Archicad
Gestão
May 3, 2023

Archicad para arquitetos: conheça o software BIM pensado para profissionais de arquitetura

Archicad é um software de arquitetura desenvolvido pela empresa Graphisoft que utiliza a metodologia Building Information Modeling (BIM), em que é possível integrar desenhos 2D e a modelagem 3D num só programa. Com download disponível para MacOS e Windows, o Archicad representa um dos softwares mais completos para arquitetos. Para entender um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta, acompanhe nosso artigo. Aqui você aprenderá sobre:  

Aproveite a leitura! 

O que é o Archicad

Para entender o que é Archicad, primeiramente é necessária uma breve contextualização do que é a metodologia BIM. Segundo a Autodesk, a definição da tecnologia BIM, é “um processo holístico de criação e gerenciamento de informações por uma plataforma na nuvem”. Nesse processo, as informações do projeto podem ser construídas de forma colaborativa, integrando dados multidisciplinares, como por exemplo, engenharia e arquitetura num mesmo modelo digital. É importante destacar que BIM não é um programa, mas uma metodologia, da qual existem diversos softwares que utilizam esse sistema, como Revit (AutoDesk), Navisworks (AutoDesk), Altoqi, TQS, MicroStation (Bentley), Vectorworks (Nemetschek Group) e o Archicad (Graphisoft) - foco do nosso artigo. 

Archicad para arquitetos
Fonte: Graphisoft

O programa Archicad foi criado em 1984 pela empresa Graphisoft e foi o primeiro software de BIM voltado especificamente para o nicho de arquitetos, revolucionando as ferramentas de trabalho para a profissão, pois une a capacidade de criar formas tridimensionais de modelagem  e ao mesmo tempo desenhos técnicos bidimensionais, formados por linhas, curvas, hachuras, entre outros. É como se em um mesmo programa fossem reunidas as funcionalidades do software AutoCad e SketchUp, porém, com inúmeras outras aplicabilidades a mais que englobam a tecnologia BIM. 

O Archicad é um software com uma curva de aprendizado considerada alta pois possui uma interface intuitiva e um fluxo de trabalho que segue a lógica de trabalho de um projeto arquitetônico completo, por isso o Archicad para arquitetos tem sido uma ferramenta que vem crescendo cada vez mais no mercado. Atualmente, o programa é bastante utilizado na Europa, sendo o software dominante no mercado de arquitetura. Nos últimos anos seu uso tem se expandido no Brasil, compartilhando a liderança de BIM no mercado com o Revit para arquitetos. Segundo a Graphisoft, o download do Archicad está disponível em 27 idiomas e é utilizado em 108 países. 

Benefícios do software

Não é à toa que o Archicad é um dos principais softwares para arquitetos, o programa possui inúmeros benefícios que o tornam uma ferramenta de trabalho tão atrativa para os profissionais da arquitetura. Veja alguns deles: 

Integração de modelo bidimensional e tridimensional

A interoperabilidade entre os modelos bi e tridimensionais é uma das principais características dos programas de arquitetura BIM, essa integração inteligente entre ambos modelos resulta em diversos benefícios do uso desse software. Com o Archicad, o usuário tem a possibilidade de realizar a maquete tridimensional e ao mesmo tempo gerar em um mesmo arquivo os desenhos técnicos de arquitetura. Isso porque o Archicad tem abas de ferramentas de trabalho que permitem transitar entre diversas vistas do modelo, sejam as plantas, os cortes ou as elevações.

As elevações e cortes gerados automaticamente a partir da modelagem 3D são grandes diferenciais na utilização de programas BIM em relação aos softwares de arquitetura como 2D, como o AutoCad. Um projeto realizado nesse software é um modelo inteligente e a metodologia de projeto dentro do programa deve seguir preferencialmente o mesmo fluxo de uma edificação construída no mundo real, ou seja, respeitar a ordem de construção dos elementos e a hierarquia dos materiais aplicados, pois o programa é capaz de reconhecer essas diferentes classificações. 

Outro ponto relevante quanto à integração dos modelos, é a possibilidade de plena compreensão do projeto arquitetônico, da qual são usadas em conjunto os desenhos técnicos e a modelagem tridimensional, além de que, com a junção em um só software de modelagem e desenhos técnicos, a probabilidade de erros de revisão é surpreendentemente baixa, visto que, ao modificar a modelagem, os desenhos técnicos são automaticamente alterados e vice-versa. 

Uma das complicações mais comuns ao se projetar com softwares que não utilizam a metodologia BIM é a necessidade de manipular diversos outros programas para o mesmo projeto, de modo que, é bem comum que profissionais da arquitetura operem até 4 softwares diferentes até concluir um projeto, sendo eles: um programa para desenhos técnicos, outro para modelagem 3D, outro para representação gráfica, outro para render e por fim, mais um adicional para a pós produção de imagens renderizadas.

O Archicad é capaz dispensar softwares complementares e unir as funcionalidades primordiais para entrega de um projeto completo em um só programa, proporcionando um ambiente de trabalho organizado e unificado, o que faz com que ele seja uma excelente ferramenta de trabalho para arquitetos. 

Archicad para arquitetos

Mapas quantitativos 

Um dos grandes benefícios do Archicad é a capacidade de extrair do modelo os quantitativos de materiais do projeto. Os mapas de quantitativo do Archicad são tabelas geradas a partir de características de cada elemento, em que o usuário escolhe quais filtros deseja aplicar para extração de determinada informação. O reconhecimento de cada tipo de elemento aplicado no modelo somado a classificação dos componentes inseridos, viabilizam a possibilidade de montar mapas quantitativos, sendo possível obter a quantidade de tijolos, esquadrias, peças de um determinado objeto, metragem quadrada de revestimento, entre outros elementos construtivos, o que permite que o usuário obtenha um orçamento e realize um controle de obras mais preciso, e tudo isso a partir do próprio projeto modelado no programa. 

Archicad para arquitetos

Biblioteca nacional 

O Archicad possui uma funcionalidade que auxilia bastante o trabalho do arquiteto, que é a biblioteca nacional, em que, na realização do download do software em português- Brasil, o programa incorpora um template com elementos projetuais e de documentação do país, como elementos construtivos brasileiros, a exemplo da composição de alvenaria nas paredes, objetos de mobiliário, como caixa d’água, tanquinho, entre outros, além de se adequar às normas brasileiras de representação gráfica de projeto arquitetônico.

Por isso, é recomendado aos usuários que atuam em projetos nacionais, que baixem a versão português-Brasil do software ao invés da versão em inglês, como é comum em outros programas de arquitetura. 

Archicad para arquitetos

Parametrização

Parametrização é a definição de critérios para determinados objetos ou elementos, podendo modificar a altura, largura, comprimento, tipos de conexões e outras inúmeras propriedades. A parametrização em BIM é basicamente a possibilidade de trabalhar com objetos inteligentes, permitindo que um elemento dentro do Archicad seja personalizável de acordo com as necessidades do usuário, dessa forma, um mesmo objeto pode ser completamente adaptável dentro do projeto, além de que, em objetos parametrizados é possível configurar diferentes visualizações para o 3D e o 2D, o que viabiliza uma representação gráfica mais fiel de acordo com as normas de representação de arquitetura.

Ademais, como os objetos parametrizados são inteligentes, eles estão associados a uma classificação correspondente às construções do mundo real, por exemplo, uma porta ou uma janela só podem ser inseridas em uma parede construída, esses tipos de “regras” dentro do software atenuam a probabilidade de erros projetuais dentro do modelo. Além disso, vale lembrar que todos os objetos nativos da biblioteca do Archicad são parametrizáveis, o que permite uma praticidade no processo de modelagem no programa. 

Archicad para arquitetos

No Archicad, os objetos parametrizados, são configurados a partir de uma linguagem de programação chamada GDL, sigla em inglês para Linguagem de Descrição Geométrica. Dentro da configuração GDL estão as informações daquele objeto da biblioteca do Archicad, como visualização em 3D, ângulo de rotação, número de série, classificação, entre outros. 

O domínio dessa linguagem dentro do software permite que a biblioteca do usuário seja ainda mais customizável, contudo, o programa também possui uma ferramenta de parametrização, um pouco mais básica, que é o plugin PARAM-O, com download disponível gratuitamente no próprio site da Graphisoft. Essa ferramenta não exige que um usuário seja avançado (com conhecimento em linguagem de programação) para produzir objetos paramétricos, pois sua edição é baseada em nós, desse modo, qualquer usuário pode criar uma biblioteca individualizada, adaptada às próprias necessidades específicas. 

Archicad para arquitetos

Compatibilidade com diversos formatos de arquivos 

Uma outra vantagem do Archicad é a possibilidade de salvar o modelo produzido nele em diversos outros formatos de arquivos, essa possibilidade facilita a interoperabilidade entre softwares diferentes, viabilizando a parceria de trabalho com profissionais que não utilizam o programa. Seguem alguns formatos de salvamento mais usuais permitidos pelo Archicad:

IFC- BIM

Sigla para Industry Foundation Classes, o IFC é um formato de arquivo que possibilita que informações sejam trocadas sem que haja a perda de informações no processo. Por possuir um formato aberto, não há um fornecedor que controle esse tipo de arquivo, pois o objetivo é justamente a comunicabilidade entre plataformas diferentes utilizando uma mesma linguagem. 

Rhino (.3dm) 

É um software de modelagem 3D utilizado por diversos profissionais, como designers gráficos, artistas 3D e arquitetos, o programa tem um público bastante versátil por permitir a modelagem de formas mais complexas, com curvas, múltiplas faces de um objeto, entre outros. Tem a capacidade de se relacionar com os principais softwares BIM, de arquitetura, o Archicad e o Revit

Sketchup (.skp)

Pode-se dizer que um dos grandes atrativos do Archicad, sem dúvidas é a compatibilidade dele com o SketchUp, um dos mais populares softwares de modelagem tridimensional, apesar de não ser um programa que utiliza a metodologia BIM. 

Devido a possibilidade de exportar e importar arquivos do SketchUp, a comunicação entre os dois softwares é um grande ponto positivo no uso do Archicad para arquitetos. 

Revit (.rvt)

Outro software que utiliza a metodologia BIM. O arquivo do Archicad pode ser salvo diretamente no formato (.rvt), a partir do comando salvar como arquivo de projeto Revit, um arquivo é gerado “com geometrias precisas (incluindo cores verdadeiras) e propriedades do arquivo Revit 2021, sendo ainda possível a exportação das propriedades dos elementos contidos na modelagem. 

Flexibilidade de escalas de trabalho (arquitetura, engenharia, interiores)

Mais uma vantagem da utilização do Archicad é a versatilidade que as ferramentas do programa proporcionam de acordo com a necessidade do usuário, gerando a  possibilidade de se trabalhar em diferentes escalas de projetos, que vão desde projetos complexos de grande porte ou projetos arquitetônicos e residenciais até projetos de interiores, tornando o Archicad uma opção para diferentes nichos de atuação dos arquitetos. 

Diferenças entre Archicad e Revit 

Ao decidir qual software BIM implementar, é bem comum a dúvida entre Archicad e Revit, pois são os programas BIM mais populares no mercado de arquitetura. Porém, existem diferenças que devem ser levadas em consideração pelo usuário para chegar a conclusão de qual dos softwares se adequa melhor às próprias necessidades profissionais. A seguir serão apresentadas algumas das distinções entre Archicad e Revit

Requisitos de hardware

Em termos de exigências de hardware, o Revit requer um processador mais potente que o Archicad,de modo que, a depender da complexibilidade e quantidade de informações do projeto, com um CPU menos robusto, um arquivo em Revit pode apresentar travamentos e não funcionará de forma ideal.  

Sistema operacional disponível 

O Archicad está disponível para download para Windows e MacOS, já o Revit, -  até sua versão 2021, que é a mais atual- , possui download compatível apenas para o Windows, não comportando a versão nativa para o MacOs. No entanto, os usuários de MacOs que desejem baixar o programa, poderão fazê-lo através de um ambiente virtualizado, que cria um hardware virtual do Windows. 

Interface 

A interface é aquilo que faz a comunicação entre o usuário e a máquina. É a maneira como o programa se apresenta para quem o utiliza e interfere diretamente na curva de aprendizado do software. Quando um programa apresenta suas ferramentas de forma mais intuitiva, certamente ele será um pouco mais simples de ser dominado. Portanto, no quesito interface mais intuitiva, minimalista e de simples compreensão, o Archicad se destaca em relação ao Revit

Popularidade no mercado 

Como já mencionado anteriormente, o Archicad é mais utilizado Europa pelos arquitetos e demais profissionais da construção civil, já aqui no Brasil, o Revit ainda é mais popular,- apesar do crescimento exponencial de adesão do Archicad-, desse modo, principalmente para projetos de compatibilização de engenharia civil, é mais comum que os profissionais que utilizam BIM realizem os projetos complementares em Revit. Além de que, em geral, na internet há mais objetos paramétricos do Revit (famílias) disponíveis e também uma maior quantidade de materiais didáticos e cursos voltados para o aprendizado desse programa. 

A partir de alguns dos comparativos é possível concluir que ambos os softwares BIM são excelentes. Apesar de elucidarmos aqui sobre a aplicabilidade do Archicad para arquitetos, o que irá definir qual programa é o melhor para o usuário é uma questão de adaptabilidade e funcionalidades específicas que cada profissional necessita. 

Como fazer o download do Archicad 

O Archicad possui configurações recomendadas escaláveis a depender do tamanho do projeto, que variam de nível básico- para projetos residenciais- a avançados,- para arranha-céus, hospitais e edificações complexas- e possui algumas recomendações segundo a Graphisoft de requisitos de sistemas mínimos para o funcionamento

do programa. São eles: 

  • CPU: Intel core i5 AMD Ryzen 5. Hardware 64-bit Intel ou AMD. Processador multi-core
  • Memória: 8+GBRAM
  • Espaço livre em disco: 5+GB 
  • Placa gráfica: OpenGL 4.5 placa gráfica compatível 

Cumprindo os requisitos básicos de sistema, para realizar o download, o usuário deverá ir até a página da Graphisoft Brasil e se cadastrar para comprar a licença, que pode ser vitalícia ou de aluguel, ou se desejar, realizar primeiro uma avaliação do programa, se cadastrando na opção “teste gratuitamente” para experimentar o Archicad por 30 dias. Para os estudantes, há a opção de obter uma licença estudantil gratuita, válida por 1 ano, devendo ser apresentado o comprovante de matrícula ativa de estudantes de graduação ou pós-graduação. A licença poderá ser renovada enquanto prolongar o período estudantil.

Após o cadastro na modalidade escolhida, será disponibilizado o link do arquivo, que deverá ser baixado automaticamente ou manualmente. Em seguida, deve-se clicar no arquivo para que ele seja executado e seguir as etapas de instalação do software. Ao final da instalação será solicitada a chave serial do produto, que terá sido disponibilizada via e-mail no ato da inscrição ao escolher o tipo de licença do Archicad. E por fim, depois de preenchidos todos os dados de licença, o programa estará disponível para uso. 

Archicad para arquitetos
Fonte: Graphisoft

E aí, gostou desse artigo sobre o Archicad?! Através dos argumentos aqui elucidados podemos entender um pouco do grande potencial do  Archicad para arquitetos, que veio aí para aumentar a produtividade e direcionar os profissionais da arquitetura para o novo futuro do modo de projetar, que é através da metodologia BIM. 

Até a próxima,
Equipe Vobi

Referências:

www.autodesk.com.br

www.rubk.com.br

www.thorusengenharia.com.br

www.acurva.arq.br

www.helpcenter.graphisoft.com

www.spbim.com.br

www.lucasbacelar.com.br

www.blocksrvt.com

www.dtabach.com.br

www.blogdaarquitetura.com

www.vivadecora.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?