drywall

O que é drywall? Conheça a importância na construção civil

Drywall é a palavra utilizada para denominar um sistema de construção a seco. Os materiais são industrializados, utilizam-se mínimas quantidades de água, e vão prontos para a obra. Isso permite a valorização de construções limpas, sem necessidade de argamassa ou outro material. Conferindo maior rapidez e leveza se comparado às construções tradicionais de alvenaria. Como o material é pré-fabricado, os canteiros de obras passam a ter mais eficiência com a parcial construção off site.  

No Brasil, a técnica não é tão difundida como no exterior, no entanto, cada vez mais está sendo adotada por profissionais que conhecem as vantagens e as possibilidades da utilização desse sistema construtivo. 

O drywall pode ser aplicado para criar paredes e tetos personalizados. Por esse motivo, é uma boa solução para transformações rápidas no design de interiores. Dividimos mais informações sobre esse rápido sistema construtivo em alguns tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é drywall?

Drywall é um tipo de vedação utilizada em áreas internas. O termo em inglês indica que o método de construção é seco, ou seja, não é necessário o uso de água e outros resíduos, como argamassa ou concreto - o que otimiza a obra. 

Criado nos Estados Unidos por Augustine Sackett, o drywall é uma invenção que revolucionou a construção civil norte-americana. Composto por chapas em gesso natural revestidas com papel cartão, o sistema vem cada vez mais evoluindo e utilizado na arquitetura.

No Brasil, a utilização se deu por volta das últimas três décadas do século XX. Surgindo como solução economicamente viável para pequenas, médias e grandes construções. 

Todavia, antes de iniciar qualquer projeto em que seja utilizado a execução do drywall, é preciso se atentar às normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Entre elas estão a NBR 15758-1/2009, NBR 15758-2/2009 e NBR 15758-3/200.

drywall
Fonte: Sulmódulos 

O drywall é diferente de outros sistemas construtivos que também utilizam aço galvanizado em sua sustentação, como por exemplo o steel frame

Os dois tem os perfis feitos da mesma camada de zinco, porém a resistência do  steel frame é maior e mais espessa, ou seja, ideal para construções mais robustas. Vale lembrar que como o drywall é usado para fechamento interno, podendo ser utilizado junto ao steel frame, na parte do revestimento. - Fonte: Tecnoframe

Como funciona o drywall?

O drywall consiste em ser uma placa composta por um conjunto de gesso natural e aditivos, revestido com lâminas de cartão duplo. O gesso é responsável por dar resistência à compressão e o cartão, resistência à tração, tornando o material bastante seguro mecanicamente.

Quando a intenção é construir paredes e forros de chapas de drywall, deve-se estruturá-las com perfis de aço galvanizado - montantes e travessas. Sendo esses, espécies de pilares e vigas que irão sustentar as placas com a contribuição de fixação feita por parafusos. 

Também são utilizadas lãs minerais para promover maior isolamento térmico e acústico ao ambiente. 

As vantagens do sistema construtivo drywall em comparação com a alvenaria

Espessura leve e menor 

A utilização do drywall, gera ganhos nos espaços internos dos ambientes pois a sua espessura é menor se comparada com outros sistemas construtivos. Além disso, o sistema é capaz de ser seis vezes mais leve em comparação com a alvenaria, o que proporciona reduções na carga estrutural. 

Os novos empreendimentos estão apostando nessas paredes compostas por aço galvanizado e chapas de gesso acartonado, entre as espessuras mais comuns estão:

Parede Drywall com 75 mm definida por 1ST/48/1ST, ou seja, composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 48 mm interno. É a opção mais fina possível, sendo  ideal para ambientes que precisam economizar espaço.

Parede Drywall com 95 mm definida por 1ST/70/1ST, ou seja, composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 70 mm interno). Ótima opção para projetos que buscam melhor conforto térmico e acústico, sendo essa a escolha mais utilizada nas construções que utilizam o Drywall. 

Parede Drywall com 115 mm definida por 1ST/90/1ST, ou seja, composta de 1 placa com 12,5mm de cada lado e o perfil de 90 mm interno. É a maior parede, sendo necessária a utilização de uma estrutura. Para espessuras superiores, somente utilizando estrutura dupla. 

Economia 

Quando se pensa no custo do drywall, é ideal avaliar questões além do gasto do material, como por exemplo, o tempo de execução, mão de obra e o desperdício de materiais. 

Sua instalação é rápida, sendo essa uma das principais vantagens quando se comparado com a alvenaria. Além disso, ele  possui alta qualidade de acabamento. 

Dois profissionais habilitados para instalar esse produto tem capacidade de produzir aproximadamente 30m² em apenas um dia. Após duas horas de trabalho, o acabamento já pode ser aplicado. 

Além disso, esse material irá gerar apenas 5% de resíduos de obra e esses são recicláveis. Gerando assim, economia desde a compra até o descarte. 

Flexibilidade

Instalar paredes em drywall oferece liberdade de criação, isso porque esse sistema se adequa ao layout planejado com facilidade. Ou seja, de forma simples é possível construir e remover o material.

Essa vantagem é excelente, por exemplo, para solucionar mais opções de plantas em edifícios multifamiliares e multiusos. É possível criar maior disposição de divisórias internas. 

Mitos 

Quando o assunto é drywall existem muitos mitos que impedem que as pessoas façam investimentos e aproveitem os benefícios e versatilidade que só esse sistema construtivo pode oferecer. Nós, da Vobi, vamos esclarecer suas dúvidas sobre pontos que foram comumente transmitidos mas que não passam de mitos. 

Em primeiro lugar temos: sistemas de instalações elétricas e hidráulicas. Essa questão é entendida como uma dificuldade, no entanto, ao contrário do que propagam, no drywall é possível inserir eletrodutos e tubulações no interior da estrutura. Sendo essa até uma vantagem pois se houver necessidade de manutenção, é fácil acessar as instalações para realizar os reparos.

drywall
Fonte: Biancogres

Outra dúvida de quem pretende usar o drywall é a possibilidade de inserir revestimentos, por exemplo, pinturas, cerâmicas, laminados, mdf, entre outros. A resposta é: se for executado com assentamento de massa específica que assegura a aderência do produto, é possível! 

“A argamassa AC3, por seu alto poder de aderência, é a mais indicada para assentar porcelanato em Drywall. Ela é muito utilizada para revestimentos cerâmicos em geral, e é mais resistente a variações de temperatura e umidade.” - Fonte: Blog Biancogres

Para preparação de argamassa, o profissional deve acompanhar as instruções do produto e em seguida, aplicar a massa com instrumento de aplicação - a desempenadeira dentada -, tanto na área a ser aplicada quanto na própria peça cerâmica. O próximo passo é dispor a placa na parede e pressionar para assentá-la.

O ideal é sempre procurar o profissional e desenvolver o cálculo adequado, pois materiais que possuam peso maior precisam ser instalados com cantoneiras para que elas possam distribuir melhor as cargas nos montantes metálicos da estrutura. 

Nesse mesmo sentido, muitas pessoas e até profissionais acabam não optando por escolher o drywall pois acreditam que seu uso pode impedir pendurar objetos e móveis em sua superfície. Isso não é verdade! É possível instalar nessas peças de gesso acartonado televisão, ar condicionado, armários, quadros, entre outros objetos desejados. 

A execução adequada permite a média de 60 kg/m², passando disso a parede deve ser estruturada com reforço metálico para receber a carga desejada. 

As marcas de drywall  também indicam buchas específicas para objetos de até 10kg, acima desse peso é indicado fixar as buchas nos montantes. 

Outra discussão habitual é a resistência do drywall à umidade. Respondemos que essa questão vai depender do local e suas condições de umidade em que as peças irão ser instaladas.  

O sistema tem êxito em ambientes internos, podendo ser utilizados também em áreas como banheiros, área de serviço e cozinhas. Nessas ambientes internos úmidos devem ser utilizadas chapas de drywall específicas - placas Resistente à Umidade (RU).

As chapas convencionais, conhecidas como tipo ST, têm chances de serem danificadas se usadas em ambientes úmidos. Já as placas verdes, assim conhecidas no mercado, possuem fórmulas hidrofugantes. Isso quer dizer que são repelentes à água e podem proteger a superfície contra respingos e vapores. 

Como citado anteriormente, essas divisórias oferecem isolamento acústico e térmico para o ambiente por conta das lãs colocadas entre as chapas. Contrariando assim, a opinião comum de que o produto não oferece esse isolamento. 

Fique atento: as marcas apresentam diferentes produtos para cada necessidade e disponibilizam os índices com o desempenho de cada solução. 

Exemplos de projetos com drywall

Neste projeto assinado pela arquiteta Clarissa Strauss, a utilização do drywall serviu como divisória junto às grandes portas de correr - ambas possuem tratamento acústico. O que proporcionou para ampla área social, abertura máxima para passagem.

drywall
Fonte: Casa de Valentina 

Já nesse projeto de apartamento colorido, o drywall surgiu em meia-parede para complementar ao revestimento já existente, o qual assemelha tijolinhos.

drywall
Fonte: Histórias de Casa

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.vivadecora.com.br

www.placo.com.br

www.biancogres.com.br

www.casadevalentina.com.br

www.historiasdecasa.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?