Aplicativo de arquitetura
Gestão
May 3, 2023

Aplicativo de arquitetura: revolucione seu fluxo de trabalho com nosso aplicativo

Um aplicativo de arquitetura é uma ferramenta tecnológica que permite aos usuários criar, visualizar e editar projetos de arquitetura de forma eficiente. Até mesmo, é possível gerenciar a colaboração em equipe e com os clientes.

Por isso, um app de arquitetura tem como objetivo otimizar o fluxo de trabalho, melhorar a precisão dos projetos e criar designs mais atraentes e funcionais. Assim, passam a ser uma ferramenta poderosa que ajuda os profissionais a trabalhar de forma mais produtiva, eficiente e criativa. Eles oferecem uma ampla gama de recursos que tornam o processo de design, gestão e construção mais fácil e mais preciso.

Por exemplo, com o app AutoCAD 360, os usuários podem visualizar, editar e compartilhar desenhos em qualquer lugar, a qualquer hora, usando smartphones, tablets ou navegadores da web. Sendo ideal para arquitetos e engenheiros que precisam trabalhar em projetos em trânsito ou colaborar com colegas em tempo real. Se você é um profissional da construção civil vale a pena explorar as possibilidades oferecidas pelos aplicativos de arquitetura. Venha descobrir como essas ferramentas podem revolucionar a sua forma de trabalhar através da leitura dos seguintes tópicos:

Aproveite a leitura!

Os melhores aplicativos de arquitetura

Aplicativo de arquitetura
Fonte: BIMx - Play Store

BIMx (iOS/Android) 

O BIMx é um aplicativo tanto para iOS como para Android, que permite a visualização de modelos de informações de construção (BIM) em dispositivos móveis. Desenvolvido pela GRAPHISOFT, o BIMx é um aplicativo de visualização de modelos 3D que oferece recursos avançados para navegação e interação com o modelo.

Então, se você já trabalha com projetos em BIM, esse aplicativo de arquitetura é especialmente útil já que ele permite o compartilhamento do seu projeto com clientes e colaboradores em um formato acessível e fácil de usar em dispositivos móveis. Isso significa que os usuários podem explorar o projeto em detalhes, visualizando o modelo 3D, as plantas, as elevações, as seções transversais, os detalhes construtivos e os materiais utilizados, entre outros recursos.

O profissional também pode adicionar notas e medidas, além de marcar pontos específicos do modelo para destacar áreas problemáticas ou sugestões de alteração. Em resumo, se você utiliza o método e o software archicad, não deixe de utilizar também o BIMx para desenvolver projetos cada vez mais eficientes e colaborativos. 

RoomScan Pro (iOS)

Aplicativo de arquitetura
Fonte: RoomScan - App Store

O RoomScan Pro é um aplicativo de arquitetura para iOS que permite aos usuários criar plantas baixas precisas em segundos, usando apenas o smartphone ou tablet. O app de arquitetura utiliza o sensor de movimento do dispositivo para medir as dimensões da sala e desenhar automaticamente a planta baixa. 

O aplicativo pode ser usado para criar plantas baixas de quartos, apartamentos, escritórios e outros espaços, permitindo que os usuários possam capturar com precisão as dimensões e a geometria do espaço em questão.

O profissional pode inserir portas, janelas e outras características ao plano de forma ágil. Ou é possível também exportar as plantas baixas para outros aplicativos, como o AutoCAD ou o SketchUp, permitindo que os usuários possam incorporar as informações em seus projetos.

Concepts (iOS)

Aplicativo de arquitetura
Fonte: Concepts - App Store

O Concepts é um aplicativo de desenho e esboço disponível para o sistema iOS, que oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas de desenho, como pincéis personalizáveis, opções de camadas, opções de precisão e suporte a gestos de toque.

Embora o Concepts não seja especificamente um aplicativo de arquitetura, ele é frequentemente utilizado por arquitetos e designers de interiores para criar esboços e desenhos preliminares de projetos. Com a possibilidade de criar desenhos precisos em camadas e adicionar anotações e detalhes, o Concepts é uma ferramenta versátil para a fase inicial de um projeto, permitindo que os arquitetos possam visualizar e explorar diferentes ideias de design rapidamente.

O Concepts também é útil durante as etapas de apresentação do projeto, permitindo que os arquitetos possam criar desenhos detalhados e ilustrações em tempo real para apresentar aos seus clientes. Além disso, o aplicativo oferece a opção de exportar os desenhos em vários formatos, como PDF e JPEG, facilitando o compartilhamento com a equipe e os clientes.

Sunseeker (iOS/Android)

Aplicativo de arquitetura
Fonte: Sunseeker - PlayStore

O Sunseeker é um aplicativo para iOS e Android que permite aos profissionais da construção civil visualizar a trajetória do sol ao longo do dia em qualquer localização do mundo. Ele utiliza a câmera do dispositivo e a bússola para rastrear a posição do sol em tempo real e exibir a trajetória solar sobrepostas em imagens do mundo real.

O benefício desse aplicativo para arquitetos, engenheiros e designers de interiores é que com ele é possível avaliar a incidência solar em uma determinada área para determinar o melhor posicionamento de janelas, varandas e outros elementos de design.

Assim, é considerado um aplicativo de arquitetura por contribuir, por exemplo, na criação de projetos de construção com eficiência energética. Com a visualização da trajetória do sol em diferentes épocas do ano, o Sunseeker também pode ser usado para avaliar a incidência solar em áreas externas, como pátios e jardins, permitindo que os usuários possam planejar a localização ideal para plantas e mobiliário externo.

Pinterest (iOS/Android)

Aplicativo de arquitetura

O Pinterest é uma rede social baseada em imagens, que permite aos usuários compartilhar e descobrir ideias e inspirações. Para os profissionais de arquitetura e design de interiores, o app pode ser uma excelente ferramenta para buscar referências e inspirações para projetos. 

Sendo também um aplicativo de arquitetura, é possível pesquisar por imagens de ambientes, materiais, mobiliários, luminárias, entre outros elementos que compõem um projeto arquitetônico.

Por exemplo, um arquiteto ou designer que esteja trabalhando em um projeto de decoração de um quarto de casal pode utilizar o Pinterest para buscar ideias de cores, mobiliário, iluminação e disposição dos elementos no espaço. Assim, é possível reunir uma série de referências que podem servir de base para o projeto final.

Além do mais, muitos arquitetos e designers utilizam o Pinterest para divulgar seus trabalhos e projetos, compartilhando fotos dos ambientes criados por eles. Essa exposição pode ser importante para atrair novos clientes e expandir a visibilidade da marca.

Outro exemplo é a utilização do Pinterest como ferramenta de compartilhamento de ideias entre profissionais da área. Muitos arquitetos e designers utilizam o aplicativo para criar painéis colaborativos, onde diferentes profissionais podem compartilhar ideias e referências para um mesmo projeto. Essa colaboração pode enriquecer o processo criativo e resultar em soluções mais inovadoras e criativas.

Separamos um artigo especialmente sobre essa rede social, leia também: Pinterest para arquitetos. Além de informações relevantes no que diz respeito a criar e alimentar a sua página profissional no Pinterest. Quer ter acesso a esse conteúdo completo? Clique aqui!

Aplicativo da Vobi

A Vobi nasceu com objetivo de ajudar você, arquiteto, engenheiro ou designer, a economizar tempo com tarefas manuais e repetitivas. Queremos que você tenha mais tempo livre para fazer o que mais gosta ou utilize esse tempo para crescer ainda mais o seu escritório.

Sabemos que no dia a dia, você precisa conciliar diversas tarefas como a criação de propostas comerciais, controle de custos e despesas, gerenciamento de prazos e atividades, gestão de equipe, controle de horas trabalhadas e elaboração de relatórios.

Aplicativo de arquitetura

Outro aplicativo de arquitetura que oferece uma série de recursos e ferramentas para te ajudar a gerenciar projetos de forma mais eficiente e produtiva é o aplicativo da Vobi. Nosso app permite que os usuários compartilhem arquivos e informações com seus clientes e colaboradores de forma segura e integrada.

Assim, arquitetos e profissionais da construção civil podem concentrar todas as informações e processos relacionados a seus projetos e obras em uma única plataforma, simplificando o trabalho e aumentando a produtividade. Agora, leia cada uma das funcionalidades que temos e o porquê você deve pedir já seu convite para transformar o seu negócio!

“Acompanhe o progresso dos seus projetos, fique conectado com o seu time e com seus clientes com o Aplicativo de Arquitetura Vobi. Tudo que precisa na palma da sua mão.”

Gestão financeira

Com a ajuda da Vobi, você poderá criar e compartilhar cobranças profissionais de forma fácil e rápida com seus clientes. Além disso, você terá um controle completo das suas contas a pagar e a receber, facilitando o gerenciamento financeiro do seu negócio. Com nossos relatórios personalizados, você poderá ter uma visão clara e objetiva da saúde financeira da sua empresa.

Aplicativo de arquitetura

Com a ferramenta de Gestão financeira da plataforma, você pode:

  • Criar e compartilhar facilmente cobranças com seus clientes, seja através da própria plataforma, e-mail ou Whatsapp, além de acompanhar os pagamentos pendentes.
  • Acompanhar o fluxo de entradas e saídas do seu negócio, tendo acesso ao resumo de todas as parcelas em aberto, vencidas ou recebidas em seu financeiro.
  • Registrar suas receitas e despesas de forma simples e intuitiva, com todas as informações necessárias para manter seu controle financeiro em dia.
  • Visualizar todo o relatório de pagamentos da empresa, escolhendo o período que deseja ver os resultados de suas receitas e despesas de forma centralizada e descomplicada.
Aplicativo de arquitetura

E a melhor parte é que você pode ter todo esse controle financeiro diretamente em seu celular, através do aplicativo de arquitetura da Vobi, integrado à plataforma de gestão de projetos, tarefas e orçamentos. Além disso, se desejar, pode compartilhar essas informações com seus clientes de forma rápida e fácil. Não é incrível?

Site para arquitetos

Site para arquitetos

A Vobi oferece diversas vantagens para arquitetos que desejam ter um Site para arquitetos personalizado e eficiente. Com a ferramenta, é possível ter um portfólio digital completo e personalizado de forma rápida e descomplicada, sem custos adicionais. 

Além disso, a plataforma é focada exclusivamente nas necessidades dos profissionais da construção civil, oferecendo modelos de sites otimizados para converter novos clientes e causar uma boa impressão. 

O site também é equipado com as melhores práticas integradas para otimização de SEO, incluindo recursos como mapa de empresa, botões de mídia social e formulário de contato. 

Com o aplicativo de arquitetura da Vobi, é possível criar um site profissional que transmita claramente o valor de negócios e experiência, além de possibilitar a atualização dos dados sempre que necessário.

Gestão de projetos

Gestão de projetos

A ferramenta de Gestão de projetos da Vobi permite a concentração de todas as informações em um único lugar, possibilitando a criação de orçamentos personalizados, controle de lista de compra e contratações, solicitação de pagamentos, armazenamento de todos os arquivos em um só lugar e envio de propostas direto da plataforma. Ou seja, tudo que precisa na palma da sua mão.

Além disso, é possível compartilhar arquivos com clientes e colegas de trabalho direto do aplicativo de arquitetura Vobi, eliminando a necessidade de longas chamadas telefônicas ou reuniões demoradas, convidar para dar feedbacks e deixar comentários, registrar toda a comunicação, solicitações de revisão, anotações, escopo e contratos. 

Aplicativo de arquitetura

O compartilhamento de documentos com os clientes permite a interação e visualização de arquivos, com a possibilidade de envio de comentários relacionados ao arquivo/link em questão.

Orçamento

Aplicativo de arquitetura

Com a ferramenta de Orçamento da Vobi, é possível criar orçamentos em poucos cliques utilizando listas de produtos automáticas e sugestões de fornecedores para serviços. Os orçamentos podem ser compartilhados com o cliente e permitir a realização de comentários, bem como controlar aprovações com três status disponíveis. 

Aplicativo de arquitetura

É possível comparar e personalizar orçamentos, acessar milhares de produtos em um só lugar e utilizar a ferramenta tanto através do aplicativo de arquitetura Vobi como em computadores. Assim, essa ferramenta pode trazer grandes benefícios para o seu negócio e facilitar o encontro da melhor combinação entre custo e design.

Aplicativo de arquitetura

CRM de vendas

Aplicativo de arquitetura

A plataforma Vobi oferece diversas soluções para impulsionar o seu negócio, entre elas está a Gestão de Oportunidade, um software de CRM de vendas. Essa ferramenta permite visualizar todas as oportunidades de projetos em uma única tela, desde o primeiro contato com o cliente até a aceitação da proposta de serviço.

Com a Gestão de Oportunidade, você pode gerenciar e controlar todas as oportunidades de projetos, enviar propostas personalizadas e orçamentos em minutos, visualizar históricos, detalhes e status de cada oportunidade, além de editar, filtrar ou alterar o status ou detalhes de cada oportunidade.

Para facilitar a organização, a Vobi disponibiliza 5 status para classificação de cada oportunidade de acordo com a etapa em que se encontra: nova oportunidade, contato realizado, proposta enviada, oportunidade ganha e oportunidade arquivada.

Aplicativo de arquitetura

Além disso, a ferramenta permite gerenciar todos os seus contatos, adicionando ou editando informações, criando ou arquivando contatos e vinculando contatos a oportunidades ou projetos.

Com a Vobi, você pode enviar suas propostas diretamente da plataforma de forma simples e personalizada, através do aplicativo de arquitetura Vobi, você pode inserir a sua identidade visual e controlar todas as propostas já enviadas. Caso o cliente aceite a proposta, basta marcar a oportunidade como ganha e dar início à etapa de projeto. Caso contrário, basta alterar o status da oportunidade para arquivada.

Gestão de documentos

Com a plataforma Vobi, você pode centralizar todas as informações do seu projeto em um só lugar e armazenar arquivos e links como referências, plantas ou documentos. Não se preocupe, pois seu cliente terá acesso somente aos arquivos que você compartilhar. Além disso, você pode ver quem tem acesso a cada pasta, incluindo os arquivos compartilhados com seu cliente ou aqueles que seu cliente fez o upload.

Aplicativo de arquitetura

Dentro de cada projeto, você também pode visualizar detalhes importantes como a pretensão de investimento e data de início, além de fazer anotações em um bloco de notas disponível na plataforma. 

E o melhor de tudo, você pode acessar tudo isso do seu celular, baixando o aplicativo de arquitetura Vobi, ou computador. Com a Gestão de documentos simplificada do Vobi, você pode economizar tempo e manter tudo organizado em um único lugar.

Gestão de compras

Aplicativo de arquitetura

A Vobi tem como objetivo simplificar tarefas manuais e permitir que escritórios possam expandir seus serviços sem sobrecarregar sua equipe e aumentar seus custos. Para isso, oferecemos as ferramentas de "Compras" e "Pagamentos".

Antes de começar a utilizar essas ferramentas, é necessário preencher todos os itens e serviços do orçamento de cada projeto. Com a ferramenta de Compras, é possível importar os itens especificados diretamente do orçamento, controlar informações de compras em um fluxo de aprovações, ter previsibilidade nas compras de materiais, alterar o status dos itens para controle das pendências e visualizar o valor total ainda a ser investido.

Aplicativo de arquitetura

Após a aprovação dos itens, a ferramenta de Pagamentos os adiciona automaticamente na aba correspondente do projeto. Com ela, é possível gerenciar todos os pagamentos de produtos e serviços em um único lugar, configurar parcelas com data de pagamento, descrição e valor a ser pago, configurar status para manter controle das parcelas pagas e valores pendentes, além de anexar comprovantes de pagamento e orçamentos em todos os itens.

Com as ferramentas de Gestão de compras e de Pagamentos da Vobi, seus processos e gerenciamento serão descomplicados, e tarefas antes manuais serão automatizadas, permitindo que seu escritório ofereça serviços mais completos sem sobrecarregar sua equipe e aumentar seus custos. Baixe o aplicativo de arquitetura Vobi! 

Gestão de tarefas

Imagine poder verificar com facilidade quais tarefas estão em andamento e quem são os responsáveis, de acordo com o projeto. Com a ferramenta de Gestão de tarefas da Vobi, você pode aumentar a produtividade, economizar tempo e dinheiro, e ter total controle sobre a sua equipe. Para os escritórios de arquitetura e interiores, isso significa obter melhores resultados em termos de valor e qualidade.

Chega de utilizar bloco de notas no celular ou computador e ter problemas de comunicação com seus sócios e funcionários sobre quais são os próximos passos e quem é responsável por cada tarefa. Com a nossa plataforma, tudo isso é possível de forma descomplicada e em um só lugar.

Aplicativo de arquitetura

Estamos sempre empenhados em facilitar a sua vida e, por isso, temos diversas soluções para o seu negócio, incluindo a ferramenta de Gestão de Tarefas. Com essa funcionalidade, você pode ter controle das tarefas pendentes de cada projeto do seu escritório, de forma online e fácil. É possível localizar os responsáveis, o nível de prioridade e a data de vencimento de cada atividade.

Se você quer aumentar a produtividade do seu escritório e obter melhores resultados em seus projetos, implemente agora mesmo a ferramenta de Gestão de Tarefas, através do aplicativo de arquitetura Vobi:

Até a próxima,

Equipe Vobi

Referências:

https://www.archdaily.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?