blocos para SketchUp
May 3, 2023

Blocos para SketchUp: saiba onde encontrar e como baixar essa ferramenta

Neste artigo iremos nos aprofundar no universo dos blocos para Sketchup. Utilizar essa ferramenta auxilia no desenvolvimento da sua maquete, otimizando o seu tempo de execução - evitando que você gaste horas modelando os próprios objetos - e trazendo mais realismo às suas imagens - quando escolhidas com critério de qualidade. Ao longo do texto você irá aprender sobre:

Aproveite a leitura!

‍Blocos para SketchUp: o que é e como usar

Os blocos são elementos 3D já preparados para serem utilizados na composição da sua maquete eletrônica. Diversos softwares usufruem desse tipo de ferramenta, como o Revit, Autocad e Promob. E se você ainda não fez o download do SketchUp, sugiro fortemente que o faça, pois esse é o programa mais conhecido e utilizado na área de construção.

As suas possibilidades são infinitas, visto que todo e qualquer objeto pode ser modelado tridimensionalmente. Por conta disso, hoje em dia, existem diversos sites que oferecem uma ampla biblioteca de blocos 3D destinados às mais diversas áreas e funcionalidades, desde itens decorativos, figuras humanas, à edificações completas. Tudo isso ao alcance de todos, online e muitas vezes disponível gratuitamente.

O principal objetivo ao fazer uso dos blocos 3D é justamente o de complementar o projeto da maneira mais realista possível, dando vida aos ambientes. Eles têm a função de simular o layout e posicionamento do mobiliário e dos mais diversos acessórios de decoração, trazendo maior visibilidade e entendimento do espaço, principalmente para aqueles que são leigos na área. 

Com o intuito de auxiliar os profissionais dos mais diversos setores no desenvolvimento dos seus projetos, sua utilização traz vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens estão: a facilidade de edição e alteração do projeto, a otimização do tempo de execução da maquete e grande variedade de opções disponíveis online prontas para uso. Porém, se por um lado a oferta por este produto é grande e de fácil acesso, por outro, a popularização fez com que surgissem muitos blocos de baixa qualidade, atrapalhando a procura dentro das bibliotecas 3D.

A importância de ter bons blocos

A escolha por blocos de qualidade é que irá fazer com que suas imagens renderizadas atinjam um outro patamar. Essa etapa pode não parecer tão importante no começo, mas garantimos que esses detalhes são imprescindíveis para uma boa execução do seu projeto.

O desenvolvimento de um projeto 3D requer atenção aos detalhes, pois são várias etapas a seguir até chegar ao projeto final. E um dos pilares de uma maquete eletrônica são os blocos de qualidade. Sendo influência direta no resultado final da renderização.

Porém muitas pessoas ainda encontram dificuldades em baixar blocos para SketchUp grátis e de qualidade. Nós entendemos que você, profissional de arquitetura e construção, precisa não somente ter bons blocos em sua biblioteca pessoal, mas saber como encontrá-los, e nesse processo de busca existem alguns macetes que irão te ajudar.

Existem três pontos essenciais a serem considerados no momento da sua pesquisa:

  • Modelagem
  • Textura/Material
  • Escala

A junção desses três pontos é que trará o realismo necessário ao objeto em questão. Se o bloco possui uma boa modelagem, texturas para SketchUp realistas e está na escala certa, muito provavelmente será um bom bloco.

Encontrando blocos de qualidade

As três principais características para um bloco de qualidade citadas anteriormente, podem ser editáveis dentro do SketchUp. No entanto, visando a otimização do trabalho, é importante encontrar blocos que exijam o mínimo de edição possível - idealmente nenhuma. 

Para isso, é preciso treinar e apurar a sua visão na hora de pesquisar por itens para seu projeto. Você precisa sempre verificar e identificar objetos que sejam fiéis à realidade. De uma forma geral, blocos de qualidade ruim possuem linhas retas, sem contorno ou qualquer tipo de movimento ou caimento, dando uma sensação de “dureza”. Sabemos que muita gente ainda se sente insegura até mesmo em distinguir um bloco ruim de um bloco de qualidade. Em função disso, tomemos este exemplo:

Perceba que a cama abaixo tem um aspecto “duro”, com linhas muito retas e rígidas na sua representação, além de materiais de baixa resolução e fora de escala. Ela não passa uma sensação de conforto, não é? Ao analisar um bloco, pense como se estivesse indo comprar esse objeto na vida real: “Eu gostaria de deitar nessa cama?”

Se a resposta for não, significa que trata-se de um bloco ruim e que não possui aspectos reais para a sua modelagem. Ou seja, não transmite uma representação da realidade de forma fiel, o que prejudicará a execução de imagens realistas renderizadas.

cama casal blocos para sketchup

Já esta segunda cama possui muito mais polígonos em seu desenho, garantindo curvas e linhas mais fluidas que trazem movimento ao objeto. As texturas para SketchUp estão melhores inseridas e em escala. Note como ela passa uma sensação de conforto, diferentemente do primeiro exemplo.

cama casal blocos para sketchup

Assim deve ser um bloco de qualidade com representação realista fiel, capaz de enriquecer seu projeto 3D e consequentemente as imagens geradas.

Conseguiu ver a diferença? Para ficar bem claro, veja a comparação:

cama casal blocos para sketchup

Melhores sites para download de blocos para SketchUp

Após aprender a afinar o seu olhar na hora de identificar blocos bons e ruins, será necessário o trabalho de garimpar. Os bons blocos muitas vezes ficam perdidos em meio a um mar de tantos outros de baixa qualidade e isso muitas vezes pode onerar o seu tempo de trabalho dedicado a essa etapa.

Por este motivo, para auxiliar na busca e otimizar seu tempo, separamos uma lista dos melhores sites para download de blocos para SketchUp. Confira:

3D Warehouse

O primeiro e mais conhecido de todos é o 3D Ware House (vamos falar mais especificamente dele no próximo tópico). Aqui você irá encontrar milhares de opções de blocos para SketchUp grátis.

CAD details 

Os blocos são totalmente gratuitos, só é preciso criar uma conta para acesso.

Design connected 

Neste site os blocos são pagos, porém eles possuem uma biblioteca gratuita com mais de 400 itens de móveis e decoração. Vale a pena dar uma olhada!

Turbo Squid 

O site é para quem realmente deseja investir numa biblioteca pessoal, pois todos os blocos são pagos.

CG Trader 

Neste site você encontrará uma biblioteca grande de blocos para SketchUp grátis e opções pagas também.

BIM Object

Aqui só é necessário criar uma conta para ter acesso aos blocos gratuitos.

Cg Axis

Outro site com onde é possível baixar blocos para SketchUp gratuitamente. Basta se registrar e começar a usar!

Casoca

Casoca é um dos melhores sites de blocos para Sketchup de produtos do mercado brasileiro. Os downloads são gratuitos e ilimitados, sendo necessário apenas registrar-se.

Bibliocad

Este site conta não somente com blocos para Autocad mas também para Sketchup. Ele oferece um plano gratuito onde é possível realizar o download diário de até 20 blocos.

DICA BÔNUS: Ao escolher os materiais e objetos que serão utilizados em seu projeto fique atento às marcas. Muitas, hoje em dia, disponibilizam em seus sites o download do produto em 3D.

Deseja fazer o download gratuito do Guia com os Melhores sites para download de blocos para Sketchup? Então basta clicar aqui!

lista blocos para sketchup

3d Warehouse

O 3D Warehouse (Armazém 3D), é um dos plugins para SketchUp com maior acervo gratuito online de blocos do mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. O Armazém 3D é um local livre para compartilhamento, sendo uma ferramenta capaz de unir as pessoas e permitir uma troca de experiências entre os profissionais.

Uma herança deixada pela Google, ex-proprietária do SketchUp, que criou uma estrutura gigantesca de compartilhamento, a qual foi mantida e otimizada pela atual dona: a Trimble.

“Utilizar essa plataforma agiliza horas do seu trabalho. Você não perderá tempo desenhando e sim projetando suas ideias. Pegue mobiliário, vegetação, itens decorativos, elementos estruturais, pessoas, carros, eletrodomésticos e tudo o que você imaginar gratuitamente e em alta qualidade.”

Mas como dito anteriormente, em meio a milhares e milhares de blocos ofertados, é preciso criar filtros para que você encontre aquilo que você procura gastando menos tempo.

Por isso, elencamos algumas boas práticas que irão te ajudar a usar essa ferramenta da melhor maneira.

1. Acesse a ferramenta 

Existem duas maneiras de acessar a plataforma. A primeira é dentro do próprio SketchUp.

Vá em Window (Janela) > 3D Warehouse (Armazém 3D)

ou File (Arquivo) > 3D Warehouse (Armazém 3D)

blocos para sketchup

A segunda maneira é entrando diretamente no site.

2. Pesquise em idiomas diferentes

Depois de acessar basta descrever o que você procura na barra de pesquisa (search). E é aí que surge a primeira dica: pesquise em outros idiomas.

O Armazém 3D está disponível em muitos países do mundo e, por isso, é possível realizar a pesquisa por blocos em diversos idiomas. Às vezes, você pode não encontrar algo em português e pesquisar em idiomas diferentes te dará uma gama de resultados bem maior.

O ideal é realizar a pesquisa do mesmo bloco em português e em inglês para verificar as possibilidades de resultados de ambos os idiomas. Alguns blocos terão opções com mais qualidade em inglês e outros em português. A palavra “cadeira”,  por ex

mplo, possui menos resultados se comparado ao termo em inglês “chair”.

3. Mude o filtro de pesquisa

Essa dica irá fazer toda a diferença! No 3D Warehouse é possível filtrar sua busca  por relevância, popularidade, curtidas, autor, título, data de modificação e data adicionada. No entanto, como padrão, a ferramenta já vem configurada para mostrar o que ele acredita ser mais relevante, mas quase sempre esses não são os melhores resultados, por isso, é importante sempre filtrar utilizando os filtros Curtidas (Likes) e Popularidade (Popularity). Isso fará que modelos melhores, que outras pessoas já utilizaram e gostaram apareçam no topo da página, sendo assim, mais fácil de encontrar.

blocos para sketchup

Perceba que apenas com essa modificação, blocos com maior qualidade irão aparecer para você:

blocos para sketchup

4. Pesquise por Products (produtos)

Temos aqui uma novidade que veio para otimizar e irá te ajudar ainda mais a filtrar a sua busca. Recentemente foi adicionado a aba de Produtos (Products) onde estão disponíveis apenas modelos de produtos do mundo real de empresas verificadas.

Dessa forma você visualiza os blocos de pessoas verificadas, em menor quantidade, porém com uma qualidade maior e mais segurança de inserir um bloco existente no mundo real.

5. Pesquise por coleções

Pesquisar por coleções pode ser uma ótima alternativa. Ao escolher encontrar um bom bloco, procure saber se ele pertence a alguma coleção. Sem sim, é muito provável que nela você irá encontrar mais uma gama de blocos semelhantes que a mesma pessoa carregou.

Ao achar um bloco de qualidade, acesse a página dele, clique em “ver detalhes” (see more details). Ao lado direito da página, você deverá encontrar “Coleções Relacionadas” (Related Collections), lá aparecerá alguns modelos relacionados ao bloco escolhido e que normalmente são blocos com qualidade similar, dos mesmos autores. 

6. Utilize o filtro de propriedades

O Filtro de Propriedades localiza-se à esquerda da página e através dele é possível filtrar por:

• Tamanho do arquivo (file size) 

O tamanho do arquivo mostra o quanto este bloco pesa em MB. Sabemos que quanto mais pesado o arquivo do SketchUp tiver, maior é a tendência de ocorrer travamentos ou fechamentos inesperados. Portanto, é importante utilizar o filtro por tamanho para evitar realizar o download de arquivos muito pesados. 

• Quantidade de polígonos (polygons)

Sabemos que quanto menos polígonos o bloco tiver, menos detalhado ele é e consequentemente menos realista. Por este motivo, esse filtro é super importante, pois quanto mais qualidade tem o bloco, naturalmente ele terá mais polígonos. Portanto, aumente o filtro mínimo de polígonos e o seu resultado de busca irá melhorar.

blocos para sketchup

Otimizando blocos para SketchUp 

Dê um Purge nos modelos baixados. Sempre que você insere um bloco 3D de qualquer site para download de blocos para SketchUp, eles podem chegar pesados, com elementos excessivos ou conter arestas e faces no que não estejam mais visíveis e que são completamente dispensáveis. 

Desta forma, cabe ao usuário analisar e remover o que for necessário. Nós recomendamos sempre realizar uma limpeza em seu arquivo. E é possível fazer isso utilizando um recurso do próprio SketchUp, o “Purge”.

Vá em Window (Janela)> Model Info (Informações do modelo) > Statistics (Estatísticas) > Purge unused (Eliminar não usados)

E pronto! Seu arquivo estará mais limpo e leve.

blocos para sketchup

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

www.arquitetoleandroamaral.com

www.blog.totalcad.com.br

www.cursosmauriciocamargo.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?