Gestão financeira na arquitetura e construção civil
Gestão
May 3, 2023

Gestão financeira na arquitetura e construção civil: conheça seus números para crescer e faturar mais

Toda empresa de sucesso possui uma boa gestão financeira por trás. Os negócios de arquitetura e construção civil que possuem controle de suas finanças conseguem aliar, também, excelentes estratégias de vendas e marketing. Isso porque todas essas áreas possuem vínculo direto com o sucesso de uma empresa.

Com estratégias articuladas, é possível melhorar os resultados, bem como, a maneira em que são utilizados os recursos. O gerenciamento financeiro é o caminho para o crescimento e, consequentemente, a forma direta para maiores lucros.   

Nesse artigo, você vai compreender melhor qual a importância de fazer o gerenciamento no setor financeiro e quais estratégias tomar. Além disso, aproveitamos para apresentar uma ferramenta que poderá te auxiliar a alcançar uma gestão financeira de alta performance. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é a soma de todos os processos, métodos e ações que possibilitam uma organização controlar, analisar e planejar suas finanças. Seu objetivo é a maximização de resultados, isto é, os lucros

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017, mostra que 62% das empresas fecham após cinco anos de funcionamento. Para pequenos negócios, sem pessoal contratado, que é o caso de grande parte dos escritórios de arquitetura iniciantes, o estudo mostra que apenas 31,3% das empresas seguem abertas após os primeiros cinco anos. 

Esses dados apresentados refletem a importância do controle financeiro para se alcançar o êxito. É importante ter controle visando a situação atual tanto como o planejamento da situação futura. E assim, poder elaborar estratégias que atinjam as metas, considerando o contexto de mercado. 

Buscando compreender mais sobre gestão financeira na área de arquitetura e construção civil, recentemente, nós da Equipe Vobi, fizemos uma pesquisa para entendermos: estes profissionais realmente conhecem os números financeiros do seu negócio?

Com base em centenas de respostas, o resultado da pesquisa pode ser resumido em 3 problemas comuns:

  1. Não saber o quanto de lucro um projeto ou obra gerou;
  2. Perder muito tempo no dia a dia com processos ineficientes de cobranças e pagamentos;
  3. Não conseguir tomar decisões baseadas em números.

Através de gestão financeira é possível também manter a consistência da sua empresa no mercado de trabalho. Isso porque, esse gerenciamento é capaz de nortear quais medidas de prevenção podem ser tomadas para potenciais imprevistos, estruturar tudo que entra e sai a fim de manter o capital de giro, além de garantir a competitividade com a concorrência. 

Outra questão importante é a oportunidade de crescimento do seu negócio. Com o gerenciamento tem-se uma visão mais ampla do desempenho da sua organização e, a partir disso, torna-se mais claro quais esferas trazem mais lucros e/ou custos. Essa análise serve para direcionar melhor os recursos existentes para as ações que trazem maior retorno. 

Dito isso, considere o seguinte cenário: ao chegar uma demanda de projeto com prazo de entrega curtíssimo, será preciso ter noção de áreas integradas da sua organização, para assim, identificar se vale a pena ou não fechar esse contrato, não é mesmo? 

O conjunto de uma boa gestão financeira, gestão de projetos e de orçamento possibilita a assertividade de suas ações, assim, desenvolvendo esse gerenciamento é possível reorganizar os prazos para não comprometerem projetos em desenvolvimento, calcular os custos com profissionais internos e externos e, também, analisar se o preço cobrado será benéfico para a empresa. 

Como fazer a gestão financeira do seu negócio?

gestão financeira

Você deve estar se perguntando: como controlar meu financeiro se não me sobra tempo?

Acredite, este não é um dilema só seu, mas de todos os profissionais da área.

A rotina de quem trabalha com a construção civil realmente é complexa e muito corrida. Mas asseguramos que ter uma gestão financeira eficiente é vital para o seu crescimento pois, não conhecer de perto os seus números te impede de crescer e faturar mais. 

Se não investir na gestão do seu negócio a partir de agora, nunca irá sobrar tempo. 

Isso porque você simplesmente não consegue organizar e planejar o que precisa ser feito, muito menos ter clareza dos seus resultados. 

O fato é que não existe um único padrão de gestão financeira pois de acordo com o porte, preferências e conveniências a empresa vai encontrando o seu modelo de gestão. Entenda que esse gerenciamento vai se solidificando conforme o crescimento da sua empresa.

Com o passar do tempo, as métricas vão se tornando cada vez mais específicas, as ferramentas utilizadas serão mais avançadas e os seus colaboradores mais especializados. 

Pensando nisso, separamos alguns pontos essenciais para uma gestão financeira de sucesso. Aplicá-los terá um impacto positivo na consistência e no crescimento do seu negócio. Acompanhe a seguir:

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o instrumento básico de planejamento financeiro. Seu objetivo é fazer a apuração de saldo atual para projetar o futuro e, assim, possa existir capital de giro para o subsídio da operação da empresa. Isso inclui folha de pagamentos, impostos, fornecedores, investimentos, entre outros. Confira a seguir, tudo que deve ser registrado:

  • Recebimentos: todas as movimentações de vendas à vista em dinheiro, cheque, cartões e todas as vendas à prazo, recebimento de duplicatas, entre outros.
  • Pagamentos: todas as compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamentos de despesas, entre outros. 
  • Previstos: recebimentos e pagamentos calculados para o próximo período - pelo menos três meses. 
“O saldo do fechamento de caixa sempre deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em contas bancárias.” - Site Sebrae  

Com a análise do fluxo de caixa é possível traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas. Confira as dicas para controlar seu fluxo de caixa no dia a dia: 

➝ Lançar diariamente as vendas e despesas 

➝ Tomar decisões sobre a necessidade de capital de giro quando a situação for negativa

➝ Avaliar a possibilidade de investimentos quando a situação for positiva 

➝ Lançar pagamentos e recebimentos futuros 

Investimentos 

Quando se compete a investimentos dentro da gestão financeira, estamos falando sobre ações estratégicas de compra de ativos, contratações, aquisições, entre outras operações que trazem resultados mensuráveis positivamente para o vigor financeiro do seu negócio. 

Vale ponderar que, investimentos são diferentes de gastos. Esses são recursos para pagamentos específicos, como despesas fixas de manutenção de sala comercial (água, luz, internet), bem como pagamento de funcionários, entre outros exemplos.

Para fazer investimentos, a gestão financeira vai avaliar quanto tempo vai levar para que o gasto seja coberto e como o capital de giro vai suportar com essa “abertura” no caixa até que investimento gere o retorno financeiro. 

É normal que você queira investir no seu negócio, pense em modernizar a estrutura em que você trabalha, queira adquirir equipamentos mais tecnológicos e/ou deseje ampliar os seus colaboradores. Contudo, é importante entender que nem todo dinheiro que está sobrando deve ser investido de imediato. O planejamento permite que você não tome decisões de forma impulsiva que poderão somente ser um gasto desnecessário. 

“O problema é usar os recursos próprios e depois a empresa ficar sem capital de giro. Mesmo que a empresa tenha acesso a linhas de crédito para capital de giro junto aos bancos ou cooperativas de crédito, isso tem um alto custo, pois as taxas de juros para capital de giro são mais caras do que aquelas destinadas às linhas de investimento.” - Fonte: Site Sebrae

#Dica: Tenha uma conta separada somente para investimentos, no qual é aplicado parte dos lucros e, quando existir a necessidade de investir, seja possível a utilização desses recursos em conjunto com a administração do caixa e controle do capital de giro. 

Um investimento recomendado para sua empresa é um sistema de gestão integrado. Plataformas que contam com gestão financeira, gestão de projetos, gestão de documentos, gestão de compras e gestão de tarefas são recursos que simplificam a administração da sua empresa e a tomada de decisões. 

A organização online do seu negócio de arquitetura e construção civil garante que você compreenda os resultados de forma ampla, sem correr o risco de perder a direção da sua empresa. 

Gerenciamento de crises

Infelizmente, como citamos anteriormente, menos de 50% das empresas iniciantes conseguem estar abertas após os primeiros cinco anos. Muitas empresas fecham por não conseguirem superar crises. 

Seu negócio atualmente pode ter um bom fluxo de projetos e obras, mas não é possível prever se esse fluxo irá diminuir drasticamente. A procura pelos seus projetos têm relação com a economia local e nacional, pondendo oscilar por vários motivos.

Por isso, você deve traçar um plano que acumule reservas financeiras para momentos de baixa demanda de projetos - porém nem sempre isso acontece. É preciso disciplina, vontade de superação, persistência e, sobretudo, muitas ações. 

Nem sempre a origem do problema é a baixa demanda. O problema pode estar nos custos variáveis diretos e indiretos, nas despesas operacionais e nos grandes gastos. Para uma boa gestão financeira, você deve identificar a causa raiz do problema. 

Quando instaurado um momento de crise, é preciso priorizar o pagamento das contas que possuem juros mais caros e as que precisam ser postergadas. Contudo, é necessário cuidado ao pagar uma dívida mais cara e posteriormente usar o mesmo limite para se endividar de novo, o que pode causar mais problemas financeiros.

É importante tentar negociar prazos e descontos com fornecedores. Identifique quais pontos são mais flexíveis para, só então, utilizar seu capital de giro. Nesse momento, é importante procurar orientação de um especialista para lidar com a situação da melhor forma possível. 

Planejamento 

Para começar o seu planejamento financeiro, é importante entender a situação atual avaliando históricos financeiros a fim de identificar os custos fixos, variáveis e receita para manutenção do negócio. Além do mais, deve-se identificar os investimentos futuros que a empresa irá assumir.

Ter um planejamento que estabeleça onde sua empresa está, onde ela quer chegar e quais objetivos é necessário atingir é essencial para um crescimento próspero. Através dos objetivos, missões e valores da empresa é possível alinhar o panorama de custos e orientar os investimentos. 

O planejamento também auxilia as decisões da gestão financeira, indicando riscos do mercado, potencial comercial e diferencial competitivo do seu negócio. 

É preciso também, ter métricas bem claras que serão revisadas, bem como as ferramentas de acompanhamento dos resultados. Essa revisão garante melhor direcionamento para modificações nas estratégias, caso for necessário. Entretanto, para que esse acompanhamento seja feito de forma efetiva, é necessário a revisão cíclica do fluxo financeiro. 

Tributações

O planejamento tributário pode ser feito em conjunto com o planejamento financeiro, pois dividem a mesma receita, porém a montagem de despesas é diferente. Ao invés de elencar custos e investimentos, o planejamento tributário considera todos os impostos pagos pela empresa e estuda possíveis descontos legais. Aqui também entram as obrigações tributárias com o CAU

Otimize sua Gestão Financeira com a Vobi

A Vobi oferece uma poderosa ferramenta de gestão financeira para transformar seu negócio de arquitetura e construção, proporcionando eficiência e praticidade.

Libere mais tempo para o que realmente importa e impulsione o crescimento da sua empresa de forma digital.

Com nossa funcionalidade de Gestão Financeira, você pode:

Acompanhar e compartilhar pagamentos pendentes dos clientes

Crie e compartilhe cobranças facilmente, seja através da plataforma, e-mail ou Whatsapp, simplificando a comunicação financeira com seus clientes.

gestão financeira

Monitorar o fluxo de entradas e saídas do seu negócio

Tenha acesso fácil ao resumo das parcelas em aberto, vencidas ou recebidas, proporcionando uma visão clara e centralizada do seu financeiro.

gestão financeira

Registrar receitas e despesas de forma simplificada

Registre parcelas a pagar ou a receber com informações relevantes para manter-se atualizado sobre o estado financeiro do seu negócio.

gestão financeira

Visualizar relatórios abrangentes de pagamentos da empresa

Selecione o período desejado para visualizar resultados de receitas e despesas de maneira centralizada e descomplicada.

gestão financeira

E o melhor de tudo, tenha controle financeiro total na palma da sua mão, direto do seu celular.

Não perca mais tempo com planilhas complicadas!

Se você quer gerir o financeiro do seu negócio sem dor de cabeça é só clicar aqui para começar sua jornada conosco.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?