piso cerâmico
May 3, 2023

O atemporal piso cerâmico: tudo o que você precisa saber para criações exclusivas

Com certeza esse é um produto democrático que ultrapassa gerações. A cerâmica é um material de construção milenar, seu uso é documentado de aproximadamente 15 mil anos atrás. Ela é comumente utilizada na fabricação de tijolos, pisos, telhas e ornamentos. No Brasil, sua produção se desenvolveu em meados dos anos 1940 e, hoje, o país está em 3º lugar no ranking de fabricação. 

O brasileiro é um grande consumidor do piso cerâmico há décadas e podemos provar. Quem aí nunca os viu em uma varanda, na casa de um familiar ou vizinho? Ou mesmo em sua versão reciclada, no famoso piso de caquinhos paulistanos? 

piso cerâmico

Pois da década de 40 para cá o piso cerâmico evoluiu e, atualmente, apresenta padrões de acabamentos semelhantes ao piso porcelanato.  Mas isso não quer dizer que a versão mais antiga caiu no esquecimento, pelo contrário, a decoração rústica contemporânea resgatou o este material nos moldes originais, tornando-o um artigo desejado. 

Como estamos sempre atentos às novidades do mundo arquitetônico, preparamos esse artigo completo para você conhecer as características, os tipos de piso cerâmico disponíveis no mercado e quais as vantagens e desvantagens na hora de optar por esse material. Confira:

Aproveite a leitura!

Características do piso cerâmico 

Sempre que um profissional for construir ou reformar, a dúvida dos clientes sobre o piso aparece. São questionamentos sobre qual o tipo mais adequado para cada ambiente, que não seja apenas um modismo, que seja fácil de limpar e, é claro, que tenha um bom custo benefício. 

Aí você sugere um determinado piso cerâmico com aparência similar a um porcelanato, mas com o preço mais em conta. No entanto, você sabe em quais aspectos estão as diferenças entre cada um? 

Pois bem, quando falamos em piso cerâmico nos referimos a um dos tipos de pisos produzidos a partir da cerâmica, dela também são fabricados os porcelanatos. O que define as diferenças entre cada um é o processo de fabricação e de composição do produto.

No piso cerâmico, a composição da massa é feita de argilas, aditivos inorgânicos e água. Essa massa passa por um processo de prensagem e depois vai para a secagem em forno a baixa temperatura, apenas para retirar das peças a umidade. Após a secagem, as peças estão aptas a receber ou não, camadas de esmalte e impressões digitais. Por fim, o produto é levado ao forno para a queima em uma temperatura em torno dos 900 ºC, e se torna impermeável.

Uma diferença se comparado com o porcelanato, é que este é composto em média de 70% de rochas e 30% de argila, já o cerâmico tem em média 30% de rochas e 70% de argila. Além disso, a queima do porcelanato chega à temperatura de 1200ºC. Essas características do processo de fabricação diferenciam a resistência, porosidade e absorção de água entre os produtos. Sendo o piso cerâmico um pouco inferior ao porcelanato nestes quesitos.

Mas se comparado a outros tipos de piso, o cerâmico tem um custo benefício alto, por ser mais barato que o porcelanato e altamente durável. Além disso, possui uma grande variedade de dimensões e acabamentos para os mais diversos tipos de projeto. 

Ele também está no grupo dos produtos versáteis, uma vez que pode ser instalado em superfícies verticais. Pode ainda ser aplicado em todos os ambientes internos e externos, desde que respeitadas as indicações de cada fabricante, tornando-o uma das escolhas mais assertivas para os projetos residenciais.

piso cerâmico

Vale ressaltar que, este material, pode ser aplicado não só em ambientes residenciais, como também é uma boa escolha para os espaços comerciais ou de uso especial, como por exemplo: revestimento de paredes de churrasqueira (por suportar choques térmicos) ou revestimento de garagens, escadas, rampas externas e até saunas.

Tipos e padrões do piso cerâmico

Os pisos cerâmicos são fabricados em dois tipos: esmaltados, não esmaltados. Também são ranqueados quanto à qualidade do produto, sendo designados como: A primeira linha, B segunda linha e C terceira linha. Há, ainda, mais uma classificação dada pelo PEI (Porcelain Enamel Institute), relativa à resistência à abrasão, ou seja, ao tráfego que ele suporta. Vamos entender cada classificação na sequência.

Esmaltados

As peças que recebem camada de esmalte, antes da queima, são mais resistentes à abrasão e à infiltração de água. Para saber se um piso cerâmico é esmaltado, o fabricante geralmente o indica com a sigla GL que provém do inglês glazed

Nesse padrão, as superfícies podem receber acabamento liso, acetinado ou brilhante. Além disso, podem conter relevos ou aspecto rústico. Outra possibilidade da esmaltação é a impressão digital de estampas em HD. Esse recurso permite a imitação de mármores e madeiras, realçando os detalhes.

piso cerâmico

Cada fabricante estabelece as indicações de uso do produto. De modo geral, o piso cerâmico que recebe acabamento brilhante, com ou sem relevo, é indicado para áreas secas internas, pois pode se tornar escorregadio. Nas áreas molhadas não são indicados os acabamentos lisos e acetinados. 

Dentro da categoria dos esmaltados, também está o piso cerâmico antiderrapante. Esse padrão é ideal para áreas externas, como calçadas, varandas e bordas de piscinas. Sua superfície possui relevo, certa rusticidade para imitar materiais como pedras e é abrasiva, por isso não torna o piso liso, mesmo que molhado. No entanto, não é indicado para interiores em função da limpeza ser mais demorada. Por essas características, o modelo esmaltado é o mais procurado da categoria.

piso cerâmico

Não esmaltados

São peças que passam pelo mesmo processo de produção, mas não recebem a camada de esmalte, por essa razão, mantém a cor original com variações em terracota. Essa característica faz do modelo não esmaltado um queridinho dos profissionais na atualidade, dentro da tendência de trazer materiais com aspecto natural para criações, proporcionando uma conexão indoor com a natureza. 

O piso cerâmico é muito utilizado em casas de campo, projetos com estilo rústico e na decoração Boho chique, bastante almejado pelo público jovem e criativo.

piso cerâmico

Quanto às dimensões, pode ser encontrado desde o modelo 30x30cm à 90x90cm, quando quadrados. Mas existem outros formatos, por exemplo, para os que imitam madeira. Assim como o piso vinílico e o piso laminado, pode ser fabricado em réguas com dimensão semelhante de 19x115cm, 20x86cm, entre outros. Esses modelos possuem grande variedade de superfícies podendo ser encontrados em cor, com desenhos geométricos, imitando madeiras, pedras, metais e concreto. 

As cerâmicas mais antigas vinham no acabamento bold, mas a evolução na fabricação colocou no mercado também pisos cerâmicos retificados. 

Com relação à qualidade, trata-se de um material comercializado em três categorias: A, B e C:

  • Categoria A: produto premium, sem defeito de fabricação, com maior qualidade no acabamento e resistência;
  • Categoria B: cerâmica de segunda linha, menos resistente e que pode apresentar pequenos defeitos;
  • Categoria C: mais barato entre todas as categorias, possui defeitos visíveis, mas ainda assim é resistente e possui garantia.

Além dessas características, para escolher adequadamente qual piso cerâmico pode ser utilizado em cada ambiente é necessário verificar o seu índice de resistência à abrasão. 

O Porcelain Enamel Institute (PEI) é que regulamenta esses níveis em uma escala de 1 a 5. Com base nele são feitas as escolhas conforme o tráfego nessa superfície. O índice é aplicado apenas para os pisos esmaltados e quanto mais alto for, maior será a resistência do produto.

  • PEI 1: menos resistente à cargas e mais sujeito a desgaste pelo tráfego, portanto, indicado para áreas com pouco movimento;
  • PEI 2-3: apresenta resistência média à circulação de pessoas, podendo ser aplicado em espaços residenciais de sala e cozinha e comerciais como pequenos escritórios e consultórios;
  • PEI 4-5: apresenta alta resistência à abrasão e ao desgaste do esmalte, tanto para a circulação de pessoas, como de veículos. Seu uso é indicado para garagens e áreas com circulação intensa de pessoas, como em comércios. Também é a classificação ideal para áreas externas.

Com essas informações, você já deve ter notado que, assim como outros tipos de piso, é preciso atenção às características para escolher o piso cerâmico mais adequado a cada ambiente do projeto.

Como instalar o piso cerâmico

piso cerâmico

O momento da instalação faz toda a diferença para a qualidade estética do piso cerâmico. Ainda que seja um produto de fácil instalação, o ideal é sempre contratar mão de obra especializada, pois evita uma série de problemas, como desperdício por cortes errados ou carência de ferramentas adequadas. Além disso, um profissional tem noção clara de como nivelar o piso e preparar a massa para o assentamento de peças, bem como manuseá-las corretamente. Confira esse passo a passo de como deve ser feita a instalação.

1. Paginação de piso e conferência do produto

Enquanto profissionais, sabemos a importância de um bom projeto de paginação de piso. Ele é responsável por evitar desperdícios e garantir a qualidade estética sem recortes desnecessários. Por isso, antes de instalar o piso cerâmico, confira a paginação e as peças que foram adquiridas. Não utilize peças que estejam trincadas ou com irregularidades evidenciadas. 

2. Preparando o piso

Confira ou nivele o piso ou contrapiso no qual as peças serão assentadas; limpe a superfície e não molhe o piso cerâmico antes de aplicá-lo. 

3. Argamassa e assentamento

Muitos fabricantes produzem também a argamassa específica para o seu produto, que podem ser diferentes a depender do tamanho das peças, por isso, siga as instruções de cada um na hora do preparo. É imprescindível, para o desempenho colante da argamassa, respeitar o limite de tempo entre preparo e aplicação da peça no período inferior a uma hora.

Aplique a argamassa no piso cerâmico e em toda a superfície da peça, não aplique apenas pontos nas extremidades. Certifique-se de fazer veios na argamassa em sentido contrário em cada local de aplicação. Feito isso, é só assentar as peças sobre a superfície movimentando-as para o perfeito encaixe e, com o auxílio de martelo de borracha, promover batidas em sua superfície para eliminar sulcos de ar.

Conforme for aplicado, utilize os espaçadores, que são acessórios de plástico responsáveis por garantir o nível entre as peças e o espaçamento do rejunte. Para remover o excesso de massa, utilize uma espátula e esponja umedecida.

4. Aplicação de Rejunte 

O rejunte é a massa que vai entre as peças para dar o acabamento que torna o piso impermeável. Há uma grande variedade de cores e tipos específicos para cada situação. Os mesmos fabricantes de piso cerâmico e argamassa de assentamento produzem os rejuntes compatíveis com as cores e acabamento de seus produtos.

Após finalizada a instalação, é preciso esperar o mínimo de 72 horas para liberar o tráfego sobre o piso sem o risco de movimentar as peças. 

Como fazer a limpeza do piso cerâmico

Uma das grandes vantagens na escolha desse piso, salvo os antiderrapantes, é sua fácil limpeza. A limpeza começa com a retirada dos resíduos e pó da superfície com uma vassoura de cerdas macias e depois com um pano úmido e sabão neutro diluído em água. Evite escovas e esponjas de aço. 

Em caso de sujeira pesada, cada fabricante indica produtos que podem ser aplicados. Os mais comuns são: CIF e saponáceo líquido. O ideal é deixá-los agir por alguns minutos sobre a sujeira e depois limpá-los com esponja e pano úmido. A depender do acabamento, se não for feita a secagem do piso cerâmico, este pode ficar com aspecto manchado. 

O modelo antiderrapante requer mais esforço na limpeza, pois sua superfície abrasiva e em relevo acumula mais sujeira, mas os produtos indicados para a limpeza são os mesmos.

piso cerâmico

Piso cerâmico: vantagens e desvantagens 

As vantagens e desvantagens de um piso giram muito em torno da especificação de uso. Desde que colocado no local recomendado pelo fabricante, com certeza serão maiores as suas vantagens. Todavia, para te deixar mais tranquilo na hora de promover as escolhas, fizemos uma lista das principais vantagens e desvantagens do piso cerâmico.

Vantagens

✔️ Propriedades térmicas: possui uma propriedade ideal para climas quentes, pois se mantém sempre frio, regulando a temperatura dos espaços. No entanto, quando colocado em superfícies, como uma parede de churrasqueira, podem aquecer;

✔️ Durabilidade: sua durabilidade depende das características conjuntas do produto, se é classe A, se o índice PEI é para o local informado pelo fabricante. Mas, de um modo geral, os pisos cerâmicos de qualidade média e alta possuem uma vida útil de 30 anos ou mais;

✔️ Antibactérias e impermeável: ideal para quem possui alergias e ambientes com crianças, além disso sua propriedade impermeável permite deixá-lo com acúmulo de água;

✔️ Facilidade de limpeza: possui acabamento que facilita a limpeza e, por ser impermeável, pode ser lavado, tornando-o ideal para as áreas externas;

✔️ Variedade de modelos: são pisos com muitas opções de acabamentos, imitando diversos materiais e com diferentes dimensões. Essa gama de opções é uma grande vantagem para a criação de projetos únicos;

✔️ Preço: por possuir diferentes categorias de qualidade e resistência, também varia bastante no preço, mas, se comparado ao piso porcelanato, que também é uma cerâmica, possui maior custo benefício;

✔️ Pouca manutenção: desde que aplicado no local indicado, sua resistência faz com que o piso dure por anos.

Desvantagens 

Desgaste do acabamento: com o tempo de uso, principalmente nos pisos de categoria B e C com baixo PEI entre 1-3, pode apresentar desgastes na esmaltação e até na própria massa, mas isso pode ser facilmente evitado com os pisos de alta resistência PEI 4-5 e da categoria premium A;

Isolamento térmico: não possui propriedade de isolamento térmico, ele é um piso frio que auxilia a regular o calor em ambientes quentes e secos. Sendo assim, não é indicado para ambientes em que se procura maior conforto como salas de estar em locais de clima frio;

Escorregadio: os pisos esmaltados, com exceção do antiderrapante, podem ser escorregadios em locais úmidos ou molhados. Por isso, não são indicados para as áreas molhadas de residências ou outro tipo de estabelecimento;

Calculadora de piso

Pensando em facilitar a vida do profissional arquiteto, engenheiro e designer de interiores, desenvolvemos essa calculadora de piso online 100% gratuita para auxiliar no cálculo da quantidade de piso e revestimento para seu projeto e obra. Tenha uma estimativa da quantidade de peças, argamassa e rejunte em apenas alguns segundos. Faça sua simulação agora mesmo:

Calculadora de piso e revestimentos

Se você chegou até aqui, não restam dúvidas de que o piso cerâmico é um produto de qualidade. Use todas essas informações a seu favor na hora de especificar os revestimentos para os seus projetos. Conhecer a fundo as características de um material lhe confere maior autoridade e um retorno satisfatório do cliente.


Até a próxima

Equipe Vobi


Referências:

www.playgrama.com.br

www.saint-gobain.com.br

www.chatuba.com.br

www.quartzolit.weber

www.portokollpremium.com.br

www.archdaily.com.br

www.ceramicaelizabeth.com.br

www.casaeconstrucao.org

www.blog.gail.com.br

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?