Planta Humanizada
May 3, 2023

Planta Humanizada: Guia Completo

Se você é um profissional da construção, com certeza tem facilidade de imaginar e visualizar ambientes mesmo antes de estarem prontos. Mas, para o seu cliente, esta nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudá-los a ter a percepção do espaço e criar o desejo de ver o ambiente pronto, é preciso utilizar o recurso da planta humanizada.

Apresentar a concepção do seu projeto, de maneira mais simples e amigável, irá auxiliá-lo a converter o seu cliente de forma mais rápida, além de prevenir grandes mudanças no decorrer das etapas subsequentes.

Neste artigo, preparamos um guia completo para você escolher a melhor forma de elaborar uma planta baixa humanizada:

Aproveite a leitura!

O que é uma planta humanizada?

Segundo o dicionário, o termo “Humanizar” significa: “tornar humano ou tornar afável”.

A planta humanizada é um modelo de apresentação em planta baixa criado para facilitar o entendimento do projeto pelo cliente. Seu principal objetivo é enriquecer com detalhes e ambientações as representações, seja adicionando mais cor, texturas reais, mobílias ou objetos que tragam a sensação de “humanização” dos espaços.

Este recurso geralmente é muito utilizado na venda de projetos online e por corretoras imobiliárias que almejam promover os seus empreendimentos.

Qual a diferença de planta baixa para planta humanizada?

Planta baixa

Apesar de possuírem nomes semelhantes e representarem o mesmo ponto de vista - a visão superior (quando visualiza-se o projeto como se estivesse em cima dele olhando para baixo) em 2D, ou seja duas dimensões -, a forma de ilustração e o objetivo da planta baixa e da planta humanizada são bem diferentes. 

A planta baixa simples, sem nenhum apelo visual, tem por objetivo a representação técnica do projeto. Nela, estarão especificados os itens essenciais para a sua execução: cotas, níveis, nome e área dos ambientes, especificação de revestimento de piso, parede e teto, dentre outros. 

Este desenho deve ser entregue ao cliente em conjunto com o projeto executivo. Justamente por dispor de muitas informações técnicas, algumas pessoas sentem dificuldade em sua leitura e interpretação e, por isso, não conseguem visualizar ou mesmo imaginar alguns pontos como circulação, materiais aplicados nos ambientes e disposição de móveis.

Abaixo é possível visualizar um exemplo típico de uma planta baixa: 

planta humanizada

Planta humanizada

Já a planta humanizada é realizada com o intuito de facilitar a compreensão. Dessa forma, é preciso sempre priorizar uma representação simples, colorida, com detalhes e texturas reais. Na grande maioria das vezes, ela apresentará cotas gerais (apenas para orientação e noção das dimensões dos ambientes), mobiliário humanizado e textura de piso (diferenciando áreas secas de áreas molhadas).

Como no exemplo abaixo. Você consegue perceber a diferença?

planta humanizada

Por que fazer Plantas Humanizadas?

Utilizar esta forma de representação traz benefícios tanto para o profissional, quanto para seu cliente, pois, ao facilitar a compreensão do layout e das decisões arquitetônicas tomadas, acelera-se o processo de aprovação do projeto, consequentemente reduzindo retrabalhos e otimizando tempo.

Este cenário costuma ser muito comum: o cliente, nas reuniões, alega ter compreendido tudo, no entanto, a partir do momento em que o projeto passa a ser executado e “sai do papel”, o mesmo começa a levantar questionamentos pertinentes às etapas anteriores, os quais, teoricamente, já deveriam estar esclarecidos. Indicando que o cliente não havia compreendido de fato.

Nesse quesito, a planta humanizada é uma solução excelente, pois, como a leitura e compreensão da ilustração é simples e intuitiva, não é necessário que a pessoa interessada seja técnica para que compreenda e imagine o projeto pronto.

Um grande exemplo de setor que costuma fazer da planta humanizada um item indispensável é o de empreendimentos imobiliários. Antes mesmo do início da construção do prédio, do condomínio ou do centro comercial, o profissional responsável pela elaboração do projeto compartilha com o dono do empreendimento a planta baixa humanizada para que os corretores e agentes de venda possam iniciar a divulgação.

Como fazer uma planta humanizada?

A verdade é que não existe um “certo ou errado”. A forma, o momento e o programa a serem utilizados para elaborar o projeto é que irão nortear a trajetória de execução.

Por exemplo, se você costuma usar o Sketchup para apresentar projetos, a melhor maneira de elaborar uma planta humanizada será utilizando o próprio Sketchup, otimizando assim os seus processos, ao mesmo tempo que deixando o cliente satisfeito. 

Para facilitar a sua escolha, visto que existem diversas opções de programas e métodos disponíveis no mercado, no próximo tópico, separamos uma curadoria dos melhores tutoriais dos programas mais utilizados para elaboração de uma planta baixa humanizada. Fique a vontade para selecionar aquele que mais vai se adequar à sua rotina e metodologia.

De qualquer forma, lembre-se que é importante sempre estar atento ao escolher os elementos para a composição do desenho, independente de qual programa será utilizado.

Melhores programas para fazer planta humanizada

Planta Humanizada no AutoCad

O AutoCad ainda é um dos programas mais utilizados pelos profissionais da construção e, por isso, costuma ser uma excelente solução para quem deseja unir o útil ao agradável, afinal, você pode fazer a planta baixa técnica e aproveitá-la para fazer a versão humanizada. 

Abaixo, selecionamos um vídeo que explica o passo a passo para sua correta elaboração:

Além disso, aqui na Vobi, temos disponível também um artigo completo de planta humanizada no Autocad. Basta clicar aqui e conferir.

Planta Humanizada no Sketchup

O Sketchup também está na lista dos aplicativos mais práticos de serem utilizados, por permitir que os usuários sejam capazes de mostrar o projeto não apenas em uma versão 2D, mas também em 3D. Ambas as representações ajudam muito na hora de converter a venda e deixam bem claro para o cliente como ficará o projeto executado.

Dá só uma olhada nesse vídeo que ensina as etapas da produção de uma planta humanizada no Sketchup em apenas dois minutos!

#Dica: Leia também nosso artigo na íntegra sobre planta humanizada no Sketchup

Planta Humanizada no Revit

O Revit é um programa de tecnologia BIM que vem ganhando destaque pela facilidade de compatibilização de projetos técnicos, visualização de projetos 3D e alteração de diversas pranchas simultaneamente. 

Além disso, também disponibiliza uma forma de visualização que te permitirá exportar o projeto como planta humanizada. Pode ser uma excelente alternativa, especialmente para projetos de grande porte.

O vídeo acima mostra rapidamente como é feita a execução neste software, porém se você deseja se aprofundar, recomendamos que leia o nosso artigo sobre planta humanizada no Revit.

Planta Humanizada no Corel Draw

Para profissionais que se arriscam em programas não convencionais, fazer sua planta baixa humanizada no Corel Draw pode ser uma excelente alternativa. Com interface simples e intuitiva, o programa permite que você importe sua planta vetorizada e faça as alterações que desejar. Além disso, é muito fácil adicionar e editar texturas, criar efeitos de sombra e alcançar um excelente resultado.

Dá só uma olhada nesse tutorial:

O uso do Corel Draw só tem um porém: a dificuldade em encontrar blocos humanizados de qualidade. Mas não se preocupe! Para poupar o seu trabalho, na Vobi é possível encontrar um material gratuito para download. Para isso, basta clicar aqui e preencher o formulário.

blocos humanizados para autocad e coreldraw

Planta Humanizada no Photoshop

Dos programas que abordamos até agora, o Photoshop talvez seja um dos mais complicados de se aprender, mas nada que um tutorial não resolva! Por ser da Adobe, o programa tem uma interface única e não é tão intuitivo.

Mas, se você tem interesse e disponibilidade de tempo para se dedicar a isso, é uma excelente alternativa por conta da grande quantidade de ferramentas disponíveis de edição.

Quanto cobrar para fazer uma planta humanizada?

Tal como qualquer serviço oferecido por seu escritório, não é possível estabelecer um preço fixo pela criação de uma planta baixa humanizada, até porque, muitas vezes, você poderá oferecê-la como parte do pacote de seu projeto.

Apesar de não haver uma resposta pronta para essa pergunta, antes de precificar o seu serviço você deverá:

✔ Avaliar suas despesas;

✔ Conhecer sua produtividade;

✔ Compreender o mercado;

✔ Mensurar a complexidade do projeto;

✔ Conhecer o preço da sua hora trabalhada.

Falamos sobre todos estes pontos no artigo “Como precificar os seus serviços”. Com certeza a leitura vai nortear na hora de estabelecer valores!

Concluindo, neste artigo, organizamos todas as informações e materiais que irão te ajudar na hora de criar a sua planta humanizada, assim, você não precisará perder tanto tempo e poderá se dedicar no que realmente importa.


Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.arquitetoleandroamaral.com

www.44arquitetura.com.br

www.blog.quintadellarte.com.br

www.portaldoarquiteto.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?