visita técnica
Projetos e Obras
May 3, 2023

Como elaborar um relatório de visita técnica

Se tem uma coisa que nós da Vobi defendemos para o sucesso de um projeto é a união de acompanhamento de projeto e centralização de informação, e uma ferramenta essencial para essa premissa é o relatório de visita técnica. Esse documento tem um papel importante na verificação da finalização adequada de uma construção, assegurando que o trabalho seja executado corretamente. Além disso, uma visita técnica bem conduzida ajuda a manter a organização do trabalho e aumenta a satisfação do cliente.

Entenda agora mesmo o que é um relatório de visita técnica, sua importância e como seguir um passo a passo simples e prático para seu desenvolvimento. Continue lendo os seguintes tópicos e, em seguida, ganhe um bônus especial:

Aproveite a leitura!

Qual a importância da visita técnica?

Você já teve alguma experiência com visita técnica? Sabe o que ela significa na prática? 

As visitas técnicas são fundamentais para o sucesso de uma construção porque permitem que os profissionais qualificados inspecionem o local, vistoriem especificamente as condições existentes e possam implementar intervenções relevantes em relação ao planejamento, execução e controle da obra. 

Esse serviço pode ser feito a partir de um agendamento pelo cliente após a identificação de problemas específicos ou fazer parte do planejamento de um projeto de construção. Por exemplo, a partir da visita técnica pode-se orientar toda a equipe sobre a execução do plano inicial, garantindo a qualidade do trabalho e identificando os reparos necessários, considerando o orçamento do projeto.

Vamos a um exemplo para elucidar como uma visita técnica pode ser crucial durante uma obra. Imagina que uma construtora esteja no meio da construção de um prédio comercial de vários andares, e a visita técnica foi uma resposta a problemas identificados pelo cliente, neste caso de problemas na instalação elétrica de um andar específico. 

Um técnico especializado realiza uma inspeção minuciosa, identifica os problemas, elabora um relatório de visita técnica detalhado com recomendações e custos estimados, e assim, é compartilhado com o cliente. 

A partir desse conjunto de informações, soluções são tomadas para corrigir os problemas, como a substituição de fiação, garantindo a qualidade e a funcionalidade do projeto. Em resumo, o objetivo de uma visita técnica é avaliar o local, propor melhorias e realizar correções que otimizem o progresso e a qualidade dos empreendimentos. 

Quem faz a visita técnica?

visita técnica

As visitas técnicas devem ser conduzidas exclusivamente por um profissional capacitado e habilitado - arquiteto ou engenheiro civil. Esses profissionais devem ter registro em seus respectivos conselhos de classe: CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo e CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Isso é importante porque garante que quem irá avaliar compreenda as técnicas construtivas, a legislação vigente e as normas de desempenho. Assim, é possível garantir a qualidade do empreendimento e a responsabilidade técnica desses profissionais.

Como fazer um relatório de visita técnica?

O relatório de visita técnica é um documento que registra as informações coletadas pelo profissional habilitado a fazer esse serviço. É a partir desse papel que o responsável por fazer a gestão ou até mesmo quem está investindo na obra consegue monitorar o progresso do projeto e tomar as decisões para aprimorar o alcance dos objetivos. 

Com o documento em mãos, é possível identificar os problemas, os desvios de cronograma e o cumprimento do orçamento. Como também, diagnosticar tendências para otimização da eficiência e redução de custos, permitindo uma gestão de recursos eficiente. 

Exemplos de relatório de visita técnica

Relatório de Acompanhamento de Obra 

Os relatórios de acompanhamento de obra são mais comuns por possuírem o objetivo de registrar o progresso da execução conforme o projeto descrito. Como citado anteriormente, a partir desse documento é possível realizar atualizações nos planos e no orçamento segundo as novas necessidades. 

Também conhecido como Diário de Obra, esse documento possibilita o registro de progressão da construção ou reforma e qualquer evento relacionado à obra. Assim fica fácil de visualizar em qual momento a obra se encontra, quais atividades foram realizadas, rastrear possíveis atrasos e tomar decisões mais assertivas para as próximas etapas.

E na Vobi você consegue criar um diário completo para todas as obras que realizar, com o registro de relatórios para cada visita realizada. Para saber ainda mais, confira esse artigo especial que criamos para você.😊

Relatório Fotográfico de Obra

Esse tipo de relatório usa imagens para documentar o progresso de uma construção, servindo como validação do avanço ou conclusão. As fotografias são tiradas para detalhar diferentes estágios da obra, condições do espaço, qualidade dos trabalhos e possíveis problemas ao planejamento. 

Relatório de visita técnica para manutenção de equipamentos 

O relatório voltado para manutenção de equipamentos é essencial para a perfeita execução da obra, como também para a segurança no canteiro de obras. O objetivo desse documento é reunir observações sobre a inspeção técnica em máquinas e equipamentos da construção, demonstrando o estado atual desses objetos, bem como os problemas e intervenções que devem serem feitas para o cumprimento das normas de segurança. 

Confira o passo a passo

  1. Modelo: escolha um formato para o documento, pois ele impactará na facilidade de encontrar e fazer as revisões das informações em etapas futuras. Estruture de forma clara, inclua introdução, seções principais e conclusão. Insira um cabeçalho para informações básicas, como nome da empresa, data e hora da visita, local e nome do profissional responsável e das pessoas presentes no momento em que a visita foi realizada.
  2. Preparação: antes do desenvolvimento do relatório de visita técnica, você deve reunir as informações importantes (desenhos, especificações, orçamentos e cronogramas). Como também o objetivo da visita e quais tópicos serão mais abordados. 
  3. Descrições: inicie com uma breve introdução do motivo da visita e, em seguida, detalhe o escopo do projeto, os objetivos específicos da visita técnica e os problemas encontrados. 
  4. Resultados: exponha descobertas e informações coletadas, ou seja, tudo que precisa ser resolvido a fim de cumprir o cronograma, orçamento e/ou especificações. 
  5. Conclusão: conclua o relatório de visita técnica com as recomendações para melhorar o desempenho e reforce o objetivo da visita. 
  6. Anexos: anexe fotografias, documentos, desenhos e outros materiais que achar pertinente ao documento. As fotos são essenciais para ilustrar os problemas encontrados. É importante também reunir assinaturas das pessoas presentes na visita técnica, como o engenheiro responsável.
  7. Revisão: revise a documentação a fim de certificar a clareza das informações e do uso de uma comunicação assertiva.

Por que você deve automatizar a elaboração de seus relatórios? 

A digitalização no processo de visita técnica é essencial para o gerenciamento de projetos e otimização produtiva no dia a dia de trabalho. Acompanhe algumas das vantagens para sua empresa:

  1. Produtividade e eficiência: através da digitalização é possível eliminar relatórios em papel, otimizando a análise e o registro de dados no local da visita. Isso contribui para redução de tempo, pois as informações são inseridas em dispositivos móveis, aumentando a produtividade. 
  2. Precisão e personalização: plataformas online permitem que os usuários preencham relatórios de forma padronizada. Os checklists pré-configurados garantem que as informações necessárias sejam registradas, mantendo a consistência e reduzindo erros humanos. Os campos e critérios podem ser ajustados para se adequar a diferentes visitas técnicas e ao desenvolvimento da melhoria contínua. 
  3. Armazenamento seguro e online: os relatórios são armazenados na nuvem, eliminando o risco de perda de documentos físicos e facilitando a recuperação de informações passadas.
  4. Análise de dados: com a digitalização dos documentos, é possível rastrear o histórico de visitas técnicas ao longo do tempo. Isso permite a identificação de padrões e de tomada de decisões mais assertivas. 
  5. Comunicação eficiente: os relatórios de visita técnica são compartilhados de imediato com toda equipe, agilizando a comunicação e evitando atrasos nas decisões de correção.  

Relatório de visita técnica da Vobi 

E para você começar a utilizar um Relatório de Visita Técnica completo imediatamente e ter ainda mais economia de tempo, disponibilizamos um modelo interativo, digital e você pode acessar ele de qualquer lugar e na hora que você quiser!

Esse documento foi especialmente desenvolvido para arquitetos, engenheiros e designers de interiores. Para acessá-lo, clique aqui. E o melhor de tudo, é 100% gratuito!

relatório de visita técnica

O relatório de visita técnica é uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade dos serviços, garantir a experiência do cliente e afirmar a eficiência das operações. Sua elaboração de forma cuidadosa é fundamental para o sucesso de projetos e inspeções.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?