Download do SketchUp
May 3, 2023

Ferramentas e dicas para download do SketchUp: o software mais utilizado pelos arquitetos

Hoje em dia existem diversos programas de representação gráfica de projetos de arquitetura, engenharia e interiores que têm transformado completamente a maneira de se projetar nos últimos tempos. Porém, dentre tantas opções, o software para arquitetura mais utilizado por arquitetos e designers para elaborar projetos 3D no mundo inteiro, é, sem dúvidas, o SketchUp.

Fazendo o download do SketchUp é possível perceber as diversas funcionalidades específicas que o programa oferece na elaboração de um projeto e suas diversas etapas. Conhecer a fundo esses recursos viabiliza que o profissional aproveite o potencial incrível do software, otimizando sua produtividade e aprimorando suas habilidades. Para conhecer mais sobre os benefícios do SketchUp que você pode ter projetando com essa ferramenta e como melhorar ainda mais seu uso, acompanhe nosso artigo. Ao longo do texto você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

A história do Sketchup

O Software foi desenvolvido pela Startup estadunidense At Last Software, em Boulder, no estado do Colorado em 1999. Logo, foi lançado e disponibilizado ao público em agosto de 2000 como um instrumento para criação de projetos em 3D. 

Chamando atenção desde seu lançamento, o SketchUp teve aceitação imediata de profissionais como arquitetos e designers devido ao seu manuseio intuitivo e alta produtividade. Por este motivo, foi inserido rapidamente no mercado de indústria da arquitetura, passando a ser utilizado em trabalhos profissionais da área. 

O SketchUp é um software especializado em modelagem 3D, cujo principal foco sempre foi facilitar a criação de formas espaciais tridimensionais, e evoluiu de tal forma que, hoje em dia, é usado por diversos segmentos além da arquitetura. O programa passou a ser uma ferramenta indispensável para quem queria produzir mais em menos tempo.

Em 2006 o Google se interessou pela solução e em 14 de março do mesmo ano adquiriu a então startup At Last Software e, por consequência, o SketchUp. Após algumas atualizações, a ferramenta foi vendida para a Trimble Navigation em 2012, empresa responsável pela sua manutenção até os dias de hoje.

O Software ganhou e continua ganhando inúmeros usuários. O segredo do crescimento e do sucesso dessa ferramenta, que completa 20 anos, é a grande facilidade de aprendizado, ao contrário de outros softwares concorrentes que exigem mais do usuário final. 

É possível identificar como o software cresceu e evoluiu sempre atento a necessidade de seus usuários e do mercado de trabalho. A solução continua conquistando novos usuários e reconquistando usuários antigos anualmente, a cada melhoria em suas versões e novos recursos lançados.

download do SketchUp
fonte: TotalCad

Dentre suas principais funcionalidades, estão:

  • 3D Warehouse: Plataforma gratuita de blocos para SketchUp que são disponibilizados por inúmeros contribuidores.
  • LayOut: Módulo incluso no SketchUp Pro que permite que você inclua vistas do modelo, escolha escalas do desenho, adicione dimensões, ajuste a grossura das linhas, gráficos e legendas.
  • SketchUp Viewer: Ferramenta que permite que ao acessar seu projeto em Realidade Virtual ou Realidade Holográfica, você possa participar de reuniões de visualização do modelo em grupos, assim vários profissionais e clientes podem verificar o projeto simultaneamente e em tempo real, mesmo participantes remotos.

Os benefícios da utilização desse software

1. Facilidade de uso  

Os benefícios do SketchUp oferecidos no uso desse programa especificamente para a construção civil tornaram a atividade de elaborar maquetes eletrônicas muito mais prática, rápida e acessível, além da versatilidade do uso em outras áreas. 

É extremamente fácil e intuitivo aprender a mexer neste programa, de modo que a maioria das funções pode ser compreendida e desempenhada sem que o profissional precise de um curso de especialização na ferramenta. Exatamente por esse motivo é que rapidamente ganhou uma enorme quantidade de adeptos ao redor do mundo. 

O desenvolvimento de maquetes 3D, possíveis através dos recursos do SketchUp, possibilitam que tanto os clientes como os profissionais envolvidos tenham maior e melhor compreensão de seus projetos. Assim, as chances de erros no entendimento da proposta e, consequentemente, na sua execução, são consideravelmente diminuídas, gerando mais segurança a todos os envolvidos no processo. 

2. 3D Warehouse 

Outra vantagem incrível é a 3D Warehouse (Armazém 3D): um dos plugins para SketchUp que reúne o maior acervo gratuito online de blocos no mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. Nela é possível encontrar desde modelos de mobiliário, objetos decorativos, plantas, esquadrias, até texturas para SketchUp.

“Com a Warehouse, o profissional tem, então, inúmeras possibilidades de acabamento e finalização dos projetos 3D, inclusive com objetos modelados a partir de produtos existentes em lojas, o que aumenta ainda mais o nível de realismo do projeto em comparação com o resultado final.”

3. Atualizações

Todo ano, os desenvolvedores do software lançam uma nova versão do programa, adicionando comandos e melhorando sua usabilidade em vários aspectos, inclusive na maneira como o SketchUp “dialoga” direta e facilmente com outros programas usados na construção civil, facilitando ainda mais o trabalho dos profissionais. 

Como prova, nas últimas atualizações, o SketchUp tem focado em se aproximar cada vez mais da plataforma BIM. O BIM é a maior tendência na prática da arquitetura e engenharia, pois tem como objetivo integrar num mesmo modelo 3D, informações de todo tipo sobre o projeto: quantidades, orçamentos, cronogramas, gerenciamento e planejamento.  

4. Maquete 360º

Atualmente vivemos a popularização do recurso das imagens 360°, com a finalidade de transportar virtualmente o espectador para qualquer lugar do planeta. O potencial dessa ferramenta foi rapidamente notado por arquitetos, designers e engenheiros, que começaram a utilizá-la na apresentação de projetos.

“Apesar de parecer um recurso avançado demais num primeiro olhar, logo os profissionais puderam perceber que é perfeitamente acessível, pois basta unir a modelagem do SketchUp a uma renderização de alta resolução. Alterando algumas configurações, a renderização em 360° é feita por meio do próprio renderizador.”
realidade virtual maquete 360º SketchUp

Como fazer o download do Sketchup

O SketchUp é encontrado em três versões: o SketchUp Pro — que exige a compra de uma licença de uso e oferece uma gama de funcionalidades bastante completa — e o SketchUp Make — gratuito, que oferece grande parte dos comandos de desenho da versão Pro, com algumas exceções, como a importação e exportação de arquivos e as secções inteligentes. Existe também a versão online que possui menos funcionalidades e pode ser acessada diretamente do seu navegador.

No Brasil, sua revendedora autorizada é a totalCAD Softwares Técnicos, que disponibiliza em sua página download do SketchUp de avaliação da versão Pro em português. O programa está disponível para os sistemas Windows e Macintosh.

Sketchup Make

Prefira fazer o download grátis da versão Make diretamente do site da fabricante Trimble, a fim de garantir a segurança do seu equipamento de informática — uma vez que, em outros sites, existem grandes possibilidades de serem inseridos vírus prejudiciais à sua máquina.

Caso você faça o download do SketchUp na versão gratuita, o único investimento que precisará fazer é de tempo de aprendizado. Afinal, como já mencionado, o SketchUp Make é bastante completo em termos de ferramentas de desenho tridimensional e aceita integração com plugins diversos, com o mesmo nível de excelência.

O SketchUp gratuito possui algumas limitações. Algumas das funções disponíveis são:

  • 3D Warehouse, importar e exportar componentes (Objetos 3D)
  • Acesso ao gerenciador de extensões online
  • Criar passeios virtuais e animações baseado nas configurações de cena
  • Ferramentas padrão de modelagem 3D
  • Importar fotos de satélite e geolocalizar modelo (Google Earth)
  • Imprimir visualizações de página única de visualização de tela
  • Modelagem 3D
  • Procurar, criar, editar e compartilhar estilo

Sketchup pro

No entanto, se você deseja extrair do modelo 3D os desenhos técnicos, tais como plantas, planos de corte, fachadas ou fazer exportação para outros softwares CAD, é mais interessante adquirir uma licença de uso. O SketchUp Pro conta exatamente com essas funcionalidades, integração com outras plataformas BIM e atribuições avançadas. 

Existem alguns tipos de assinatura de uma licença da versão Pro, com valores diversos. Licenças de acesso permanente ao SketchUp e ao Layout, educacionais, corporativas — tudo depende da necessidade apresentada pelo cliente. Portanto, o mais interessante é fazer orçamentos e estudar o que mais se encaixa às possibilidades.

No SketchUp Pro (Profissional) podemos utilizar os seguintes recursos:

  • Apresentação de projetos em tela cheia
  • Atributos personalizados ou automáticos
  • Criar apresentações com múltiplas páginas
  • Desenvolver projetos 3D
  • Estilos de apresentação artísticos
  • Exportar arquivos para o CAD e PDF
  • Exportar vídeos em qualquer tamanho
  • Gerar listas e relatórios
  • Importar arquivos CAD
  • Importar, exportar e criar arquivos IFC
  • Impressão de desenhos em escala
  • Licença para uso comercial
  • Produção de desenhos técnicos
  • Suporte via e-mail, telefone e Skype
  • Trabalhar com simulação de câmeras reais
  • Utilizar modelagem de objetos sólidos
  • Entre outros

A principal diferença entre os produtos está na possibilidade de criar Layouts (Folhas) associados ao modelo como no BIM com cortes, elevações e vistas automaticamente vinculados ao modelo do Sketchup, por outro lado a versão gratuita não possui esse recurso, outro grande diferencial da versão paga é a capacidade de troca de arquivos na importação e exportação dos arquivos DWG (AutoCAD) e o AI (Adobe Illustrator).

Sketchup online

Modelar no SketchUp online envolve apenas três etapas: 

1. Abrir o navegador de sua preferência.

2. Iniciar o SketchUp. 

3. Ser criativo!

O SketchUp para a web é uma versão simplificada do aplicativo para desktop, que faz uso da mesma tecnologia principal. Além disso, ao salvar os projetos no Trimble Connect, o trabalho sempre é realizado na versão mais atualizada do modelo. Dá até para ver o histórico de versões. O SketchUp online também salva automaticamente para que os modelos em andamento sejam recuperados, naquelas ocasiões em que você exige demais do navegador.

download do sketchup

Quais os requisitos de hardware para download do SketchUp?

O SketchUp é um programa extremamente leve, que não induz obrigatoriedade de máquinas de última geração para funcionar adequadamente. No entanto, para evitar problemas como travamentos ou incompatibilidade com atualizações, é importante certificar-se de que existam as seguintes condições mínimas de hardware:

  • processador de 1GHz
  • 4GB de memória RAM
  • 16GB em espaço de disco total
  • 300MB de espaço livre em disco
  • placa de vídeo 3D com 512MB de memória ou mais, preferencialmente com suporte a OpenGL 3.0 ou superior

Por fim, o SketchUp, atualmente, é uma ferramenta imprescindível no exercício profissional de arquitetos e designers, por todos os recursos, vantagens e diferenciais que você pôde ver neste artigo. Muitas empresas e profissionais já não abrem mão desta ferramenta, não apenas pela facilidade como pela grande quantidade de recursos e detalhamentos que ela oferece.

E se você é da área da construção e ainda não utiliza esse programa, nosso conselho é: comece agora! O SketchUp não é nenhum bicho de sete cabeças e quanto mais você souber e treinar, melhores e mais profissionais seus projetos irão ficar.


Até a próxima,

Equipe Vobi

 

Referências:

www.blog.totalcad.com.br

www.razorcomputadores.com.br

www.spbim.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?