CRM de vendas
Gestão
May 19, 2021

CRM de vendas: como aplicar a gestão de oportunidades em seu escritório de arquitetura e interiores

Atualmente, utilizar uma ferramenta de CRM se tornou indispensável. Através dela é possível estabelecer uma relação mais próxima, aumentar a conversão e fidelização dos clientes. 

A revolução digital trouxe uma série de mudanças, incluindo consumidores mais exigentes. Dessa forma, as empresas se viram obrigadas a mudar o seu foco com o objetivo de atender a essas novas necessidades.

Quem decide não acompanhar essa tendência acaba perdendo tempo, dinheiro e claro, clientes. Mais do que apenas “surfar essa onda”, é preciso entender, de fato, o que é essa ferramenta e como ela pode impactar no relacionamento com o consumidor e consequentemente no processo de vendas do seu negócio.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre CRM de vendas para escritórios de arquitetura e interiores. Ao final do texto você terá aprendido sobre:

Aproveite a leitura!

O que significa CRM?

Customer Relationship Management, este é o significado da sigla CRM - termo em inglês - que traduzido para o português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou no nosso caso: Gestão de Oportunidades.

CRM de vendas
“Como o próprio nome deixa implícito, o CRM é uma ferramenta que possui um conjunto de informações que tem como principal foco o relacionamento com o consumidor.”

Essencialmente, a finalidade dessa ferramenta é colocar o cliente no foco central de tudo. Todos os processos, operações e ações devem ser criados visando atender o cliente em todos os aspectos.

No sistema CRM é possível concentrar, em uma única plataforma, suas atividades de vendas, simplificando os processos de trabalho, além de gerenciar toda a comunicação com o cliente. Pois, por meio dele, todas as informações de contato como telefone, nome, endereço, e-mail, CNPJ/CPF, etc, são armazenadas.

Essa ferramenta pode ser utilizada por empresas de grande, médio ou pequeno porte.

O que é CRM de vendas e para que serve?

Como dito anteriormente, estamos na era do cliente, da transformação digital e das novas tecnologias. 

“As plataformas de CRM estão na lista das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para as empresas. Por quê? Pelo modo como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.”

O CRM cada vez mais vem provando ser o melhor recurso tecnológico que uma empresa pode investir, além de ser o maior mercado de software do mundo. Contudo, não se trata apenas de uma lista de contatos elaborada, estamos falando de uma ferramenta de Gestão de Oportunidades. A qual reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

O CRM serve para:

✔️Conectar a equipe;

✔️Acompanhar leads;

✔️Gerenciar o cadastro dos clientes;

✔️Lembrar de entrar em contato com os clientes;

✔️Ter conhecimento das preferências dos clientes;

✔️Segmentar clientes;

✔️Centralizar os atendimentos;

A importância da ferramenta de CRM (Gestão de Oportunidades)

“De acordo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 64% das empresas relatam que a adoção de um sistema de CRM foi impactante ou muito impactante para os negócios.”
64% das empresas acreditam na ferramenta CRM

A importância de se ter uma gestão de oportunidades se torna ainda mais clara quando, de acordo com a mesma pesquisa, é constatado que 1/3 dos profissionais de vendas passam cerca de três a quatro horas por semana usando um CRM e 24% afirmam passar mais de 10 horas. 

O CRM é importante no sentido de entender melhor os clientes e facilitar a criação de ações direcionadas. Isso porque, ele permite que você faça um acompanhamento detalhado de todo o contato do consumidor com o seu produto ou serviço.

“Desde o primeiro contato, até o feedback pós-venda. Todos os passos são registrados para que, posteriormente, você possa usar os dados para aperfeiçoar ainda mais a experiência dele.”

Muitas empresas, especialmente no setor de arquitetura e interiores, ainda fazem o registro de clientes em planilhas. O grande problema desta prática é justamente o desperdício de tempo gerado em uma tarefa. É preciso organizar tudo com frequência, e ainda há a possibilidade de nem todos os colaboradores terem acesso às informações.

Utilizando uma ferramenta de CRM, isso deixa de ser uma questão. Isso porque, todos os dados são organizados de maneira automatizada, otimizando todos os processos, sendo possível acessar as informações de qualquer lugar. 

Benefícios da gestão de oportunidades em seu escritório de arquitetura e interiores

Sabemos que a ferramenta de CRM tem como objetivo atender o cliente da melhor forma possível. Por isso, suas vantagens são diversas:

1. Organização e controle de informações de clientes

Usar planilhas ou sistemas internos pouco flexíveis prejudica o acompanhamento das oportunidades. Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e acompanhar o funil em tempo real, o que possibilita uma visão clara de cada uma das etapas da negociação. Assim, fica mais fácil saber para onde direcionar os esforços e fechar mais vendas.

2. Dados concentrados em um lugar só

Não dá pra ficar contanto com a própria memória para lembrar de tudo o que foi falado durante uma ligação com cliente e ainda lembrar de todos os seus compromissos.

Aqueles que ainda utilizam planilhas e agendas sabem bem como é perder detalhes de um atendimento, e isso no final pode acarretar no comprometimento de uma venda. 

Por outro lado, ter as informações em mãos faz com que você consiga uma interação personalizada, pois sabe exatamente os pontos de contatos que o cliente em potencial teve com o seu escritório.

3. Maior tempo para vender mais, melhor e mais rápido

Justamente por concentrar todos os dados de um cliente em uma única plataforma, fica fácil concluir: essa integração faz com que você não precise mais desperdiçar tempo alternando entre uma e outra ferramenta, aumentando as chances de encontrar melhores oportunidades de negócio. A venda fica mais personalizada e cresce o foco no cliente.

O resultado: vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas. 

4. Registro do histórico dos contatos com os clientes

Dentro de uma gestão de oportunidades, mesmo que o processo de vendas do seu cliente tenha terminado, suas informações permanecerão dentro da plataforma e servirão como um registro de histórico.

Esses dados são extremamente valiosos e irão te auxiliar a executar uma futura venda para o mesmo cliente. Isso porque, tendo em mãos tudo o que você precisa saber sobre, fica mais fácil manter o contato. Em marketing chamamos essa tática de FUP (follow up) e você pode se aprofundar mais sobre o assunto clicando aqui.

O Follow Up nada mais é do que o acompanhamento das etapas do seu cliente. Mas o que queremos focar aqui é na etapa do pós-venda, que é onde você poderá fidelizar os seus clientes.

Hoje em dia, mais importante ainda que conquistar novos clientes é criar uma fidelização. Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base – e o CRM ajuda muito nessa tarefa.

“Com as informações disponíveis no software, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento extremamente personalizado.”

O resultado? Clientes fiéis!

5. Avaliação de desempenho

Com o registro de histórico também se torna possível realizar uma avaliação de desempenho do seu escritório de arquitetura e interiores e eventualmente saber por que está perdendo oportunidades.

Saber as razões pelas quais os negócios não foram fechados é o primeiro passo para o volume de vendas aumentar. Estudar a fundo e agir sobre essas razões tende a alavancar o fechamento de negócios. Sem uma ferramenta CRM, por outro lado, esses motivos muitas vezes não são registrados, deixando a empresa — e as vendas — reféns da falta de informação.

CRM e as etapas do Funil de Vendas

Você conhece o termo funil de vendas? Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. Ter um funil de vendas bem elaborado e com etapas bem estruturadas é ter um poderoso aliado que ajudará a otimizar o número de conversões.

Por isso utilizar o CRM é tão importante para sua empresa. A melhor maneira de melhorar a eficácia do funil de vendas é controlando e registrando informações relevantes dos clientes.

Um ótimo funil de vendas oferece a você uma visão do processo de pensamento, desafios e decisões de seus clientes em potencial, além de identificar os pontos fracos - os lugares onde os leads desaparecem e nunca são convertidos - e fazer melhorias direcionadas nos estágios certos.

funil de vendas

Nós temos um artigo falando com mais detalhes sobre esse método e você pode conferi-lo na íntegra clicando aqui.

Por que a gestão de oportunidades é importante para o seu negócio?

Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as informações de contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas, economizando tempo. 

Ao invés de ficar refém do papel e caneta ou imerso em planilhas do Excel, as informações são passadas como leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil.

“Cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.”

Você deve estar pensando que pra você o papel e caneta, ou mesmo a planilha do Excel tem funcionado muito bem para o seu escritório até hoje. Não temos dúvida disso. No entanto, se você deseja expandir o seu negócio e aumentar o número de clientes, esse método pode se tornar algo complicado.

Mesmo se sua base de clientes for pequena, ninguém consegue memorizar e organizar cada interação — as que aconteceram ou precisam acontecer.

“Não importa se você é uma pequena empresa que procura um local para armazenar informações e tê-las acessíveis em vários dispositivos, ou se você é uma grande empresa que deseja gerenciar interações com clientes e se concentrar em melhorar a satisfação do cliente, você precisará de software CRM se o seu processo atual for incapaz de encontrar soluções para esses problemas urgentes.”

Se você ainda não tiver certeza se sua empresa teria benefícios com o uso da ferramenta de CRM, confira alguns sinais que indicam a necessidade de se aplicar a gestão de oportunidades no seu negócio:

❌Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;

❌Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;

❌Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou "sistema de registros”;

❌Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;

❌Você tem equipes que trabalham juntas, mesmo quando não estão de fato juntas;

❌Você sabe que a experiência do cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços;

help

Ferramenta CRM - Gestão de Oportunidades Vobi

A Vobi nasceu com objetivo de ajudar você, arquiteto ou designer, a economizar tempo com tarefas manuais e repetitivas. Queremos que você tenha mais tempo livre para fazer o que mais gosta ou utilize esse tempo para crescer ainda mais o seu escritório.

“Empresas que fazem o uso de CRM's e controlam seus processos de venda possuem até 28% mais chances de fechar um negócio.”

Feche mais projetos trabalhando menos. Como? Tornando o seu escritório mais digital, modernizando e automatizando cada etapa do processo, fornecendo ferramentas para você gerenciar, modernizar e crescer o seu escritório de arquitetura e interiores. 

A Vobi é uma plataforma que conta com diversas soluções para o seu negócio, incluindo um software de CRM de vendas, no qual denominamos de Gestão de Oportunidade

“Chamamos de oportunidade, todo o processo desde o primeiro contato com o cliente até o momento em que ele aceita sua proposta de serviço.”

Utilizando a nossa ferramenta de Gestão de Oportunidade é possível ter uma visão 360º de todas oportunidades de projeto:

ferramenta CRM Vobi

👉Controle e gerencie todas as suas oportunidades de projetos em uma única tela

👉Envie propostas personalizadas em minutos

👉Veja históricos, detalhes e status de cada oportunidade

👉Veja todos seus potenciais projetos em uma única tela

👉Edite, filtre ou altere o status ou detalhes de cada oportunidade

👉Invista tempo nas oportunidades com maior potencial

Do cadastro do seu cliente potencial até a aceitação da proposta, você realizará algumas ações com a sua oportunidade. Para ajudá-lo(a), a gerir estas ações, disponibilizamos 5 status para classificação e organização de acordo com a etapa em que cada oportunidade se encontra, são eles:

1. Nova oportunidade: Todas as vezes que você criar uma nova oportunidade, automaticamente, este será o seu status inicial.

2. Contato realizado: A partir do momento que você começa a desenvolver o relacionamento com o cliente (contato inicial e entendimento da necessidade), você poderá classificar sua oportunidade como "em contato".

ferramenta CRM Vobi

Gerencie todos os seus contatos:

👉Adicione ou edite informações

👉Crie ou arquive contatos, filtre por status ou nome

👉Vincule contatos a oportunidades ou projetos

3. Proposta enviada: Quando você enviou a proposta. 

O que é uma proposta? Depois de realizar o briefing com seu cliente, você deverá informar ao seu cliente o valor dos seus honorários, as informações dos produtos que serão entregues, prazos e formas de pagamento. Consideramos uma proposta o documento que compila todas essas informações.

Com a Vobi, você pode enviar suas propostas diretamente da plataforma de forma simples. Envie propostas personalizadas:

ferramenta CRM Vobi

👉Insira a sua identidade visual e gere maior credibilidade

👉Controle todas as propostas já enviadas

👉Faça ajustes ou arquive propostas

Oportunidade ganha: Se, após a análise da proposta o seu cliente decidiu seguir com os serviços, está na hora de "marcar como ganha" sua oportunidade. Isso significa que agora você estará apto a seguir para a etapa de projeto.

Oportunidade Arquivada: Se, após a análise da proposta o seu cliente decidir não seguir para a etapa de projeto com você, basta alterar o status para "Arquivada".

ferramenta CRM Vobi

Agora que você está convencido dos benefícios que essa solução pode trazer, que tal implementar uma plataforma de CRM para seu negócio?

Os melhores escritórios já utilizam a Vobi, você vai ficar para trás? Acesse o nosso site agora e clique em “Tenho interesse”.

 

Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.crm.acsoftware.com.br

www.salesforce.com/br/

www.blog.softensistemas.com.br

www.pixelmade.com.br

www.crmpiperun.com/blog/

www.resultadosdigitais.com.br

www.zendesk.com.br

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