planta humanizada no Autocad
May 19, 2021

Um passo a passo para criar sua planta humanizada no AutoCAD

A imagem de uma planta humanizada pode não ser uma novidade para você, talvez já tenha visto inúmeras propagandas digitais e panfletos de vendas por aí, mas ela também pode ser um diferencial para o entendimento do seu cliente. Se você é profissional da arquitetura e design de interiores muito provavelmente tem familiaridade com o AutoCAD, afinal, ele é um dos softwares mais antigos (está há quatro décadas no mercado), porém, muitos o utilizam apenas como uma ferramenta de rigor técnico. Mas hoje, vamos te mostrar que o programa também possibilita o projeto falar por si só de uma forma mais dinâmica, através da elaboração de uma planta humanizada no AutoCAD. Para isso, preparamos um passo a passo simples de ser realizado para começar ainda hoje a melhorar a apresentação dos teus projetos. Vamos começar?

Aproveite a leitura!

Por que fazer uma planta humanizada no AutoCAD?

Se você tem domínio do AutoCAD essa já é a vantagem número um, não precisa recorrer a diversos programas para entregar um projeto com melhor qualidade de apresentação no dia-a-dia. Porém, é importante saber que esse recurso de planta humanizada no AutoCAD não é adequado para todo tipo de serviço, o mesmo acontece para a planta humanizada no SketchUp ou uma planta humanizada no Revit.  É provável que você nunca utilize esses programas para gerar uma imagem de propaganda imobiliária, por exemplo, pois são imagens que requerem maior qualidade da expressão gráfica.

Mas sem dúvidas, uma das vantagens de fazer uma planta humanizada no AutoCAD, é que ele dispõe de uma versão gratuita para estudantes vinculados à universidades, em qualquer estágio de formação. Em função disso, ele pode ser acessado por um maior número de pessoas de forma gratuita evitando a prática de pirataria. Essa é uma situação que não se repete com os softwares mais avançados em representação gráfica, além de não disponibilizarem a versão estudantil, os custos para manter uma licença são altos. 

Outra vantagem é a otimização do trabalho dentro do programa, você pode fazer a sua planta com blocos humanizados e utilizar esses mesmos blocos para graficar o projeto técnico, assim, ambas imagens ficam com uma qualidade superior de apresentação.  Agora que você já conhece algumas vantagens, vamos dar início ao passo a passo e para o melhor aproveitamento desse conteúdo, sugerimos que abra um projeto de um ambiente qualquer ou se preferir o desenhe.  

Passo a Passo para Criar sua Planta Humanizada no AutoCAD

Queremos destacar que esse passo a passo foi realizado no AutoCAD 2019 na versão de língua inglesa, mas se você possui a versão em português não se preocupe pois a interface do programa é a mesma. Bom, antes comentamos sobre a vantagem de ter o seu trabalho otimizado ao criar uma planta humanizada no AutoCAD e fazer uso desse desenho para a planta técnica, sobre isso, um dos recursos do programa bem interessante de otimização é criação de um template. O template nada mais é do que um arquivo base no qual você pode salvar várias configurações que vão além da interface do programa. Pode salvar por exemplo: as penas com as configurações de linha para o seu projeto; as hachuras que configurou ou adquiriu de outro arquivo; os blocos para planta humanizada; o formato das pranchas e por aí vai. 

Então começando pelo template, depois de inserido e configurado tudo o que você deseja salvar para usar em outros projetos, vá até o ícone que administra o formato do arquivo, em Save As, e escolha a opção Drawing Template para salvar. Agora já pode usar esse arquivo para começar. 

planta humanizada no Autocad passo a passo

1. Iniciando a planta humanizada no AutoCAD

Abra o template e inicie a criação do seu projeto, caso já o possua graficado, o transfira para a página do template, após, decida em qual escala irá apresentar a planta humanizada e inicie configurando os tipos de linha no campo Layer. Configure de forma separada as linhas para paredes, esquadrias, mobiliários, eletrodomésticos, hachuras, cotas, textos e vegetação/decoração. Além disso, configure ainda um layer chamado de revestimento, o qual você deve deixar com uma espessura menor que a da parede. A ideia de separar em layers cada grupo de itens facilita o trabalho de um modo geral na hora das configurações finais do arquivo.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Agora chegamos na parte em que entender o funcionamento dos blocos no AutoCAD é essencial para facilitar a criação da sua planta. Você pode fazer o uso de dois tipos de blocos, ambos são possíveis de encontrar prontos ou então criar conforme a sua preferência. São eles os blocos comuns e os blocos dinâmicos, os dois modelos são editáveis, portanto, podem ser ajustados às necessidades de cada projeto. A diferença é que os blocos dinâmicos uma vez criados possibilitam os ajustes dentro da janela model, enquanto que o bloco comum te direciona para uma janela especial de edição. 

Outra diferença é que se você já precisou editar desenhos com hachuras, percebeu que ela não se movia junto com as linhas e o bloco dinâmico permite que você movimente a hachura que compõe o bloco no conjunto com as linhas. Isso é importante, pois, o efeito que te permite fazer a planta humanizada no AutoCAD é justamente a adição de hachuras aos blocos e superfícies, sobre elas falaremos mais adiante.

2. Inserindo blocos para planta humanizada 

Para compor o layout você poderá começar desenhando a sua marcenaria principalmente em casos que ela possui maior detalhe ou então optar pela inserção de um dos tipos de blocos, aqui vamos trabalhar apenas com o bloco comum pois são os mais disponibilizados no formato humanizado. Para inseri-los há duas maneiras: vá até a caixa de ferramentas superior e expanda a aba Insert, clique na opção insert para inserir um bloco e assim abrirá automaticamente a janela para busca, mas se você já tiver inserido algum bloco ao desenho clique em More options para que a janela abra. Também existe o atalho no teclado para a mesma função dando o comando da letra I e em seguida a tecla Enter. No campo de busca procure o arquivo, se a visualização o mostrar no sentido contrário do que você precisa inserir é só habilitar em Rotation a opção Specify on-screen e ele entrará pronto para ser rotacionar no seu arquivo e aí é só colocar no ponto desejado no projeto.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Outra maneira de inserir blocos é com o conhecido ctrl + C, ctrl + V, que facilita a inserção no caso de você possuir um único arquivo com vários blocos dentro e desejar inserir só alguns. Para isso basta abrir o arquivo dos blocos em uma janela em separado e aplicar o comando transferindo de arquivo os blocos.

Agora para editar esses blocos, clique duas vezes sobre ele e você será direcionado para a aba de edição, onde pode realizar as modificações. Nessa aba é possível modificar cores, texturas, dimensões e linhas no geral. Também nessa mesma aba, em Authoring Palettes, você pode criar e editar os blocos dinâmicos.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Sobre isso, se você quiser inserir um bloco dinâmico o caminho é o mesmo, para editar é que muda, você dá apenas um clique sobre o bloco e ele mostrará pontos nos cantos, nos quais clicando e arrastando dando a dimensão que você deseja ele transformará o bloco.

3. Inserindo hachuras do AutoCAD nos acabamentos 

Conforme mencionado no primeiro passo, trabalhar com as hachuras é o que dará a humanização propriamente dita aos blocos e às superfícies da planta. Para editar as hachuras de um bloco é necessário acessar a janela de edição através de um único clique sobre o bloco desejado. Feito isso, dê o comando H no teclado para abrir a janela de edição da hachura. Na imagem abaixo, já estão inseridos todos os blocos para gerar a planta humanizada no AutoCAD deste artigo. Repare que optamos de um modo geral por aplicar hachuras no estilo gradiente e sólido em uma escala de cores, mas você também pode usar blocos coloridos ou editá-los com cores de sua preferência. Perceba ainda, que o móvel de rack da TV e o tapete possuem duas hachuras distintas. 

Para criar esse efeito de sobreposição, inserimos aqui primeiro uma hachura de gradiente e em seguida aplicamos outra hachura sobre o mesmo perímetro, desta vez, em um padrão de linha e ajustado à escala conforme preferência. Se ao inserir, a hachura de linhas ficar por baixo do gradiente, é só selecionar a hachura de gradiente com o botão direito do mouse, ir na opção Draw order e depois Send to back e ela irá para baixo. Além disso, é importante lembrar de sempre colocar as hachuras de linha nos layers de hachura que você criar e os blocos como um todo na layer específica de mobiliário.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Agora vamos inserir a representação do piso. Provavelmente você já percebeu que o programa dispõe de inúmeras opções de hachuras, mas nesse caso vamos mostrar como inserir um piso de réguas que pode representar os vinílicos ou laminados de maneira que possa ser dimensionado. Para isso, dê o comando H para abrir a caixa de edição das hachuras, em Hatch Pattern escolha a última opção do catálogo nomeada como USER e aplique a textura no perímetro desejado.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Com a textura selecionada vá na barra de ferramentas e configure o distanciamento entre as linhas no ícone Hatch Spacing, nesse caso, aplicamos 0.17 m que é a dimensão de uma lateral da régua do piso vinílico do projeto. As linhas da hachura aplicada vem por padrão nesse sentido horizontal, para alterar é simples, basta ir até o campo Angle e digitar 90 referente aos graus e ela rotaciona para a vertical.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Agora, vamos aplicar outra textura sobre esse mesmo perímetro para criar a sobreposição, que será no padrão gradiente. Após aplicada, com o botão direito do mouse selecione Draw Order e após clique em Send to Back. Feito isso, faremos o contorno do revestimento da parede para refinar a qualidade gráfica da planta. Se você desenhou as paredes linha por linha vai precisar que elas se transformem em polyline. Para isso, dê o comando BO no teclado selecione a opção Polyline e dê um clique dentro de cada grupo de parede, se ela estiver com todas as linhas bem conectadas, automaticamente se converterá. 

planta humanizada no Autocad passo a passo

Depois é só dar um offset pelo comando O do teclado, direcionando o cursor para dentro da parede dando a dimensão de 0.025, se estiver trabalhando com a unidade em metros. É nessas linhas geradas pelo offset que você aplica o layer revestimento que solicitamos para criar lá no início deste passo a passo, lembrando que depois ele deverá ter uma espessura menor que a da parede para gerar o efeito desejado.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Por fim, aplique uma hachura sólida no contorno interno gerado na parede para obter o resultado como o da imagem a seguir:

planta humanizada no Autocad passo a passo

4. Cota invisível

Diferentemente de uma planta técnica, na planta humanizada as cotas aparecem sempre no interior do desenho, sem as linhas guias e é isso que iremos mostrar agora. Na aba de ferramentas em Annotative escolha uma das cotas existentes na escala em que você irá salvar ou imprimir a planta e em seguida vá até New para criar uma nova cota personalizada a partir desta.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Nomeie a sua nova cota e clique em Continue.

planta humanizada no Autocad passo a passo

A janela que abrirá em seguida é a edição da cota propriamente dita, em Lines habilite todas as opções de Supress, com isso você irá suprimir todas as linhas da cota. 

planta humanizada no Autocad passo a passo

Em seguida vá em Text e escolha a posição em que o texto deverá aparecer após a cota inserida. Nesse caso optamos pelo texto acima da linha de cota quando selecionamos a opção Above e ao selecionar At Ext. line 2 estamos informando ao programa que o número da cota deverá ficar na extremidade do segundo ponto clicado de cota. Nessa opção é onde você regula se quer o número aparecendo na direita, na esquerda ou centralizado.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Com as configurações acima a cota aparecerá como na imagem que segue: 

planta humanizada no Autocad passo a passo

5. Edição de texto

Toda a planta contém informação sobre qual é o ambiente representado. Neste formato humanizado são utilizadas palavras simplificadas, note que suprimimos a palavra sala do ambiente, pois isso logo se subentende pela humanização. Para inserir o texto, vá na aba Home em seguida clique em Text e selecione a opção Multiple Text

planta humanizada no Autocad passo a passo

Agora, clique sobre a planta e escreva o nome do ambiente. Automaticamente enquanto você escreve, abrirá na barra de ferramentas superior as opções para edição de texto. Nesse caso editamos apenas a escala do texto e o tipo de fonte.

planta humanizada no Autocad passo a passo

6. Configurando o formato de impressão/pdf e o arquivo CTB

Esse é o último passo para a criação da sua planta humanizada no AutoCAD, no qual configuramos o tipo de arquivo que vamos gerar e também as configurações de cores de impressão e espessura de linhas. Em primeiro lugar configuramos a escala do desenho na janela do layout e depois abrimos o painel de impressão dando o comando ctrl P.  Optamos por converter o arquivo de DWG em PDF, em seguida escolhemos o tamanho da prancha em formato A4 e selecionamos a opção window para demarcar a porção de imagem que queremos que apareça na prancha. 

Com isso pronto, passamos para a configuração do arquivo CTB, é um passo importante pois é nele que você edita as configurações reais de apresentação da planta. Na aba Plot Style Table, selecione a opção acad.ctb, esse formato selecionado vem configurado para mostrar todas as cores de layers que você utilizou no arquivo Model. Assim poderá encontrá-las facilmente para edição.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Antes de dar o próximo passo, para facilitar o trabalho transcreva em um bloco de notas o nome das layers, o número da cor correspondente que você criou no arquivo e a espessura que deseja dar a cada uma, depois utilize essa lista para configurar as layers no arquivo CTB. Para editá-lo, clique no ícone e a janela abrirá. Aqui por exemplo, selecionamos a color 20 que é a layer das paredes no nosso arquivo, decidimos que no arquivo final de apresentação ela aparecerá toda preta e não na cor alaranjada do layer usado para desenhar, para isso selecionamos em Color a cor Black, logo abaixo em linetype escolhemos o tipo da linha, Solid ou seja, contínua. Por último, em lineweight selecionamos a espessura que essa linha terá no arquivo final. 

planta humanizada no Autocad passo a passo

Após concluir as configurações de layer que devem permanecer coloridas e as que devem ficar em preto, bem como com cada espessura e tipo de linha definidos, é só clicar em Save & Close. Por fim, na janela de impressão dê um preview para conferir se editou todas as layers do projeto e salve o arquivo. 

O resultado final da planta humanizada no AutoCAD  que você acompanhou através desse passo a passo é a imagem que segue.

planta humanizada no Autocad passo a passo

Onde encontrar blocos para planta humanizada no AutoCAD?

Antes mesmo de chegar aqui você já percebeu que lidar com os blocos humanizados no AutoCAD é tarefa fácil, você tem a liberdade de criar ou editar blocos prontos. Mas para facilitar o seu trabalho trouxemos alguns sites onde você encontra de forma gratuita blocos para download tanto humanizados como também blocos de boa qualidade para produzir sua humanização, começando pelo próprio site da Vobi que disponibiliza arquivos exclusivos de blocos humanizados para AutoCAD de forma gratuita.

planta humanizada - blocos humanizados

Depois temos os sites Cadblocos, Arq Online, Dimensions, Bibliocad e Construir que disponibilizam uma variedade de packs de blocos. 

Então agora que você já dispõe de todos os recursos para criar sua planta humanizada no AutoCAD é só começar.


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.papodearquiteto.com.br

www.qualificad.com.br

www.arqonlinecursos.com.br

www.dimensions.com

wwww.cadblocos.arq.br

www.construir.arq.br

www.bibliocad.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?