acompanhamento de obras
Projetos e Obras
May 3, 2023

Acompanhamento de obras: a importância de uma boa gestão

A qualidade, o cumprimento de prazos e o controle de custos de execução de um projeto estão intrinsecamente ligados ao acompanhamento de obras. Essa prática envolve algumas etapas e desafios a serem enfrentados, como a coordenação de equipes multidisciplinares, gestão de riscos e adoção de inovações. 

Por isso, a coordenação com utilização de ferramentas tecnológicas de monitoramento do progresso e de análise orçamentária são essenciais para tomadas de decisões mais assertivas dentro do canteiro de obras

Agora, você, profissional da construção civil, pode deixar de lado os métodos tradicionais e contar com ferramentas que centralizem todas as informações relevantes do progresso da obra.

O futuro da construção civil chegou e a Vobi quer fazer você abraçar essa mudança. Te ajudamos a estar à frente da concorrência e ter resultados extraordinários no monitoramento da execução de seus projetos. 

Se você quer conhecer mais sobre os benefícios do acompanhamento de obras e quais são as melhores práticas a se fazer, leia os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

A importância do acompanhamento de obras para o sucesso do projeto

Existem muitos serviços envolvidos nos projetos de construção civil e eles demandam dedicação por quem administra toda execução. Por isso, a supervisão e o acompanhamento de obras em todas as fases são essenciais para não existir problemas relacionados à falta de registros e documentação, aumento de gastos e/ou situações inesperadas sem soluções, entre outros desafios. 

Você sabe quais são os motivos que o acompanhamento deve ser feito? Acompanhe alguns a seguir:

Redução de erros

O acompanhamento de obras permite corrigir erros que possam acontecer, ajudando a evitar que existam retrabalhos e custos desnecessários. Isso garante a qualidade e o correto andamento da obra. 

Cumprimento de prazos 

Acompanhar as atividades no canteiro de obras também serve para identificar previamente atrasos e logo adotar ações corretivas para garantir que o projeto seja finalizado dentro do prazo previsto. Assim, evitam-se penalidades contratuais e foca na satisfação dos clientes. 

Controle de custos

O acompanhamento também permite monitorar os gastos relacionados à obra, identificar possíveis desperdícios e encontrar soluções que economizem os recursos financeiros, evitando gastos dispensáveis. 

Gestão de riscos 

Identifica e avalia os riscos permitindo a implementação de estratégias para saná-los. Isso aumenta a segurança no canteiro de obras, pois evita acidentes ou incidentes que possam comprometer o empreendimento. 

Registro e documentação 

A documentação é importante no processo de acompanhamento de obras, pois gera um histórico de progresso das atividades realizadas. Isso garante o controle de qualidade, a prestação de contas e como referência para futuros projetos. 

Papel do acompanhamento de obras na garantia da qualidade e conformidade

O acompanhamento de obras serve, principalmente, para verificar se as etapas estão sendo executadas cumprindo as especificações técnicas estabelecidas pelos profissionais de projeto, garantindo a conformidade no quesito qualidade. Estar no canteiro de obras facilita o monitoramento da qualidade dos materiais utilizados.

A prática de acompanhamento também garante que sejam feitos testes nas etapas do processo construtivo, por exemplo, a verificação da resistência do concreto. Isso ajuda identificar eventuais falhas e alinha as expectativas, além de tomar ações de correção para garantir que o trabalho atenda aos padrões de qualidade exigidos. 

Todo processo gera empreendimentos mais seguros, confiáveis e duráveis com comprovações de registros e documentação que asseguram a conformidade com normas específicas, por exemplo, as normas de segurança e/ou selos de sustentabilidade. 

Etapas do acompanhamento de obras: do planejamento à entrega

acompanhamento de obras

Etapa 01 - Planejamento

O planejamento é a primeira etapa no acompanhamento de obras, onde são traçados quais serão os objetivos, metas e quais decisões serão feitas para controlar a execução da obra. Aqui também são definidos quais serão os critérios de controle, a assiduidade das inspeções e como será feita a comunicação com a equipe. 

Etapa 02 - Análise orçamentária

O planejamento financeiro consiste em fazer um orçamento detalhado de tudo o que será gasto dentro do canteiro de obras (mão de obra, equipamentos, materiais, etc.). Além disso, é importante avaliar as variações de valores ao longo do projeto, mantendo uma margem de segurança. 

Etapa 03 - Logística dos materiais

O gerenciamento da aquisição de materiais até a entrega no canteiro é essencial no acompanhamento de obras. Os materiais precisam estar no momento certo para não haver interrupção na construção e também para ter o armazenamento adequado, preservando a qualidade e otimizando o espaço disponível. 

Etapa 04 - Execução do projeto

Durante a execução do projeto, a todo momento deve ser feita a verificação do andamento das atividades, se os materiais estão sendo aplicados corretamente e segundo as normas técnicas. Durante esse acompanhamento, é importante fazer o registro das inspeções e também das ações tomadas. Isso tem o objetivo de prestar contas, tanto para meios legais quanto como referência posteriormente. 

Etapa 05: Análise de resultados e entrega

No fim do processo, é importante identificar se todas as etapas foram cumpridas sem pendências e se a obra está conforme as diretrizes estabelecidas inicialmente. Após isso, o próximo passo é entregar a obra finalizada ao cliente. 

Principais desafios enfrentados no acompanhamento de obras e como superá-los

Coordenação de equipes e agentes envolvidos

acompanhamento de obras

A coordenação de equipes tende a ser uma tarefa interdisciplinar por envolver diferentes agentes e equipes, onde para evitar a sobreposição de trabalho ou lacunas de responsabilidade, é importante a definição de cada papel e atribuição para os profissionais. 

Por isso, é essencial uma comunicação com canais claros para um diálogo aberto com garantia de que se tenha as informações necessárias para o andamento do projeto. As reuniões presenciais ou virtuais são exemplos de momentos para alinhar expectativas, esclarecimentos e resolução de problemas.

A cultura de comunicação gera também a de colaboração, pois incentiva o compartilhamento de conhecimentos e a procura de respostas conjuntas para os desafios enfrentados. Assim, o respeito mútuo e o trabalho em equipe ultrapassa limites e cria um ambiente de colaboração muito eficaz. 

Por fim, é essencial que a equipe de acompanhamento de obras tenha uma liderança eficaz. O líder deve inspirar boa comunicação, tomada de decisões assertivas e visão clara do projeto todo. Isso contribui para motivar os membros da equipe e orientá-los no caminho certo. 

Cumprimento dos prazos

Sabe-se que qualquer atraso em uma etapa de obra pode afetar todo o cronograma. Para evitar que isso aconteça, é ideal ter um planejamento adequado com a identificação das tarefas a serem desenvolvidas, bem como a sequência correta da execução, a estimativa de duração e a definição de marcos. 

Após a elaboração do cronograma, deve-se ter o acompanhamento constante do progresso da obra, identificando possíveis desvios.

E como fazer isso? Nós te respondemos: utilizando ferramentas que ajudem nesse monitoramento. Você pode usar o gráfico de Gantt e ferramenta de Gestão de Projetos e Obras da Vobi, assim, fica mais fácil acompanhar e identificar qualquer atividade atrasada. 

acompanhamento de obras

Com a identificação de desvios no cronograma, pode-se incluir a reorganização de tarefas, aumentar a mão de obra ou a negociação com fornecedores para acelerar o processo, por exemplo. A tomada de decisão rápida é primordial para evitar atrasos e recuperar o cronograma, além disso, é bom ter flexibilidade e capacidade de adaptação para lidar com as situações. 

Gestão de riscos

acompanhamento de obras

Quando o assunto é o sucesso de um projeto, existem uma série de riscos que podem impactar negativamente o processo. Por isso, é essencial analisar os parâmetros técnicos, ambientais, financeiros, de segurança, além de outros aspectos importantes. 

A partir daí, deve-se criar estratégias para reduzir a probabilidade de riscos e impactos. As conferências de segurança e adoção de tecnologias de monitoramento podem prevenir possíveis problemas. 

Todos os membros da equipe de acompanhamento de obras devem ter consciência sobre os riscos para que, assim, possam desenvolver uma mentalidade proativa à prevenção e atenuação deles. 

Inovação 

acompanhamento de obras

A implementação de tecnologias, como BIM (Modelagem da Informação da Construção), possui um desafio em relação a investimento, treinamento da equipe e integração de sistemas. 

No entanto, a inovação é importante no acompanhamento de obras, e na indústria da construção em sua totalidade, para poder impulsionar a produtividade e a sustentabilidade do projeto e obra.

O maior desafio na construção civil, por sua vez, é a resistência à mudança, onde os profissionais tendem a valorizar os processos tradicionais. Por isso, para reverter esse quadro, é importante promover uma cultura de inovação, oferecendo capacitação e compartilhando cases de sucesso. 

Em relação ao investimento, esse desafio pode ser superado a partir do ROI e da análise dos benefícios a longo prazo. Já a integração de sistemas parte da adoção de plataformas que permitam a troca de dados entre os diferentes sistemas. Assim, é possível deixar a prática comum e complexa de usar diferentes soluções de softwares para diferentes etapas de projeto.

A utilização de tecnologia e software no acompanhamento de obras

A tecnologia é um recurso muito importante na aumentar a eficiência do acompanhamento de obras. Mais do que nunca é necessário recursos avançados de gestão que coletem, analisem e compartilhem as informações para que a tomada de decisão seja muito mais assertiva dentro do canteiro de obras. 

Já pensou, por exemplo, em como seu Relatório de acompanhamento de obra pode ficar muito mais fácil usando uma plataforma especializada em agilizar essa elaboração e ainda poder ter o monitoramento dos prazos e o gerenciamento de custos de forma integrada? 

A Vobi tem essa solução para você.

Nós podemos ajudar a sua empresa com a automação de tarefas, eficácia na comunicação e colaboração, monitoramento em tempo real, análise de dados, entre outros benefícios que tornam seus projetos de construção mais bem-sucedidos. 

Com a ferramenta Diário de Obra Vobi, você pode documentar o avanço da construção ou reforma, ou qualquer incidente relacionado à obra. Assim, fica fácil saber em qual etapa a obra está, quais atividades já foram feitas e também detectar possíveis atrasos para tomar decisões corretivas.

acompanhamento de obras

Você pode utilizar para adicionar:

➡️ Descrição detalhada sobre a obra;

➡️ Horário da visita;

➡️ Responsável técnico;

➡️ Atividades planejadas;

➡️ Tarefas realizadas;

➡️ Ocorrências;

➡️ Pendências;

➡️ Registros fotográficos.

Todas as informações dos seus projetos e obras na palma da mão. Você, sua equipe e seus clientes acompanham tudo diretamente do celular, independente de onde estiverem. 

Leia mais sobre Diário de obra: garantia de qualidade e eficiência, clicando aqui. 

Benefícios do acompanhamento de obras para evitar atrasos e custos adicionais

Capacidade de resolver problemas

Quando algum conflito aparecer no canteiro de obras, não se deve sair penalizando ou simplesmente dar ordens, ao invés disso, é necessário entender a raiz do problema e encontrar a melhor maneira para solução. 

Por isso, o acompanhamento de obra é essencial para corrigir a situação e, consequentemente, encontrar oportunidades de aprendizado - identificando qual setor da empresa requer melhor organização e qual processo de projeto deve ser melhorado em outros projetos. 

Abordagens colaborativas, que emanam proatividade e promovem um ambiente eficiente, contribuem para evitar custos desnecessários.

Capacidade de execução da empresa 

É comum que as pessoas prometam prazos e entregas baseados em recursos acima do que a empresa pode ofertar. É importante entender a real capacidade de execução da sua empresa para evitar atrasos, custos complementares e garantir a qualidade dos projetos.

Por exemplo, um engenheiro acompanha várias obras ao mesmo tempo, ou a equipe do escritório está envolvida em vários projetos e, em consequência disso, existem várias informações de atualização para gerir. 

Diante desses cenários, o acompanhamento de obras planejado e feito de forma adequada - com a real capacidade de execução dos membros da equipe - evita a sobrecarga e custos adicionais, além de garantir a qualidade do projeto.

Melhora da comunicação entre escritório e canteiro de obras

A comunicação desempenha um papel primordial no processo de acompanhamento de obras e mitigação de atrasos/custos. Essa prática consiste em ações para além da troca de mensagens e ligações. 

É necessário pensar em ferramentas que organizem as informações, a fim de evitar ruídos e má interpretação, sempre procurando fortalecer o relacionamento entre todos os membros responsáveis. 

Assim, ferramentas de troca de informações integradas, como a Vobi, permite um acompanhamento colaborativo e evita atrasos e custos adicionais ao assegurar que todos estejam acordados sobre o andamento do projeto. 

Melhores práticas para um eficiente acompanhamento de obras

Escolha ótimos parceiros

Uma das melhores práticas a se adotar pensando em garantir a eficiência e qualidade nas etapas do acompanhamento de obras é contar com fornecedores comprometidos. 

Mantenha relacionamento com empresas e parceiros que evitem atrasos na entrega e assegurem a qualidade dos produtos ou serviços prestados. Uma boa gestão procura adquirir materiais com boa procedência, reduzindo custos adicionais e otimizando o desempenho do projeto. 

Uma parceria sólida com fornecedores reduz riscos e garante a finalização da obra dentro do prazo e também do orçamento planejado. 

Verifique as normas 

Sabemos que o canteiro de obras pode apresentar alguns riscos no que diz respeito à segurança no trabalho. É por isso que é necessário promover um ambiente seguro, dotado de boas práticas, entre elas:

✅Garantir o treinamento e capacitação dos trabalhadores para realização das atividades de forma segura; 

✅Assegurar a adequação das instalações elétricas para prevenir choques elétricos; 

✅Monitorar se os trabalhadores estão fazendo o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

✅Utilizar somente maquinários com manutenção adequada;

✅Evitar que sejam feitas improvisações de toda espécie (ferramentas manuais, movimentação de cargas, instalações temporárias, etc.)

Após a leitura desse artigo, você fará um acompanhamento de obras mais eficiente, além de uma gestão eficaz, comunicação clara e adoção de boas práticas para alavancar a qualidade dos seus projetos, construindo dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.orcafascio.com/papodeengenheiro

www.stant.com.br

www.forumdaconstrucao.com.br

www.rohden.com.br/blog

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?