Gestão de compras e pagamentos para arquitetos
Gestão
May 19, 2021

Gestão de compras e contratações: como otimizar seus processos?

Ter uma gestão de Compras e Contratações eficiente é essencial para escritórios que querem reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar resultados.

Fazer este gerenciamento na Arquitetura, no Design e na Construção Civil envolve muito mais do que apenas especificar e decidir o que comprar ou quem contratar.

Na hora de realizar as compras, é essencial analisar preços, qualidade dos materiais, entrada e saída de estoque e possibilidades de negociação. O mesmo acontece com as contratações dos profissionais responsáveis pela execução da obra. É necessário avaliar a disponibilidade, ter controle das parcelas e forma de pagamento acordada, da qualidade de execução do serviço e etapas de medição.

Com os altos custos envolvidos, manter uma gestão de Compras e de Contratações eficiente pode ser uma das principais formas de evitar grandes prejuízos financeiros e de manter o custo final da obra próximo ao orçamento apresentado ao seu cliente.

Por isso, a organização é uma peça fundamental para que você mantenha o controle de todas as suas obras e possa aproveitar todas as novas oportunidades sem onerar seu caixa, sua equipe e especialmente, você.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter sua gestão de compras e contratações sob controle e aproveitamos para apresentar uma ferramenta que poderá descomplicar essas tarefas. Aproveite a leitura!

Faça o planejamento e controle de etapas

Criar um planejamento eficiente com o orçamento e um cronograma detalhado é o primeiro passo para realizar Compras e Contratações sem erros e desperdícios. 

Analise seu projeto de ponta a ponta, elencando todos os materiais, suprimentos e serviços que serão necessários para tirar seu projeto do papel, observando em que momento cada profissional deverá ser contratado e cada item deverá ser comprado, desenvolvendo assim, um planejamento que leva em consideração cada uma das etapas de execução do projeto.

Por exemplo, marcenaria e marmoraria têm prazos de entrega mais extensos e necessitam de “medição” liberada para a instalação, por isso, assim que a parede estiver rebocada e os revestimentos instalados, poderá acionar o fornecedor. Já outros materiais devem ser comprados de acordo com suas etapas de instalação para evitar que fiquem jogados no canteiro. Dessa forma, evita-se que esses materiais se quebrem ou se percam, como louças, pisos e ferragens. Tudo deve ser avaliado cuidadosamente.

Apenas identificando as necessidades reais do projeto e a etapa em que cada serviço será executado é possível se preparar para comprar tudo de maneira inteligente e buscando opções mais vantajosas.

Cuidado com compras e contratações de emergência

Quando você segue uma programação e realiza compras e contratações com antecedência o seu poder de avaliação e barganha aumenta significativamente. 

Com tempo hábil, você e seu cliente poderão julgar as possíveis escolhas levando em consideração o preço, a qualidade do serviço ou do material entregue e as desvantagens de cada item ou prestador de serviço especificados em seu orçamento. 

Quando você precisa realizar uma compra de urgência, o seu único critério levado em consideração é o prazo. Você precisa resolver o problema de forma imediata, se não seu cronograma será prejudicado. 

Um exemplo? Especialmente materiais de acabamento, levam um tempo para serem produzidos e nem sempre tem a quantidade suficiente disponível na sua loja parceira. Você sempre deve levar em consideração este prazo de produção em seu cronograma de compras, caso contrário, terá atrasos significativos em sua obra e poderá ter que aguardar a produção e entrega do material.

O mesmo com prestadores de serviço. Quando contratados com antecedência, você consegue programar a execução de serviços e levar em consideração a qualidade de entrega deste profissional, do contrário, você provavelmente terá que aceitar o profissional disponível no momento em prol do cumprimento dos prazos.

Esse é um risco desnecessário e muito fácil de ser evitado, basta se organizar e seguir os outros passos com atenção e cuidado.

Utilize a tecnologia a seu favor

Otimizar processos é sempre mais fácil com ferramentas digitais! São muitos detalhes e dados que mudam de projeto para projeto e que precisam ser controlados e, qualquer possibilidade de facilitar esses processos é uma ótima escolha.

Um sistema de gestão integrado, que permita controlar as compras pendentes, controlar pagamentos de fornecedores e prestadores de serviço e que garanta acompanhar sempre preços e prazos de entrega de materiais torna o dia a dia do arquiteto muito mais simples.

Com todos os dados a fácil acesso e sendo constantemente atualizados, as decisões podem ser tomadas de forma de forma mais consciente.

Se você especificou em seu cronograma, por exemplo, que a etapa de assentamento de pisos será executada em 1 mês e em sua lista de compras você verificou que tanto a argamassa quanto o porcelanato ainda não foram comprados, você consegue se antecipar ao problema e realizar as compras com tempo hábil para fabricação e transporte.

Investir em tecnologias de gestão, então, não é um luxo.

Apesar de gerar um custo, garantem que o negócio aproveite as melhores oportunidades de mercado, negocie preços e controle prazos. Com isso, seu escritório reduz atrasos e riscos, eliminando muitos custos que, em um primeiro momento, nem havia considerado.

Conheça a ferramenta de gestão de Compras e Pagamentos da Vobi

Sabemos que gerenciar as compras e contratações de um projeto requer muita dedicação e organização para que nenhuma tarefa fuja ao controle e impacte nos prazos e custos do orçamento. Isso faz com que muitos escritórios, ou optem por não oferecer o serviço de acompanhamento, ou tenham dificuldade na hora de escalonar o seu escritório e aceitar novos projetos.

Pensando em descomplicar as tarefas manuais e em permitir que escritórios escalonem seus serviços sem onerar a equipe e os custos, a Vobi oferece hoje a ferramenta de "Compras" e a ferramenta de "Pagamentos".

Orçamento para arquitetos
Exemplo de Orçamento feito na Plataforma Vobi

👉 Dentro de cada projeto, antes de começar a utilizar as ferramentas de gestão de compras e de pagamentos, você deve ter preenchido todos os itens e serviços do seu orçamento. Tudo de forma descomplicada, com acesso a milhares de produtos já pré-cadastrados com atualização de preço automático ou incluindo produtos personalizados.

Ferramenta: Compras - Vobi

Gestão de compras Vobi
Exemplo de lista de compras na ferramenta Vobi

Com a ferramenta de Compras, você vai conseguir:

✔ Importar os itens especificados (com todas as suas informações) diretamente do orçamento do seu projeto;

✔ Controlar as informações de compras dentro de cada uma de seus projetos através de um fluxo de aprovações;

Lista de compras
Destaque para os status disponíveis para gestão de Compras na ferramenta Vobi

✔ Ter previsibilidade nas compras de materiais;

✔ Alterar os status dos itens especificados para total controle das pendências;

gestão de compras para arquitetos
Visualização automática do valor total dos itens selecionados

✔ Visualizar, de forma simples, qual o valor total ainda vai ser investido para a finalização das compras.

Ferramenta: Pagamentos da Vobi

👉 Todos os itens aprovados em seu orçamento, são automaticamente adicionados na aba de Pagamentos do seu projeto.

gestão de pagamentos para arquitetos

👉 Com a ferramenta Pagamentos, você vai poder:

✔ Gerenciar todos os pagamentos de produtos e serviços em um único lugar;

✔ Configurar parcelas de pagamento de produtos e de prestadores de serviço, configurando a data de pagamento, a descrição e o valor a ser pago.

Gestão de pagamentos para arquitetos
Exemplo de configuração de parcelas de pagamentos na plataforma Vobi

✔ Configurar status que irão ajudar a manter o controle das parcelas pagas e valores pendentes.

Gestão de compras e pagamentos para arquitetos
Status disponíveis para controle de Pagamentos na Plataforma Vobi

✔ Anexar comprovantes de pagamento e orçamentos em todos os itens, centralizando as informações em um único lugar.

Gestão de pagamentos para arquitetos
Possibilidade de inclusão de anexos

Com as ferramentas de Gestão de Compras e de Pagamentos da Plataforma Vobi, seus processos e gerenciamento serão descomplicados. E tarefas, antes manuais, passarão a ser automatizadas, permitindo que seu escritório ofereça serviços cada vez mais completos.

Se você também que otimizar a sua gestão e transformar o seu escritório de arquitetura e design, solicite agora o sua demonstração da Plataforma Vobi.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://maiscontroleerp.com.br/

https://www.aecweb.com.br

https://blog.obraprimaweb.com.br

Continuar lendo

No other blog posts found.
Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu escritório de arquitetura e design ainda não é digital?