arquitetura contemporânea

Arquitetura contemporânea: o que é, conheça as principais características e exemplos de obras

A arquitetura contemporânea é facilmente reconhecida pelas suas estruturas não lineares e sem adornos. Diferentemente dos outros estilos da arquitetura, ela não está associada a um movimento ou há um conjunto de padrões. Esse estilo mistura e reinterpreta essas correntes anteriores, garantindo assim, o seu caráter plural.  

As escolhas do contemporâneo refletem nos valores e pontos de vista do século XXI. Mais que isso, propõe-se a romper com o passado e busca aperfeiçoar-se cada vez mais. Seu objetivo é ser inovador. 

Em outros movimentos e eras, os estilos ficavam restritos à Europa e aos Estados Unidos. Já a arquitetura contemporânea está espalhada em todo o mundo. É possível encontrá-la em países como China, Austrália, Canadá, França, entre outros.

Acompanhe esse artigo para saber mais sobre a arquitetura contemporânea no Brasil à fora. Tenha doses de inspiração através dos seguintes tópicos: 

Aproveite a leitura!

O que é arquitetura contemporânea?

arquitetura contemporânea
Fonte: Isay Weinfeld

A arquitetura contemporânea é um movimento em que os estilos modernos se fundem e utilizam diversos recursos. Atualmente, esse estilo é o atual de arquitetura e ele teve início a partir da década de 80 e 90 do século XX - logo após do Modernismo

O estilo arquitetônico contemporâneo preocupa-se não só em oferecer beleza nas edificações, mas também com questões como sustentabilidade, ofertar funcionalidade aliada a integração com a natureza.

Também é valorizada a inclusão do racionalismo do movimento modernista somado ao conceito minimalista.  

O estilo contempla todos os tipos de usos. Atualmente, existem casas, museus, prédios públicos e privados contemporâneos. Alguns exemplos incluem a Casa Yucatan em São Paulo, Royal Ontario Museum em Toronto e Bosjes Chapel (capela Bosjes), na África do Sul.

A história da arquitetura contemporânea

Considera-se como início da arquitetura contemporânea, algum momento após a era da arquitetura moderna e o período pós-moderno. Então, é visto como contemporâneo tudo aquilo que foi construído do final do século XX até o momento atual. 

O estilo contemporâneo conseguiu alcançar todos os lugares do mundo, devido à forte cooperação internacional em seguida à Segunda Guerra Mundial. 

Os arquitetos passaram então a ter, cada vez mais, facilidade com métodos e acesso a materiais inovadores. Isso permitiu que a criatividade e as possibilidades fossem utilizadas sem limitações. 

Vivemos em uma era onde a nova geração de edifícios parecem desafiar a lógica, a gravidade e, frequentemente, ultrapassar os limites do visto como convencional. Tudo isso graças a projetos que usufruem de tecnologias avançadas para prever o futuro. 

Quais as características da arquitetura contemporânea?

arquitetura contemporânea

Um ponto muito importante considerado como característica da arquitetura contemporânea é a sustentabilidade. Com os danos ambientais causados pela alta emissão de CO2 dos últimos anos, o atual estilo de arquitetura procura soluções cada vez mais ecologicamente conscientes. Exemplo disso é o uso de materiais naturais e reciclados, como também a integração de sistemas energeticamente eficientes. 

arquitetura contemporânea
Fonte: Emotion School | Behance 

As plantas baixas livres são heranças do estilo moderno, e hoje, muito bem empregadas na arquitetura contemporânea. Esse conceito permite que os espaços interiores sejam espaçosos e conectados, a partir da ausência de paredes internas, os cômodos ganham maior flexibilidade e mais espaço. 

As casas contemporâneas, em sua maioria, possuem estética limpa para manter ambientes luxuosos. Para quebrar a monotonia, os arquitetos investem, por exemplo, em curvas nas fachadas. 

Além do mais, a arquitetura contemporânea utiliza-se de materiais de construção e de revestimentos não convencionais. A título de exemplo temos: concreto, tijolo aparente, metais, entre outros. 

As aberturas dessas edificações contemporâneas são grandes e múltiplas, com vistas panorâmicas. O que garante aumentar a iluminação, a conexão com a natureza e manter o ambiente arejado. O vidro, também, fica como responsável de proporcionar a mistura entre os limites internos e externos. 

arquitetura contemporânea
Fonte: Pinterest 

Clarabóias, grandes esquadrias de vidro e telhados salientes são algumas das soluções para criar ambientes harmônicos e com efeitos cênicos.   

#Dica: leia o artigo sobre iluminação zenital e saiba como valorizar seu projeto com mais iluminação natural e menos consumo de energia, clique aqui para acessá-lo.

Na arquitetura contemporânea, valoriza-se coberturas planas e que se sobressaiam em relação aos pavimentos. Isso porque, a intenção é que ela forneça sombra e estenda a arquitetura ao ambiente perimetral.  

Por fim, mas não menos importante, o design sustentável é uma premissa importante nesse estilo de arquitetura. A utilização de materiais e processos que diminuam os danos ao meio ambiente é essencial na contemporaneidade. Reflexo disso, é a vasta utilização de painéis solares, telhados com cores frias e o paisagismo sustentável. 

Diferença entre arquitetura moderna e contemporânea

As edificações da arquitetura contemporânea busca a criação inovadora e mais avançada possível. Já o modernismo apoiou-se na simplicidade e na natureza. 

É comum que as pessoas confundam esses dois períodos e empreguem erroneamente. 

No estilo contemporâneo é incorporado todos os demais estilos, como também a liberdade para criar a partir de linhas e movimentos dentro da estrutura. O estilo acompanha as tendências do momento. 

Na arquitetura moderna, que ocorreu no período da primeira metade do século XX, se tinha intenção de abandonar tudo que era considerado tradicional. Os arquitetos da época também entendiam que a forma seguia a função. Ou seja, a prioridade de um espaço ou objeto é cumprir ao seu propósito.

Hoje, algumas ideias desse movimento são consideradas utópicas. No entanto, serviram para reinventar os espaços e como as pessoas conviviam entre si e o ambiente construído.  

“São características da arquitetura moderna as obras de linhas simples, quase sempre retilíneas e a utilização de materiais como concreto, vidro e metal – em seu aspecto mais puro. Já a arquitetura contemporânea está relacionada a um estilo mais recente de manifestação. Ele se baseia na mistura de elementos, formas, tendências e técnicas da atualidade.” - Fonte: Viva Decora 

Ainda é possível notar algumas premissas da filosofia moderna na arquitetura contemporânea, embora o contexto que condicionou o modernismo, não tenha mais relação com os dias vivenciados atualmente. Entre algumas características do modernismo, estão:

  • Utilização do vidro em semicírculo nas esquadrias
  • Janelas de canto 
  • Pavimento superior em balanço
  • Valorização da assimetria 
  • Utilização do branco nas superfícies
  • Uso de brises e venezianas 
  • Paredes de vidro
  • Planta baixa livre 

Arquitetura contemporânea brasileira e seus arquitetos

A arquitetura contemporânea brasileira buscou trazer uma releitura do passado, assimilando estilos como o moderno e o pós-moderno. Apesar desse respeito ao passado, o estilo tinha ânsia pelo futuro, o que gerou um belo equilíbrio e resultou na denominação “arquitetura do caos controlado”.

Em relação às características da arquitetura contemporânea brasileira, não existem grandes diferenças entre ele e as demais partes do mundo. Em geral, os profissionais desenvolviam edificações com grandes janelas ou clarabóias, na busca por luz natural. Além de focarem no reaproveitamento de materiais e a utilização de recursos que gere o menor impacto possível para o meio ambiente.   

Os arquitetos contemporâneos procuram, cada vez mais, atravessar os limites da tradição e inovar tanto em forma como em funcionalidade. No presente estilo, valoriza-se as construções com formas irregulares, fragmentadas ou de aparência alternada. Já na função, o contemporâneo busca conforto através do design orgânico. 

Em suma, a arquitetura contemporânea é marcada pela presença do minimalismo - movimento artístico, cultural e científico presente em diversos momentos do século XX que tinha como premissa a utilização de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Um dos nomes mais célebres desse estilo brasileiro é Oscar Niemeyer, onde assinou diversos projetos cartão-postal do Brasil e também outros países afora, deixando um legado impressionante de arquitetura moderna e contemporânea em diversas paisagens. O arquiteto foi o primeiro a utilizar o concreto armado de forma estética em formas curvas e ousadas. As imagens a seguir, revelam as principais obras do arquiteto. 

arquitetura contemporânea
MAM - Museu de Arte Contemporânea, Niterói/RJ (1996)
arquitetura contemporânea
Caminho Niemeyer, Niterói/RJ (2002)

Outro arquiteto importante do cenário contemporâneo é o brasileiro Ruy Ohtake. Suas obras possuem uma linguagem própria, marcada por cores e curvas. Em uma das suas entrevistas, confessou que sua produção de caráter popular passada por frequentes críticas por outros profissionais da área:

"A população gosta muito dos meus trabalhos, mas os arquitetos, não. No começo, eu ficava preocupado porque a inteligência da arquitetura levantava polêmica. Há um establishment aqui, e eu dei um passo à frente. Todo rompimento no que está instalado gera polêmica com quem está na vanguarda, mas a arte e a arquitetura avançam em saltos." - Fonte: Archdaily
arquitetura contemporânea
Hotel Unique, São Paulo/SP (2002)

O arquiteto e cenógrafo Isay Weinfeld também faz parte da nova geração da arquitetura contemporânea. É possível perceber, em suas obras, a inspiração vinda do modernismo. Isay confessou sua inspiração em nomes como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Lina Bo Bardi, entre outros nomes do modernismo. Já no contemporâneo o arquiteto tem apreço pelas obras de David Chipperfield, Sejima e Nishizawa, e Yoshio Taniguchi.

Conheça suas obras a seguir e identifique os elementos adotados por Isay: boas proporções, linhas retas e detalhes nos acabamentos.

arquitetura contemporânea
Edifício Oito, São Paulo/SP (2002) | Foto: Fernando Guerra - FG + SG
arquitetura contemporânea
Hotel Fasano, Punta del Este | Foto: FG + SG

Exemplos de projetos contemporâneos 

Léo Doctor Housing 

O escritório do arquiteto Francis Kéré projeta arquitetura contemporânea com enfoque em projetos sociais. Kéré explora novidades de construção considerando os recursos locais e métodos de design que envolvem o coletivo. Ganhador do prêmio Pritzker 2022 por seu excelente trabalho em comunidades. 

arquitetura contemporânea
Léo Doctor Housing, Léo - Burkina Faso | Fonte: Archdaily 

A clínica é feita em sistema modular, com blocos de concreto locais e de terra estabilizados comprimidos (CEB). Esses materiais locais e a forma em que são estruturados - uma parede de dupla camada - deixam os ambientes mais frescos durante o dia, pois aumentam a massa térmica. 

O telhado inclinado, de parte da edificação, é capaz de direcionar a água da chuva para um reservatório, para posterior utilização em irrigação. Esses métodos demonstram total preocupação com os recursos naturais e o meio ambiente - um das principais características da arquitetura contemporânea.  

Casa Pirajá 

arquitetura contemporânea
Casa Pirajá | Fonte: Estúdio BRA | Foto; Maíra Acayaba

A casa Pirajá, assinada pelo estúdio BRA, é um outro exemplo de arquitetura contemporânea. Em busca de atender a nova família, a estrutura antiga passou a dar espaço para uma nova que oferecesse iluminação intensificada e que seu pé-direito fosse elevado - favorecendo a passagem de vento.   

A organização do pavimento térreo contemplou jardim, sala de estar, cozinha e área da churrasqueira sem a necessidade de divisórias para separar os ambientes. 

arquitetura contemporânea
Casa Pirajá | Fonte: Estúdio BRA | Foto: Maíra Acayaba

A inserção da jabuticabeira e espécies nativas da mata atlântica no paisagismo da casa oferece aos usuários uma experiência única com a natureza sem sair de casa e, ainda, melhora o conforto térmico dos moradores. 

Além do mais, a estrutura metálica de vigas, pilares e lajes foi desenvolvida pelos arquitetos para ficar aparente. A escada metade em concreto e metade metálica também se mostra como um elemento protagonista no projeto. Descubra mais sobre essa bela casa da arquitetura contemporânea brasileira, assistindo o vídeo a seguir:   

Gostou do assunto? Não deixe de conferir outros artigos que preparamos especialmente para você sobre cada um dos estilos arquitetônicos. 

Arquitetura modernista

Arquitetura Barroca

Arquitetura Neoclássica

Arquitetura Contemporânea

Arquitetura sustentável

Arquitetura vernacular

Neuroarquitetura

Arquitetura e urbanismo

Arquitetura de interiores

Arquitetura brasileira

Arquitetura gótica

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.thespruce.com

www.bluentcad.com

www.developmentone.net

www.vivadecora.com.br

www.aart.art.br/blog

www.designblendz.com

www.archdaily.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?