ROI
Gestão
May 3, 2023

Entenda como calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento)

A chave para fazer boas escolhas de investimentos em uma empresa é entender, de forma clara, quais estratégias são mais adequadas para levar o negócio mais próximo de alcançar suas metas. Para saber qual tática é mais eficaz, o

 (Retorno Sobre Investimento) é um ótimo indicador para ser usado como base para tomada de decisões. 

O funcionamento de uma construtora depende do retorno do investimento na construção civil, por exemplo. Os custos de um projeto precisam ser convertidos em lucros, que por sua vez, geram uma renda para investimentos futuros. 

É através do ROI que uma construtora pode assegurar-se que um projeto é viável antes de bater o martelo para o fechamento do contrato. Então, esse indicador se torna importantíssimo já que uma vez que o contrato é fechado, não tem como paralisar uma obra por entender que não é rentável. 

Se você ainda não conhece o conceito de ROI ou tem dúvidas para calculá-lo, este artigo irá explicar tudo o que é preciso saber sobre essa métrica importante para seu negócio. Acompanhe os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é ROI?

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, é uma fórmula usada para calcular o retorno com base nos investimentos realizados. Ou seja, é uma maneira eficaz de analisar se um projeto é viável no âmbito financeiro. A fórmula do ROI é a seguinte:

ROI
Fonte: Surfe Digital

Onde, o ganho obtido é o valor que a construtora pretende vender ou alugar o empreendimento que está sendo construído.

Por ser uma ferramenta simples de análise financeira, essa estimativa ajuda na hora de identificar o percentual de retorno que será obtido e também serve como um guia para determinar o valor de venda que resultará em nenhum retorno. 

O ROI é amplamente utilizado em diversas áreas, assim como na construção civil, sendo um aliado dos gestores de projetos. 

Benefícios em calcular o ROI

É possível prever os custos do empreendimento, através do cálculo do ROI, e identificar de forma mais ágil a necessidade de um financiamento. Caso a empresa não tenha recursos suficientes para dar início a um projeto, pode ser necessário buscar algum tipo de financiamento. 

Ao utilizar análise do ROI e agilidade na visão estratégica, é possível ter uma gestão mais fluida do projeto e evita que os gestores sejam surpreendidos com custos não previstos. 

Além disso, ao aplicar o cálculo as construtoras conseguem ter mais segurança e assertividade na gestão de obra, assim como na empresa em sua totalidade. Os gestores podem avaliar o desempenho das equipes envolvidas na obra, do maquinário usado, do retorno de compras, etc. 

Com informações mais claras sobre os investimentos importantes e os possíveis retornos, o planejamento detalhado, considerando os riscos, orçamento e cronograma, torna-se uma tarefa mais fácil. 

Como também, a partir do cálculo ROI, é possível controlar de forma efetiva a entrada e saída de recursos do fluxo de caixa. Com a métrica, há maior clareza sobre o andamento financeiro da execução da obra, identificando as oportunidades de otimização de recursos. Além do mais, com o controle do fluxo de caixa é possível gerir melhor o capital de giro, o que garante a alocação adequada de recursos e a continuidade das atividades da construtora, por exemplo. 

Como calcular o retorno de investimento de uma obra?

ROI

1° Passo - Calcular o lucro obtido

É necessário calcular o lucro obtido com a obra, considerando todas as receitas geradas pela obra, como a venda ou aluguel do imóvel, e subtrair os custos associados à obra, por exemplo, os custos de construção, mão de obra, materiais, impostos, etc.

2° Passo - Calcular o valor investido

É necessário contabilizar o valor total investido na obra, incluindo os gastos como aquisição do terreno, construção, reformas, despesas com burocracias, entre outros. 

3° Passo - Calcular o ROI

Agora é só aplicar na fórmula do ROI, dividindo o lucro obtido com a obra pelo valor investido e multiplicar por 100 para obter o resultado em porcentagem. Uma métrica positiva indica que o investimento foi rentável, enquanto a negativa indica que não foi rentável. 

Acompanhe o exemplo: 

Se uma construtora gastar R$ 150 mil na construção de um imóvel que pretende vender por R$ 280 mil, o ROI será de:

ROI = (280.000 - 150.000) / 150.000 x 100

ROI = 130.000 / 150.000 x 100

ROI = 0,86 x 100

ROI = 86%

Com isso, o retorno do investimento na construção será de 86%.

Como garantir a saúde do seu negócio através da Vobi

Sabemos o quanto é importante ter uma visão clara dos resultados da sua empresa e assim avaliar se ela teve lucro ou prejuízo em determinado período para entender como está a saúde do seu negócio.

Para auxiliar nesse processo, o uso de relatórios financeiros são essenciais para tomada de decisão e desenvolvimento da sua empresa. Através da análise dos resultados obtidos você pode decidir sobre cortes de gastos, investimentos estratégicos ou medidas necessárias para aumentar os lucros do seu negócio.

E com a finalidade de garantir uma gestão cada vez mais eficiente para o seu negócio, os relatórios gerenciais da Vobi proporcionam um diagnóstico completo da sua empresa em questão de minutos. 

Essa solução possibilita uma análise detalhada dos dados financeiros e avaliação do desempenho de cada projeto, através do cálculo ROI, fornecendo insights relevantes para a tomada de decisão estratégica e o crescimento sustentável do seu negócio. Tudo em um só lugar, já pensou?

ROI

Os relatórios de resultados consolidados ou previstos por projeto podem ser analisados de forma prática e visual através de gráficos e filtros detalhados. Por exemplo, é possível escolher o tipo de relatório desejado e organizar o gráfico por data, filtrando por Projeto, Conta, Cliente, Fornecedor e Centro de Custo. 

Ah, é importante conferir a data de início e fim para filtrar os dados desejados, sendo possível selecionar um intervalo de até 12 meses para uma visão ampla do negócio.

Já a visualização do gráfico pode ser alterada para analisar apenas Receitas ou Despesas, ou ambos em Resultado do período. Em seguida, é possível analisar os mesmos dados em formato de lista, com informações do cliente cadastrado em cada projeto e o resultado consolidado ou previsto. 

ROI

Caso você deseje, é possível exportar as informações do relatório em formato CSV, Excel ou PDF.

Sabendo que o cálculo do retorno de investimento (ROI) de uma obra pode ser obtido através do acompanhamento das receitas e despesas associadas à obra, como também do lucro obtido, com a Vobi, é possível gerar relatório de fluxo de caixa mostrando as movimentações de entradas e saídas do seu negócio, permitindo acompanhar as receitas e despesas marcadas como "pago" em todos os meses do ano escolhido.

ROI

Essa análise fornece uma visão ampla das operações da empresa, possibilitando identificar períodos de lucro ou prejuízo e visualizar a evolução do saldo do caixa para tomar medidas adequadas.

Para isso, é só você escolher o relatório de Fluxo de Caixa e selecionar o ano desejado para acompanhar e visualizar. Os filtros podem ser utilizados para alterar a visualização da tabela por Projeto, Conta, Cliente, Fornecedor e Centro de Custo.

A partir daí, o relatório apresenta informações sobre saldo inicial, receitas e despesas detalhadas por categoria, resultado (soma das receitas pagas subtraídas pelas despesas), e saldo final (soma do saldo inicial com o resultado).

Recomendamos que você adicione o saldo atual da empresa como uma nova receita, criando uma categoria específica para saldo, para iniciar o acompanhamento do fluxo de caixa de forma efetiva.

Caso você tenha dúvida sobre como entender os resultados da sua empresa através dos Relatórios da Vobi, acesse a central de ajuda, clicando aqui. 

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://rockcontent.com/br/blog/

https://rohden.com.br/

https://blog.obraprimaweb.com.br/

https://celere-ce.com.br/

https://rohden.com.br/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?