Diagrama de Gantt
Gestão
May 3, 2023

Diagrama de Gantt: definição, vantagens e como utilizar

Um projeto exige estratégias de gestão desde o planejamento até a execução, ele é considerado estruturado quando há um roteiro detalhado e um acompanhamento de forma clara do progresso de cada etapa. O diagrama de Gantt é uma prática comum para monitorar esse progresso, sendo ele representado por barras horizontais que indicam os intervalos de tempo para o início e o fim das fases.

Os gráficos de Gantt ilustram, então, o desenvolvimento de projetos e destacam suas vantagens. Embora quem não tem o hábito de utilizá-los considere que eles têm aparência intimidadora, eles não possuem dificuldade para sua aplicação.

De certo, você já deve ter escutado falar sobre o diagrama de Gantt para gerenciar projetos. Se você ainda não o conhece, este é o artigo certo para você aprender tudo o que precisa saber e como criar um de forma rápida. Descubra por que tantas equipes utilizam em empresas, leia os seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

O que é?

O diagrama de Gantt é um tipo de gráfico de barras, o qual foi nomeado em homenagem ao seu inventor, Henry Gantt, que o projetou no início do século XX. Essa ferramenta é muito utilizada atualmente para representar cronograma de projetos, incluindo as dependências entre as atividades e o status atual do projeto. 

No diagrama, as tarefas que precisam ser executadas são listadas no eixo vertical, enquanto os intervalos de tempo são representados no eixo horizontal. A largura das barras horizontais indica a duração de cada atividade.

Ao mostrar também os relacionamentos de dependência entre as atividades, o diagrama oferece uma visão clara da sequência de execução das atividades ao longo do projeto. Com a elucidação dos marcos importantes e cronograma geral, é possível que a equipe compreenda o trabalho a ser realizado, quem é o responsável e quando deve ser feito. 

O diagrama de Gantt é dividido em cinco partes principais, acompanhe a seguir:

  1. Tempo: evidencia o tempo total do projeto, subdividido em categorias de anos, meses, dias e horas conforme necessário. 
  2. Responsáveis: identificação dos colaboradores responsáveis por cada tarefa do projeto.
  3. Barras: representação visual em forma horizontal das atividades, possuindo um tamanho conforme o tempo necessário para conclusão. 
  4. Setas: demonstram as relações de interdependência entre atividades.
  5. Objetivos e metas: marcas verticais que indicam os objetivos e metas do projeto, demarcam a linha de chegada ou prazo para a conclusão.  

O gráfico inclui também o caminho crítico, que é um conjunto de tarefas ou uma única que controla a data prevista para o início ou término do projeto. Ele possibilita identificar quais atividades são mais importantes e necessitam de atenção, pois o atraso de uma tarefa do caminho crítico pode gerar atrasos na conclusão do projeto.

Como funciona?

Diagrama de Gantt

Algumas etapas básicas são necessárias para criar um diagrama de Gantt, mas lembre-se que nenhum gráfico será igual a outro. Escolha uma plataforma que ofereça os recursos necessários, como a Vobi. 

Aqui estão as principais etapas para você começar a aplicar o método:

Definição do intervalo de tempo

Defina o intervalo de tempo do seu projeto, considerando um cronograma que representa o tempo total para a conclusão do projeto. É importante considerar datas após-conclusão, onde são planejadas aquelas eventuais tarefas, como o acompanhamento com o cliente para manutenções ou assessorias. 

Adicione tarefas com datas de início e de conclusão

Insira as tarefas específicas do seu projeto ao diagrama de Gantt, com as datas estabelecidas para que a visualização em gráfico de barras seja clara. Se não forem adicionadas datas de início, as atividades serão exibidas de uma forma que dificulta a compreensão do panorama do projeto. 

Adicione as dependências

É importante esclarecer as dependências no gráfico para garantir que toda equipe esteja alinhada e o projeto aconteça sem complicações. Por exemplo, a instalação dos revestimentos só pode iniciar após a conclusão da alvenaria, assim como a pintura só começa após a instalação dos revestimentos.  

Identifique os marcos

Os marcos são importantes, no diagrama de Gantt, para indicar à equipe o que deve ser priorizado e também funcione como uma vitória a ser comemorada. Alguns exemplos de marcos incluem: aprovações de projetos, pontos de início para tarefas críticas e pontos de conclusão de fases. 

Seja flexível

Algumas mudanças no meio do percurso são inevitáveis, por isso você pode modificar seu trabalho e da equipe caso algum plano mude devido a diversos fatores, como condições climáticas ou atrasos de fornecedores. 

Qual é o objetivo do diagrama de Gantt?

A utilização do diagrama de Gantt serve para que os gestores possam visualizar o projeto em sua totalidade e dividir as tarefas em atividades menores, facilitando a administração de múltiplas tarefas por consolidar tudo em um só documento. 

Na área da construção civil, por exemplo, o diagrama é eficaz para monitorar as dependências de tarefas. Como em uma obra onde a instalação de tubulações devem ser feitas antes da instalação de revestimentos de parede. Assim, é possível garantir as sequências corretas de atividades e evitar atrasos na obra. 

Outra finalidade importante do diagrama de Gantt é que com a visibilidade do andamento do projeto pode-se fazer ajustes no planejamento inicial, como a realocação de recursos, revisão de prazos ou alteração de prioridades, assim fica mais fácil manter o projeto dentro do cronograma garantindo que a entrega ocorra da melhor forma. Acompanhe as principais objetivos de utilizar o gráfico de Gantt:

Comunicação

Diagrama de Gantt

Utilizando o diagrama é possível tornar mais eficaz as atualizações de status de um projeto, pois a clareza visual do gráfico fornece facilidade de entender o progresso das tarefas. Isso evita ambiguidades e mal entendidos que por ventura possam ocorrer, garantindo que todos estejam alinhados quanto ao andamento do projeto. 

Além disso, o diagrama de Gantt possibilita atualizações em tempo real, promovendo a comunicação mais colaborativa entre os membros e facilitando a tomada de decisões ao longo do projeto. 

Motivação

A capacidade de entender as atividades por meio de um gráfico faz com que os profissionais se concentrem nas tarefas que estão à frente da linha do tempo, fornecendo uma sensação de motivação para concluir as atividades no prazo estabelecido. Também funciona como um incentivo, pois estimula o trabalho de forma eficiente para que se possa alcançar os marcos do projeto.

Prestação de contas

O diagrama de Gantt auxilia na prestação de contas da equipe, pois destaca as falhas e conquistas dos profissionais. Com ele, os gestores podem identificar os aspectos onde a equipe está avançando e atingindo os marcos ou, ao contrário disso, destacar aquelas tarefas onde estão havendo dificuldades. Esse último aspecto ajuda na identificação precoce de possíveis problemas para serem evitados impactos no projeto. 

O gráfico serve também como documentação dos resultados obtidos ao longo do projeto para ser feita a prestação de contas a outras partes envolvidas, como clientes e parceiros. Assim, essa ferramenta pode ser indispensável para o sucesso de projetos de construção complexos e de grande escala. 

Diagrama de Gantt no planejamento de obras e projetos

O diagrama de Gantt é muito útil na hora de planejar obras e projetos na construção civil. Como citado anteriormente, ele permite que os membros da equipe visualizem as tarefas e etapas envolvidas no projeto, a duração de cada uma delas, bem como suas dependências. 

Nós da Vobi, sabemos que quando se trata do gerenciamento de projetos de longo prazo, compreender e acompanhar as etapas é crucial para garantir o progresso do trabalho de forma eficiente. Nossa ferramenta de cronograma de etapas te ajuda a ter controle completo das etapas de cada um dos seus projetos. 

Você pode acessar o Cronograma Geral, onde aparece o andamento de todos os projetos e etapas de forma simultânea. Como também pode acessar o Cronograma por Projeto, onde só é visto as etapas do projeto específico.   

Diagrama de Gantt

Com o cronograma de projetos, é possível:

  • Adicionar etapa;
  • Definir datas de início e fim de cada etapa;
  • Personalizar cores para organização visual;
  • Alterar a ordem e datas das etapas diretamente na linha do tempo;
  • Centralizar a linha do tempo no dia atual;
  • Vincular tarefas a serem realizadas em cada etapa;
  • Visualizar as etapas na linha do tempo por dia, semana ou mês (como demonstra o gif abaixo).
Diagrama de Gantt

Utilizando o diagrama de Gantt na Vobi, você pode também:

  • Editar a qualquer momento a data de início de um projeto e acompanhar a previsão de término com base nas etapas que você for criando. 
  • Conceder acesso a todas as etapas ao seu cliente, assim ele pode acompanhar com transparência todos os passos do serviço que ele contratou. 
  • Utilizar as mesmas etapas em vários projetos sem precisar escrever novamente. 

Para entender melhor como funciona o diagrama de Gantt dentro da plataforma Vobi, vinculando e gerenciando tarefas dos projetos e obras, clique neste link!

Solicite seu convite e comprove como a Vobi pode melhorar e muito a gestão do seu negócio de arquitetura e construção civil.

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://rockcontent.com/br/

https://asana.com/

https://www.teamgantt.com/

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?