Guias Especiais

AutoCAD para arquitetos: conheça o software e confira as dicas

Por Equipe Vobi
AutoCAD para arquitetos

O AutoCAD é um software utilizado por arquitetos e engenheiros em seus projetos. Ao longo de 40 anos de trajetória, houveram muitas atualizações que contribuíram para a sua consolidação no mercado, visto que esse é um dos programas mais utilizados para elaboração de desenhos técnicos por profissionais da construção civil. 

Para conhecer mais sobre o AutoCAD e como ter acesso ao software, acompanhe nosso artigo. Você lerá os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

A história do Autocad

O lançamento do AutoCAD, pela empresa Autodesk, surgiu para popularizar os softwares de CAD. Até 1982, ano em que foi lançado, os anteriores eram de difícil manuseio e só funcionam em computadores com maiores processamento - máquinas de grande porte e com preços elevados. 

Foi a partir daí que um programa CAD foi capaz de criar desenhos técnicos abrangendo diversas áreas como arquitetura, engenharia e design. Tendo em vista, essa nova era, outras empresas foram se interessando em produzir extensões para o AutoCAD. A AutoDesk, então, se empenhou em investir nessas empresas em prol do programa.

Hoje em dia, diversas áreas ainda utilizam o software, tal como as engenharias mecânica, de infraestrutura e de geoprocessamento, além, é claro, da civil. 

O que é Autocad?

O AutoCAD é um software do tipo CAD (Computer Aided Design ou Desenho auxiliado por computador), que pode ser utilizado para desenhos técnicos em duas dimensões (2D), como também, para modelos tridimensionais (3D). A utilização desse software abrange várias áreas, como citamos anteriormente, e é muito difundida na área de arquitetura. 

Com o programa, é possível elaborar projetos técnicos como, por exemplo, desenhos de plantas baixas, fachadas, cortes e desenhos isométricos. Além da elaboração de projetos complementares de elétrica e hidráulica. 

Como o AutoCAD tem um ambiente com recursos e ferramentas voltados para arquitetos, o software possui diversas possibilidades, com uma vasta biblioteca para arquitetura. O programa é compatível com a maioria dos softwares disponíveis no mercado, sendo possível importar e exportar arquivos com facilidade. Inclusive, há compatibilidade com o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS. 

Existem diferentes versões, entre elas: o AutoCAD, o AutoCAD LT e o AutoCAD para estudantes. 

O software permite tanto a elaboração de desenhos simples quanto desenhos mais complexos. E além de utilizar as ferramentas disponíveis na interface do programa, é possível começar a desenhar através de comandos pelo teclado. Geralmente, é habitual que as pessoas utilizem o programa em inglês. Isso não é uma regra, você pode usá-lo em português, se quiser.

Antes de baixar o Autocad e começar a sair desenhando, é importante que você entenda sobre os principais formatos de arquivo: 

  • DWG (DRAWING): é a extensão padrão do AutoCAD, mais utilizados por arquitetos e urbanistas para o desenvolvimento de projetos 2D. É capaz de desenhar, anotar, medir e até mesmo renderizar. 
  • DWT (DRAWING TEMPLATE): são os arquivos de modelo, ou seja, ao iniciar um projeto no AutoCAD e abrir com esse formato pré-configurado, algumas configurações já estarão salvas, como tipos de cotas, tamanho de texto, unidades de medidas, etc. 
  • DXF (DRAWING INTERCHANGE FORMAT): é o formato compatível com muitos programas. Por exemplo, a criação de modelagem 3D no SketchUp para arquitetura, comumente feita pelos arquitetos, é elaborada a partir das plantas baixas migradas do AutoCAD. Com o formato .dxf, é possível fazer essa interoperabilidade. 
  • DWF (DESIGN WEB FORMAT): é apropriada para transmissão via Web e redes, nele há compressão do arquivo, ocupando 50% menos espaço que a extensão padrão.
  • BAK (BACKUP FILE): no momento em que você salva um .dwg, automaticamente é criado um arquivo backup, sendo esse uma cópia de segurança, que evita perda de trabalho repentina. Basta renomeá-lo como extensão .dwg para retomar o trabalho no AutoCAD

Agora que sabemos um pouco mais sobre o programa, separamos algumas dicas nos tópicos seguintes.

Como baixar o Autocad?

Para baixar o AutoCAD, é necessário escolher uma versão e adquirir a licença no site da Autodesk Account. Você pode fazer um teste antes, válido por 30 dias. Depois disso, é só escolher o idioma e fazer o download do produto, em seguida faça a instalação e comece a projetar. 

Agora se você é estudante, a Autodesk disponibiliza a versão estudantil de forma gratuita, basta entrar no site, escolher a versão e baixar. Os passos seguintes são: ler o aviso sobre os requisitos do sistema, escolher o tipo de usuário e seu idioma, preencher suas informações pessoais para criar uma conta ou acessar uma existente, ler o aviso de avaliação e clicar em iniciar o download. 

Depois disso, é só instalar o AutoCAD e começar a usar a versão teste. 

Como usar o AutoCAD?

No AutoCAD, além de criar desenhos, é possível inserir textos, tabelas, adicionar cotas e organizar como se deseja imprimir tudo isso. Mostramos abaixo, a interface do programa para que você possa dar os primeiros passos. Acompanhe: 

autocad

Inicie o programa e em seguida clique em “start drawing” para começar um desenho.

Citamos anteriormente, que muitos profissionais utilizam o software com a linguagem em inglês, isso porque tornou-se universal utilizar o idioma na “Linha de Comandos”. Por exemplo, se você quiser desenhar uma linha, digite "line'' + enter. Ou se você quiser desenhar um círculo, digite "circle'' + enter, e assim por diante. 

autocad

Os “Ícones de Atalhos” e o “Menu de Barras” também ajudarão você a visualizar e utilizar os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho. 

O AutoCAD tem dois ambientes de desenho: o “Model Space” (Espaço de modelação) onde é possível criar o desenho em escala real e o “Paper Space” (Espaço de impressão) onde é criado o layout para apresentação de desenho. 

#Dica: o AutoCAD é uma ferramenta de trabalho com inúmeras possibilidades, caso você ainda não saiba utilizá-lo, procure cursos de capacitação que irão acrescentar seu currículo e sua formação. Lembre-se, que na internet, também há uma série de materiais e tutoriais gratuitos. Acompanhe a Vobi para receber outras dicas de como utilizar o programa, pois estamos sempre buscando te manter atualizado. 

Quais os requisitos de hardware para baixar o AutoCAD?

Você certamente já teve problemas com arquivos que constantemente travam, não é mesmo? Isso porque, conforme o projeto vai sendo desenvolvido e novas informações adicionadas, os gráficos tendem a ficarem mais pesados. 

Por isso, é importante ficar atento às configurações do seu computador, a fim de evitar problemas com travamentos ou incompatibilidades com as atualizações. Fique atento as condições mínimas de hardware, para baixar o AutoCAD 2022, listadas abaixo: 

  • Processador básico: 2.5 a 2.9GHz;
  • Memória: 8GB;
  • Espaço livre em disco: 10GB;
  • Placa de vídeo: GPU 1GB com 29GB/s.

Mas calma, não se desespere se as configurações da sua máquina forem menores que essas. Você pode baixar versões anteriores a atual, como o AutoCAD 2020 e AutoCAD 2019. Também não significa que você deva comprar um novo notebook para se adequar às configurações, não é uma indicação. Contudo, se você quiser comprar um novo, o mais importante é fazer uma ampla pesquisa das configurações e dos produtos. 

O que são blocos para AutoCAD e onde consegui-los? 

Uma das vantagens de usar o AutoCAD, é que existe uma gama de blocos disponibilizados, os quais otimizam o fluxo de trabalho da vida cotidiana. Mas afinal, o que são blocos para  AutoCAD e onde encontrá-los? 

Blocos são desenhos em 2D ou 3D, que agrupados atuam como um único objeto. Assim, você pode utilizá-los várias vezes em diferentes projetos. Sendo possível criá-los, obtê-los nas ferramentas do AutoCAD ou baixá-los via internet. 

Dessa forma, não é preciso ficar desenhando novamente equipamentos que comumente são utilizados. Tendo como exemplo, a realização de projetos residenciais onde se é necessário a repetição de desenhos, como fogões, geladeiras, janelas, carros, televisões, entre outros. 

Por isso, separamos alguns sites que disponibilizam blocos para  AutoCAD de forma gratuita, que te ajudarão a não perder tempo na busca, são eles:

1. CADblocos

Há uma variedade de blocos disponibilizados pelo site, tanto 2D e 3D. A curadoria é feita pela equipe responsável, como por marcas parceiras e visitantes do site que enviam os arquivos para AutoCAD. O CADblocos é mantido atualizado, sendo feita a verificação de funcionamentos dos links.

A plataforma se divide em categorias, como blocos 3D, acessórios, banheiros, blocos PNE, cozinhas, diversos, equipamento urbanos, esquadrias, fabricantes, hachuras, hidrossanitários, instalações elétricas, mobiliário, pessoas, rotinas LISP, vegetações, veículos. Assim, você evita gastar muito do seu tempo em pesquisas na internet.

2. Archweb

O site com os arquivos .dwg, oferece várias opções de mobiliários, objetos de decoração, utensílios e opções de layout para plantas baixas. Como também, várias opções para cortes e fachadas - pessoas, animais, carros, árvores, entre outros. 

3. Linecad 

A plataforma conta com um acervo de blocos para AutoCAD em .dwg, tanto em planta como em vista. Pessoas, vegetação, veículos, mobiliários, esquadrias, equipamentos, lumínico, escadas, etc.  

4. Vobi

Por fim, mas não menos importante, a Vobi. Apesar de não ser uma plataforma voltada para blocos para AutoCAD, nós da Vobi estamos sempre buscando facilitar a rotina dos arquitetos e designers de interiores e isso inclui pensar em todas as etapas do projeto. Pensando nisso, nós temos disponíveis gratuitamente para download conteúdos como:

👉 Blocos dinâmicos: marcenaria para Autocad 

👉 Blocos humanizados para AutoCAD

👉Prancha e carimbo automatizados para Autocad 

#Dica: é importante que você faça uma biblioteca com esses blocos para AutoCAD, assim você evitará perder tempo no dia a dia, procurando-os para download. Categorize por pastas no seu computador ou em nuvem. Nomeie, por exemplo, por equipamento urbano, cozinha, sala de jantar, quarto, entre outros. 

Como automatizar seu trabalho com recursos do AutoCAD 2022

“De acordo com sete estudos, o ganho médio de produtividade foi de cerca de 63% para tarefas concluídas usando um conjunto de ferramentas especializadas no AutoCAD.”

1. Architecture

Ao trabalhar com as ferramentas incluídas no programa, você consegue acelerar os seus desenhos. Dentro do AutoCAD Architecture existem oito mil objetos inteligentes, por exemplo, se você precisa construir uma escada helicoidal em um projeto - a ferramenta conta com esse modelo de escada pronto para ser inserido. 

autocad
Fonte: Autodesk

2. XREF 

A XREF (Referências externas) automatiza seu trabalho, ele é o arquivo base para seus projetos. Aqui, é interessante você trabalhar com vários arquivos e evitar colocar tudo em um só.

Digamos que você desenvolveu a planta baixa - esse será seu arquivo XREF. E agora precisa prever as instalações hidráulicas. Ao invés de copiar o desenho feito no arquivo de planta baixa, você só precisa indicá-lo como XREF, que automaticamente trará a planta baixa como referência para seu novo arquivo. 

Isso evita deixar o arquivo sobrecarregado e automatiza o processo de alterações feito em cada arquivo, já que o programa é capaz de entender essas modificações. 

Dessa maneira, é possível ser feita a compatibilização e redução do peso dos arquivos. 

3. MEP 

A sigla MEP significa: mecânica, elétrica e hidráulica, com essa ferramenta disponível no software, é possível fazer projetos de instalações e compatibilizá-lo. 

Com a ferramenta, os espaços de trabalho possuem paletas específicas para otimizar o seu fluxo. Também é possível melhorar as representações nas documentações dessas instalações. 

autocad
 Fonte: Autodesk 

O futuro do AutoCAD para arquitetura

Vimos que o AutoCAD desempenhou um papel importante para a construção civil e outras indústrias, permitindo que muitos profissionais elaborassem seus projetos por meio da tecnologia, de forma mais rápida de como se era feito anteriormente - traços sob muitos papéis. 

Atualmente, sabe-se que os processos de projetos com plataforma BIM (Building Information Modeling), possuem mais benefícios, por apresentarem maior capacidade de gestão de informações e modelagem. O ganho de produtividade, o aperfeiçoamento na visualização de projeto, a velocidade de entrega e a diminuição de custos são algumas de suas vantagens.

A Autodesk, além de responsável pelo AutoCAD, também investe em BIM por meio da plataforma BIM 360. Os aplicativos inseridos na plataforma BIM prometem gerar eficiência e integrar os dados de projeto, de forma que o escritório esteja mais próximo do canteiro de obras, acompanhando cada etapa e diminuindo riscos relacionados a erros e desperdícios. 

Você sabia que desde o ano de 2020, no Brasil, foi decretada a utilização do BIM em licitações e execução de obras da construção civil pelos órgãos públicos federais?

Com isso, o atual cenário requer profissionais capacitados para desenvolverem a atividade. Portanto, além de entender sobre o AutoCAD, o ideal é que você também comece a se capacitar sobre a metodologia BIM. Já pensou sobre isso?

“O mercado global de BIM deve ter crescimento de 14,5% até 2025.”

A Vobi pode te ajudar com isso, auxiliando a organizar o seu escritório, para que você possa continuar desenvolvendo projetos e ainda ter tempo para fazer capacitações junto com sua equipe. 

E, para isso, é muito simples! Basta acessar nosso site oficial: www.vobi.com.br, clicar em “Solicitar convite” no canto superior direito da página e em seguida preencher o formulário com os seus dados. Pronto!

O convite é o primeiro passo que você estará dando para o futuro. Após sua solicitação é só aguardar o contato da nossa equipe que passará todas as orientações de como seguir com a contratação, bem como, sanará todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.

E aí, o que você está esperando? Os melhores escritórios já utilizam a Vobi, você vai ficar para trás?

O mundo está mudando, não fique parado no tempo.

Gostou? Compartilhe!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?