Tipos de piso
May 3, 2023

Tipos de piso mais comuns em projetos de arquitetura e interiores

Definir quais tipos de piso utilizar em um projeto pode se tornar uma tarefa bem difícil, mesmo para arquitetos e designers de interiores. Isso porque existem, hoje, diversas opções no mercado, com estilos, acabamentos, cores, formatos e preços diferentes. 

Assim sendo, é fundamental conhecer as especificidades do revestimento elegido na hora da escolha. É importante ressaltar que a decisão do profissional deve ser pautada em critérios que vão além da estética e do custo, como por exemplo a qualidade, instalação, facilidade de limpeza, entre outros pontos, os quais explicaremos ao longo do texto. 

Dessa forma, torna-se possível tomar uma decisão mais assertiva e adequada às necessidades do seu cliente. Confira abaixo os assuntos que serão abordados e, ao final deste artigo, você se sentirá mais confiante em escolher os melhores tipos de piso para o seu projeto de arquitetura e interiores:

Aproveite a leitura! 

Quais são os principais tipos de piso?

Como dito, existem inúmeros tipos de piso disponíveis no mercado atualmente. No entanto, elencamos os 4 mais queridinhos entre arquitetos e designers. Confira abaixo:

Piso Porcelanato

O piso porcelanato ganhou espaço nos últimos anos e, provavelmente, é o preferido entre os clientes. Isso porque, esse revestimento se destaca por sua qualidade, resistência e diversidade de acabamentos.

“Trata-se de um tipo de cerâmica, fabricada com alta tecnologia de prensagem a elevadas temperaturas. Este processo de fabricação resulta em uma peça com alta resistência e baixa porosidade, ou seja, pouca absorção e água.”

Devido à sua variedade de modelos que vão desde mármore, madeira, cimento, etc, o piso porcelanato pode ser usado em todos os ambientes de um projeto - áreas secas ou molhadas - sendo capaz de combinar com diferentes estilos de decoração.

Além dos modelos, também existem vários tipos de acabamentos. A principal diferença entre eles é justamente a intensidade do brilho e a presença de texturas. Seus principais acabamentos são: 

Porcelanato polido

O porcelanato polido é revestido por uma camada de proteção que torna a superfície do piso muito mais lisa e brilhante, facilitando sua limpeza. Esse tipo de acabamento é mais indicado para ambientes secos como quartos e salas, pois torna-se muito escorregadio quando molhado, podendo causar acidentes.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado tem um acabamento com brilho mais discreto, é mais resistente a riscos e possui maior aderência se comparado ao porcelanato polido. Dessa forma, é ideal para ambientes de maior umidade como banheiros e cozinhas.

Porcelanato esmaltado

Conforme o nome já diz, o porcelanato esmaltado é coberto por uma camada de esmalte. Esta camada possibilita que a peça receba estampas e diferentes desenhos, podendo ser utilizado em ambientes tanto úmidos quanto secos.

Porcelanato struturato

O porcelanato struturato tem uma superfície levemente abrasiva. Por isso ele é uma ótima opção para áreas úmidas como banheiros, decks, garagens, área de piscinas e saunas, pois é bastante resistente e pouco escorregadio.

Porcelanato natural

O porcelanato natural não possui acabamento especial em sua superfície, ou seja, não são polidos e nem esmaltados. Sua superfície tem acabamento matte ou opaco, o que o torna, assim como o struturato, mais resistente e antiderrapante, sendo indicado para áreas externas e para ambientes comerciais.

Piso Cerâmico

Talvez esse seja um dos tipos de piso mais populares e utilizados do Brasil. Isso se dá, pois a cerâmica, muitas vezes, é uma alternativa mais barata do que o porcelanato. O material é produzido a partir da prensagem da argila úmida e peneirada e entre suas vantagens estão: a resistência à água, à manchas e a variedade de texturas e paginações.

O piso cerâmico pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos e ainda ajuda a manter o ambiente menos quente durante o verão. 

Dentre os seus diversos tipos de acabamentos, os mais comuns são:

Brilhante: com esmalte de alto brilho;

Acetinado: com esmalte de brilho mais discreto;

Esmaltado: estampado com diferentes desenhos.

Piso Vinílico

Produzido a partir de materiais recicláveis, fabricado com resina de PVC, o piso vinílico tem um acabamento que remete à madeira, mas com um valor mais barato. Esse modelo pode ser encontrado em diferentes formatos como placas, mantas  e tapetes e o seu sistema de instalação dependerá da opção escolhida.

Entre as vantagens do piso vinílico estão o conforto térmico, acústico (sendo uma alternativa ideal para ambientes com muito barulho, em casas com crianças e animais de estimação, por exemplo) e a resistência à manchas.

Piso Laminado

Assim como o piso vinílico, o piso laminado também é uma alternativa para quem procura um acabamento em madeira, mas quer economizar, visto que a madeira natural possui um custo elevado.

Fabricado a partir de madeira aglomerada, trata-se de um modelo - dentre os tipos de piso aqui citados - de mais fácil instalação, sendo possível a aplicação de piso sobre piso, desde que o contrapiso esteja bem nivelado. 

Vale ressaltar que o piso laminado não é indicado para áreas molhadas, sendo ideal para ambientes secos como escritórios, salas e quartos. Para a sua limpeza, é recomendável utilizar apenas um pano úmido.

Diferenças entre piso vinílico e piso laminado

Você pode ter ficado na dúvida entre os pisos vinílicos e laminados, visto que eles são bem parecidos, esteticamente falando. No entanto, ambos possuem vantagens e desvantagens e a escolha será determinada principalmente pela finalidade do espaço.

“Uma grande diferença entre os tipos de piso é que o vinílico necessita de uma superfície nivelada para a instalação. Já o laminado pode ser aplicado em qualquer lugar, desde que o contrapiso conte com, no máximo, 3 mm de saliências em uma extensão de até 1 m.”

Para ficar mais claro veja o comparativo abaixo que lista algumas das principais diferenças entre os modelos a fim de ajudar na hora da escolha do material.

tipos de piso

Tipos de Paginação de piso

“A paginação de piso é um planejamento que estabelece como será o desenho do piso de determinado cômodo. A partir dessa etapa, é montada uma estratégia para fazer a instalação ou o assentamento da melhor forma possível, criando uma direção para que as peças se encaixem adequadamente.”

Ela é essencial para evitar dores de cabeça e um grande número de recortes, garantindo a execução correta e a harmonização do ambiente. É importante lembrar que, no caso de cerâmicas e porcelanatos, a espessura do rejunte deve ser levada em conta no cálculo da paginação (veja no próximo tópico).

Para obter mais harmonia, o ideal é que os recortes dos pisos sejam feitos em locais menos visíveis, como embaixo de móveis e bancadas. Deve-se evitar ter recortes logo na entrada do cômodo. 

Existem diversas paginações para cada um dos tipos de piso e sua escolha dependerá não somente da estética desejada, mas também para melhor aproveitamento dos materiais. Aqui estão algumas das diversas possibilidades de paginação existentes:

tipos de piso

Tipos de cortes

Como dito no tópico anterior, é preciso considerar a largura do rejunte ao definir a paginação do piso. No caso da cerâmica e do porcelanato, existem duas categorias quanto ao tipo de corte: as peças podem ter cortes retos (retificados) ou arredondados (bold).

tipos de piso

Piso retificado: O piso retificado possui acabamento reto, podendo ser rejuntado com um espaçamento de apenas 1,5mm. Isso garante um acabamento mais regular e “clean” ao ambiente.

Piso bold: O piso bold possui bordas arredondadas, por isso, a espessura do rejunte é de no mínimo 3mm. Com este tipo de corte, o rejunte fica mais aparente e o visual do piso mais rústico.

Como escolher o piso para o seu projeto?  

“Os pisos são as peças utilizadas para revestir o contrapiso ou chão. A escolha do modelo e tipo de material está diretamente ligada à função do cômodo e as atividades que serão realizadas nele.”

Além da beleza, é preciso considerar detalhes segundo a resistência, como por exemplo: o desgaste que o piso irá sofrer, se haverá tráfego intenso de pessoas ou veículos. Também deve-se avaliar se o piso estará sujeito à umidade e sol.

Confira algumas dicas sobre como escolher tipos de piso para sua casa:

1. Avaliar o ambiente

O primeiro passo para que se possa decidir qual piso escolher é: avaliar as características de uso do ambiente, ou seja, a finalidade do local onde será instalado o piso.

1.1 Local interno ou externo

Ao avaliar o ambiente é preciso definir se o ambiente a receber o revestimento será interno ou externo. Ambientes internos necessitam de tipos de piso com especificações diferentes de ambientes externos.

“Para cômodos internos, é mais comum a escolha de pisos quentes que ajudam a deixar os ambientes mais agradáveis. Já nos ambientes externos, a escolha é essencial devido à ocorrência de fatores naturais.”

1.2 Circulação de pessoas

“Outra característica analisada é a circulação de pessoas no local, que vai exigir maior resistência mecânica do piso, ou seja, o desgaste que o material suporta diante do tráfego de pessoas e do contato com objetos.”

Geralmente, o índice de resistência dos materiais é fornecido pelos próprios fabricantes. No caso dos pisos cerâmicos e porcelanatos, é possível verificar o índice do PEI (Porcelain Enamel Institute) do material, escala adotada pela indústria que varia de 0 a 5.

O PEI indica em que local a peça pode ser aplicada, bem como seu grau de resistência perante o tráfego. Quanto maior o PEI, maior a resistência. Pisos externos, por exemplo, exigem PEI mais elevado. Conforme imagem abaixo:

tipos de piso
“Já para pisos laminados de madeira, a resistência ao desgaste é dada por uma tabela que apresenta os índices AC2 a AC5, sendo o AC2 o menos resistente e o AC5 o mais resistente.”
tipos de piso

2. Checar a porosidade do piso

A porosidade do piso está relacionada à capacidade de absorção de água do material. Por isso, o contato do piso com a umidade interfere na escolha do revestimento. 

“Materiais cerâmicos porosos, por exemplo, apresentam nível de absorção de água maior que 10%, enquanto materiais do tipo grês absorvem de 0,5 a 3%. A permeabilidade de um piso interfere em outras propriedades do material, como sua resistência às cargas e ao desgaste. Dessa forma, quanto mais impermeável, mais resistente é o revestimento.”

Se o local for uma área molhada, como banheiros, lavanderias e cozinhas, o recomendado é usar pisos antiderrapantes e pouco porosos, garantindo a durabilidade do material e a segurança. Já no caso de áreas secas, como quartos e salas, os pisos lisos são uma opção.

3. Temperatura do piso

A temperatura do piso está relacionada com a sensação do toque. Por isso, é importante considerar o clima da região.

Em regiões quentes, pisos frios — como cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito e superfícies resinadas — são mais agradáveis. Pois os pisos frios conferem sensação de frescor e transmitem a sensação de diminuir a temperatura do ambiente.

Já em regiões frias, pisos quentes - como madeira, vinílicos, laminados e carpetes - são os mais recomendados porque aquecem o ambiente e trazem maior conforto. O fato é que pisos quentes possuem temperatura mais constante e permitem pouca passagem de calor, já que o mesmo fica retido na superfície, o que permite um equilíbrio maior entre a temperatura da pele e do material.

4. Limpeza e manutenção

“Limpeza e manutenção também são itens determinantes na escolha dos tipos de piso de um projeto. Cada material tem a sua especificidade e é importante que os cuidados de limpeza e manutenção estejam de acordo com a rotina e possibilidades do cliente. A frequência de limpeza também deve ser avaliada para que não entre em conflito com o estilo de vida do morador.”

De uma forma geral, os chamados “pisos quentes”, demandam um pouco mais de cuidado em sua conservação. Para a limpeza de pisos laminados e vinílicos é recomendável utilizar aspirador de pó e pano úmido.

No caso dos porcelanatos e pisos cerâmicos, considerados “pisos frios”, é possível lavá-los com água, o que é visto, por muitos, como uma vantagem, principalmente em ambientes de uso frequente.

5. Capacidade Antiderrapante

Se você está projetando ambientes em declive - áreas sujeitas à água ou gorduras, como banheiros, piscinas e cozinhas, ou até mesmo espaço para pets - é importante avaliar a resistência a derrapagens oferecida pelo material, visando a segurança dos usuários.

“O índice que mede a capacidade antiderrapante de um piso é denominado coeficiente de atrito. Quanto maior o coeficiente de atrito, mais áspera será a superfície, e maior a sua capacidade antiderrapante. Ao mesmo tempo, mais difícil será a limpeza desse material.”

Portanto, recomenda-se a utilização de peças com coeficiente de atrito próximo ao limite estabelecido em norma:

  • menor ou igual a 0,4 para instalações comuns;
  • entre 0,4 e 0,7 em áreas onde se requer resistência a derrapagens;
  • maior ou igual a 0,7 em locais com alto risco, como rampas, banheiros e áreas externas.

6. Instalação

O tipo de instalação pode variar de acordo com o piso escolhido. Alguns modelos possibilitam maior facilidade de aplicação, o que é o caso dos pisos vinílicos auto-adesivos. Eles podem ser instalados pelo próprio morador e até sobre piso existente (contanto que a superfície esteja totalmente nivelada).

Neste quesito, vinílicos e laminados são mais vantajosos, pois apresentam opções de instalação mais limpa e rápida, por sistemas de encaixe, placas, cola ou adesivo. Já modelos como porcelanatos e cerâmicas, levam mais tempo e geram mais entulho de obra, além de ser preciso contratar uma mão de obra especializada.

Tenha sempre em mente que o tipo de instalação influenciará diretamente em seu orçamento, pois, além de calcular o custo do material, será preciso contabilizar a mão-de-obra.

Calculadora de piso

Pensando em facilitar a vida do profissional arquiteto, engenheiro e designer de interiores, desenvolvemos essa calculadora de piso online 100% gratuita para auxiliar no cálculo da quantidade de piso e revestimento para seu projeto e obra. Tenha uma estimativa da quantidade de peças, argamassa e rejunte em apenas alguns segundos. Faça sua simulação agora mesmo:

Calculadora de piso e revestimentos

E agora que você já sabe tudo sobre tipos de piso, que tal colocar em prática os conhecimentos adquiridos?


Até a próxima,

Equipe Vobi


Referências:

www.vivadecora.com.br

www.sienge.com.br

www.soprojetos.com.br

www.construindocasas.com.br

www.archtrends.com

Continuar lendo

Conteúdos VIP
Faça parte da lista de conteúdos VIP.
Receba semanalmente conteúdos selecionados pela a nossa equipe.
Sem spam!

Seu negócio de Arquitetura e Construção ainda não é digital?