Guias Especiais

Sketchup para Arquitetura: tudo o que você precisa saber

Por Equipe Vobi
sketchup para arquitetura

Um dos mais conhecidos e populares programas de modelagem em 3D que existem atualmente no mercado, tendo como opção a versão free (gratuita) ou a versão pro (paga), esse software atende tanto profissionais quanto entusiastas do setor. O SketchUp para arquitetura permite que o usuário crie modelos em 2D e 3D, facilitando a elaboração de projetos como um todo.

Mas é claro que isso é apenas uma pequena fração do que esse software representa. Neste guia, preparado pela Vobi, você encontrará tudo o que você precisa saber sobre o SketchUp para arquitetura - desde a sua história até como aprender a baixá-lo.

Aproveite a leitura!

O que é SketchUp?

“O SketchUp é um software especializado em modelagem 3D, cujo principal foco sempre foi facilitar a criação de formas espaciais tridimensionais, e evoluiu de tal forma que, hoje em dia, é usado por diversos segmentos além da arquitetura. O programa passou a ser uma ferramenta indispensável para quem queria produzir mais em menos tempo.”

O grande benefício desta ferramenta é a grande facilidade de aprendizado, ao contrário de outros softwares concorrentes, como o Autocad, que exigem mais do usuário final.

A história do SketchUp

No ano de 1999, em Boulder, no estado do Colorado, a Startup estadunidense At Last Software desenvolveu o SketchUp. Logo depois, em agosto de 2000, o software foi lançado e disponibilizado ao público como um instrumento para criação de projetos em 3D. 

O SketchUp chamou a atenção desde seu lançamento e teve aceitação imediata de profissionais como arquitetos e designers devido ao seu manuseio intuitivo e alta produtividade. Assim sendo, rapidamente foi introduzido ao mercado de arquitetura e construção, passando a ser utilizado em trabalhos profissionais do setor. 

Em março de 2006, o Google comprou a então startup At Last Software e, por consequência, o SketchUp. Mas, em 2012, após algumas atualizações, a ferramenta foi vendida para a Trimble Navigation, atual empresa responsável pela sua manutenção.

Em 2013, a Trimble lançou uma nova versão para download do SketchUp e, desde então, tem demonstrado grande interesse em incentivar profissionais e empresas terceirizadas a desenvolverem novas extensões e assim melhorar a experiência do usuário ao utilizar o software, conquistando novos usuários e reconquistando usuários antigos a cada melhoria e novos recursos lançados.

Sob esta visão e objetivo é que o software ganhou e continua ganhando inúmeros adeptos ao longo desses mais de 20 anos, sempre atento às necessidades de seus usuários e do mercado de trabalho.

Principais funcionalidades do SketchUp para arquitetura

‍3d Warehouse

O 3d Warehouse é uma das melhores ferramentas oferecidas pelo SketchUp e um dos plugins para SketchUp com maior acervo gratuito online de blocos do mundo. Uma herança deixada pela Google, ex-proprietária do SketchUp, que criou uma estrutura gigantesca de compartilhamento, a qual foi mantida e otimizada pela atual dona: a Trimble.

Disponível para desktop e navegador, o Armazém 3D (assim denominado na versão em português) é uma comunidade online para todos que desejam criar ou procurar por modelos 3D. Trata-se de um local livre para compartilhamento onde pode-se fazer o upload dos seus próprios modelos, permitindo que outras pessoas façam o download do mesmo e vice-versa.  

Além disso, é uma ferramenta capaz de unir as pessoas e permitir a interação entre os usuários e uma troca de experiências entre os profissionais, sendo possível curtir, comentar e fornecer feedbacks, fazendo com que seja cada vez mais fácil encontrar blocos de qualidade.

A biblioteca é imensa, possuindo desde mobiliário, vegetação, itens decorativos, eletrodomésticos e até pessoas. Tudo o que você imaginar, gratuitamente. Mas calma! Em meio a milhares de blocos para SketchUp ofertados, é preciso criar filtros para que você encontre aquilo que você procura de forma a otimizar o seu tempo.

E é aí que está a importância de ter bons blocos em seu projeto: isso fará com que suas imagens renderizadas atinjam um patamar mais elevado de realismo. Essa etapa pode não parecer tão crucial no início, porém, acredite, o desenvolvimento de um projeto 3D requer atenção aos detalhes, e são esses detalhes que influenciarão diretamente no resultado final da renderização.

Porém muitas pessoas ainda têm dificuldades em encontrar blocos para SketchUp grátis e de qualidade. Por este motivo, para auxiliar na busca e otimizar seu tempo, separamos uma lista dos melhores sites para download de blocos para SketchUp:

Sketchup para arquitetura - melhores sites para download de blocos para sketchup

Mas, assim como nos blocos, outro ponto essencial que interfere diretamente no resultado final das imagens são as texturas para SketchUp. À princípio pode parecer um recurso muito simples, porém existem muitos detalhes que devem ser levados em conta.

Já se deparou com algum projeto incrível no SketchUp e ficou se perguntando: como conseguiram fazer esses materiais ficarem tão realistas? 

O segredo está justamente em saber realizar as suas buscas e, para isso, existem duas principais categorias de imagens que devem ser consideradas ao procurar por texturas para SketchUp de qualidade, sendo que, provavelmente, você usará uma mistura das duas para um resultado perfeito: texturas seamless e texturas não seamless.

Ficou curioso? Então leia o nosso artigo completo sobre texturas para SketchUp.

LayOut

O SketchUp para arquitetura não envolve apenas modelagem em 3D, e é aí que a ferramenta LayOut exerce o seu papel.

Os desenhos em 2D são a melhor maneira de detalhar um projeto executivo e apresentar aos clientes ou mesmo aos membros da sua equipe. No entanto, diferentemente de outros programas onde é necessário elaborar um projeto em 3D e outro em 2D, com o LayOut é possível transformar o seu modelo 3D em plantas, vistas, cortes, elevações, tudo isso em pranchas já com escala para impressão.

Para isso, é muito simples. Comece desenhando o seu projeto no SketchUp. Após isso, este arquivo pode ser exportado para o LayOut, permitindo que você inclua vistas do modelo, escolha escalas do desenho, adicione dimensões, ajuste a grossura das linhas, gráficos e legendas.

O grande benefício dessa ferramenta, disponível apenas na versão Pro, encontra-se na funcionalidade de sincronismo. Qualquer edição realizada no seu modelo do SketchUp será automaticamente atualizada em seu documento no LayOut.

Sketchup para arquitetura
fonte: SketchUp

Style Builder

Uma dificuldade que muitos encontram ao lidar com softwares de modelagem 3D e 2D está na falta de um toque pessoal ao desenho. Apesar da tecnologia ter avançado e não existir mais a necessidade de elaboração de projetos e desenhos à mão livre, é inquestionável o fato de que eles possuem um apelo estético ainda muito interessante. Se esta é uma questão para você, a extensão de SketchUp para arquitetura (disponível na versão Pro): Style Builder, pode ser a solução perfeita!

A principal funcionalidade do Style Builder é a de auxiliar o usuário a criar o seu próprio estilo de esboço - através de linhas que você mesmo desenhou, seja no papel ou por meio de um programa de edição de imagens - e aplicá-lo ao seu projeto no SketchUp.

É possível criar estilos de esboço baseados no que quiser - desde linhas à lápis, riscos de caneta ou mesmo traços grossos em grafite. A grande vantagem é a de tornar o seu modelo único, completamente diferente de qualquer outro projeto.

Com essa extensão, os desenhos “rígidos” do computador transformam-se em esboços mais agradáveis aos olhos. Basicamente, fazem com que pareçam desenhos feitos à mão, conferindo um toque de personalidade. É também uma alternativa muito útil para adicionar e variar os projetos em um portfólio, sendo uma opção além dos típicos desenhos técnicos e imagens renderizadas.

Sketchup para arquitetura
fonte: SketchUp

SketchUp Viewer

Com o SketchUp Viewer para desktop é possível visualizar e imprimir os projetos criados, sem a necessidade de ter realizado o download do SketchUp em sua versão completa. Além de ser totalmente gratuito, aqui estão alguns dos benefícios que essa ferramenta oferece:

Visualização em 3D

Caso tenha recebido um projeto via email ou mesmo tenha baixado o arquivo de uma pasta compartilhada, não importa! Com o SketchUp Desktop Viewer pode-se visualizar o modelo em 3D completo.

Fácil de usar

Se você não é um profissional do setor, como por exemplo no caso da maioria dos clientes, essa extensão é uma opção muito mais fácil e rápida de usar que o próprio SketchUp.

Arquivos protegidos

Por ser uma ferramenta de visualização e não possuir ferramentas de edição, é impossível alterar o modelo acidentalmente. 

Versão em Mobile e VR

O SketchUp Viewer, além de desktop também possui versões para mobile (tablets e smartphones) e VR (realidade virtual), assim vários profissionais e clientes podem verificar o projeto simultaneamente e em tempo real, mesmo participantes remotos.

Sketchup para arquitetura
fonte: Gabster

Extension Warehouse

Como o nome já sugere, o Extension Warehouse (ou Armazém de Extensão) é uma biblioteca de extensões (ou plugins) cujo principal objetivo é otimizar o fluxo de trabalho dentro do programa.

Mas você sabe o que são plugins para SketchUp

Os plugins para SketchUp são ferramentas adicionais (gratuitas ou não) criadas por desenvolvedores independentes que precisam ser instaladas no software original. Elas permitem realizar mais em menos tempo e muitas vezes executam operações que seriam praticamente impossíveis com os comandos tradicionais do próprio programa. 

No Extension Warehouse existem mais de 600 plugins para SketchUp destinados a solucionar problemas de modelagem para diferentes setores. É possível encontrar desde extensões para arquitetura, engenharia, construção de estruturas complexas, como formas orgânicas e telhados, até efeitos de iluminação, acabamentos, entre muitas outras.‍ Basta escolher um ponto problemático da modelagem ou selecionar o seu setor, que uma lista com as extensões relacionadas será disponibilizada para download. 

Ao clicar em uma extensão do seu interesse, uma descrição do produto bem como avaliações de outros usuários que fizeram o download do plugin irá aparecer na sua tela. Para baixá-lo, basta clicar no botão de download. A partir daí, todas as suas extensões ficarão disponíveis no gerenciador de extensões.

Sketchup para arquitetura

Porém, como avaliar quais plugins são essenciais?

A dica é: atente-se para os seus projetos atuais e baixe os plugins mais específicos da sua área. Quais tipos de ferramentas ajudariam você nesse momento? Certifique-se do que você precisa agora e lembre-se que você pode incluir e excluir plugins a todo o momento. Não sendo necessário se desesperar e baixar todos de uma vez.

“Outro ponto importante a se levar em conta é ter sempre um conjunto de plugins cuja utilidade é perene, ou seja: de uma forma ou outra, você sempre precisará deles. Nos escritórios de arquitetura, por exemplo, há aqueles que são sempre básicos, como por exemplo o Vray, Round Corner, Floor Generator, MakeFace e Solar North.”

Como fazer o download do Sketchup?

Como já dito anteriormente, o SketchUp possui três versões: 

SketchUp Pro

Versão paga,  que exige a compra de uma licença de uso e oferece uma gama de funcionalidades bastante completa e profissional.

SketchUp Make ou SketchUp Free

Versão gratuita, que oferece grande parte dos comandos de desenho da versão Pro, com algumas exceções, como a importação e exportação de arquivos e as secções inteligentes.

Vale lembrar que o SketchUp Make deixou de ser atualizado em 2018 e a versão para download gratuito passou a se chamar SketchUp Free.

SketchUp Online

Existe também a versão online que possui menos funcionalidades e pode ser acessada diretamente do seu navegador.

“No Brasil, sua revendedora autorizada é a totalCAD Softwares Técnicos, que disponibiliza em sua página o download do SketchUp de avaliação da versão Pro em português. O programa está disponível para os sistemas Windows e Macintosh.”

Para saber mais sobre como baixar e quais os requisitos de hardware para baixar o programa, leia o nosso artigo sobre Ferramentas e dicas para download do SketchUp.

O que podemos aguardar para o futuro do SketchUp para arquitetura?

Apesar do SketchUp ter sido difundido em áreas mais avançadas, como possibilitar a impressão em 3D, ele ainda não se expandiu diretamente na plataforma BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção). Com o grande avanço desse processo de construção, oferecer ferramentas BIM, com certeza traria benefícios ao produto e agregaria mais profissionais ao programa.

De uma forma ou de outra, o fato é que não se sabe ao certo o que está por vir, no entanto, é de conhecimento de todos que esse é um dos softwares mais utilizados no mundo e que, por isso, podemos aguardar por grandes surpresas.

Gostou? Compartilhe!

Baixe o Guia de Melhores sites para download de blocos de Sketchup!

Continue Lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?