheiro também? Ninguém quer ver o investimento indo para o ralo, não é mesmo? Um canteiro de obras parado, pode causar um prejuízo de até 30% do valor inicialmente programado. 

Os desafios de controle de custos são um desafio na área da construção civil. A falta de atenção a esse ponto pode gerar desconfiança entre clientes e fornecedores. E isso é o maior problema para seu negócio: não conquistar efetivamente a confiança dos clientes. 

Com o diário de obra preenchido corretamente, fica claro o andamento da construção, além de mostrar consideração com os propósitos do cliente. Sem um relato dos passos realizados fica difícil recuperar algum prazo caso surja alguma problemática.

Sabemos que um canteiro de obras deve funcionar similar a sua empresa: organização, estratégia e logística são premissas. Na prática, ele deve conter entrada, saída e espaço de trabalho adequado, além de proteção para os materiais perecíveis, isso equivale à agilidade e controle dos recursos utilizados. Portanto, o diário de obra é essencial para garantir essa otimização e gestão de materiais. 

Esse documento está diretamente relacionado à organização, pois é uma ferramenta que registra as atividades realizadas diretamente em uma obra. Além disso, o diário permite que o cronograma esteja sempre atualizado, já que é realizado o acompanhamento do avanço das atividades. 

Por exemplo, é possível planejar o ritmo da obra, programando as compras e entendendo o momento certo de comprá-las, bem como o acompanhando dos prazos de entrega desses materiais.

Portanto, o diário de obra é uma ferramenta didática e detalhada que visa tornar o progresso da construção de forma transparente para os clientes e também para a equipe de projeto. 

A implementação desse recurso de forma online é a ação mais indicada para o acompanhamento de obra eficiente. Através de uma boa solução, é possível realizar o monitoramento claro e seguro dos dados, além da possibilidade de gerar relatórios atualizados, favorecendo a comparação entre o planejado e o realizado. Assim, todos os profissionais envolvidos otimizam o tempo com o acompanhamento das atividades online, o que oferece mais segurança nas tomadas de decisões de ações corretivas ou preventivas. 

Comprovação da evolução da obra

Os registros feitos ao longo do tempo no diário de obra comprovam a evolução da etapa de execução do projeto, por exemplo, é através das fotografias em diferentes momentos que é possível identificar a progressão da obra, bem como qualquer mudança significativa que ocorreu durante o processo. Ou além, essa documentação pode resolver questões de responsabilidade e disputas legais que possam ocorrer durante ou após a conclusão da obra.

Com todos os detalhes em controle, mais produtivas serão as operações. Ou seja, a elevação da produtividade pode demonstrar resultados mais eficientes na entrega ao cliente. Isso pode resultar, por exemplo, em uma finalização da obra antes do prazo previsto, proporcionando uma economia significativa.

A economia de tempo e dinheiro nessa fase importante é o objetivo de todo investidor. Por isso, o diário de obra pode alcançar esse objetivo de retorno do capital empregado. Embora esse cenário não seja uma regra, o RDO permite sim que os serviços sejam mais flexíveis e produtivos, graças ao controle frequente e detalhado. 

Agora imagina se todas essas informações estivessem indexadas de forma online? Uma solução tecnológica coleta os dados sobre o andamento da obra, os quais são essenciais para os responsáveis de projeto e das construtoras. A partir disso, é possível realizar reuniões e avaliação dos resultados, otimizando o trabalho de todos os envolvidos. 

Esses relatórios permitem a previsão de despesas para aumentar a economia de recursos, o controle financeiro, o gerenciamento do tempo e o aprimoramento da comunicação entre as equipes.

Controle de qualidade

O registro diário de obras é um importante instrumento de controle de qualidade, se aliado com o registro fotográfico é aumentado significativamente a eficácia. As imagens ofertam informações transparentes sobre as condições de materiais, incluindo defeitos e estado de conservação. Isso contribui para o controle de qualidade, pois é possível identificar potenciais falhas antes que elas se tornem críticas, e para melhoria contínua do processo, adotar novas técnicas e práticas eficazes.

Além do mais, com as fotos é possível observar se as técnicas de aplicação empregadas estão em conformidade com as especificações de normas e projetos. Ainda, é possível identificar prováveis sobras de materiais que podem ser utilizadas em outras frentes de obra evitando, assim, o desperdício.

Dessa forma, a utilização de uma ferramenta online para o RDO oferece aos gestores dados atualizados em tempo real, assegurando que as informações não se percam. A adoção de tecnologias, como a Vobi, é fundamental para o planejamento das obras e controle de qualidade.

Como funciona o diário de obra na Vobi?

A Vobi apresenta uma solução revolucionária com seu Diário de Obra Online, uma ferramenta abrangente que promete transformar a maneira como profissionais da construção registram e acompanham o progresso de suas obras.

Registro fotográfico profissional

Um dos diferenciais destacados pelo Diário de Obra Vobi é a centralização de todos os registros fotográficos. A capacidade de documentar online o progresso das obras por meio de relatórios e fotos das execuções não apenas simplifica o processo, mas também adiciona um toque profissional à documentação.

diário de obra

Controle de ocorrências e redução de erros

Eliminar a necessidade de papel, reduzir erros e centralizar medições e inspeções são aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer obra. O Diário de Obra da Vobi oferece uma solução prática para isso, permitindo o registro de ocorrências de forma online. Essa funcionalidade não apenas simplifica o processo, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente.

Acompanhamento detalhado e monitoramento em tempo real

A capacidade de acompanhar detalhadamente a evolução das obras e monitorar em tempo real o progresso de cada projeto é um diferencial significativo. Com o Diário de Obra da Vobi, os profissionais da construção podem tomar decisões assertivas, identificando possíveis riscos e problemas antes que se tornem obstáculos significativos.

Além de tudo isso, a praticidade é levada a um novo patamar com o aplicativo da Vobi, que permite a criação de relatórios diretamente da obra. Não importa onde esteja, o profissional da construção pode ganhar tempo e documentar todas as informações relevantes usando o aplicativo.

Solicitar um convite para acessar o aplicativo é o caminho para maior eficiência e flexibilidade na gestão de projetos. Peça já o seu convite, acompanhe o progresso do seu projeto e garanta uma gestão eficiente e organizada da sua obra.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?