Planta Humanizada
Apr 7, 2021

Planta Humanizada: Guia Completo

Se você é arquiteto ou designer, com certeza tem facilidade de imaginar e visualizar ambientes mesmo antes de estarem prontos mas, para o seu cliente, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudá-los a ter a percepção do espaço e criar o desejo de ver o ambiente pronto, utilizamos as Plantas Humanizadas.

Apresentar o seu projeto de arquitetura e de design de interiores de maneira mais simples e amigável, pode te ajudar a converter o seu cliente de forma mais rápida e evitar grandes mudanças nas próximas etapas do projeto.

Neste artigo, preparamos um guia completo para você escolher a melhor forma de elaborar sua Planta Baixa Humanizada:


1. O que é uma Planta Humanizada?

Segundo o dicionário, o termo “Humanizar” significa: “tornar humano ou tornar afável”.

A Planta Humanizada é um modelo de apresentação de Planta Baixa de Arquitetura criado para facilitar o entendimento do projeto pelo cliente e consiste em enriquecer com detalhes e ambientações as representações; adicionando mais cor, texturas reais, mobílias e objetos que tragam a sensação de “humanização” dos ambientes.

Este recurso geralmente é muito utilizado na venda de projetos online e por corretoras imobiliárias que querem promover os seus empreendimentos.

2. Qual a diferença de Planta Baixa para Planta Humanizada?

Planta Baixa de Arquitetura
Planta Baixa de Arquitetura

Apesar de terem nomes bem parecidos e representarem o mesmo ponto de vista de um projeto de arquitetura - a visão superior (quando você visualiza o seu projeto como se estivesse em cima dele e olhando para baixo) - a forma de ilustração e o objetivo da Planta Baixa de Arquitetura e da Planta Humanizada são bem diferentes.

A Planta Baixa de Arquitetura tem por objetivo a representação técnica do projeto.

Nela, estarão especificados os itens essenciais para a sua execução: Cotas, níveis, nome e área dos ambientes, especificação de revestimento de piso, parede e teto, dentre outros. 

Esta planta é entregue ao seu cliente juntamente com o seu projeto executivo. Por ter muitas informações técnicas, alguns clientes sentem dificuldade na hora da leitura e interpretação e não conseguem visualizar ou imaginar alguns pontos como circulação, materiais aplicados nos ambientes e disposição de móveis. 

Planta Baixa Humanizada
Planta Baixa Humanizada
Já a Planta Humanizada é feita com o intuito de facilitar a compreensão e deve ter sempre uma representação simples, colorida e com detalhes e texturas reais.

Na grande maioria das vezes, ela apresentará cotas gerais (apenas para orientação e noção das dimensões dos ambientes), mobiliário humanizado e textura de piso (diferenciando áreas secas de áreas molhadas).

3. Porque fazer Plantas Humanizadas?

Utilizar esta forma de representação traz benefícios tanto para o(a) arquiteto(a) quanto para seu cliente pois, ao facilitar a compreensão do layout e das decisões arquitetônicas tomadas, você acelera o processo de aprovação do Projeto de Arquitetura e reduz o seu retrabalho. 

É muito comum o cliente dizer que entendeu tudo e, na hora que o projeto começa a ser executado, te questiona algo que foi definido na etapa do anteprojeto. Isso significa que ele não tinha compreendido de verdade.

Um setor que costuma fazer da Planta Humanizada um item indispensável é o de empreendimentos imobiliários. Antes mesmo do início da construção do prédio, do condomínio ou do centro comercial, o escritório de arquitetura responsável pela elaboração do projeto compartilha com o dono do empreendimento a Planta Baixa Humanizada para que os corretores e agentes de venda possam iniciar a divulgação.

A Planta Humanizada é excelente pois, como a leitura e compreensão da ilustração é simples e intuitiva, não é necessário que a pessoa interessada seja técnica para que compreenda e imagine o imóvel pronto.

4. Como fazer uma Planta Humanizada?

Na hora de fazer Plantas Humanizadas, não existe um “certo ou errado”. A forma, o momento e o programa que você vai utilizar para elaborar o seu projeto vão ser os orientadores da melhor maneira.

Por exemplo, se você utiliza o Sketchup para apresentar o projeto para seu cliente, a melhor maneira para fazer sua Planta Humanizada, será utilizar o próprio sketchup para isso. Assim você otimiza seu tempo e seu cliente ficará satisfeito. 

É importante sempre estar atento ao escolher os elementos para a composição do desenho, independente de qual programa você vai utilizar.

Ok, mas você não respondeu minha pergunta: Como faço uma Planta Humanizada?

Como existe uma grande opção de programas e métodos para essa criação, no próximo tópico, fizemos uma curadoria dos melhores tutoriais dos programas mais utilizados para fazer planta baixa humanizada, assim, fica mais simples de você escolher aquele que mais vai se adequar à sua rotina e metodologia.

5. Melhores programas para fazer Plantas Humanizadas

5.1 Planta Humanizada no AutoCad

O AutoCad ainda é um dos programas mais utilizados pelos(as) arquitetos(as) e, por isso, costuma ser uma excelente solução para quem quer unir o útil ao agradável afinal, você pode fazer a planta baixa técnica e aproveitá-la para fazer sua planta baixa humanizada.

Se você optar por fazer sua Planta Humanizada no AutoCad, vai precisar de Blocos Humanizados para AutoCad. Para te ajudar, organizamos uma pasta com Blocos Humanizados de Autocad gratuitos.

#Dica: Para aumentar ainda mais sua eficiência no autocad, preparamos um Padrão de Prancha, totalmente gratuito e pronto para ser usado!

5.2 Planta Humanizada no Sketchup

O Sketchup também está na lista dos aplicativos mais práticos de serem utilizados por permitir que você mostre seu projeto não só em uma versão de Planta Humanizada, mas também, em 3D. Ambas as representações ajudam muito na hora de converter a venda e deixam bem claro para o cliente como ficará o projeto executado.

[Leia também: SketchUp: download, ferramentas e dicas sobre o software mais utilizado pelos arquitetos]

#Dica: É muito importante para o sketchup é escolher texturas de alta qualidade para representação do piso.

5.3 Planta Humanizada no Revit

O Revit é um programa de tecnologia BIM que vem ganhando destaque pela facilidade de compatibilização de projetos técnicos, visualização de projetos 3D e alteração de diversas pranchas simultaneamente. 

Além disso, também disponibiliza uma forma de visualização que te permitirá exportar o projeto como Planta Humanizada. Pode ser uma excelente alternativa, especialmente para projetos de grande porte.

5.4 Planta Humanizada no Corel Draw

Para arquitetos(as) que se arriscam em programas não convencionais, fazer sua Planta Baixa Humanizada no Corel Draw pode ser uma ótima escolha. Com interface simples e intuitiva, o programa permite que você importe sua planta vetorizada e faça as alterações que desejar. 

Além disso, é muito fácil adicionar e editar texturas, criar efeitos de sombra e alcançar um excelente resultado.

O uso do Corel Draw para fazer plantas humanizadas só tem um porém: a dificuldade em encontrar bons Blocos Humanizados. Pensando nisso, já tivemos este trabalho por você e organizamos todos em uma pasta disponível para download gratuito.

5.5 Planta Humanizada no Photoshop

Dos programas que abordamos até agora, o Photoshop talvez seja um dos mais complicados de se aprender, mas nada que um tutorial não resolva! Por ser da Adobe, o programa tem uma interface única e não é tão intuitivo. 

Mas, se você tem interesse e disponibilidade de tempo para se dedicar a isso, é uma excelente alternativa por conta da grande quantidade de ferramentas disponíveis para edição de sua planta.

6. Quanto cobrar para fazer uma Planta Humanizada?

Tal como qualquer serviço oferecido por seu escritório, não é possível estabelecer um preço fixo pela criação de uma Planta Baixa Humanizada, até porque, muitas vezes, você poderá oferecê-la como parte do pacote de seu projeto de arquitetura.

Apesar de não haver uma resposta pronta para essa pergunta, antes de precificar o seu serviço você deverá:

  • Avaliar suas despesas;
  • Conhecer sua produtividade;
  • Compreender o mercado;
  • Mensurar a complexidade do projeto;
  • Conhecer o preço da sua hora trabalhada.

Falamos sobre todos estes pontos no artigo “Como precificar o seu serviço”. Com certeza a leitura vai nortear na hora de estabelecer valores!

Neste artigo, organizamos todas as informações e materiais que irão te ajudar na hora de criar as suas Plantas Humanizadas, assim, você não precisará perder tempo e vai poder se dedicar em caprichar na sua planta baixa humanizada!

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://arquitetoleandroamaral.com

http://44arquitetura.com.br

https://blog.quintadellarte.com.br

https://portaldoarquiteto.com.br










Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?