art déco

Art déco: o que é e como aplicar esse estilo em projetos

O movimento art déco evoluiu nos Estados Unidos e na Europa, nas décadas de 1920 e 1930. Influenciando a moda, a arte, o design, o cinema e as formas arquitetônicas, o art déco procurou buscar a moderação entre grandeza e utilidade. 

Na arquitetura, o estilo é caracterizado por construções elegantes: cores, formas e volumes luxuosos. Os arquitetos da época procuraram desenvolver novos projetos cada vez mais modernos e incomuns comparado a tudo que se tinha visto. Mas ainda, utilizavam-se de elementos tradicionais e ostentosos, como o artesanato fino, a laca e o marfim.

Retome a história do art déco e entenda como levar esse design ao seu projeto através dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é art déco?

O art déco teve início em 1925, na França, e recebeu influência dos movimentos artísticos passados, como a Art Nouveau e o Cubismo. O primeiro influenciou na ornamentação e utilização de curvas, já o segundo inspirou na aplicação de formas geométricas. 

“Como sucessor dos movimentos Arts and Crafts e Art Nouveau, o Art Déco também recebeu influência das formas abstratas e geométricas do cubismo, das cores vivas do fauvismo e dos artesanatos e estilos de países como China, Japão e Egito.” - Fonte: ArchDaily

Ele foi um estilo bem aceito por pessoas mais abastadas. Rico em detalhes, o qual era bastante empregado em projetos de grandes centros urbanos e econômicos. Esses edifícios eram estilizados com padrões florais, formas geométricas e bordas com baixo relevo. 

A história do art déco

O art déco iniciou-se com propósito inteiramente decorativo, ao contrário do Art Nouveau que tinha caráter filosófico. Esse estilo começou na década de 1920, “os anos loucos” ou época da “geração perdida”, onde houveram mudanças de valores, mais autonomia para mulheres e o aumento das grandes festas com bebidas alcoólicas.

No âmbito da arquitetura, o ápice do estilo é datado no período de surgimento de arranha-céus, representando assim, a modernidade da engenharia, da tecnologia e da sociedade. Os arquitetos Auguste Perret e Henri Sauvage eram os nomes mais reconhecidos da época. 

Nos Estados Unidos, é muito comum ver prédios dessa época, pois foi o local em que o estilo mais se popularizou. Já no Brasil o estilo é encontrado principalmente nas grandes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia e Porto Alegre. 

No final dos anos 1930 até o início dos anos 1940, o estilo começou a entrar em desuso pois acreditava-se que ele era esbanjador para o contexto econômico de guerra. O art déco só veio reaparecer no final da década de 1960, junto a outro movimento singular intitulado “Pop Art” e também na década de 1989, onde o design gráfico ganhou relevância.  

Quais as principais características do art déco?

Como dito anteriormente, esse estilo é marcado pelo uso da extravagância, com a utilização de cores, brilhos, florais e formas estilizadas. As esculturas eram feitas para adornar prédios, edifícios, e outros locais públicos e privados. 

Aliás, você sabia que o Cristo Redentor é uma estátua art déco?

Escultura

art déco

O Cristo Redentor foi construído em concreto armado e em milhares de triângulos em pedra-sabão. Esses triângulos, denominados como tesselas, foram aplicados com objetivo de proteger a estrutura do concreto armado. 

art déco
Fonte: Cultura Genial

 

Pintura 

art déco
Fonte: Pinterest

A pintura da “Mulher de bandolim”, originalmente intitulada como La Musicienne, é um retrato da artista Tamara de Lempicka, de 1929. Ela era conhecida por organizar festas glamorosas e passou a ser muito requisitada por americanos e europeus ricos para pintar retratos. 

Em estilos como o Renascimento e o Barroco, os retratos de mulheres de vestido tocando instrumentos apareciam frequentemente, mas por mãos masculinas. 

Assim, Lempicka ganhou seu espaço em uma época onde as mulheres não podiam alcançar o sucesso, criando seu estilo independente. 

Móveis e design

art déco
Estrutura de cama Art Déco por Émile-Jacques Ruhlmann | Fonte: Antikalar
art déco
Fuseaux Cabinet por Émile-Jacques Ruhlmann | Fonte: Metropolitan Museum of Art

O Designer Émile-Jacques Ruhlmann foi um das figuras mais importantes do movimento art déco quando assunto é mobiliário. Os seus móveis exibiam elegância, materiais caros e exóticos. Além do mais, esses objetos tinham elementos artesanais finos, tornando-se assim, a tradução do luxo e da modernidade.

Artes gráficas

art déco
Cartaz da Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas 

O art decó também influenciou no design gráfico, a imagem anterior apresenta o cartaz da exposição que marcou o início do auge do movimento. A exposição internacional ocorreu em Paris, em 1925, e apresentou peças caras para o público alvo da época - a burguesia abastada.

Jóias

Alguns designers trabalharam em cima de jóias introduzindo mais cores com o uso de pequenas esmeraldas, rubis e safiras. Esses materiais eram utilizados em formatos de folhas, flores ou frutas para criação de broches, brincos, anéis e pingentes. 

art déco
Fivela de ouro com diamantes e ônix esculpido, lápis-lazúli, jade e coral, de Boucheron (1925) | Fonte: Wikiwand

Acompanhe as principais características em todos as áreas por onde onde esse estilo influenciou:

  • Alta luxuosidade
  • Peças exclusivas 
  • Valorização do abstrato
  • Uso do formato geométrico
  • Design abstrato
  • Uso de materiais como cobre até os mais nobres como o marfim, jade, e a laca
  • Linhas retas e circulares 
  • Temáticas femininas e animalescas
  • Uso de cores terrosas
  • Arquitetura imponente

Arquitetura

Agora vamos contar um pouco de quais características que se apresenta no estilo arquitetônico art déco, leia seguir:

Uso de materiais modernos e tradicionais: além dos materiais nobres, as construções usavam materiais como estuque, vidro decorativo, aço, concreto armado e alumínio. 

Cuidado no detalhamento coeso: os profissionais responsáveis pelas edificações cuidavam de inserir elementos art déco tanto no interior quanto no exterior, para que a temática fosse consistente como um todo. 

Valorização da ornamentação: eram utilizados nos edifícios os chevrons, as pirâmides, entre outras formas geométricas.

Fragmentação de formas: as linhas verticais angulares apontadas para cima e para fora davam forma triangular. 

Contrastes nas cores: eram utilizadas cores vivas e fortes, como também cores contrastantes - preto e branco ou ouro e prata. 

Janelas decorativas: os desenhos geométricos decoravam janelas e portas. “As janelas podiam ser blocos de vidro ou uma série de inserções de vidro opaco e muitas vezes eram posicionadas em uma longa linha horizontal”

Parapeitos e pináculos: os edifícios eram decorados com estruturas que lembravam torres, tirando assim, a retilinearidade da forma. 

Exemplos de como inserir o art déco em seus projetos

A riqueza de detalhes do estilo art déco e a exuberância de formas pode caber em qualquer ambiente. Você, arquiteto, pode escolher aplicar de forma sutil a todo brilho. Conheça melhor sobre as cores, padrões ou texturas.

Materiais 

art déco
Buffet Art Déco | Fonte: Westwing 

Os móveis esmaltados eram indispensáveis para art déco de luxo, onde possuíam uma diversidade de cores - desde as pastéis até as intensas. E aí, o que acha de inserir esses mobiliários em seus projetos?

Na decoração deste estilo, também é utilizado superfícies espelhadas em conjunto com materiais de acabamento metálico. Isso contribui para melhorar a sensação de luz no espaço, além de promover a amplitude visual. 

art déco
Fonte: Decorfácil

Espelhos em formatos de raio de sol ou em forma geométrica promove um ponto focal no ambiente. Ou até mesmo uma parede espelhada ou portas de móveis, remete ao estético e utilitário do design art déco

Outra combinação de materialidade muita utilizada ainda nos dias de hoje associada a esse estilo, é o uso do vidro e do cromado. Há muitas possibilidades de uso dentro da decoração, você pode escolher formas geométricas ou angulares, simetria e acabamento de alto brilho. 

art déco
Fonte: Pinterest

Os tecidos também são um marco do art déco. É importante investir em materiais finos, pois além de denotem luxo possuem alta durabilidade. 

Utilizar poltronas e sofás com acabamento em veludo ou com fios dourados é capaz de remeter ao luxo e à qualidade. Peças como a Chaise Longue representam fielmente o estilo por seu formato, funcionalidade e aspecto luxuoso. 

art déco
Fonte: Pinterest

Cores

Esse estilo valoriza o uso de elementos em prata, preto e cromo, por isso é importante ter uma paleta que acentue esses acabamentos metálicos ou pretos. O amarelo, vermelho, verde, azul e rosas brilhantes podem ser utilizados para contrastar. 

O ato de embutir uma materialidade na outra gera composições fortes - características do estilo déco - e também causa a transparência do luxo. 

art déco
Cozinha com eletrodomésticos Vintage, da Tecno | Fonte: All Kitchens
art déco
Fonte: Casa de Valentina

As cores mais suaves combinam com outras materialidades também utilizadas no estilo art déco, como as madeira polida e os acabamentos laqueados. 

A combinação de uma paleta escura com elementos claros e/ou metálicos, cria um ambiente exuberante e convidativo, assim como na imagem a seguir dessa sala de jantar. 

art déco
Fonte: Pinterest

Aposte, também, em quadros no ambiente. Quer sejam médios e/ou grandes, com molduras douradas ou madeira envernizada. O importante é representar pinturas com temáticas femininas ou abstratas.

art déco
Fonte: Pinterest

Padrões 

O estilo art déco trabalha de forma entusiasta com os padrões, sendo o ponto focal das decorações. Folhas, galhos, trapézios, chevrons, animais estilizados, rajadas de sol, bordas irregulares e pontiagudas eram formas populares. 

art déco
Projeto de banheiro com revestimento Folhas ao Vento Decor Gn, da Portinari | Fonte: Pinterest 
art déco
Revestimento TRI SBE MIX| Fonte: Portinari

Exclusividade

As peças de design, como esculturas ou coleções de revestimentos assinados por profissionais renomados vai de encontro com as características do art déco. Sabemos que você já cria projetos únicos, mas inserir itens exclusivos valoriza ainda mais a sua arquitetura e a decoração do cliente. 

Una, sempre que possível, arte, design, arquitetura e tudo aquilo que esteja ligado a experiência humana.

art déco
Mesa Banzeiro assinada por Sérgio J Matos (2020) | Fonte: Casa Vogue

Fica claro que os profissionais art déco tinham a intenção de criar um estilo inigualável e é unânime que conseguiram. O movimento criou uma estética que não fora vista em edifícios antes. Os usos dessas edificações se restringiam ao comércio, pois não há registros das características do movimento empregadas em construções de casas.

Entretanto, no âmbito do design, houveram muitas influências de arte indígena, egípcia e até clássica. Como também, as pessoas passaram a incorporar o estilo em suas casas existentes. Como por exemplo, passaram a substituir suas luminárias por opções mais elegantes. Elas também alteravam as cores e revestimentos, como novos ladrilhos mais modernos. 

O estilo pode ser entendido como um período de transição entre os estilos tradicionais e os mais modernos. 

Gostou do assunto? Não deixe de conferir outros artigos que preparamos especialmente para você sobre cada um dos estilos arquitetônicos. 

Arquitetura modernista

Arquitetura Barroca

Arquitetura Neoclássica

Arquitetura Contemporânea

Arquitetura sustentável

Arquitetura vernacular

Neuroarquitetura

Arquitetura e urbanismo

Arquitetura de interiores

Arquitetura brasileira

Arquitetura gótica

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.ensinarhistoria.com.br

www.thedesigngesture.com

www.thespruce.com

www.archdaily.com.br

www.blog.archtrends.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?