Revit para arquitetos
Projetos e Obras
May 3, 2023

Revit para arquitetos: transformação digital em projetos

O uso BIM (Building Information Model, em português Modelagem da Informação da Construção) marca, atualmente, as transformações digitais na construção civil. O investimento na implementação do Revit para arquitetos, como ferramenta digital BIM, capaz de trazer inovação para otimizar processos, melhorar a eficiência e gerar qualidade nas entregas dos produtos, tem sido cada vez mais adotado. 

As iniciativas de fomento e regulamentação dessa tecnologia são uma realidade concreta. Muitos escritórios já utilizam ou estão fazendo essa migração a fim de trazer melhores resultados para a empresa. Aumentar o desempenho, evitar retrabalhos, garantir otimização de tempo e custo, ampliar o diferencial competitivo e oferecer transparência, são alguns dos benefícios que a utilização do software alcança. 

Se você ainda não começou a estruturar sua empresa para ter a tecnologia como aliada no desenvolvimento de projeto, acompanhe esse artigo e conheça mais sobre o Revit para arquitetos. Você aprenderá sobre os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é?

O Revit para arquitetos é um programa utilizado, também, por engenheiros e designers de interiores para modelagem da informação da construção, mais conhecido como BIM, possuindo muitos recursos para representações 3D realistas e precisas de um ambiente a ser construído. 

Ao desenvolver um projeto no programa, é possível em um só arquivo, modelar a edificação, suas estruturas e instalações. Junto a modelagem, adicionar informações de custo, tempo, método construtivo e materialidade. 

Assim, fica muito mais fácil obter a documentação do projeto arquitetônico, de interiores, climatização, elétrica, hidráulica, mecânicas, segurança contra incêndio, entre outros. A junção dessas disciplinas traz transparência ao projeto e diminui a possibilidade de equívocos na construção, advindos de incompatibilidade de informações e inexecução do planejamento exposto para o projeto. 

Desenvolvido pela empresa Autodesk, também responsável pelo AutoCAD, software bastante consolidado no segmento da construção civil, o Revit, logo, também tornou-se popular em virtude da desenvolvedora ser a líder mundial em tecnologia de projetos e criação voltada à área da construção civil. 

Embora os métodos de desenvolvimento sejam diferentes, quem utiliza o AutoCAD pode ter um pouco de facilidade em projetar no Revit. Ambos possuem algumas funcionalidades semelhantes, além de serem bastante intuitivos. 

Benefícios do software

A tecnologia BIM traz muitos benefícios quando bem implementada em escritórios de arquitetura e design de interiores. Conheça algumas delas: 

✔️ Otimização do fluxo de trabalho;

✔️ Maior produtividade;

✔️ Melhor gestão de documentos; 

✔️ Maior gerenciamento de informações; 

✔️ Melhor tomada de decisões;

✔️ Menor probabilidade de erros; 

✔️ Construção mais consciente; 

✔️ Oportunidade de negócios;

✔️ Proporciona ao cliente a experiência da realidade virtual e aumentada. 

O Revit para arquitetos, por ser um programa BIM, possui todos esses benefícios que o sistema oferece. Acompanhe a seguir, as principais: 

1. Qualidade no projeto 

Com o Revit é possível realizar diversas análises na edificação, como fatores sustentáveis, desde a concepção até a sua demolição, avaliando, por exemplo, a eficiência energética do edifício.

A capacidade de compatibilização entre as disciplinas (estrutural, hidrossanitária, elétrica, mecânica, entre outros) permite o desenvolvimento de projetos mais complexos, com a simulação antecipada do que vai ocorrer no canteiro de obras. 

A digitalização de processos permite projetos tão inovadores e em escalas maiores. O Centro Cultural da Juventude de Nanjing (China), projetado por Zaha Hadid Architects, é a prova disso. A utilização do BIM foi essencial para a qualidade do projeto, que priorizou a redução do tempo de construção e seus trabalhos. 

revit para arquitetos

A facilidade de testar diferentes soluções em um modelo digital torna mais claro, na prática, os benefícios que a tecnologia promove. 

2. Processos mais rápidos 

O desenvolvimento de projetos no Revit para arquitetos tendem a ser mais rápidos pela capacidade do programa gerar vistas, de forma automática, conforme são feitas a elaboração de plantas baixas. Isso contribui de forma direta no desempenho do projeto, onde os desenhos são feitos com mais agilidade e precisão. 

Não é necessário preocupar-se a todo momento em corrigir a documentação técnica, pois as mudanças nas representações ocorrem de forma imediata, garantindo que não se ocorra erros nesse processo pela perda de informações. 

Além do mais, há muitos ganhos no quesito comunicação em equipe, já que é possível trabalhar simultaneamente com o compartilhamento do projeto em um arquivo central. 

3. Redução de custos 

“O Building Information Modeling (BIM) pode levar a uma redução de até 20% nos custos da construção civil, segundo avaliação da Kemp, empresa especializada em tecnologia da informação.”

Na fase de levantamento de quantitativos das composições, o cálculo de todos os materiais e recursos que serão necessários para a execução de uma obra, através da utilização do BIM, possibilita que não haja gastos desnecessários e desperdícios na obra, além de nortear o contratante se o projeto está dentro do orçamento esperado. 

Diferença entre AutoCAD e Revit

Os softwares são ferramentas essenciais que auxiliam arquitetos e designers de interiores na criação de desenhos técnicos, como plantas baixas e perspectivas tridimensionais. O uso da tecnologia permite que o profissional consiga elucidar suas ideias para clientes e demais pessoas envolvidas no projeto. 

Enquanto o Revit como um programa BIM, tem o objetivo de desenvolver um modelo tridimensional e parametrizado de projeto arquitetônico, estrutural e de instalações. O AutoCAD, por outro lado, é um programa de sistema CAD (Desenho Auxiliado por Computador), que tem como proposta a representação do desenho técnico de projetos de arquitetura, utilizando-se de linhas e formas geométricas. Ambos podem ser utilizados para desenvolver o mesmo produto, entretanto, os métodos para isso são distintos. 

No AutoCAD, apesar das diversas funcionalidades para o desempenho de desenhos bidimensionais e tridimensionais, os desenhos são feitos com menor nível de detalhamento, sendo muito usual a inserção de blocos prontos. Atualmente, entende-se que o método CAD, muitas vezes ocorre uma idealização distorcida entre o virtual e a realidade. 

Nesse ponto, o software Revit, ao construir elementos tridimensionais e associar informações, como dimensões, materiais, fabricantes, custos e texturas, permite maior facilidade para obter quantitativos. A partir dessas informações, é possível visualizar a edificação, entendendo como irá se comportar na realidade. Também é feito, de forma prática, a extração de diferentes tabelas, como por exemplo, quantitativo de esquadrias, argamassas, revestimentos, entre outras informações pertinentes a execução da obra. 

A capacidade de alterar as características das famílias com facilidade e essas alterações serem identificadas automaticamente em toda documentação de projeto, garante agilidade no fluxo de trabalho, diferentemente do software CAD, que os componentes são somente desenhos, que precisam ser alterados em todas as vistas de forma manual.

Além disso, é possível ter uma melhor coordenação de projetos de diferentes disciplinas e profissionais, já que no Revit para arquitetos, a equipe pode visualizar as alterações em tempo real remotamente. Sendo esse, um ponto positivo para a nova realidade da profissão, onde o trabalho remoto se mostra uma tendência mundial.

Sabendo essas diferenças entre os programas, você será capaz de entender qual melhor tecnologia será benéfica para o seu dia a dia, avaliando sempre, as suas necessidades e recursos disponíveis. 

Famílias BIM Revit

Quando o assunto é BIM, certamente você já ouviu falar em objeto paramétrico, não é mesmo? Caso não tenha ou não saiba o que é, vamos te explicar!

Todo elemento de algum modelo BIM pode ser paramétrico, isto é, ter regras capazes de mudar as suas características. Por exemplo, um guarda roupa paramétrico é aquele que pode mudar as suas dimensões de largura, altura e profundidade de acordo com a necessidade. Podemos, então, parametrizá-lo mais ainda, ditando regras mais complexas como a altura de sua base e topo ou mudança de dimensões de gavetas e prateleiras. 

Esses objetos são essenciais para um fluxo de trabalho no Revit, pois facilitam a modelagem no dia a dia, a cada projeto só é preciso preencher em algumas informações e com facilidade obtém-se um novo elemento com uma nova aparência. 

A capacidade desses objetos serem organizados com regras e informações associadas são chamados de “famílias”. Podemos inserir dimensões, como citado antes, como também, categorizá-las quanto a sua função, preço, materiais, entre outras atribuições. Elas podem ser encontradas instaladas no programa ou podem ser encontradas opções de download na internet. Atualmente, lojas e fabricantes de produtos disponibilizam as famílias, para você especificá-los de modo igual a realidade. 

Nós da Vobi, pensando em facilitar a sua vida, separamos dicas de sites para você baixar algumas famílias do Revit para arquitetos

1. SpBIM

revit para arquitetos

2. Plataforma BIMBR

revit para arquitetos

3. bim object

revit para arquitetos

4. Parametric Components

revit para arquitetos

5. Herman Miller

revit para arquitetos

Como fazer o download do Revit 

Para começar a usar o Revit para arquitetos, é fundamental que você baixe o programa original licenciado pela Autodesk, garantindo que não se tenha modificações ou códigos adulterados para agir de forma má intencionada no computador, evitando riscos, como perda de trabalho, funcionamento incorreto do software, não ter acesso ao suporte da Autodesk, além de violar os direitos autorais e propriedade intelectual sobre software.

Se você quer saber como fazer o download do Revit de forma segura, acompanhe esse tópico. 

Versão estudante 

Se você é estudante e deseja baixar a versão gratuita para fins educacionais, basta criar uma conta no site da Autodesk. Colocar suas informações e as da instituição de ensino. Será concedido, então, uma licença gratuita educacional, onde é exigido somente a renovação única de elegibilidade. Separamos um passo a passo para você ter acesso ao programa, a seguir.

1. Para começar: entre no site da Autodesk Education e vá na página dos produtos > em Revit, clique em introdução > entre na sua conta ou se inscreva > selecione o país, função educacional, tipo e nome da instituição, e data de nascimento;

2. O próximo passo é colocar as informações pessoais, como nome, e-mail e senha, bem como, aceitar os termos de uso. Confira se recebeu um e-mail da Autodesk pedindo a verificação. Assim, você poderá completar seu perfil educacional, com nome da instituição, certificando que as informações estão corretas;

3. Após o preenchimento das informações, a plataforma irá liberar as opções de download > escolha a versão 2021, o sistema operacional e a linguagem em que deseja utilizar o software > copie as três informações que irá aparecer na tela (serial number, product key e files size) > desça a página e clique em install now (instalar agora);

4. Com o download feito, execute o arquivo, aparecerá o instalador do Revit 2021 > clique em install (instalar) > aceite os termos de uso > clique em next (próximo) e selecione as bibliotecas que você deseja instalar junto, clique em next novamente. Com a finalização da instalação, clique em abrir agora e cole as informações de licenças que você copiou. Agora é só finalizar! 

Versão Revit 2021

Agora, se você é um profissional da área e deseja baixar o Revit 2021, primeiro é necessário escolher a versão e adquirir a licença no site da Autodesk Account, o preço do programa custa um pouco mais de R$ 10.000 por ano. 

Caso você ainda esteja em dúvida, é possível fazer o teste válido por 30 dias, antes de efetuar a compra. 

1. Após fazer o login, localize seu produto, escolha a versão e o idioma, e finalize escolhendo um método de download. 

2. A seguir, execute o arquivo, leia e clique em aceitar o contrato de licença. 

3. Feito isso, clique em instalar e após estiver concluída, feche o instalador e inicie o programa. Pronto, você já pode começar a usar sua nova ferramenta de trabalho - o Revit para arquitetos

Não esqueça de acompanhar a Vobi para receber mais conteúdos como esse, que irão ampliar seus conhecimentos e te capacitar para gerir um escritório do futuro. 

E aí, o que você está esperando? Os melhores escritórios já utilizam a Vobi, você vai ficar para trás?

Acesse nosso site oficial: www.vobi.com.br, clique em “Solicitar convite” no canto superior direito da página, em seguida preencha o formulário com os seus dados. O convite é o primeiro passo que você estará dando para o futuro. Após sua solicitação é só aguardar o contato da nossa equipe que passará todas as orientações de como seguir com a contratação, bem como, sanará todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.

O mundo está mudando, não fique parado no tempo.


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.autodesk.com.br

www.spbim.com.br

www.archdaily.com.br

www.arquitetoleandroamaral.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?