arquitetura neoclássica

Guia da arquitetura neoclássica: faça uma viagem histórica

A arquitetura neoclássica retomou a estética greco-romana - obras monumentais e simetria. Elementos como colunas, frontões, arcos romanos e balaústres foram recapturados do clássico para manifestar os valores da burguesia pós Revolução Francesa. 

Entre os séculos XVIII e XIX, esse retorno à cultura da antiguidade clássica ocorreu pois os intelectuais da época passaram a resgatar os velhos conceitos, originando a arquitetura neoclássica. Esse período trouxe muita influência para o Brasil. 

Preparado para fazer uma viagem no tempo e saber mais?

Relembre o que foi a arquitetura neoclássica, seu contexto histórico e as características principais desse estilo através dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é arquitetura neoclássica

A arquitetura neoclássica foi a volta da arte à ordem e também a racionalidade da antiguidade clássica.  Passando então, a ser reconhecida pelas altas colunas, grandiosa escala e design acessível se comparado aos estilos relevantes da época. Além da arquitetura, o estilo alcançou também a literatura, a pintura e a escultura. 

O princípio do neoclassicismo surge aproximadamente 100 anos antes do seu ápice, entre 1640 e 1750, na Inglaterra. Em determinada época, o estilo andava junto ao estilo Barroco que difundia-se nos países Europeus.

A arquitetura neoclássica passou a se sobressair aos dois padrões em alta da época: o Barroco marcava a arquitetura pela extravagância e o Rococó pelo seu caráter mais decorativo. Os artistas buscam fazer oposição a esses movimentos que privilegiavam o rebuscamento. 

A história da arquitetura neoclássica

Se por acaso, você estiver se perguntando: mas por onde surgiu esse interesse de voltar às características gregas-romanas em plena Idade Moderna? Nós te respondemos. 

A arquitetura neoclássica surgiu nos tempos das Revolução Francesa e Revolução Industrial. Ambas são  partes integrantes de um processo histórico comum: a consolidação da sociedade industrial. 

Durante a Revolução Industrial houveram fundamentos ideológicos que ficou conhecido como século das luzes. Os revolucionários da época, chamados iluministas, se aprofundaram em questões críticas à realidade naturalizada pelo feudalismo. Esses pensadores passaram a ter interesse pelas obras do passado.

Outra questão importante para o interesse pelo grego-romano foi as escavações das cidades de Pompeia e Herculano, na Itália. Houveram inúmeras descobertas de painéis, murais e objetos antigos, despertando assim, diversas características das obras clássicas.

O neoclassicismo complementava-se, também, ao movimento de líderes políticos da época para simular o estilo das repúblicas grego-romanas. Assim, nos Estados Unidos, os arquitetos passaram a projetar edifícios públicos inspirados nos antigos ideais. Esses prédios foram surgindo à medida que ocorria a Revolução Francesa.

A arquitetura neoclássica inspirou os arquitetos e outros artistas durante muito tempo. Desse modo, com a chegada do século XIX, a Escola de Belas Artes (Beaux-Arts da França) passou a unir o velho estilo revivido com características mais modernas e utilização de materiais industrializados. 

Na década de 1820, com o projeto de trazer e, posteriormente, a inauguração da Academia Imperial das Belas Artes - hoje reconhecida somente como Escola Belas Artes -, o arquiteto Grandjean de Montigny, trouxe a escola responsável pela estruturação das artes visuais e arquitetura brasileira. 

Dessa forma, nessa época, a arquitetura neoclássica tornou-se padrão e se espalhou pelo país - logo após chegar no Rio de Janeiro. 

Quais as características da arquitetura neoclássica?

Ausência de ornamentação

A arquitetura neoclássica é marcada pela falta de ornamentação tanto no exterior quanto no interior dos edifícios. A parte estrutural das edificações eram imponentes e tinham sofisticação, mas não se sobressaiam como as do estilo rococó, que mantinha ênfase na forma e na ostentação. 

É aí onde os arquitetos gostavam de contrastar com os estilos anteriores, os elementos eram meramente práticos e não mais ornamentais.  

No neoclassicismo, também valorizava-se as formas simples e  a grandeza das escalas.  

Elementos clássicos

A presença de colunas altas é o marco da arquitetura neoclássica. Assim como na arquitetura grega eram comuns as três colunas: dórica, jônica e coríntia. No entanto, cada uma dessas possui variações de forma e estilo. 

arquitetura neoclássica
Fonte: Arquitetura em Passos

A coluna dórica é mais robusta. A jônica é mais esbelta e possui acabamento mais delicado. A coluna coríntia tem um desenho mais requintado. 

Além do mais, outras características importantes eram o uso de frontões triangulares, esses elementos eram utilizados na arquitetura clássica, que por sua vez, formava telhados com duplo declive. Eram ornamentados com alto relevo e geralmente possuíam uma temática decorativa.

arquitetura neoclássica
Detalhamento da frente da casa de Rui Barbosa | Fonte: CSBRJ 

O uso de claraboias também é marcante na arquitetura neoclássica. Também inspirada no estilo grego, como exemplo, o Partenon de Atenas e o Roma possuíam aberturas para entrada de luz em seus tetos. 

Algumas construções neoclássicas também inseriram estátuas para ornamentação de seus telhados e entradas. 

As abóbadas de berço, as colunatas, as rotundas, e os pórticos também eram características da arquitetura neoclássica

Coberturas notáveis

Os edifícios neoclássicos tinham coberturas consideráveis. Apesar da pouca ornamentação, as construções eram utilizadas como símbolo de autoridade e de poder.  Telhados em forma de cúpula, frontões, frisos, entre outros elementos que fazem parte dessas coberturas.

Jardins com padrões geométricos 

Os jardins das entradas ou dos pátios internos dos edifícios eram trabalhados em cima de formas geométricas.

arquitetura neoclássica
Palácio do Itamaraty, Rio de Janeiro | Fonte: Beduka

Diferença entre arquitetura neoclássica e clássica

Você sabe qual a maior diferença entre o estilo neoclássico e o clássico? No geral, é o tempo!

Os dois estilos têm vínculos na antiguidade greco-romana. Embora o clássico tenha ocorrido ainda nesse período e, teoricamente, buscava pela perfeição. Enquanto o neoclássico tenha acontecido eras depois e seu foco era a apreciação da antiguidade.  

Ambas utilizam formas geométricas, como por exemplo, frontões triangulares e uso da simetria. Porém, a arquitetura neoclássica contava com mais detalhamento em todos os seus elementos de construção do que o outro estilo. Por exemplo, os detalhes utilizados nas esculturas das colunas ou de decoração dos edifícios, o que causava efeitos de luz e sombra. 

Podemos dizer então que, a arquitetura neoclássica tinha construções mais planas. E o fato de usar materiais mais modernos, comunica sensação de menos volumoso quanto as construções clássicas - que utilizavam grandes lajes de pedra, calcário, mármore, e outros materiais. 

Em resumo, o neoclassicismo é uma tradução mais simples e funcional da arquitetura clássica. Onde, as plantas possuíam espaços mais diversificados e dotados de funcionalidade do que as do período clássico. 

Exemplos de projetos neoclássicos

As edificações da arquitetura neoclássica podem ser encontradas em diversas partes do mundo. Acompanhe alguns exemplos:

arquitetura neoclássica
Fonte: WiliArquitetura
  • Capitólio dos Estados Unidos, 1800 - Washington DC, Estados Unidos.

O capitólio é um grande exemplo do estilo neoclássico americano. O próprio nome do prédio faz jus à relação com a Roma antiga, que era modelo de auto-governo. No âmbito arquitetônico, o objetivo de sua construção foi valorizar a importância da história por meio de suas esculturas e pinturas. 

arquitetura neoclássica
Fonte: E-Chiado.pt
  • Teatro Nacional de São Carlos, 1793 - Centro histórico de Lisboa, Portugal. 

O Teatro Nacional possui traços do Neoclassicismo em sua fachada e tem inspiração italiana. Foi um local de grandes festas, solenidades oficiais e também para protestos coletivos.

arquitetura neoclássica
  • Igreja San Simeone Piccolo, 1738 - Veneza, Itália.

A igreja neoclássica possui uma cúpula em formato oval para passar a impressão de grandiosidade. Ela também conta com um pavimento subsolo, onde é possível encontrar pinturas religiosas e é o único exemplo de catacumba presente em Veneza.  

arquitetura neoclássica
Fonte: Pinterest
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1905 - São Paulo, Brasil.

A Pinacoteca é um edifício construído em estilo neoclássico, caracterizado pelas grandes janelas, colunas, pilastras e paredes em tijolo aparente. Atualmente, é um dos museus mais modernos do país e estruturado para receber exposições nacionais e internacionais. 

arquitetura neoclássica
Fonte: Viva Decora
  • Portal da antiga Academia Imperial de Belas Artes - Rio de Janeiro, Brasil.

A Belas Artes teve grande importância para a arquitetura neoclássica brasileira e após ser demolida, em 1938, o frontão foi transferido para o jardim botânico.

arquitetura neoclássica
Fonte: Ipatrimônio | Foto: Carlos Luis M C da Cruz 
  • Hospital da Santa Casa de Misericórdia - Rio de Janeiro, Brasil.

O prédio da Santa Casa de Misericórdia se destaca pelas suas características de arquitetura neoclássica, possuindo frontão triangular com brasão da Instituição. O prédio foi construído por arquitetos e artistas de grande renome na época. Os materiais mais nobres foram trazidos de Portugal. 

arquitetura neoclássica
Fonte: Dica de Londres
  • Catedral de São Paulo, 1710 - Londres, Reino Unido. 

Após uma restauração em 1633, a Catedral passou a ter sua fachada neoclássica e anos após um novo incêndio essa construção passou a ter também características do estilo Barroco.  

arquitetura neoclássica
Fonte: Dica de Londres
  • Casa Branca, 1792 - Washington, Estados Unidos. 

A Casa Branca foi construída diante dos preceitos da arquitetura neoclássica. Assim, como outros edifícios da cidade de Washington construídos na mesma época. 

arquitetura neoclássica
Fonte: Conexão Paris 
  • Panteão, 1758 - Paris, França. 

A igreja Panteão de Paris, é um monumento estilo neoclássico monumental, projetado pelo arquiteto  Jacques-Germain Soufflot.

Gostou do assunto? Não deixe de conferir outros artigos que preparamos especialmente para você sobre cada um dos estilos arquitetônicos. 

Arquitetura modernista

Arquitetura Barroca

Arquitetura Neoclássica

Arquitetura Contemporânea

Arquitetura sustentável

Arquitetura vernacular

Neuroarquitetura

Arquitetura e urbanismo

Arquitetura de interiores

Arquitetura brasileira

Arquitetura gótica

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.vivadecora.com.br

www.masterclass.com

www.aart.art.br/blog

www.blog.mackenzie.br

www.musicalexpert.org

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?