baixar Autocad
Gestão
May 3, 2023

Conheça as dicas para baixar AutoCAD: o software mais conhecido dos arquitetos

O software é um dos mais consolidados na área de arquitetura e interiores, em razão de possuir ferramentas essenciais para elaboração de desenhos técnicos. O programa possui diferentes versões e recursos, e saber essas diferenças é fundamental antes de aprender a baixar o AutoCAD

Nesse artigo, você aprenderá sobre os seguintes tópicos: 

Aproveite a leitura!

Benefícios da utilização do software AutoCAD 

Antecedentemente a utilização de softwares para elaboração de desenhos técnicos, eram utilizados pranchetas, grandes folhas de papéis, canetas nanquim, escalímetros, curvas francesas, entre outros objetos que auxiliavam essas criações. Com o lançamento e a possibilidade de baixar AutoCAD em máquinas mais comuns, foi possível a inovação dos processos de desenvolvimento de projetos pelos arquitetos, urbanistas e designers de interiores. 

Com o passar dos anos, o software foi se atualizando e ficando cada vez mais completo. Há algum tempo, o programa se aprimorou e, hoje, é concebível unir as representações 2D e 3D, em um só lugar, propiciando a reprodução de maquetes eletrônicas mais similares à realidade. O que torna possível uma melhor compreensão do projeto e possibilidade de testes de volumetria ao se visualizar diferentes perspectivas. 

Muitos profissionais da área de construção civil não pensam duas vezes antes de adquirir esse produto, em razão da facilidade que o software possui. Ao baixar o AutoCAD e procurar por conteúdos, estarão disponíveis na internet, muitas informações gratuitas, inclusive cursos de capacitação e sites que permitem debates sobre a ferramenta.

Isso é um ponto positivo do AutoCAD, já que outros programas, por serem mais novos, tendem a ter menor difusão de informações e tutoriais. 

Os chamados fóruns, permitem discussões pelos usuários do programa, onde são feitas trocas de mensagens sobre dúvidas e dicas de como otimizar o fluxo de trabalho a fim de desenvolver projetos mais rápidos e melhores. A própria empresa criadora e responsável pelas atualizações do software, possui um fórum para sanar dúvidas e postar novidades. 

baixar o autocad

Os assuntos são diversificados, sendo possível encontrar desde postagens sobre resoluções de problemas de erros no programa, como também, como baixar o AutoCAD. Se você não conhece essa página, clique aqui para acessar. 

Outro fator benéfico do programa, é que existe a possibilidade de salvar arquivos em um servidor remoto, ou seja, a qualquer momento o arquivo estará disponível para o acesso, por meio de um dispositivo móvel conectado à internet. 

Imagina que você, arquiteto, tem uma reunião com o cliente e precisa rapidamente acessar os desenhos para mostrar os progressos do projeto. Ao salvar um arquivo na conta do AutoCAD para Web, é possível acessá-lo em um tablet, por exemplo, de forma prática. Muito vantajoso, não é mesmo? 

Ademais, ao desenvolver um projeto no AutoCAD, os arquivos padrão do programa (.dwg), tem a possibilidade de migrar para outros softwares, permitindo a sua universalidade. 

E para entender melhor sobre as versões e diretrizes para baixar AutoCAD, acompanhe os próximos tópicos.

Entenda as diferentes versões do AutoCAD

Como mencionado anteriormente, ao utilizar o software AutoCAD, é possível desenvolver desenhos técnicos e organizar as documentações de projetos de uma determinada construção, além de sua simulação volumétrica. 

Antes de baixar o AutoCAD, é preciso entender quais ferramentas são oferecidas em cada tipo de versão do programa. A Autodesk, empresa que desenvolve as atualizações e revende a licença desses produtos, disponibiliza em seu site, diferentes versões para sistemas Windows e MAC. Entenda os tipos de AutoCAD: 

AutoCAD

O AutoCAD tem diversas funcionalidades para o desempenho de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Entre as ferramentas do AutoCAD 2D e AutoCAD 3D, estão os rascunhos, desenhos e anotações e, ainda, as ferramentas de modelagem e visualização. Também há disponibilidade das ferramentas de colaboração, onde é possível o compartilhamento de arquivos PDF e DGN, a comparação de versões de um desenho sem sair da janela atual, a importação de modelos de outros arquivos e inserção de informações de localização geográfica por meio de um serviço de mapas. 

Se você identificou que essa opção é a melhor para seu escritório, para adquirir a licença e baixar o AutoCAD, é preciso desembolsar o total de R$ 8.668 por ano. 

AutoCAD versão estudante de arquitetura e urbanismo

No ensino de arquitetura, design de interiores e urbanismo, é comum que o software esteja presente na grade curricular do curso, já que o programa é muito utilizado pelos profissionais da área, possuindo fácil acesso de informações e suporte. 

O AutoCAD versão estudante é disponibilizado de forma gratuita na Autodesk Education, um site que disponibiliza ferramentas de aprendizagem sobre seus softwares e ainda permite fazer o download de todos os programas da empresa como o Revit, 3DS MAX, Maya, entre outros. 

Além disso, também está incluso nessa versão todos os recursos e funções disponíveis na versão paga. Em contrapartida, a utilização deve se limitar ao uso educacional, de aprendizagem e pesquisa, sendo excluída qualquer possibilidade de comercialização e atividade que gere lucro. 

Para fazer o download do AutoCAD versão estudante, o usuário e aluno deve ter 13 anos ou mais. 

AutoCAD LT

Para quem deseja baixar o AutoCAD LT, essa é uma versão com custo reduzido e limitação de uma licença por pessoa. Em consequência do preço mais acessível, os recursos também são limitados. O valor dessa versão custa R$1.894 por ano e é possível fazer a avaliação gratuita antes de adquirí-la. 

Na modalidade, é possível a criação e edição de desenhos em 2D, anotações, importação de PDF, compartilhamento de extensões e conta com aplicativos que permite acessar o AutoCAD em qualquer lugar - App Web AutoCAD e App AutoCAD dispositivos móveis. Porém, não é possível fazer modelagens 3D e inserir plugins, como a versão completa. 

Então, se você anda pensando em baixar o AutoCAD, vale a pena comparar se o LT possui um melhor custo benefício. Se você deseja só finalizar projetos e organizar as documentações 2D de projetos, ele pode ser ideal para esses casos, onde você pode intercalar com a utilização de outros softwares, para conseguir representações tridimensionais e realistas. Confira a comparação que a Autodesk disponibiliza, a seguir: 

baixar o autocad
Fonte: Autodesk

Confira na íntegra, clicando aqui

AutoCAD mobile app

O AutoCAD online é uma ferramenta complementar às versões do software CAD, com ele é possível acessar as principais ferramentas de desenhos e, caso seja necessário, alterar algum arquivo .dwg, isso pode ser feito a qualquer momento, até off-line, através de um dispositivo móvel - smartphones ou tablets. Ao adquirir as licenças citadas anteriormente, o aplicativo já estará incluído no pacote. 


baixar o autocad
Fonte: Autodesk

Atualizações do AutoCAD 2021

Todos os anos, a Autodesk lança novidades com atualizações que colaboram para melhorar o desempenho e consertar erros dos programas - os conhecidos bugs. Se você deseja fazer o download do AutoCAD 2021 e ainda não sabe quais são as novidades, separamos um resumo para te atualizar abaixo:

1. Aperfeiçoamento da paleta de blocos 

Caso você utilize a Autodesk Account (gerenciador de produtos, dados e atualizações da Autodesk), e faça a sincronização dos blocos para AutoCAD, é possível acessá-los em todos os dispositivos. Com a guia Favoritos, pode-se adicionar favoritos, facilitando a busca dos mais usuais blocos. 

baixar o autocad

2. Otimização dos comandos trim (aparar) e extend (estender)

Nessa versão, basta iniciar os comandos trim (aparar) e extend (estender), selecionar os objetos a serem operados e pronto! Lembrando que o primeiro serve para cortar objetos até eles encontrarem as arestas de outros e o segundo tem a função de estender os objetos até eles encontrarem as arestas dos demais. 

3. Melhores desempenhos gráficos 

“Ao efetuar o pan e zoom em tempo real em 2D, os produtos baseados no AutoCAD executam automaticamente operações de regeneração, conforme necessário. Normalmente, essa operação não é visível, exceto em desenhos muito grandes. Ao trabalhar com modelos 3D, a navegação gera representações gráficas de maior ou menor fidelidade da geometria 3D em determinadas circunstâncias. A resposta do programa ao usar as operações de órbita 3D, pan e zoom melhorou significativamente, fazendo uso de processadores multi-core. Esse aprimoramento é mais evidente em modelos 3D complexos usando estilos visuais que renderizam superfícies curvas.” 

Como baixar o Autocad?

Agora que você já sabe sobre os benefícios e as diferentes versões do programa, neste tópico abordaremos como baixar o AutoCAD. Vamos lá!

AutoCAD e AutoCAD LT 

Primeiro, é necessário escolher a versão e adquirir a licença no site da Autodesk Account. Lembrando que é possível fazer o teste válido por 30 dias, antes da compra. Após fazer o login, localize seu produto, escolha a versão e o idioma, e finalize escolhendo um método de download

A seguir, execute o arquivo, leia e clique em aceitar o contrato de licença. Feito isso, clique em instalar e após estiver concluída, feche o instalador e inicie o programa. Pronto, você já pode começar a sair desenhando! 

AutoCAD versão estudante 

Para fazer o download do AutoCAD versão estudante, em específico, basta fazer o cadastro, colocando suas informações e as da instituição de ensino. Será concedido, então, uma licença gratuita educacional, onde é exigido somente a renovação única de elegibilidade, feita anualmente. Se você é estudante, separamos um passo a passo para você ter acesso ao programa, a seguir.

1. Para começar: entre no site da Autodesk Education e vá na página dos produtos > clique em introdução > entre na sua conta ou se inscreva > selecione o país, função educacional, tipo e nome da instituição, e data de nascimento.

2. O próximo passo é colocar as informações pessoais, como nome, e-mail e senha, bem como, aceitar os termos de uso. Confira se recebeu um e-mail da Autodesk pedindo a verificação. Assim, você poderá completar seu perfil educacional, com nome da instituição, certificando que as informações estão corretas. 

3. Para finalizar as etapas e finalmente baixar o AutoCAD, a empresa pedirá documentos que comprovem a elegibilidade, sendo esses, comprovantes que você está matriculado em uma instituição de ensino, como históricos acadêmicos, carta de confirmação referida pela instituição ou cópia da carteira de estudante. Isso é bem fácil de obter, peça na secretaria do seu curso, muitas já oferecem um portal online para que você possa imprimir. 

Obs.: O prazo que a Autodesk estabelece, são de 14 dias, para você enviar esses documentos. E em até 48 horas, eles enviam uma resposta do seu pedido de elegibilidade, então fique atento ao seu e-mail, nele encontra-se o link para baixar os produtos que deseja, das páginas de suporte e da Education Community. 

Assim, você terá um ano de acesso gratuito, tendo possibilidade de ser renovada quantas vezes quiser, desde que esteja associado em alguma instituição de ensino. Preparando-se, então, para uma carreira com muitas conquistas e sucesso. 

Quais os requisitos de hardware para baixar o AutoCAD?

Para baixar o AutoCAD é importante ter atenção às configurações do seu computador, a fim de evitar problemas com travamentos ou incompatibilidades com as atualizações. 

O AutoCAD 2021, possui os seguintes requisitos mínimos de hardware:

👉 Processador básico: 2.5 a 2.9GHz;

👉 Memória: 8GB;

👉 Espaço livre em disco: 7GB;

👉 Placa de vídeo: GPU 1GB com 29GB/s.

Não se preocupe se seu computador não tiver essas configurações, você pode baixar o AutoCAD em versões anteriores às mais recentes. Não é necessário comprar uma nova máquina. Analise os requisitos mínimos de hardware das versões anteriores: 

AutoCAD 2020 e 2019 

👉 Processador básico: 2.5 a 2.9GHz;

👉 Memória: 8GB;

👉 Espaço livre em disco: 6GB;

👉 Placa de vídeo: GPU 1GB com 29GB/s.

AutoCAD 2018

👉 Processador básico: 1 ou +GHz;

👉 Memória: 4GB;

👉 Espaço livre em disco: 4GB.

Por que não baixar o AutoCAD pirateado?

Ao fazer o download de um programa pirateado você está colocando em risco a segurança das informações, o desempenho da sua máquina e ainda cometendo uma ilegalidade. Baixar o AutoCAD original licenciado pela Autodesk, garante que o programa não tenha modificações ou códigos adulterados para agir de forma má intencionada no computador, havendo riscos como: 

❌ Ameaça de prejudicar e destruir o seu trabalho;

❌ Perigo de funcionamento incorreto do software;

❌ Não ter acesso ao suporte Autodesk; 

❌ Violar os direitos autorais;

❌ Receber notificações e multas significativas; 

❌ Instabilidades que podem ocasionar erro fatal em situações críticas.

“As empresas que instalam softwares inválidos na própria rede enfrentam uma chance de 1 em 3 de infecção por malware.”

Mostramos, neste artigo, algumas opções para baixar o AutoCAD e indicamos você fazer várias pesquisas antes de tomar uma decisão sobre a aquisição da sua ferramenta de trabalho. 

Não esqueça de acompanhar a Vobi para receber mais conteúdos como esse, que irão ampliar seus conhecimentos e te capacitar para gerir um escritório do futuro. 

E aí, o que você está esperando? Os melhores escritórios já utilizam a Vobi, você vai ficar para trás?

Acesse nosso site oficial: www.vobi.com.br, clique em “Solicitar convite” no canto superior direito da página, em seguida preencha o formulário com os seus dados. O convite é o primeiro passo que você estará dando para o futuro. Após sua solicitação é só aguardar o contato da nossa equipe que passará todas as orientações de como seguir com a contratação, bem como, sanará todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.

O mundo está mudando, não fique parado no tempo.

Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.autodesk.com.br

www.vivadecora.com.br

www.qualificad.com.br

www.adcad.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?