Blocos para Autocad
Gestão
May 3, 2023

Guia completo: blocos para AutoCAD

Os blocos para Autocad auxiliam profissionais de construção a economizarem tempo na tarefa de desenhar seus próprios objetos, os quais serão inseridos em seus projetos. 

Quando esses blocos são escolhidos criteriosamente, de forma a priorizar a qualidade dos mesmos, os desenhos técnicos são desenvolvidos com uma excelente representação gráfica - importante fator no momento de apresentação do projeto ao cliente. Nesse artigo, você irá aprender sobre: 

Aproveite a leitura!

O que são blocos para AutoCAD

O agrupamento de vários desenhos que atuam como um único é chamado de bloco.

O bloco tem a função de servir como uma biblioteca para o software, sendo capaz de converter-se em arquivo de extensão .dwg, podendo ser utilizado em qualquer desenho, em um ou mais projetos.

Se antigamente, os gabaritos auxiliavam nos desenhos feitos a mão, hoje, na era digital, os blocos para AutoCAD têm o objetivo de facilitar o dia a dia de um negócio de construção, dispondo de uma série de opções para apresentação de projeto - símbolos, pessoas, escadas, móveis, equipamentos sanitários, quadras de esporte, área de recreação, plantas, entre outros.

Se você ainda não fez o download de nenhum, após baixar o AutoCAD, o próximo passo é criar sua biblioteca de CAD blocos. Acompanhe os próximos tópicos para saber como. 

Entenda a diferença entre blocos e grupo de blocos 

Como explicamos anteriormente, bloco é um conjunto de desenhos agrupados que se tornam um elemento único. 

Para ficar mais claro, digamos que você queira inserir uma bancada no banheiro, para desenhar esse objeto é preciso desenhar um retângulo para representar a pedra e um círculo para representar uma cuba de apoio redonda, certo? Ao transformar esses dois desenhos em um bloco, estaremos unificando-os, e tornando um só desenho. 

Quando você começar a procurar por blocos para AutoCAD, encontrará diversas bibliotecas, sendo muito comum a compilação de vários CAD blocos em um único arquivo. Isso é chamado de grupo de blocos, ou seja, coleções de objetos compostos, geralmente, por itens de uma mesma categoria - objetos para banheiro, para sala, vegetações e assim por diante. 

Como encontrar blocos para Autocad de qualidade

Entender as dimensões que compreende um espaço é essencial no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Captar se as propostas de espacialização e de objetos estão fazendo o uso de princípios ergonômicos é fundamental.

Para isso, desenhar layouts que abrangem mobiliários, equipamentos e pessoas em escala adequada é primordial. O ideal é que a representação seja o mais fiel possível à realidade. Dessa forma, o uso de blocos para AutoCAD faz com que pessoas leigas tenham melhor entendimento sobre o espaço. Por isso a importância de se escolher blocos de qualidade que passem a sensação de aconchego, segurança e conforto. 

Assim sendo, eles devem possuir uma representação gráfica que indique bons acabamentos, como: elementos mais curvados ou que transmitem impressão de movimento. Veja a diferença entre esses dois objetos: 

blocos para AutoCAD

O primeiro possui linhas retas que não representam a realidade, afinal, os sofás possuem os cantos levemente arredondados, por mais que tenham aparência reta. Já o segundo bloco compactua melhor com o real, não é mesmo?

Neste outro exemplo de blocos para AutoCAD, de um lado temos uma cama com a sensação de desconforto, marcante pelas linhas retas, e no outro temos uma com melhores acabamentos, além de estar coberta com lençóis, conferindo sensação de movimento e realidade. 

blocos para AutoCAD

#Dica: Muitos fabricantes e lojas disponibilizam seus objetos para que profissionais utilizem-os em suas especificações. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Melhores sites para download de blocos para AutoCAD

Agora é a hora de fazer sua própria biblioteca com blocos para AutoCAD. Isso otimiza seu tempo, tornando-o produtivo na hora de fazer seus projetos, já que você terá feito uma curadoria com antecedência. 

Ao baixar blocos AutoCAD grátis, categorize por pastas no seu computador ou em nuvem. Nomeie, por exemplo, por equipamento urbano, cozinha, sala de jantar, quarto, entre outros. Isso garante que você não perca tanto tempo procurando, bem naquele momento em que você planejou fazer a tarefa de desenvolvimento de projeto.

1. Bibliocad

Este site conta com blocos para AutoCAD, mas também para Sketchup. Ele oferece um plano gratuito onde é possível realizar o download diário de até 20 blocos. O site conta com mais de 35 categorias de blocos AutoCAD grátis.

A plataforma se divide em categorias, como blocos 3D, acessórios, banheiros, blocos PNE, cozinhas, diversos, equipamento urbanos, esquadrias, fabricantes, hachuras, hidrossanitários, instalações elétricas, mobiliário, pessoas, rotinas LISP, vegetações, veículos. Assim, você evita gastar muito do seu tempo em pesquisas na internet.

2. Archweb

O site oferece várias opções de mobiliários, objetos de decoração, utensílios e opções de layout para plantas baixas. Como também, várias opções para cortes e fachadas - pessoas, animais, carros, árvores, entre outros.

3. Linecad 

A plataforma conta com um acervo de blocos para AutoCAD em .dwg, tanto em planta como em vista. Pessoas, vegetação, veículos, mobiliários, esquadrias, equipamentos, lumínico, escadas, etc.  

4. CAD details 

Os blocos para AutoCAD são gratuitos, basta criar uma conta para acesso para conseguir baixá-los. 

5. CADblocos

Há uma variedade de blocos disponibilizados pelo site, tanto 2D e 3D. A curadoria é feita pela equipe responsável, como por marcas parceiras e visitantes do site. O CAD blocos é mantido atualizado, sendo feita a verificação de funcionamentos dos links.

6. Vobi

Apesar de não ser uma plataforma voltada para blocos para AutoCAD, a Vobi disponibiliza gratuitamente para download conteúdos como:

👉 Blocos dinâmicos: marcenaria para Autocad 

👉 Blocos humanizados para AutoCAD

👉Prancha e carimbo automatizados para Autocad 

Converta blocos Sketchup em blocos para AutoCAD

Muitos profissionais da área utilizam o software Sketchup simultaneamente ao AutoCAD, fazendo o uso do primeiro para desenhos 2D e o segundo para modelagens 3D. Buscar sites que ofereçam esse tipo de arquivo pode ser uma maneira de complementar a sua busca. 

Assim como os blocos para AutoCAD, há uma grande oferta de blocos 3D disponíveis online. Confira a dica de site que trouxemos: 

Casoca

Casoca é um dos melhores sites de blocos 3D de produtos do mercado brasileiro. O site disponibiliza também os preços desses produtos, podendo te auxiliar na hora de orçar suas escolhas. Todos possuem as especificações de marcas e lojas representantes. Os downloads são gratuitos e ilimitados, sendo necessário apenas registrar-se.

blocos para AutoCAD

Você deve estar pensando em como fazer essa transformação de 3D para 2D. Para isso, acompanhe o passo a passo:

1. No Sketchup, abra o objeto que deseja transformar, altere a perspectiva em: Câmera > Clique em projeção paralela. Não orbite, isso retomará a perspectiva; 

2. Nas exibições, você pode configurar se quer a vista de topo, para planta baixa. Como também, pode utilizar a vista lateral, para elevações e cortes; 

3. Agora vá em File (Arquivo) > Export (exportar) > 2D > Escolha o formato dwg e nomeie. Depois é só abrir o AutoCAD e inserir como bloco. Leia o próximo tópico do artigo para entender mais sobre esse processo. 

Como inserir blocos para AutoCAD nos projetos 

Com a atualização do AutoCAD 2020, o comando de inserção dos blocos para AutoCAD foi atualizado. Antes aparecia uma janela de inserção, agora aparece uma paleta: a Blocks Palette (Paleta de blocos)

Isso facilita porque não é necessário a toda hora ter que solicitar um novo comando. Com ela ativada, é possível ancorar, minimizar e arrastar. Além de ficar mais fácil inserir os blocos no seu projeto. 

Mas, se você ainda não sabe inserir blocos para Autocad depois dessa atualização, não se preocupe, listamos um passo a passo para te auxiliar. 

1. Digite o comando “Insert” (Inserir).

blocos para AutoCAD

A paleta se abrirá, nela é possível identificar três abas: “Current Drawing” (blocos do próprio arquivo), “Recent” (blocos recém criados e recém inseridos) e “Other Drawing” (blocos de outro arquivo).  

2. À direita da palavra do “Filter” (Filtro), podemos identificar um botão com “três pontinhos” - o “Browse” (Procurar). Clique nele para escolher qual dos blocos para AutoCAD que você deseja inserir - escolhemos um sofá como exemplo. Agora clique em open e depois em ok

blocos para AutoCAD

3. Especifique o local onde será inserido o bloco, clicando com o mouse e o bloco já estará adicionado no arquivo. 

blocos para autocad

Problemas com blocos para AutoCAD

Se ao inserir um bloco ele não estiver aparecendo, provavelmente ele está numa escala diferente do seu atual desenho (geralmente isso acontece quando se copia um bloco de outro arquivo). 

Para resolver esse problema, você primeiro deve analisar qual a proporção que ele tem, assim você entenderá qual unidade de medida ele foi feito.

Em seguida, aplique a escala no seu bloco, digite “SC” ou clique em “Scale” (Escala) > clique em um

ponto do objeto > adicione o fator de escala (uma escala de ampliação ou redução, isso vai depender de como o bloco foi criado - em metros, centímetros ou milímetros)

Outro modo para solucionar é aplicando a escala por referência: digite “SC” (Escala) > selecione o objeto que deseja redimensionar > especifique o ponto de base > digite “R” (Referência) > selecione o primeiro e o segundo pontos de referência ou insira um valor para o comprimento de referência. 

Como criar um bloco

Sabemos que cada projeto tem suas particularidades e às vezes não é fácil encontrar blocos para AutoCAD com as especificações exatas que estamos propondo para a realidade. Nesses casos, é preciso desenvolver o próprio desenho e seus detalhamentos. Vamos usar o mesmo sofá, do exemplo anterior, para te ensinar a criar um bloco. Acompanhe os passos:

1. Comece criando o objeto > na “Linha de comando”, digite W para acionar o comando (WBLOCK) > aperte em ENTER.

blocos para autocad

2. Clique em Select Objects (Selecione os objetos) para selecionar o desenho > Aperte ENTER.

blocos para autocad

3. A caixa do comando abrirá novamente. Clique em Pick point > Especifique o ponto no ínicio do desenho de forma centralizada - isso significa que nos próximos projetos, o objeto será inserido por esse ponto. 

blocos para autocad

4. O próximo passo é exportar o bloco. Para isso, devemos escolher a pasta de destino, e para defini-la, clique no botão como indicado na imagem abaixo:

blocos para autocad

5. Escolha o local de destino e o nome do bloco > Aperte ENTER

Saiba o que são blocos dinâmicos e como criá-los. 

Os blocos para AutoCAD que possuem propriedades de esticar, mover e rotacionar são chamados de dinâmicos

Caso você insira em um projeto um bloco dinâmico de porta, e esse conter a propriedade de esticar, você poderá representar diferentes larguras através de um único bloco. Ou seja, alterar o seu tamanho de forma mais ágil. 

Digamos que você queira um bloco dinâmico de porta, com as seguintes medidas: 70cm, 80cm e 90cm. Em um único bloco, você conseguirá modificar a dimensão delas. Acompanhe o tutorial que separamos exclusivamente para você: 

1. Se você tem um bloco de porta, copie mais duas vezes e altere as suas dimensões, assim, teremos a representação das três medidas citadas anteriormente. 

2. Em seguida, é preciso explodir esses blocos: selecione o desenho > digite “Explode” (Explodir)

3. Agora, precisamos recriar esses blocos para transformá-los em dinâmicos. Comece pela porta de 70 cm. Selecione o desenho > digite “Block” (Bloco).

blocos para AutoCAD

4. Especifique o nome do bloco > Só deixe o quadrado “Specify on-screen” marcado > dê um ok > Escolha o ponto de inserção do objeto. 

blocos para AutoCAD

OBS: Lembre-se que esse é o ponto de inserção do objeto em projetos futuros, coloque em um ponto que você ache mais fácil para inseri-lo futuramente. 

5. Repita o processo com as demais portas. Coloque o ponto de inserção no mesmo lugar em ambos os objetos. 

6. Agora digite “BE” (Editar bloco) para ativar o comando e especifique o nome do bloco - por exemplo “Porta dinâmica” > clique em OK.

blocos para AutoCAD

7. Após aberto o editor do bloco dinâmico que acabamos de criar, é preciso colocar as portas que fizemos anteriormente. Para isso, digite “Insert”  (Inserir) > localize um dos blocos feito anteriormente > Dê um ok

8. Faça o processo novamente selecionando os 2 demais blocos. Eles precisam estar na mesma posição. 

9. Clique em “Visibility” nos ícones de atalhos > coloque a seta azul que irá aparecer, no meio da menor porta. Aparecerá uma exclamação amarela em cima dos blocos para AutoCAD, isso quer dizer que ainda precisamos configurar o bloco dinâmico. 

blocos para autocad

10. Clique em “Visibility states” > renomeie para “porta 70”. Repita o processo criado para as outras portas (“porta 80” e “porta 90”), basta clicar em “New”. Deixando sempre o último quadrante marcado. 

Você perceberá que as exclamações terão sumido após a criação desses estados de visibilidade. Tudo ok! Basta agora ativarmos cada um. 

11. Selecione a porta 70 na aba de “Visibility”, demonstrada na figura anterior > clique em “Make Invisible”, em seguida selecione as portas de 80cm e 90cm - que não aparecerão. 

12. Agora, vamos repetir o processo com as demais: selecione a porta de 80cm na aba de “Visibility” > clique em “Make Invisible”, em seguida selecione as portas de 70 e 90.

13. Repita o processo, com a porta de 90cm, selecione-a na aba de “Visibility” > clique em “Make Invisible”, feito isso, selecione as portas de 70 e 80 - que não aparecerão. 

14. Clique em “Close Block Editor” nos ícones de atalho, e confirme para salvar

15. Para colocar o bloco no arquivo, selecione “Insert” e procure pelo nome que salvou. 

O bloco irá aparecer com uma seta. Nela, você consegue selecionar as dimensões de portas que acabamos de configurar, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Incrível né?! Os blocos dinâmicos são ótimas ferramentas para facilitar a execução dos desenhos técnicos de um projeto.

E você, gostou das dicas de blocos para AutoCAD? Então, acompanhe a Vobi e se mantenha atualizado!


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.autodesk.com.br

www.archdaily.com.br 

www.youtube.com

www.qualificad.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?