Guias Especiais

Engenharia civil: a profissão milenar

Por Equipe Vobi
Engenharia civil

É de comum pensamento que a engenharia civil é responsável ​​por projetar infraestruturas públicas, como estradas, transporte e redes de esgoto. No entanto, essa profissão abrange muito mais do que isso, desde saúde pública à questões ambientais das cidades.

Vejamos ao longo do artigo:

Aproveite a leitura!

O que é engenharia civil?

A engenharia civil é a aplicação de princípios físicos e científicos para o projeto, bem como desenvolvimento e manutenção de ambientes construídos. Isso inclui infraestrutura como aeroportos, pontes, edifícios, canais, represas, oleodutos, usinas de energia, ferrovias, estradas, sistemas de esgoto e muito mais.

A engenharia civil é a segunda disciplina de engenharia mais antiga, depois da engenharia militar, tendo sido criada para diferenciar uma da outra. Sua natureza ampla e longa história significam que seu próprio crescimento como disciplina está intimamente associado ao desenvolvimento do conhecimento humano em áreas como física, matemática, estruturas e construção civil, geografia, geologia, geotécnica, hidrologia, ciências ambientais e de materiais de construção, mecânica, e mais.

Para entender melhor a engenharia civil hoje, é preciso se aprofundar em como ela se transformou em uma profissão ao longo dos anos.

A história da engenharia civil

A engenharia, de uma forma ou de outra, sempre desempenhou um papel importante na vida humana, mas os primeiros sinais da engenharia civil datam de 4.000 a 2.000 aC.

Começando no Egito Antigo (ao longo do Vale do Nilo, no nordeste da África), entre a Civilização do Vale do Indo (abrangendo o nordeste do Afeganistão, em grande parte do Paquistão e no oeste e noroeste da Índia) e na Mesopotâmia (ao longo do sistema do rio Tigre-Eufrates no atual Iraque ), a antiga engenharia civil iniciou quando as pessoas começaram a abandonar uma existência nômade e construíram abrigos. Isso também tornou o transporte comercial mais importante, com mercadorias tendo que ser movidas para esses novos assentamentos com o desenvolvimento da navegação e da roda.

Os primeiros projetos de engenharia incluíram as pirâmides no Egito, o Partenon na Grécia Antiga, a Grande Muralha da China e as muitas estruturas civis construídas no Império Romano, entre outras espalhadas pelo mundo, incluindo no México e no Sri Lanka. No entanto, a palavra 'engenheiro' ainda estava sendo usada de forma intercambiável com 'arquiteto' para descrever a profissão.

engenharia civil

Os períodos antigo e medieval viram a maior parte da construção civil e design realizados por artesãos, como carpinteiros e pedreiros. Não foi até o século 18 que o termo 'engenharia civil' foi usado pela primeira vez para descrever a engenharia para civis, em vez de fins militares.

O primeiro engenheiro civil profissional autoproclamado foi John Smeaton, que criou a Smeatonian Society of Civil Engineers em 1771 com colegas que se reuniam informalmente durante o jantar. Esta era, no entanto, mais uma sociedade social e logo foi substituída pela Instituição de Engenheiros Civis, que foi formada em Londres em 1818 e recebeu uma Carta Real em 1828, que reconhecia formalmente a engenharia civil como uma profissão. A carta definia a engenharia civil como:

“a arte de direcionar as grandes fontes de poder na natureza para uso e conveniência do homem, como meio de produção e de tráfego nos estados, tanto para o comércio externo quanto interno, aplicado na construção de estradas, pontes, aquedutos, canais, navegação fluvial e docas para intercâmbio interno e intercâmbio, e na construção de portos, ancoradouros, molhes, quebra-mares e faróis, e na arte da navegação por força artificial para fins de comércio, e na construção e aplicação de máquinas , e na drenagem de cidades e vilas.”

Nos Estados Unidos, a American Society for Civil Engineers (ASCE) foi fundada em 1852.

A primeira instituição para o ensino de engenharia civil, a École Nationale des Ponts et Chaussées, foi criada na França em 1747, logo seguida por instituições semelhantes em outras nações europeias.

A primeira faculdade privada a ensinar a profissão nos Estados Unidos foi a Norwich University, fundada pelo capitão Alden Partridge em 1819, embora o primeiro diploma em engenharia civil concedido nos Estados Unidos tenha vindo do Rensselaer Polytechnic Institute em 1835. A primeira mulher a receber graduada em engenharia civil nos Estados Unidos foi Nora Stanton Blatch, graduada pela Cornell University em 1905.

Enquanto isso, no Reino Unido durante o século 19, a engenharia civil estava sendo separada da engenharia militar à medida que a Revolução Industrial ganhava ritmo. Isso levou à criação de iniciativas educacionais, incluindo a Classe de Engenharia Civil e Mineração, fundada no King's College London em 1838 como resposta à necessidade de engenheiros qualificados para trabalhar no sistema ferroviário. 1838 viu o estabelecimento do Colégio privado de Engenheiros Civis em Putney e 1840 viu a primeira Cátedra de Engenharia do Reino Unido estabelecida na Universidade de Glasgow.

Essas oportunidades educacionais para engenheiros civis significavam que um diploma em engenharia civil agora era possível, abrindo uma riqueza de oportunidades para profissionais qualificados.

Essa gama de oportunidades existe hoje com os diferentes tipos de engenharia civil em que você pode estar envolvido.

Quais são as possíveis áreas de atuação na carreira de engenheiro civil?

O amplo campo da engenharia civil contém várias subdisciplinas especializadas, abrangendo uma variedade de setores e incluindo tarefas práticas e mais teóricas. Esses diferentes tipos de engenharia civil são baseados em uma mistura de localização e especializações:

1. Engenharia Civil Geral

Esses engenheiros civis trabalham com agrimensores e engenheiros civis mais especializados para projetar serviços como drenagem, barragens, infraestrutura de abastecimento elétrico, pavimentação, serviços de esgoto, infraestrutura de comunicações e muito mais. Este tipo de engenharia geralmente se preocupa em converter uma área de terra de um uso para outro. Isso inclui visitas ao local, reuniões com as partes interessadas, planejamento e desenvolvimento da construção, bem como avaliação de possíveis impactos, inclusive para o meio ambiente.

2. Engenharia Costeira

Este ramo da engenharia civil preocupa-se com a gestão das áreas costeiras, incluindo a proteção contra inundações e erosão costeira. Também é conhecido como proteção costeira e defesa costeira.

3. Engenharia de Construção

Os engenheiros de construção estão envolvidos no planejamento, transporte e uso de materiais de construção, usando conhecimentos de engenharia ambiental, geotécnica, hidráulica e estrutural. Essa função geralmente envolve muita redação de contratos, logística e monitoramento de suprimentos para criar planos que podem ser usados ​​pelos gerentes de construção.

4. Engenharia sísmica

Esta subdisciplina da engenharia estrutural envolve o projeto, construção e manutenção de estruturas capazes de resistir à exposição a terremotos, mantendo a conformidade com os códigos e regulamentos de construção.

5. Engenharia Ambiental

Este ramo da engenharia é a versão moderna do que já foi chamado de engenharia sanitária. Agora inclui gestão de resíduos perigosos e remediação ambiental, além do tratamento de resíduos químicos, biológicos e térmicos, reciclagem e purificação do ar, terra e água. Os engenheiros ambientais também estão envolvidos na avaliação das consequências ambientais das ações propostas.

6. Engenharia Forense

Freqüentemente envolvidos em assuntos jurídicos, esses engenheiros são chamados para investigar a falha de materiais, produtos, estruturas, máquinas ou componentes que levaram a lesões pessoais ou danos materiais. Esses engenheiros buscam causas de falha com o objetivo de melhorar processos ou desempenho, bem como resolver reivindicações de propriedade intelectual (principalmente questões de patentes).

7. Engenharia Geotécnica

Frequentemente trabalhando com geólogos e cientistas do solo, esses engenheiros investigam as condições da rocha e do solo para estruturas de suporte, fundações e muros de contenção. Isso é dificultado pela variabilidade dos comportamentos do solo.

Temos um artigo completo falando sobre esse tema e você pode se aprofundar mais clicando aqui.

8. Engenharia Hidráulica

Engenheiros hidráulicos trabalham com fluxo e movimento de fluidos – principalmente água. Esses engenheiros projetam e mantêm tubulações, instalações de drenagem, canais e redes de abastecimento de água usando conceitos como pressão de fluido, estática e dinâmica.

9. Engenharia de Materiais

Com base na ciência dos materiais, esta disciplina se preocupa com revestimentos protetores para materiais, ligas, nanotecnologia e outras soluções de materiais avançados.

10. Engenharia Estrutural

Este grande subconjunto de engenharia civil trabalha com o projeto estrutural e análise de edifícios, pontes e torres, bem como estruturas offshore em campos de petróleo ou gás. Os engenheiros estruturais avaliarão cargas, bem como forças e tensões para garantir que uma estrutura seja projetada para suportá-las. Essas cargas podem ser móveis ou estáticas e incluem aquelas relacionadas ao clima e ao tempo, bem como o peso da própria estrutura. Os engenheiros estruturais também precisam considerar custo, facilidade de construção, segurança, impacto ambiental e sustentabilidade e estética.

11. Engenharia de Transportes

Projetando, construindo e mantendo a infraestrutura de transporte, os engenheiros de transporte se preocupam com o movimento de mercadorias e pessoas com segurança e eficiência. Eles trabalham com uma variedade de infraestrutura de transporte, incluindo canais, estradas, ferrovias, portos, aeroportos e transporte de massa.

12. Engenharia Urbana / Municipal

Este ramo da engenharia civil abrange a conceção, construção e manutenção das mais diversas estruturas, ativos e redes urbanas. Isso inclui ruas, calçadas, sistemas de abastecimento de água, esgotos e gerenciamento/descarte de resíduos, armazenamento de materiais a granel, iluminação, parques e infraestrutura ciclável, entre outros. A engenharia municipal tem cruzamento com muitos outros tipos de engenharia civil, mas preocupa-se principalmente em coordenar essas estruturas e serviços ao lado de outros especialistas sob a mesma autoridade municipal.

13. Engenharia de Recursos Hídricos

Enquanto a engenharia hidráulica (acima) se preocupa com o transporte de fluidos, a engenharia de recursos hídricos abrange a coleta e o gerenciamento da água como um recurso natural, tanto acima quanto abaixo do solo. Como resultado, são necessárias disciplinas como hidrologia, gestão de recursos, conservação e ciências ambientais.

14. Sistemas de Engenharia Civil

Esta disciplina está preocupada com a integração dos ciclos de vida do projeto de engenharia civil desde a concepção até o planejamento, projeto e fabricação, através da operação e descomissionamento. uma atenção aos detalhes técnicos também.

O que o engenheiro civil faz?

engenharia civil

Os engenheiros civis aplicam diferentes princípios de engenharia a projetos de todos os tamanhos para fins residenciais, comerciais, industriais ou públicos. Isso inclui medir os custos financeiros, ambientais ou socioeconômicos de um projeto para garantir que sejam entregues no prazo, dentro do orçamento e em conformidade com os códigos, padrões e regulamentos.

Os engenheiros civis podem estar envolvidos com projetos desde a concepção até o projeto, construção, manutenção e até mesmo descomissionamento/remoção.

Essas funções podem ser realizadas sob contrato ou como consultor, com salários e responsabilidades de trabalho dependendo da experiência do engenheiro e dos requisitos do próprio projeto.

Algumas funções comuns dos engenheiros civis incluem:

  • Realização de estudos técnicos e de viabilidade, utilizando relatórios, levantamentos, mapas e plantas e dados correlatos;
  • Determinação de custos;
  • Compreensão e contabilização de regulamentos de saúde e segurança do trabalho, construção e outros regulamentos de engenharia;
  • Avaliação dos impactos ambientais e determinação dos fatores de risco que podem afetar a entrega do projeto;
  • Criação de planos e plantas baixas;
  • Colaboração e comunicação com outros engenheiros, profissionais e clientes.

Independentemente da localização, os engenheiros precisam obedecer à lei contratual em seus relacionamentos com outras partes, e qualquer falha no trabalho pode levar a reivindicações de negligência ou até mesmo acusações criminais. 

No Brasil, O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, (CONFEA), é a instância superior da fiscalização do exercício profissional da Engenharia e da Agronomia. 

Cada Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), presente em cada estado e no Distrito Federal, fica responsável pela fiscalização do exercício das profissões das categorias na área sob sua jurisdição. Por isso, entre as principais funções dos Conselhos Regionais está: cumprir e fazer cumprir a presente legislação, as resoluções baixadas pelo Conselho Federal, bem como expedir atos que para isso julguem necessários.
Além disso, cabe ao CREA de cada região organizar, disciplinar e manter atualizado o registro dos profissionais e pessoas jurídicas que se inscrevam para exercer atividades voltadas à engenharia ou agronomia. 

Engenharia Civil: o que esperar no futuro?

A Engenharia Civil está avançando para enfrentar os desafios do nosso mundo em constante mudança: um mundo mais integrado leva a uma maior interação com parceiros internacionais.

O crescente papel das parcerias público-privadas apresenta novas oportunidades de crescimento a longo prazo na indústria de Engenharia Civil.

Novos desenvolvimentos em Tecnologia da Informação nos darão "rodovias e veículos inteligentes" e "estruturas inteligentes". Esses desenvolvimentos estão revolucionando a indústria da engenharia civil.

Pesquisadores em universidades e empresas estão introduzindo novos conceitos de design que reduzirão o custo dos sistemas construtivos, operação e gerenciamento da infraestrutura, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto da sociedade no meio ambiente.

Até a próxima

Equipe Vobi

Referências:

www.twi-global.com

www.civil.queensu.ca

www.educamaisbrasil.com.br

Gostou? Compartilhe!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?