planta humanizada no sketchup
May 19, 2021

Aprenda o passo a passo para uma planta humanizada no SketchUp

Um dos recursos infalíveis para conquistar o cliente é sem dúvida uma boa apresentação gráfica do projeto. Não é à toa que o mercado imobiliário utiliza há anos as plantas humanizadas para vender os empreendimentos antes de construí-los. Esse recurso tem o poder de mostrar ao cliente como ele pode fazer uso do espaço, o que cabe ali ao mesmo tempo em que dá dicas de acabamentos para pisos, tampos, móveis e estofados. Pensando em te dar uma mãozinha para que também possa encantar os seus clientes, vamos te apresentar aqui como fazer uma planta humanizada no SketchUp através de um passo a passo de maneira descomplicada. Além disso, também vamos mostrar onde você encontra e como preparar os seus blocos para planta humanizada buscando um resultado de alta qualidade.

Aproveite a leitura!

Para otimizar o seu aprendizado com esse conteúdo, sugerimos que abra um projeto simples no seu SketchUp para acompanhar as etapas. Então vamos começar?

Vantagens de uma planta humanizada no SketchUp

Se você já fez uma pesquisa rápida sobre o assunto, com certeza notou que é possível  fazer planta humanizada no AutoCad, planta humanizada no Revit, entre outros programas do universo do profissional de arquitetura e design. Mas a planta humanizada no SketchUp tem uma vantagem em particular: os parâmetros para configuração desse tipo de imagem são bastante simples e rápidos de serem feitos. 

Outra vantagem que quero te contar é que a mesma modelagem que você costuma fazer para gerar vistas é a que você vai utilizar para fazer a sua planta humanizada, proporcionando a otimização do seu trabalho.

Ela também pode ser feita com diferentes níveis de detalhamento dependendo do objetivo que visa atender. Tenha em mente que o resultado final ficará com o aspecto do desenho que você visualiza ao modelar, mas o legal aqui é que o programa dispõe de controles de edição simples de usar, para redefinir o estilo de apresentação da modelagem, possibilitando, por exemplo, alterar o fundo da imagem e espessuras de linhas. 

Agora que você já tem uma prévia das vantagens, sem mais delongas vamos ao passo a passo. 

Passo a passo para fazer uma planta humanizada no SketchUp

O SketchUp é conhecido no meio profissional como uma das ferramentas mais intuitivas quando se trata de modelagem 3D. Há duas formas em que você pode apresentar a sua planta humanizada no SketchUp, a primeira pode ser feita somente dentro da modelagem do programa mas ficará com carência de informações. Já a segunda forma é trabalhar a planta em conjunto com o LayOut para SketchUp. É com esses dois recursos do programa que você vai conseguir inserir informações como cotas de dimensão, linhas de chamada para especificação de mobiliário, eletros, acabamentos e mais: no Layout será possível ajustar a planta em escala e inseri-la na prancha de apresentação.  

Ainda que estejamos falando de etapas simples de fazer, para um resultado de qualidade você precisa ter atenção para alguns detalhes. Começando pela sua modelagem, ela deve ser feita com as dimensões fiéis do projeto pois dependendo do nível de aprimoramento da imagem terá um retrabalho que pode ser prevenido. O mesmo se aplica aos blocos utilizados, é preciso ter o cuidado de conferir suas dimensões, não basta apenas inserir na maquete. Mas, fique tranquilo, neste mesmo artigo vamos aprofundar essas questões sobre os blocos para planta humanizada.  

Antes de te conduzir por essa experiência tenha em mente que esse modelo de planta não precisa ser de um imóvel completo, você pode utilizar esse recurso de imagem para apresentar ambientes em específico, pois ela substitui aquele layout técnico engessado de um modo geral. 

1-  Posicionando a imagem em planta 

O primeiro passo para sua planta humanizada no SketchUp é abrir o seu arquivo modelado ou fazê-lo no SketchUp, colocando todos os itens essenciais para apresentar em planta: esquadrias detalhadas, marcenaria, móveis soltos e decoração que vá agregar qualidade na apresentação. Feito isso, você vai selecionar a ferramenta de plano de seção e posicionar sobre sua maquete na horizontal. 

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Vai arrastar o plano para baixo promovendo o corte das esquadrias, de móveis e demais itens acima de aproximadamente 1,5m do chão (tal qual você aprendeu na graduação). Além disso, irá habilitar com um clique o último ícone da bandeja de seções que tem a função de preencher os espaços cortados de paredes e móveis. O resultado ficará como na imagem abaixo.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Agora vamos posicionar a cena de modo que a imagem seja exibida em planta. Para isso você deverá acessar na barra de ferramentas a opção Câmera e selecionar a opção de projeção paralela para colocar a imagem em isometria.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Feito isso você irá clicar no ícone visto do alto e a planta estará corretamente posicionada para dar sequência aos ajustes.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Por fim, expanda a aba Cenas na bandeja padrão e clique em + para adicionar uma nova cena salvando essa configuração de imagem em planta. Essa etapa é fundamental para seguir com as configurações mais avançadas. E não esqueça de salvar o seu arquivo também. 

planta humanizada no sketchup - passo a passo

2- Parâmetros de configurações 

Todos os parâmetros que você irá configurar a partir de agora, em sua maioria, se localizam na bandeja de edição padrão do SketchUp. Uma vez posicionada a imagem e salva a cena vamos dar início às configurações da imagem de planta humanizada no SketchUp. Na bandeja de edição padrão, expanda a aba Estilos, selecione Editar e depois clique no primeiro ícone. Vai aparecer a opção Perfis que já vem habilitada, é ali que você controla a espessura das linhas de contorno dos blocos e itens inseridos na maquete. Quanto maior o número, mais espessa a linha, quanto menor, mais fina. Você também pode desabilitar essa opção de Perfis e os contornos terão a suavização máxima possível, note que foi o aplicado na imagem a seguir.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

O próximo parâmetro a ser editado é o seu background, ainda em Editar na aba Estilos selecione o terceiro ícone, na opção fundo coloque a cor toda em branco, e desabilite a opção céu. 

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Agora iremos ao último ícone no qual podemos trocar a cor de preenchimento das paredes e itens cortados. Para isso, clique na cor em Preenchimento de seção e escolha a de sua preferência, logo abaixo na opção Largura de linha de seção você controla a espessura, ou seja, a pena da linha de corte. Um bom número a ser aplicado é entre 2 e 4 para diferenciar dos objetos que não estão sendo cortados.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Essa foi a primeira etapa da realização de planta humanizada no sketchUp. Note que ainda não está na escala, não inserimos cotas nem linhas de chamada. Para inserir esses recursos você irá trabalhar essa cena no LayOut para SketchUp. 

3-  Configurações finais da planta humanizada no LayOut

Se esse é o seu primeiro contato com o LayOut, não se preocupe, a sequência das configurações que você vai precisar é fácil de aprender. Primeiro tenha salvo o seu arquivo preparado no SketchUp juntamente com a cena gerada em planta, aí sim abra o LayOut e selecione um formato padrão em que deseja fazer a sua prancha de apresentação ou imprimir. Depois vá na barra de ferramentas em Arquivos e selecione a opção Inserir. Procure pelo seu arquivo de SketchUp e voilá.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Dando sequência, clique na imagem inserida para habilitar os recursos na bandeja padrão do LayOut, depois expanda a aba Modelo do SketchUp. Caso a imagem que foi inserida não seja a planta humanizada que você fez, na opção Cena procure o nome com o qual você salvou a visualização e selecione. Logo abaixo, na opção Câmera com a Ortg. habilitada você poderá alterar a escala pelas pré-definidas ou ainda personalizar. Uma vez escolhida a escala habilite a opção Preservar a escala ao redimensionar, isso fará com que ao mexer no contorno da imagem na prancha não altere a escala. 

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Outro recurso importante é travar na prancha essa imagem de planta humanizada no SketchUp que você inseriu. Isso facilitará a inserção de outros elementos como cota e linhas de chamada sem correr o risco de alterar a escala da imagem. Para isso, expanda a aba Camadas, em clicando em + crie uma nova camada e nomeie de viewport, feito isso clique sobre a imagem que está na prancha para selecioná-la e com o botão direito do mouse selecione mover para a camada, jogue na camada viewport e a imagem estará travada.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Agora posicione sua imagem na prancha e vamos começar a inserir as cotas de dimensão.

Selecione o ícone de dimensões na barra de ferramentas superior para habilitar na bandeja padrão os recursos para sua configuração. Desenhe uma cota clicando de um ponto a outro. Clique sobre a cota desenhada para editar, na aba Estilo da dimensão, você consegue posicionar o número da cota, habilitar ou desabilitar a informação sobre centímetro, metro etc. que  acompanha o número. E é claro, selecionar a grandeza  (metros, centímetros) e a precisão da cota. Além disso, se quiser aumentar a fonte do número da cota edite na aba Estilo de Texto. Lembre sempre de selecionar a cota na imagem para habilitar as funções de edição.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Você pode tanto apresentar a cota com a linha guia, como somente o número em uma lateral da parede referência que é o mais comum para plantas humanizadas. Na aba Estilo da forma há outras opções de configuração da cota, você pode modificar as setas, o tipo de traço, a cor e a espessura. Para tornar a cota invisível, selecione-a na imagem com um clique, vá na caixinha de cor do traço e na barra de regulagem movimente tudo para 0%, isso dará transparência para o traço. Depois para movê-la para algum ponto específico da planta é só clicar duas vezes sobre o número e movimentar para o ponto desejado.

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Agora se você deseja inserir, por exemplo, informações complementares sobre o mobiliário e acabamentos, pode fazer através da ferramenta de rótulo, também conhecida por linha de chamada. Selecione o ícone rótulo na barra de ferramentas superior, depois você terá que dar três cliques para posicionar o rótulo, dê um clique inicial sobre o item que deseja especificar, arraste e use os dois últimos cliques para posicionar a informação propriamente dita. Na aba Estilo da forma, você consegue configurar as linhas, setas e cores da estrutura do rótulo. Já para inserir o texto clique no campo de texto do rótulo inserido e escreva. Para editar o seu texto, com o rótulo selecionado vá até a aba Estilo de Texto e lá você encontrará os parâmetros para configurar o tipo de fonte, tamanho, cor de texto, entre outros. 

planta humanizada no sketchup - passo a passo

Por fim, você pode ainda inserir o selo na sua prancha e mais imagens se desejar. Salve o seu arquivo no formato de apresentação que preferir. 

Escolhendo blocos para planta humanizada no SketchUp

Agora que você já sabe como fazer, lembra que mencionamos que não seria o suficiente? Pois bem, para uma planta humanizada no SketchUp de boa qualidade é essencial fazer uso de blocos humanizados também de boa qualidade. 

Mas onde encontrar esses blocos? Você pode acessar e obter blocos de forma ilimitada em uma das maiores plataformas de blocos gratuitos para o programa, o site da 3D Warehouse. Também recentemente, temos tanto no 3D Warehouse como em outros sites, a oferta de blocos gratuitos referentes a produtos que você encontra para comprar no mercado brasileiro. Como, por exemplo, o Casoca, ou mesmo sites de algumas marcas de produtos. Outra opção é comprar packs de blocos com alta qualidade de modelagem também ofertados em sites que trabalham exclusivamente com modelagem 3D.

Dica: Para te ajudar, separamos uma lista dos melhores sites para download de blocos para Sketchup. Para fazer o download gratuito, basta clicar aqui.

Dentre essa gama enorme de blocos, dê preferência para aqueles que são exclusivamente em 3D. Isso porque ao trabalhar com esse estilo de bloco para planta humanizada, o programa consegue aplicar melhor as informações de profundidade e proporciona uma qualidade maior de nuances ao seu desenho.

Outra dica interessante é sempre abrir esses blocos antes de inserir no projeto, a fim de evitar poluir e aumentar o peso do arquivo. Fazendo esse procedimento você consegue constatar a qualidade da modelagem do bloco, por exemplo: se as arestas são fluidas ou engessadas. 

Bom, o trabalho não para por aí. Ao inserir esses blocos humanizados no seu arquivo, alguns vão necessitar de ajustes no dimensionamento, portanto, é sempre bom conferir se estão minimamente condizentes com a realidade. Depois de conferir a modelagem dos blocos é hora de conferir e alterar as texturas. Tenha muito cuidado na projeção das texturas e seu dimensionamento no bloco, principalmente nas que ficarão super visíveis em planta. Esse cuidado é bastante especial principalmente se você tem a intenção de renderizar essa imagem em algum momento.

E já que você acompanhou até aqui, para te deixar mais do que satisfeito com o aprendizado, temos uma última recomendação e não menos importante para sua planta humanizada no SketchUp: a aplicação de boas texturas. Um exemplo em que ela fica bastante evidente são os pisos, por isso é necessário escolher texturas de boa qualidade em pixel e que não possuam emenda evidentes. Para encontrar esse tipo de imagens, opte na medida do possível pela pesquisa em língua inglesa, porque apresentará mais resultados e adicione à palavra do padrão que seja encontrar a expressão “seamless texture”,  exemplo: fabric seamless texture, para encontrar textura contínua de tecido. 

Depois desse passo a passo detalhado, você não tem mais desculpas para deixar de fazer uma planta humanizada e proporcionar ao seu cliente uma boa experiência de projeto, então bom trabalho!


Até a próxima!


Referências:

Capa: www.braindesign.com.br

www.blog.totalcad.com.br

www.arquitetoleandroamaral.com

www.bmmaquetes.com

www.pordentrodolayout.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?