Sistemas construtivos

Sistemas construtivos: conheça os principais e as tendências sustentáveis

Para começar o planejamento da construção de qualquer edifício é necessário definir qual será um dos sistemas construtivos a ser implantado. Ou seja, qual será a tecnologia e o método mais apropriado para a situação específica. 

Por isso, é imprescindível que o arquiteto e o engenheiro avalie os materiais da região, o tempo que a obra irá durar, seu orçamento e as questões ambientais. 

Existem diversos opções atualmente e em cada local do mundo é utilizado mais alguns do que outros. Por exemplo, no mercado brasileiro da construção civil é comum a escolha da alvenaria convencional ou concreto pré-moldado. Contudo, com a tecnologia e a busca por construções mais sustentáveis, outros tipos inovadores chamam a atenção, cada vez mais, de arquitetos e engenheiros.

Neste artigo, você descobrirá mais sobre os sistemas construtivos e seu uso Brasil afora. A partir disso, será mais fácil escolher o mais conveniente para o seu projeto. Confira os tópicos:

Aproveite a leitura!

Os sistemas construtivos mais conhecidos na construção civil

Alvenaria Convencional 

A alvenaria convencional é um método construtivo composto por elementos como vigas, pilares, lajes de concreto armado e paredes de vedação com blocos (tijolos) cerâmicos. Assim, temos construções dotadas de resistência e com proteção termoacústica. 

sistemas construtivos

No Brasil, é o sistema mais tradicional, sendo muito fácil encontrar mão de obra e não há necessidade de alta especialização pelos profissionais, se comparado com outros sistemas construtivos. Por esse fator, a escolha torna-se econômica e viável pelas facilidades aqui citadas.

Vantagens:

Alta disponibilidade de materiais e mão-de-obra 

Suporta médios e grandes vãos

Facilidade de futuras mudanças

Desvantagens: 

Gera muitos resíduos 

Grande tempo de execução 

Alto custo

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural é similar a alvenaria convencional, quando comparada aos elementos (blocos, vigas e pilares). A diferença aqui é que a vedação ocorre ao mesmo tempo que a estruturação. Conheça alguns dos métodos utilizados:

  • Estrutural armado: soma dos blocos preenchidos de concretos fixados com aço.
  • Não armado: paredes de alvenaria com vergas e cintas, sem a necessidade de armação. 
  • Parcialmente armado: paredes com alvenaria armada e outras com alvenaria não armada.
sistemas construtivos
Fonte: Pinterest

Algumas questões merecem atenção quando a escolha tende a ser alvenaria estrutural como compatibilização entre o próprio projeto estrutural e os projetos de elétrica e hidro sanitário. Além do mais, para a execução é necessário mão de obra mais especializada que a convencional, já que a parede sustenta a edificação elas vem se manter no prumo. 

Vantagens:

Escolha econômica 

✅ Menor desperdício de materiais 

✅ Qualidade de execução superior 

Desvantagens: 

❌ Limitações em realocação de parede pois suportam as cargas estruturais

❌ Vãos livres limitados 

❌ Limitações estéticas 

Concreto pré-moldado

O sistema construtivo de concreto pré-moldado também é bastante conhecido e optado pelos brasileiros por oferecer um custo-benefício excelente. Com planejamento e acompanhamento de obra, há redução de mão de obra e impede que haja trabalho improvisado.  

“Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura”.. - Fonte: Portal do Concreto
sistemas construtivos
Fonte: Pinterest

Usado com frequência em galpões e grandes obras, as estruturas geralmente são adquiridas com empresas que prestam esse tipo de serviço, como também, elas podem ser moldadas no canteiro de obras. A escolha fica a critério do que é mais vantajoso analisando custos de transportes, dimensões de peças, investimento em formas, tempo de execução, equipamentos disponíveis, espaço no canteiro de obras e qualidade. 

Vantagens:

Redução de prazo e mão de obra

Construção limpa 

✅ Contenção de custos

Desvantagens: 

❌ Alto investimento inicial

❌ Sem flexibilidade

❌ Exigência de mão de obra e equipamentos especializados

Container

O container apresenta muitas vantagens e atualmente está sendo bastante utilizado Brasil afora. Esse é um dos métodos construtivos mais resistentes e sustentável. Mas afinal, o que são containers?

Refere-se a caixas metálicas de algum material resistente como o aço, alumínio ou a fibra. Muito comum, vê-los em em portos, por inicialmente, a proposta só abarcar o armazenamento de produtos a fim de serem transportados por longas distâncias. 

sistemas construtivos
Fonte: Pinterest

Hoje, o mercado da construção civil aproveita a oportunidade e o transforma em construções com estética industrial. 

Vantagens:

✅Rapidez e baixo custos nas obras  

✅ Obra limpa 

✅ Possibilidade de mudar a construção de local

Desvantagens: 

❌ Necessidade de mão de obra qualificada (cortes das esquadrias)

❌ Espaço no canteiro de obras e entorno para transporte de guindaste 

❌ Necessidade de isolamento termo acústico

Light Steel frame

sistemas construtivos
Fonte: Pinterest

O termo steel frame significa “estrutura de aço”. Esse é mais um dos sistemas construtivos que usa o aço galvanizado como estrutura através de perfis. Junto a esses materiais, é utilizado placas para fechamento de materiais como cimento, madeira ou drywall

Vantagens:

Agilidade na construção

✅ Estrutura leve

✅ Mais precisão e  menor custo

Desvantagens: 

❌ Requer mão de obra altamente especializada 

❌ Limitações de altura

Wood Frame

sistemas construtivos

O wood frame se assemelha ao steel frame em relação a necessidade de perfis estruturais. A diferença é que o material utilizado nesse sistema construtivo é a madeira.

“A estrutura do Wood Frame é formada por perfis de madeira, normalmente de reflorestamento (do tipo pinus). A madeira é maciça, contraventada com chapas de OSB (painel de tiras de madeira orientadas). A estrutura de madeira é passada por um processo de autoclavada, com o objetivo de protegê-la de cupins e umidade.” - Fonte: Homify 

 Vantagens:

Excelente desempenho acústico e térmico

✅ Utilização de madeira de reflorestamento 

✅ Agilidade na construção e baixo custo

Desvantagens: 

❌ Limitação no número de pavimentos 

❌ Requer mão de obra especializada

❌ Necessário cuidados de impermeabilização e manutenção

Diferenças dos sistemas construtivos no Brasil x Mundo

No Brasil, os sistemas construtivos mais utilizados são: alvenaria e concreto pré-moldado. No entanto, essa escolha varia de acordo com a região.

Nos Estados Unidos, é habitual a construção de edificações no sistema construtivo wood frame. Por mais que as madeiras passem pelo processo de autoclave, assegurando maior resistência e proteção contra umidade e cupins, em território brasileiro, não é comum a utilização desse método de construção por conta da umidade presente - o que pode acarretar em problemáticas para a edificação.

sistemas construtivos
Fonte: Archdaily

Já nos países europeus, é comum a utilização de steel frame. De acordo com a região que a edificação será construída, as dimensões dos perfis de aço. Assim como, os espaçamentos e quantidade de material que será preciso. Vale ressaltar que os cálculos estruturais devem ser previamente desenvolvidos no projeto. 

Nos países africanos, as edificações são constituídas de terra e tijolos para garantir conforto térmico em seu interior. 

As novas tendências nos sistemas construtivos

BIM

A busca por métodos que agilizem as etapas de projetos é uma das principais tendências no segmento da construção civil. O uso da tecnologia, por exemplo, contribui para mapear o mínimo de desperdício, a qualidade construtiva, a segurança e o conforto que uma edificação terá.

Atualmente, há uma metodologia de trabalho para arquitetos e engenheiros criarem seus projetos visando centralizar todas as informações pertinentes em modelo digital. O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção),  consegue prever as melhores escolhas a fim de trazer eficiência para a obra. 

Construção industrializada

A construção industrializada surge como um caminho para escalar a produção na área da construção civil, mas sem perder a qualidade. Esses novos modelos são apoiados no projeto e fabricação dos elementos de uma edificação, seja ele estrutural ou não. Temos como exemplo o steel frame e o container - ambos citados anteriormente. 

Entre os benefícios da construção industrializada estão: redução de prazos pela maior produtividade, controle de custos com planejamento financeiro detalhado, uso racional de recursos, limpeza e segurança nos canteiros de obras, flexibilidade para adaptações, desempenho e sustentabilidade, além da possibilidade de criação arquitetônica marcante. 

Impressão 3D

A tecnologia de  impressão 3D também se refere a fabricação, no entanto, aqui o foco é a criação de objetos tridimensionais através de várias camadas de um determinado material. As impressoras comuns no mercado utilizam materiais plásticos ou metal em pó e as camadas vão se formando a partir das informações fornecidas por um modelo digital. 

sistemas construtivos
Fonte: Archdaily | Foto: Professor XU Weiguo’s Team

A tecnologia iniciou-se na área criando apenas objetos simples como maquetes. Atualmente,   a utilização se dá como método construtivo pois já desenvolve grandes detalhes de edifícios. 

“Uma das principais vantagens da impressão 3D aplicada à arquitetura é a rapidez e a eficiência nos processos de construção. Com as tecnologias atualmente disponíveis, é possível erguer a estrutura de uma casa de cerca de 50 metros quadrados em apenas um dia.” - Fonte: Archdaily

Sistemas construtivos sustentáveis

As preocupações do setor da construção civil no que diz respeito aos sistemas construtivos se dão em relação a criar edificações sustentáveis. As apostas são voltadas para o uso de materiais sustentáveis, na mínima geração de resíduos e nas soluções excelentes de economia de água, utilização de energias renováveis, incentivo ao baixo consumo de energia, entre outros fatores.

Construção modular

As edificações com premissa modular são construções off site, ou seja, ocorrem fora do canteiro de obras. São fabricados módulos com mesmos tamanhos e formas e, posteriormente, são unidos através de tecnologias de encaixe de acabamentos. Logo após, essas estruturas são transportadas para o local em que será instalada.

sistemas construtivos

Há muitas vantagens nesse tipo de sistema, entre elas estão: economia no tempo de execução de obra, racionamento de materiais, economia na mão de obra, baixo consumo de água e geração de resíduos dentro do canteiro de obra. 

Painel de isopor

A tecnologia que une painéis de argamassa armada com miolo de EPS (poliestireno expandido) possui também muitas vantagens na baixa geração de resíduos - e quando gerados passam a ser recicláveis -, alta resistência mecânica, excelente isolamento térmico e acústico - contribuindo para redução de geração energética de aquecimento e/ou refrigeração. 

sistemas construtivos
“As temperaturas ficam próximas aos 22ºC, o que garante conforto no verão e no inverno e possibilita economia com a menor utilização de aparelhos para resfriamento ou aquecimento” - Fonte: Lourdes Cristina, engenheira da LCP Engenharia e Construções. 

Agora que você já conhece um pouco mais dos sistemas construtivos e quais são as tendências no segmento, comece já a aplicá-los em seus projetos.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.homify.com.br

www.escolaengenharia.com.br

www.maiscontroleerp.com.br

www.portaldoconcreto.com.br

www.engenhariacivil.com

www.archdaily.com.br/br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?