segurança do trabalho

Proteja sua obra: saiba como aplicar as normas de segurança do trabalho

Trabalhar na construção é uma atividade inerentemente perigosa, com alto risco de acidentes, bem como perigos à saúde e à segurança do trabalho. Por isso, é essencial conhecer as melhores maneiras de prevenir os perigos em uma obra.

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, em média, a taxa de mortalidade no trabalho no Brasil é de 5,21 óbitos para cada 100 mil vínculos. Já na construção civil, a taxa chega a 11,76 casos para cada grupo de 100 mil pessoas.

Se esse número parece impressionante, considere também que a construção civil é um dos segmentos que mais registram acidentes com incapacidade permanente, o segundo em número de mortes e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias.

Compreender os perigos, suas consequências e as medidas que você pode tomar para criar um melhor ambiente de trabalho é de suma importância para o bem-estar de seus colaboradores e do seu negócio.

A seguir, saiba o que levar em consideração e como planejar as suas operações garantindo a segurança do trabalho de todos:

Aproveite a leitura!

O que é segurança do trabalho?

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de normas de prevenção que visa proteger os colaboradores de uma empresa de possíveis riscos, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a fim de garantir boas condições de trabalho e permitir que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.

A ST é imprescindível em qualquer negócio, especialmente no setor da construção civil. O profissional responsável que atua neste setor é o Técnico em segurança do trabalho. Ele  analisa possíveis causas de um acidente, visando manter um ambiente livre de riscos, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa.

Esta prevenção influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais.

Os perigos e riscos em uma obra

segurança do trabalho

O canteiro de obra apresenta inúmeros riscos para os funcionários. Apenas em 2021, foram recebidos mais de 242 mil processos trabalhistas na atividade da indústria que compõem o segmento da construção civil. As principais razões para lesões no trabalho incluem: insalubridade por ruído, contato com produtos químicos e periculosidade por exposição a produtos inflamáveis e energia elétrica.

Embora as três primeiras categorias acima sejam riscos físicos, não podemos ignorar o quarto risco, que aponta para o aumento de problemas de saúde mental no local de trabalho em um ambiente de construção.

Além das principais causas de fatalidades listadas acima, também vale a pena destacar vários outros riscos potenciais na construção, que podem levar a danos ou ferimentos:

  • Falta de comunicação/treinamento pouco claro;
  • Objetos que podem atingir as vítimas, como objetos que caem/voam, veículos ou paredes de alvenaria, levando a 10,3% dos acidentes;
  • Eletrocussão, geralmente devido ao contato com linhas de energia ou uso indevido de equipamentos, possivelmente relacionado a treinamento inadequado;
  • Ficar preso entre objetos devido a acesso/saída inseguro, colocação insegura de pilha de entulhos, falha na inspeção de valas e sistemas de proteção ou ausência de sistemas de proteção no local.

Consequências dos Riscos da falta de segurança do trabalho na construção civil

Conhecer os riscos e perigos presentes em um ambiente de construção não conta toda a história do ponto de vista humano ou econômico. Na verdade, além de mortes ou danos físicos e mentais, há um alto preço a pagar por empresas que desconsideram o potencial impacto prejudicial da falta de segurança do trabalho.

A consequência imediata dos acidentes na construção civil é financeira. 

A partir de 2002, os custos totais de lesões fatais e não fatais foram estimados em US$ 11,5 bilhões, perfazendo 15% dos custos para toda a indústria privada.

Além disso, as empresas podem incorrer em multas significativas se violarem as normas regulamentadoras (falaremos mais a frente sobre elas). 

Outras consequências mais sutis são as repercussões de estresse, depressão ou ansiedade na saúde mental estão aumentando na indústria da construção, ocasionando faltas no trabalho e, consequentemente, potencial de se transformar em perdas significativas em projetos de construção.

Finalmente, as consequências dos perigos e riscos não devem ser avaliadas apenas com base na perda do colaborador. 

Para os trabalhadores, além do evidente impacto na saúde e bem-estar pessoal, o impacto de um acidente pode ser monumental e até levar à perda do sustento de toda uma família.

Como garantir a segurança do trabalho nos canteiros de obras

A Consolidação das Leis do Trabalho estabelece as normas regulamentadoras que precisam ser respeitadas pelos profissionais da construção civil. 

Os responsáveis pelo projeto podem sofrer responsabilização civil e até criminal se não aplicarem esses padrões durante a execução de seu trabalho.

Para além da exigência legal, existe também um dever moral de cuidado para com os trabalhadores, que se estende ao seu bem-estar mental que, por sua vez, pode beneficiar igualmente a empresa e os colaboradores.

Normas regulamentadoras

No Brasil, a segurança do trabalho é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs. Atualmente, são 376 normas regulamentadoras relacionadas ao segmento da construção civil, que podem ser conferidas no portal do Ministério do Trabalho. Dentre elas, destacamos as 5 principais:

NR 4

Estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa.

NR 5

Estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

NR 6

É norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

NR 7

Estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados em relação aos riscos ocupacionais.

NR 9

Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PPRA, considerando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, decorrentes dos agentes químicos, físicos e biológicos.

Boas práticas para segurança do trabalho

segurança do trabalho

Além das normas regulamentadoras, é importante aplicar boas práticas. Siga estas 15 regras simples de segurança do trabalho para manter você e os outros seguros:

  1. Cumpra todas as normas, regras e regulamentos emitidos pelo Ministério do Trabalho;
  2. Certifique-se de que os canteiros de obras estejam livres de perigos reconhecidos, tanto quanto possível. Nunca trabalhe em áreas inseguras. Saiba o que está acontecendo ao seu redor;
  3. Forneça ferramentas e equipamentos seguros;
Use seu EPI (equipamento de proteção individual) o tempo todo. Use seu capacete, botas de segurança e colete hi-viz, juntamente com qualquer EPI adicional necessário para a tarefa que está sendo realizada.
  1. Certifique-se de que existem avisos precisos para destacar os riscos potenciais aos trabalhadores, incluindo códigos de cores, cartazes ou etiquetas;
  2. Tenha procedimentos operacionais claros que sejam atualizados conforme necessário e comunicados claramente aos funcionários;
  3. Certifique-se de que o treinamento seja dado antes de qualquer trabalho ser feito no local;
  4. Forneça exames médicos e treinamento;
  5. Proteja a saúde mental dos trabalhadores e garanta que os ambientes de trabalho sejam tão livres de estresse quanto possível, livres de discriminação e abuso de todos os tipos;
  6. Mantenha um local organizado. Lembre-se de manter sua área de trabalho arrumada durante todo o turno para reduzir o número de riscos de escorregar e tropeçar. Preste atenção especial a áreas como acesso e rotas de fuga;
Deslizes e tropeções podem não parecer um grande problema em comparação com outros trabalhos de alto risco que acontecem no local, mas não se deixe enganar. De acordo com as estatísticas de HSE, escorregões e tropeções representaram 30% das lesões graves especificadas em canteiros de obras (2016/17 – 2018/19).
  1. Não coloque você ou outras pessoas em risco. Especialmente em canteiros de obras, onde um movimento errado pode colocá-lo em perigo. Dê um bom exemplo, pense com segurança e aja com segurança no local;
  2. Não trabalhe em altura sem grades de proteção adequadas ou outra prevenção contra quedas; 
  3. Relate defeitos e quase acidentes. Se você notar um problema, não o ignore, comunique-o imediatamente ao seu supervisor. Quanto mais cedo os problemas forem resolvidos, menor a chance de ocorrer um acidente;
  4. Nunca mexa no equipamento. Se algo não estiver funcionando ou não parecer certo, siga a regra número 7 e denuncie. Não tente forçar ou alterar algo, se você foi treinado ou deveria fazer isso.
  5. Use o equipamento certo. Uma ferramenta não serve para todos. Usar a ferramenta correta para o trabalho o fará com mais rapidez e, o mais importante, com mais segurança. Verifique visualmente se o equipamento está em boas condições e seguro para uso antes de começar;
  6. Em caso de dúvida, pergunte. Não tem certeza do que fazer? Ou como fazer algo com segurança? Ou você acha que algo está errado? Pare de trabalhar e pergunte. Leva 5 minutos para verificar, mas pode não ser tão fácil consertar as coisas se as coisas derem errado. É melhor ficar seguro do que arrepender-se. Erros em canteiros de obras podem custar vidas, não deixe que seja a sua.

Até a próxima

Equipe Vobi

Referências:

www.forconstructionpros.com

www.haspod.com

www.mobussconstrucao.com.br

www.beecorp.com.br

www.gov.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?