planta humanizada no Revit

Passo a passo completo para criar uma planta humanizada no Revit

Com certeza você já ouviu falar do sistema BIM, ele funciona como um sistema de criação e gerenciamento de informação da construção. Hoje já existem vários softwares de BIM no mercado e o Revit é um deles. O ouro desses programas é que são capazes de integrar várias etapas de um projeto. A integração vai desde a graficação simples ao rigor técnico do detalhamento dos elementos que compõem o projeto, possibilitando ao mesmo tempo, realizar o cálculo de quantitativo dos materiais para orçamento. Com tantas vantagens técnicas de otimização do processo de criação de um projeto, é claro que ele tem se tornado o queridinho de muitos profissionais. E nesse artigo queremos te mostrar como fazer uma planta humanizada no Revit.

Porém, por ser um software que apresenta maior complexidade para o uso, se você ainda não é familiarizado com a interface e os recursos básicos de modelagem, será um pouco difícil aplicar essa representação de cara em um projeto, mas calma! Esse não é o fim. A Autodesk, fabricante do produto, disponibiliza as instruções bem detalhadas para iniciantes no seu site, em um campo chamado de suporte e aprendizado, ainda assim, se por algum motivo você chegou até aqui querendo aprender a fazer planta humanizada e esse programa lhe parece difícil, nós também temos outros dois artigos de passo a passo para você criar a sua planta humanizada no SketchUp que é um programa bastante intuitivo ou criar uma planta humanizada no AutoCAD, que ainda é o programa mais conhecido entre os profissionais da área. 

Agora se você é do tipo iniciante curioso ou familiarizado e quer apostar suas fichas nessa belezinha de programa com uma surpreendente otimização de trabalho, então esse artigo veio para te ajudar a melhorar ainda mais a sua apresentação de projeto ao cliente. Vamos começar?

Aproveite a leitura!

Vantagens de criar a planta humanizada no Revit 

O Revit faz parte do pacote de programas da empresa Autodesk, assim como o AutoCAD, uma das vantagens é poder utilizar a versão gratuita se você for estudante. O Revit é o que a gente espera de um programa inteligente, sua primeira vantagem é que ele gera e unifica todas as representações de projeto em um só arquivo e de forma simultânea. Um exemplo disso, é você começar a desenhar sua planta humanizada em representação de planta baixa e ao mesmo tempo ir anexando ou desenhando as famílias de mobiliário no 3D com um simples comando para trocar de vista. A segunda grande vantagem, é que todos os elementos criados ou inseridos se conectam, exemplo: você criou paredes e inseriu janela e porta e agora precisa fazer uma alteração de dimensão na porta, automaticamente a parede acompanha essa modificação. A terceira vantagem, é que a modificação feita em uma representação automaticamente também se altera nas demais, exemplo: a remoção de uma porta em vista em determinada face será também alterada em planta, corte, 3D e assim por diante. 

E tem mais! Outra vantagem para fazer sua planta humanizada no Revit, é que todos os elementos que são inseridos na representação são editáveis de forma técnica, através de tabelas contendo parâmetros com alto grau de precisão. Além disso, a interface do programa preza pela organização dos elementos de forma a otimizar o trabalho, com isso cada grupo de elementos com parâmetros parecidos são agrupados em famílias e podem ser salvos em um template para o uso em futuros projetos. Com tantas vantagens fica difícil não dar uma chance para iniciar a sua planta, então vamos ao passo a passo.

Passo a Passo para fazer uma planta humanizada no Revit

Para o melhor acompanhamento desse conteúdo sugerimos que abra o arquivo em que deseja transformar em planta humanizada ou o desenhe antes de começar. 

1. Começando pelas configurações iniciais

Na aba lateral - navegador do projeto, expanda a aba Vistas e depois a aba planta de piso, por fim, escolha o nível (térreo, segundo pavimento, etc.) que deseja transformar.

planta humanizada no Revit

Vá até os ícones que estão na parte inferior da janela do programa e selecione o ícone Estilo Visual, dentro dele escolha a opção Realista, essa opção habilitada é que vai mostrar a representação real das texturas e cores trabalhadas em planta. No ícone ao lado, chamado de Nível de detalhe, selecione a opção de detalhe alto, essa opção dará refinamento aos detalhes dos elementos inseridos.  

planta humanizada no Revit

Em opções de exibição de gráficos, você controla parâmetros como luz, sombra, entre outros. Aqui apenas habilitamos para o estilo realista a opção de mostrar aresta e suavizar linhas. Em Sombras habilitamos mostrar sombra do ambiente para um leve sombreado sobre as superfícies.

planta humanizada no Revit

2. Criando materiais

Vamos começar pela criação dos materiais para a representação de planta humanizada no Revit, isso porque os materiais são essenciais na configuração dos demais elementos de projeto que serão comentados nos próximos passos. Lembrando que, todo e qualquer material é editável após a criação, então não se preocupe se você precisar mudar o material ao longo do projeto.

Para criar ou editar um material existente, vá na aba de ferramentas superior em Gerenciar e clique no ícone Materiais. Você será direcionado para o navegador de materiais que já possui alguns modelos configurados e modelos que você tenha salvo em um template. 

planta humanizada no Revit

Como já mencionado, o programa tem uma qualidade técnica de alta precisão para gerar desde o projeto ao orçamento, então observe quantas informações podem ser adicionadas a um material. Na aba Identidade, você configura o nome, o fabricante, custo, entre outros. Na aba de Gráficos é onde regulamos os padrões de preenchimento, por exemplo das paredes, como será visto em corte, em planta e etc. Nos interessa ainda a aba Aparência, que mostra como o elemento vai aparecer quando estiver na opção Realista, seja em planta, vista, corte ou 3D. 

planta humanizada no Revit

Para exemplificar o processo, vamos criar um material de piso. Clique no ícone de criar e crie um novo material, dê nome ao seu material na aba Identidade, em seguida, na aba gráficos, em Sombreamento, coloque uma cor que aparecerá quando o projeto estiver na representação sombreada e, em padrão de superfície na aba primeiro plano na opção Padrão, você pode escolher uma hachura para o piso e, em Cor, a cor dessa hachura. Essa configuração com hachura é importante no caso de você preferir não inserir uma imagem de textura do material. 

planta humanizada no Revit

Agora, para inserir uma imagem de textura vá na aba Aparência, em Genérico carregue a imagem de textura de piso que você tenha salvo no computador. Feito isso, clique sobre a imagem carregada para editar as dimensões da textura, a posição e parâmetro de repetição. Depois é só clicar em Ok e seu material está gerado. O procedimento para criar qualquer material é esse. 

planta humanizada no Revit

3. Editando paredes

Tendo ou não as paredes desenhadas até esse passo, o importante é saber configurar a sua composição para que ela apareça na cena de planta humanizada de forma adequada. Aqui havíamos criado uma parede genérica e na sequência fomos em Editar tipo, ao clicar se abrirá uma janela de edição, clique em Duplicar para criar uma nova parede para trabalhar com os parâmetros da sua planta humanizada. Para configurar as camadas da parede clique em Editar.

planta humanizada no Revit

Nessa nova aba de Editar Montagem, você define as camadas que compõem a sua parede, define qual a função da camada por exemplo: estrutura, substrato, reboco e etc. Define também o material que se aplica nessa camada e a espessura dela. Na nossa parede genérica, a camada estrutura já vem adicionada, inserimos mais duas camadas de substrato para dar um efeito de contorno na planta. Para isso, vá em inserir e adicione uma camada de substrato acima e uma abaixo da camada de estrutura, controlando essa posição clicando em Acima /Abaixo. 

planta humanizada no Revit

Ali na coluna material, ao clicar sobre o campo, você adiciona os materiais para cada camada, por exemplo: o caso mais interessante aqui é na camada de estrutura para inserir um material sólido. Para isso, vá na aba Aparência e coloque uma cor escura para a representação em planta humanizada. Nas espessuras das camadas trabalhamos com 15cm distribuídos entre as camadas. Com isso feito, é só dar Ok e a configuração já aparecerá nas representações.

planta humanizada no Revit

4. Editando o piso

A edição de piso tem a mesma interface que a da parede, clique sobre o piso na representação, depois vá na caixa de ferramentas lateral em Editar tipo, depois em Editar e abrirá a janela de edição de camadas, as ordene conforme preferência de projeto e na camada de superfície é onde se aplica o material de piso. Agora você pode procurar pelo material criado no item materiais anteriormente. Por fim, é só dar ok em todas as janelas.

planta humanizada no Revit

5. Inserindo os elementos de famílias Revit 

Para inserir um elemento sejam eles da construção como janelas, portas, pisos ou mobiliário e decoração existem duas formas, a primeira é o famoso ctrl +C, ctrl +V de um arquivo que seja no formato .rvt. Já para os arquivos no formato .rfa, insira a família indo até a barra de ferramentas em Inserir e depois em carregar família. 

planta humanizada no Revit

A família não aparece automaticamente na representação, feito isso você irá em Arquitetura, depois em Componente e em inserir componente, na aba lateral aparecerão todos os carregamentos e é só escolher o desejado.

planta humanizada no Revit

Para criar um elemento como um rack de sala, por exemplo, é só ir em componente e selecionar modelar no local, depois escolher a opção componente de gabinete. Outra opção ainda é inserir os blocos de SketchUp desde que salvos em 3D no formato .dwg. Para inserir esses arquivos, selecione a opção Importar Cad.

6. Editando os elementos de famílias 

Todos os elementos são editáveis, desde a inserção de um material que você tenha criado, exemplo: tecido para um sofá, até os detalhes e as dimensões. Ao clicar sobre o elemento inserido, nas ferramentas laterais em Editar tipo, você pode alterar a dimensão e os materiais. 

planta humanizada no Revit

Ainda na janela de propriedade do tipo, mais abaixo você encontra a opção de editar os materiais que compõem a família, nesse caso em que estamos editando o sofá, ele possui dois materiais já como parâmetro, um se refere ao tecido no qual inserimos o material criado com textura, e o outro parâmetro é referente ao apoio do sofá em metal.

planta humanizada no Revit

Para alterar maiores detalhes basta dar dois cliques sobre o elemento e a aba de edição se abrirá. Ali também estão todos os parâmetros e ainda podem ser gerados novos.

planta humanizada no Revit

7. Posicionando a representação 

Nesse passo a passo vamos utilizar a planta de nível para a representação, o que não impede de utilizar o 3D passando um corte na horizontal. A planta deve estar no modo de exibição realista e com o nível de detalhe alto.

8. Inserindo cotas internas

As cotas em planta humanizada comumente aparecem internas e sem as linhas guias, para inserir este formato, dê o comando das letras di no teclado que abrirá na barra de ferramentas superior os modelos de cota, aqui escolhemos a linear, depois vá em editar tipo e abra a janela de propriedades do tipo, com diversos parâmetros para configurar. Primeiro duplique a cota e dê um nome. 

Agora vamos configurar os padrões gerais da cota: em tipo de sequência de cota selecione a opção ordenada, em controle de linha de chamada escolha a opção fixo para a linha de cota e em comprimento de linha de chamada coloque 1.000mm para a linha de chamada ficar invisível.

planta humanizada no Revit

Na opção de texto, edite o tamanho, aqui utilizamos 1.700mm, escolha a convenção de leitura que preferir, a fonte e depois em texto do plano de fundo selecione a opção transparente, para que o fundo do texto de cota não fique marcado. Por fim, na aba unidades primárias em formato das unidades você pode controlar a unidade (metros, centímetros, etc), se quer aparente a informação da unidade (m, cm, etc) e quantas casas decimais deseja mostrar.  

planta humanizada no Revit

Feito isso vá em configurações de cota ordenada e clique em editar. Na janela que abrirá, você poderá escolher a posição e orientação do texto de cota que desejar.  Selecione tanto para visibilidade da origem e estilo de linha de cota a opção nenhum para ocultar as linhas guias da cota e dê ok em todas as abas.

planta humanizada no Revit

Agora cote as paredes internas normalmente e a cota aparecerá interna e sem as linhas.

planta humanizada no Revit

9. Inserindo texto

Vá até a barra de ferramenta superior na opção Anotar, clique no ícone do texto e você vai perceber que o programa tem a opção de texto sem a chamada de detalhe, aquele texto que usaremos para dar o nome ao ambiente, por exemplo. Já para as linhas de chamada há vários formatos, com dois segmentos, um segmento, curvo entre outros formatos, aqui aplicamos dois formatos de chamada: a de dois segmentos e a de um.

planta humanizada no Revit

Para editar o texto e a linha de chamada tenha um modelo de linha e texto já inseridos, depois vá na barra de ferramentas lateral em Editar tipo, na janela de edição em Gráficos você edita a linha de chamada, cor, espessura o distanciamento do texto em relação a linha e o detalhe de seta indicativa. Já em texto, você edita a fonte, tamanho e tipo. 

planta humanizada no Revit

10. Formatação de apresentação 

Antes de mais nada, oculte nas representações aquilo que não deseja exibir na apresentação, exemplo: os ícones que delimitam a área de desenho. Para isso, clique com o botão direito do mouse e selecione ocultar categoria.

Agora vamos formatar a planta humanizada em escala para a apresentação. Para isso, vá no navegador do projeto, se ele não estiver aparecendo, clique com o botão direito do mouse e selecione essa opção, ele irá abrir em uma lateral do programa. Vá até a opção folha e insira nova folha, escolha o tamanho de folha, nesse caso vou utilizar a formato A1 template do programa mesmo, mas você pode carregar outros formatos.

planta humanizada no Revit

Depois selecione a representação que você trabalhou na planta humanizada no Revit, nesse caso foi o nível 1 e arraste para cima da folha e clique para soltar.  Com a planta inserida selecionada, vá à barra de ferramentas laterais e edite a escala da apresentação e sua planta humanizada no Revit estará pronta.

planta humanizada no Revit

11. Imprimir ou salvar em PDF

O último passo são as configurações de impressão, para isso clique no ícone da impressora, selecione a impressora ou app de arquivo PDF. Depois abra o campo propriedades, em Geral escolha no campo Cor a opção cor para que seja impresso ou salvo colorido, depois na aba Layout escolha a orientação e formato da página de impressão, dê um Ok. Volte na janela anterior de impressão e na faixa de impressão escolha salvar a prancha toda ou apenas um pedaço da imagem, que foi o que fizemos aqui, selecionando a opção porção visível da janela e dê um ok, e está pronto.

planta humanizada no Revit

E o resultado final ficará como na imagem a seguir.

planta humanizada no Revit

Onde encontrar blocos para planta humanizada no Revit

Quando se trata do Revit, não procuramos por blocos humanizados, mas pelas chamadas famílias Revit, na prática são a mesma coisa que os blocos, mas levam esse nome em função dos grupos com parâmetros semelhantes no sistema BIM. Essas famílias se assemelham de certa forma com os blocos para SketchUp, elas já vem no formato 3D e são usadas também nos projetos 2D como é o caso dessa planta humanizada no Revit

Algo interessante é que o Revit aceita facilmente os blocos de SketchUp desde que convertidos para DWG antes de importar no Revit. Mas falando das famílias Revit, existem muitas plataformas online para adquirir essas famílias e vamos compartilhar aqui com vocês algumas que possuem arquivos gratuitos para download: Vitrine Revit com uma biblioteca mais voltada à interiores, além de disponibilizar ambientes montados para download; o site Família Bim, que tem famílias desde a decoração aos componentes de construção civil; a plataforma BIM BR que é uma plataforma nacional de famílias e componentes; a Bimobject que é uma plataforma internacional no idioma inglês; a plataforma National Bim Library com famílias de alta qualidade. Além desses sites, muito conteúdo é compartilhado em grupos de facebook para BIM e vinculado aos canais de youtube de profissionais que ofertam cursos do Revit.


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.vitrinerevit.com

www.plataformabimbr.abdi.com.br

www.bimobject.com

www.nationalbimlibrary.com

www.familiabim.com.br

www.knowledge.autodesk.com

www.arquitetoleandroamaral.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?